Início

Questões de Concursos Professor de Educação Básica

Resolva questões de Professor de Educação Básica comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


401Q374537 | Português, Texto, Professor de Educação Básica, Secretaria de Estado de Educação MG, FUMARC, 2018

Abaixo, apresentam-se ocorrências do português que, embora frequentes na língua, não são, de modo geral, abonadas pelas nossas gramáticas normativas. Examine-as e, em seguida, leia as considera-ções apresentadas sobre elas.

I. Ele queixou com a professora.

II. Esta casa bate muito sol; valerá a pena comprá-la.

III. Felizmente, estudei todos os meus filhos.

IV. Na minha gestão, construiu-se pontes e viadutos modernos.

Assinale a alternativa que traz consideração INADEQUADA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

403Q339741 | Raciocínio Lógico, Proposição Argumento, Professor de Educação Básica, Secretaria de Estado de Educação MG, FUMARC, 2018

Leia o texto a seguir:

“Um argumento é a mais básica unidade completa do raciocínio, um átomo da razão. Um argumento é uma inferência extraída de um ou de vários pontos de partida (proposições denominadas “premis-sas”) que conduz a um ponto final (uma proposição denominada “conclusão”)” (BAGGINI, Julian. As ferramentas dos filósofos. São Paulo: Loyola, 2012. Adaptado).

A partir do texto acima, é CORRETO afirmar que uma inferência é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

404Q383556 | Biologia, Metodologia Científica, Professor de Educação Básica, SEE MG, FCC

As doenças causadas pela falta de saneamento básico são responsáveis por 65% das internações no Sistema Único de Saúde (SUS) e poderiam ser evitadas com a construção de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

405Q654932 | Química, Professor de Educação Básica, SEE MG, FCC

São exemplos de transformações químicas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

406Q781919 | Engenharia de Telecomunicações, Comunicações ópticas, Professor de Educação Básica, SEPLAG SEE DF, FUNIVERSA

Um enlace óptico interliga dois pontos distintos, A e B. No ponto A, existe uma fonte geradora de sinal óptico; e, no ponto B, um receptor. No momento de qualificar o enlace para uso, foi encontrado um alto nível de dispersão cromática. Assinale a alternativa que apresenta o fator que mais contribui para que isso ocorra.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

407Q848957 | Português, Sintaxe, Professor de Educação Básica, EDUCA, 2020

Leia o texto abaixo para responder à questão que se segue.


    Devagar e sempre, as mulheres conquistam cada vez mais espaço na economia e, embora ainda haja muitas desigualdades, o empreendedorismo feminino aumenta ano a ano. Em 2019, 25% das aberturas de empresas foram por mulheres. Em 2016, eram 18%. Também houve expansão de 7% no empreendedorismo feminino em 2019. Contudo, o estudo Women in The Boardroom — Uma Perspectiva Global, realizado pela Deloitte, mostra que a presença feminina em cargos de chefia é pequena. Nos assentos de conselhos, subiu apenas 1,9% desde 2017, atingindo, em termos mundiais, 16,9%. No Brasil, somente 8,6% dos colegiados são preenchidos por mulheres.


    Para Liliane Rocha, fundadora e CEO da Gestão Kairós — consultoria de sustentabilidade e diversidade para empresas —, o debate da participação das mulheres está avançando, “porém, a representatividade evolui menos em postos de decisão”. Ela ressalta que, nas 500 maiores empresas brasileiras, mulheres na liderança são somente 13%. “No entanto, são 52% da população e 60% do contingente que sai da graduação desde os anos 2000, ou seja, a conta não fecha”, alerta.


    A vantagem, acrescenta a especialista, é que as mulheres dentro das empresas estão mais empoderadas. “Agora, entendem quando algum tipo de assédio acontece e denunciam”, diz. Ela destaca, entretanto, que não há equidade salarial. “Em 2014, a renda média das brasileiras correspondia a cerca de 68% da dos homens. Se continuarmos no patamar atual, só será superada em 2095.” 


    Nem tudo são espinhos. Outro levantamento mostra que a diversidade dentro da empresa gera mais lucro. A pesquisa A diversidade como alavanca de performance, da consultoria McKinsey, realizada com mais de mil empresas em 12 países, aponta que ter mulheres em cargos de liderança aumenta em 21% as chances de uma empresa ter desempenho financeiro acima da média. “A maior participação da mulher no mercado de trabalho e em cargos diretivos tem o potencial de injetar até US$ 12 trilhões no PIB (Produto Interno Bruto) global até 2025. No Brasil, o incremento seria de cerca de US$ 410 bilhões”, assinala Liliane.


    Muito do movimento do empreendedorismo feminino, de acordo com Carmen Migueles — professora da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getulio Vargas (FGV Ebape), coordenadora do núcleo de estudos de sustentabilidade e gestão de riscos —, é provocado por necessidade. “Maior dificuldade de se inserir no mercado formal, filhos e necessidade de horário mais flexível levam muitas mulheres a abrirem seus negócios”, frisa. A participação em carreiras consideradas “masculinas” também é pequena, segundo Carmen. “Nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática, que são as que dão maior retorno, o contingente é, predominantemente, masculino.” 


    Isso não foi obstáculo para Deborah Alves, 27 anos, cofundadora e Chief Technology Officer (CTO) da Cuidas, startup que conecta empresas a médicos de família no local de trabalho, um projeto que nasceu da vontade de descomplicar e personalizar a atenção à saúde. Formada em ciência da computação e matemática pela Harvard University, foi engenheira de software na Quora, no Vale do Silício, e participou da fundação Brazilian Student Association (Brasa), onde conheceu os futuros sócios. “Desde jovem, participo de competições de matemática, em que há poucas meninas. Na faculdade, no contexto de computação, são, no máximo, 10% de mulheres. Mas isso tem mudado mais rapidamente”, conta.


    Como acumulou carimbos de especialização e as maiores notas, Deborah enfrentou poucos percalços e desrespeito, muito comuns quando a mulher se destaca em ambientes masculinos. “Tive poucas interações com homens que menosprezavam meu conhecimento, mas sempre tive a dificuldade de me vender”, reconhece. “É uma coisa enraizada, da cultura machista. A insegurança de que a mulher não pode ser metida, tem que ficar na dela, tem que ser mais para se destacar. Afeta a confiança.” (...).


Fonte: https://www.correiobraziliense.com.br (Texto adaptado)

No seguinte trecho: “Como acumulou carimbos de especialização e as maiores notas, Deborah enfrentou poucos percalços e desrespeito, muito comuns quando a mulher se destaca em ambientes masculinos”, analise as assertivas abaixo e coloque (V) para VERDADEIRO e (F) par FALSO.
( )Acumulou e enfrentou são verbos flexionados em um tempo passado, cujas ações não foram concluídas. ( )Destaca no contexto em que se insere é um verbo pronominal. ( )Quanto à regência acumulou e enfrentou são verbos transitivos indiretos, regidos por preposição. ( )Destaca está inserido no contexto de uma oração subordinada adverbial temporal. ( )Quanto à concordância verbal, acumulou e enfrentou concorda com o sujeito Deborah.
Estão CORRETAS, respectivamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

408Q840940 | Educação Física, Modalidades Esportivas, Professor de Educação Básica, Avança SP, 2020

No que se refere ao jogo, julgue os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:

I - O jogo é uma atividade física ou mental organizada por um sistema de regras que definem perda ou ganho.
II - No jogo, pode-se notar duas perspectivas: pode-se jogar competitivamente ou cooperativamente.
III - Independentemente de ser competitivo ou cooperativo, o jogo abrange conhecimentos diferenciados quanto à importância da prática de atividades físicas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

410Q545501 | Física, Professor de Educação Básica, SEE MG, FCC

Tendo à disposição, em uma bancada de laboratório, uma bateria, fios de cobre, uma lâmpada e uma bússola, um professor pode comprovar

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

411Q320527 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor de Educação Básica, SEPLAG SEE DF, FUNIVERSA

A metodologia dos projetos visa à ressignificação do espaço escolar, transformando-o em um espaço vivo de interações, aberto ao real e às suas múltiplas dimensões. A respeito desse tema, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

412Q484122 | Geografia, Geoprocessamento, Professor de Educação Básica, Prefeitura de Caxias MA, Instituto Machado de Assis, 2018

Os Sistemas de Informações Geográficas (SIGs) resultam da combinação entre:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

413Q321063 | Pedagogia, Professor de Educação Básica, SEE MG, FCC

O planejamento da organização do trabalho pedagógico envolve decisões sobre aspectos simples, porém fundamentais para a construção de uma rotina de atividades que possa efetivamente contribuir para a aprendizagem dos alunos. Sendo assim, a rotina planejada e realizada na escola deve ser

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

414Q474713 | Espanhol, Língua Espanhola e Educação, Professor de Educação Básica, SEE MG, FCC

Atenção: As questões 37 a 44 referem-se à Proposta Curricular CBC - Língua Estrangeira - Ensino Médio da Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais (disponível em http://crv.educacao.mg.gov.br/, acesso em 20/08/2011).

As Diretrizes Gerais para o Ensino de Língua Estrangeira (pp. 13-22) sugerem que se utilize, para o ensino de língua estrangeira no contexto escolar de Minas Gerais,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

416Q332986 | Matemática, Coordenadas cartesianas, Professor de Educação Básica, SEPLAG SEE DF, CESPE CEBRASPE

Um estudante quer saber o quanto ele caminha de sua casa até a escola que freqüenta. O bairro da cidade onde fica a sua casa e a sua escola é divido em quarteirões, quadrados que medem 500 m de lado. Com o objetivo de medir tal percurso, é possível considerar esse bairro em um sistema de coordenadas cartesianas ortogonais xOy, em que o centro O = (0, 0) desse sistema corresponde à casa do estudante. Para isso, como unidade de medida, adota-se o comprimento dos lados dos quarteirões desconsiderado a largura das ruas que, ao formarem os contornos dos quarteirões, são paralelas ou perpendiculares aos eixos coordenados. A direção Norte-Sul corresponde ao eixo das ordenadas (com orientação de Sul para Norte), e a direção Leste- Oeste, ao eixo das abcissas (com orientação de Oeste para Leste). Assim, considerando esse sistema de coordenadas, a escola fica no vértice superior esquerdo do quarteirão que encontra-se a dois quarteirões a Oeste e três quarteirões ao Norte da casa do menino.

Com base nas informações apresentadas, julgue os itens seguintes.

Caso caminhe em linha reta de sua casa até a escola, a distância percorrida será inferior a 2.000 m.

  1. ✂️
  2. ✂️

417Q340236 | Raciocínio Lógico, Espaço Amostral, Professor de Educação Básica, SEPLAG SEE DF, CESPE CEBRASPE

A secretaria de educação de um município tem 500 professores de ensino médio cadastrados. A respeito desses professores, sabe-se que:

  • 100 podem lecionar Matemática; 
  •  90 podem lecionar Física;
  • 100 podem lecionar Informática;
  • 35 podem lecionar apenas Informática;
  • 25 podem lecionar apenas Matemática e Física; 
  •  25 podem lecionar apenas Física e Informática;
  • 10 podem lecionar Matemática, Física e Informática.

Nessa situação, escolhendo-se um desses professores ao acaso, a probabilidade de ele lecionar

uma disciplina que não seja Matemática, Informática ou Física é igual a 0,62.

  1. ✂️
  2. ✂️

418Q389199 | História, História Geral, Professor de Educação Básica, SEE MG, FCC

O processo revolucionário francês, iniciado em 1789, conhecido como Revolução Francesa, ajudou a construir a própria sociedade contemporânea, pois essa Revolução

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

419Q474707 | Espanhol, Língua Espanhola e Educação, Professor de Educação Básica, SEE MG, FCC

Atenção: As questões 37 a 44 referem-se à Proposta Curricular CBC - Língua Estrangeira - Ensino Médio da Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais (disponível em http://crv.educacao.mg.gov.br/, acesso em 20/08/2011).

A gramática, de acordo com a Proposta Curricular/MG para o Ensino de Língua Estrangeira (p. 14),

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

420Q385146 | Biologia, Anatomia, Professor de Educação Básica, Secretaria de Estado de Educação MG, FUMARC, 2018

Os ossos constituem aproximadamente 20% do peso corporal, formando estruturalmente o esqueleto, que está associado ao suporte de tecidos moles, participando da coordenação de movimentos voluntários, e à proteção anatômica do sistema nervoso central e de órgãos internos da caixa torácica. Sobre os ossos, é INCORRETO afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.