Início

Questões de Concursos Professor de Educação Básica

Resolva questões de Professor de Educação Básica comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


261Q474114 | Educação Física, Educação Física, Professor de Educação Básica, Secretaria de Estado de Educação MG, FUMARC, 2018

O ensino da Educação Física no Brasil passou por um momento complexo a partir da década de 1990, na medida em que as críticas feitas pelos movimentos renovadores da década de 1980 convenceram muitos professores sobre a inadequação do que estava sendo feito nas escolas, com a hegemonia do esporte como conteúdo das aulas, a utilização de abordagens metodológicas baseadas na seletivi-dade, além do tratamento deste conteúdo apenas como atividade e sem comprometimento com a finalidade social da escola no país. Entretanto, grande parte dos professores da área teve dificuldade em substituir suas práticas antigas por novas, mais atualizadas. Essas dificuldades causaram uma situação incômoda, já que não se ensinava mais com base no modelo anterior, mas ainda não se tinha certeza sobre como se ensinar com base nas novas concepções. Várias pesquisas relacionaram a situação descrita com a falta de legitimidade da disciplina em muitas escolas. Por esse motivo, a pro-posta curricular de Educação Física para as escolas estaduais de Minas Gerais, conhecida como Conteúdos Básicos Comuns (CBC), apresenta razões que justificam o seu ensino nas escolas. Considerando as razões apresentadas pelo CBC, assinale a alternativa que NÃO justifica o ensino da Educação Física nas escolas estaduais de Minas Gerais.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

262Q794788 | Filosofia, Professor de Educação Básica, SEE MG, FCC

Descartes se destaca na história do dualismo porque foi o primeiro filósofo a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

263Q49344 | Português, Professor de Educação Básica, SEE MG, IBFC

A proposta curricular da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais trata de tópicos a serem desenvolvidos pelo professor. Entre os estudos, destacam-se as vozes do texto. Sobre o ensino desse tópico, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.

I. Um dos aspectos do funcionamento discursivo refere-se as vozes que perpassam o discurso, ou seja, reconhecer que sujeitos representam as vozes presentes no texto e saber que quem fala sempre é o autor da voz.
II.Uma das principals condições para aprender vozes do verbo refere-se a compreensão de que se há sujeitos que se enunciam; esses sujeitos falam de lugar determinado. Essa relação de pertencimento a um determinado espaço social encontra-se afetada pela ideologia. Este é o foco central: saber que os sujeitos que enunciam são portadores de outras vozes, além da própria voz.
III. Muito frequentemente, o aluno toma autor e locutor como termos sinônimos. 

Estão corretas as afirmativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

264Q49358 | Português, Professor de Educação Básica, SEE MG, IBFC

O fenômeno da variação é inerente a qualquer língua natural. Assim, qualquer tentativa de moldar o sistema a um único padrão formal está fadada a não se realizar. Sobre o ensino da variação linguística no português brasileiro dentro da óptica das orientações do Centro de Referência Virtual da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.

I. Entre o conhecimento linguístico acumulado e desenvolvido pelos alunos, seguramente, encontra-se aquele que diz respeito a percepção das diferenças linguísticas. 
II. No processo de comparar os diferentes falares naturalmente surge a questão da definição das formas de maior prestígio em contraste com as formas mais estigmatizadas.
III. É importante que o trabalho sobre a língua esteja descolado de uma reflexão cultural mais ampla.

Estão corretas as afirmativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

265Q49332 | Pedagogia, Professor de Educação Básica, SEE MG, IBFC

O professor deve considerar que textos de gêneros diferentes exigem estratégias de leitura e produção diversas e que tarefas diferentes propostas a partir de um mesmo texto também podem requerer a ativação e articulação de habilidades distintas. Sobre os gêneros do domínio literário, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.

I. Com relação aos gêneros do domínio literário, vale lembrar que cabe a escola mediar a leitura e a apreciação dos textos literários, com base em categorias que reconheçam a especificidade da recepção literária.
II. Aliteratura não ultrapassa a verdade de correspondância (o que pode ser constatado pela observação ou pelo testemunho de outras fontes): instaura outra relação entre o sujeito e o mundo, entre a imagem e o objeto.
III. A compreensão da especificidade do texto literário justifica por que ele não deve ser usado para outras finalidades, além daquela de contribuir para formar leitores capazes de reconhecer e apreciar os usos estéticos e criativos da linguagem. 

Estão corretas as afirmativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

266Q359129 | Enfermagem, Semiologia e semiotécnica, Professor de Educação Básica, SEPLAG SEE DF, FUNIVERSA

Os ossos do carpo são dispostos em duas filas, sendo a proximal formada pelo escafoide, semilunar, piramidal e pisiforme; a distal é formada pelo trapézio, trapezoide, capitato e hamato. Acerca das fraturas e luxações desses ossos, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

267Q850393 | Inglês, Voz Ativa e Passiva, Professor de Educação Básica, EDUCA, 2020

Utilize the Passive Voice: The song “Crazy Little Thing Called Love” To Compose) by Freddie Mercury in 1979.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

268Q846603 | Educação Física, Modalidades Esportivas, Professor de Educação Básica, Avança SP, 2020

No que se refere à ginástica, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:

I - Pode ser competitiva ou não competitiva.
II - Não tem capacidade de melhorar o aperfeiçoamento mental.
III - O contorcionismo é uma modalidade estritamente competitiva.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

271Q49320 | Pedagogia, Professor de Educação Básica, SEE MG, IBFC

A definição dos Conteúdos Básicos Comuns (CBC) não esgota todos os conteúdos a serem abordados na escola, mas expressam os aspectos fundamentais de cada disciplina, que não podem deixar de ser ensinados e que o aluno não pode deixar de aprender. Sobre a Proposta Curricular para o ensino da Língua Portuguesa, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.

I. Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) apresentam a disciplina Lingua Portuguesa como constitutiva da área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, ao lado das disciplinas Língua Estrangeira Moderna, Arte, Educação Física e Informática.
II. Segundo os documentos ofíciais, a finalidade básica da área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias é o desenvolvimento das competências gerais de Representação e Comunicação, definidas nos PCN+ como competências de “manejar sistemas simbólicos e decodificá-los”.
III. O objeto de estudo da área Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, a linguagem, mostra-se diferente aos olhos do observador, conforme ele a investigue.

Estão corretas as afirmativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

273Q782094 | Engenharia de Telecomunicações, Sistemas de televisão, Professor de Educação Básica, SEPLAG SEE DF, FUNIVERSA

A respeito do sistema de distribuição de sinal CATV de empresas de televisão por assinatura via cabo, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

275Q47839 | Português, Professor de Educação Básica, Prefeitura de Cabaceiras PB, UFCG

Texto associado.
Texto: 

A Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe) diz que em 2012 as cidades brasileiras geraram quase 64 milhões de toneladas de resíduos sólidos. Lixo é decorrência de consumo, e consumo é termômetro de quanto anda uma economia. De modo geral, quanto mais rica uma população, mais poder de consumo ela tem; logo, mais lixo ela produz. Noruegueses, americanos, suíços e neozelandeses superam os 2,5 kg diários de lixo per capita. A taxa do Brasil, apesar do enriquecimento do País, ainda é menos que a metade disso. Há dez anos, nossa geração de lixo por habitante era de 955 g. Desde então, a população cresceu cerca de 10%, e o volume de lixo subiu 21%. Sinal do aumento do poder de consumo, graças especialmente aos 40 milhões de pessoas que engrossaram a classe média no período. Com isso, dá para sentir o aumento do rastro de bandejas de carne, caixas de leite e sacolas de shopping no caminho. Efeito colateral do enriquecimento. 

Higiene, economia, preservação. Existem motivos para as embalagens existirem, é claro. E também existem profissionais especializados em buscar melhorias nelas, para que sejam mais úteis e menos dispendiosas. Enquanto isso, nós seguimos comprando e consumindo. A Associação Brasileira da Indústria do Plástico prevê que cada pessoa no Brasil consumirá 46 kg de plástico até 2015. Um aumento que acompanha a escalada global. Em 1950, a produção mundial de plástico era de 1,5 milhões de toneladas, coisa à toa. Atualmente, são 265 milhões de toneladas por ano. 

Nos últimos anos, tem gente querendo reverter este lado menos útil e agressivo das embalagens. A maioria ainda são protótipos ou ações temporárias, mas já mostram um caminho. A Wikipearl, uma loja de Paris, vende sorvetes e iogurtes sem nenhuma embalagem plástica. Seus produtos vêm envoltos em uma tecnologia desenvolvida pelos criadores da empresa, que consiste em uma película feita de partículas naturais de comida que não absorve sujeira. Uma embalagem comestível, em suma. A Natura lançou uma linha de produtos cujas embalagens têm 70 % menos plástico. Ano passado o Bob"s embalou seus sanduíches com papel comestível. Todo ano, designers do mundo todo são premiados por criações que reduzem o desperdício, como o sul-coreano Yeong Keun Jeong, que inventou uma embalagem de manteiga com tampa em forma de faca. Mas são medidas pontuais. Ainda falta muito para termos embalagens mais inteligentes e funcionais em grande escala.

                              (Felipe van Deursen, SUPER, dezembro de 2013, p. 74-76, adaptado)
No fragmento Com isso, dá para sentir o aumento do rastro de bandejas de carne, caixas de leite e sacolas de shopping no caminho (1º §), o termo com o qual a forma verbal dá concorda é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

276Q851724 | Geografia, Cartografia, Professor de Educacao Basica, Avança SP, 2020

No que se refere à linguagem cartográfica, julgue os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:

I - Croqui: é um esboço cartográfico de uma determinada área.

II - Hipsometria: é o sistema de medição e representação das altitudes de um determinado ambiente e suas formas de relevo.

III - Longitude: é a distância, medida em graus, entre qualquer ponto da superfície terrestre e a Linha do Equador.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

279Q338143 | Matemática, Análise Combinatória Simples, Professor de Educação Básica, SEPLAG SEE DF, CESPE CEBRASPE

Pesquisa feita entre alunos do ensino médio de escolas públicas revelou as atividades extra-curriculares de suas preferências: teatro, música, coral, dança e xadrez. Acerca dessa pesquisa, julgue os itens que se seguem.

O número de modos diferentes que se pode dispor 3 livros de teatro, 3 livros de música e 2 livros de xadrez, em uma estante, de modo que livros do mesmo assunto permaneçam sempre juntos, é superior a 400.

  1. ✂️
  2. ✂️

280Q333836 | Matemática, Funções, Professor de Educação Básica, SEPLAG MG, FCC

O custo de uma empresa, para produzir x unidades de um certo produto, é dado pela lei C(x) = ?x2 + 190x, e a receita arrecadada com a venda desses produtos é dada por R(x) = 2x2 ? 500x. Sabendo-se que o lucro é L(x) = R(x) ? C(x), o número mínimo de peças que essa empresa precisa fabricar para que haja lucro é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.