Início

Questões de Concursos Professor de Educação Básica

Resolva questões de Professor de Educação Básica comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


61Q333322 | Matemática, Aritmética e Algebra, Professor de Educação Básica, Secretaria de Estado de Educação MG, FUMARC, 2018

Sabe-se que a massa do Sol é de 1,989×1027 t, a massa da Terra é de 5,972×1021 t e a massa da Lua é de 7,348×1019 t.

Aproximadamente, quantas vezes a massa da Terra é maior que a massa da Lua?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

62Q47858 | Pedagogia, Professor de Educação Básica, Prefeitura de Cabaceiras PB, UFCG

Enumere a segunda coluna pela primeira, associando coerentemente cada método ou orientação metodológica à sua respectiva premissa. 

(I) Método Waldorf
(II) Construtivismo de Piaget
(III) Sociointeracionismo de VYgotsky
(IV) Pragmatismo de Dewey
(V) Método Montessoriano 

( ) O ensino leva em conta as diferentes características de cada pessoa, atuando no desenvolvimento físico, anímico e espiritual.
( ) A formação se dá numa relação dialética entre o sujeito e a sociedade a seu redor, ressaltando o intercâmbio que cada pessoa estabelece com determinado ambiente, a chamada experiência pessoalmente significativa.
( ) É caracterizado por uma ênfase na independência, na liberdade com limites e no respeito pelo desenvolvimento natural das habilidades físicas, sociais e psicológicas da criança.
( ) Parte do princípio de que os alunos aprendem melhor realizando tarefas associadas aos conteúdos ensinados. Atividades manuais e criativas ganham destaque e as crianças passam a ser estimuladas a experimentar e pensar por si mesmas.
( ) Procura instigar a curiosidade, já que o aluno é levado a encontrar as respostas a partir de seus próprios conhecimentos, participando ativamente do próprio aprendizado, mediante a experimentação, a pesquisa em grupo, o estimulo a dúvida e o desenvolvimento do raciocínio, entre outros procedimentos.

A associação correta é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

63Q49314 | Matemática, Professor de Educação Básica, SEE MG, IBFC

A(-3,4); B(1,3)e C(3,5) são vértices de um triângulo ABC e D(3,-4); E(-1,-3) e F(-3,-5) são vértices de um triângulo DEF. Nessas condições, o triângulo ABC em relação ao triângulo DEF é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

64Q390362 | História, História Geral, Professor de Educação Básica, Secretaria de Estado de Educação MG, FUMARC, 2018

Em 9 de novembro de 1938, há quase oitenta anos, nazistas mataram judeus, incendiaram sinagogas, saquearam e destruíram lojas da comunidade judaica, na Alemanha e Áustria, no episódio que ficou conhecido como “A noite dos Cristais”. A empreitada fez parte da perseguição aos judeus, apontados como inimigos dos alemães, e foi marcada por violência e destruição generalizada e sob apoio insti-tucional. O evento de 1938 é considerado como um dos mais importantes momentos da política anti-judaica nacional-socialista, nazista e que, após o massacre, foi concentrada cada vez mais concreta-mente nas mãos das SS.

Sob a política anti-judaica no regime nazista, considerando os impactos da “Noite dos Cristais”, é CORRETO afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

65Q47850 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor de Educação Básica, Prefeitura de Cabaceiras PB, UFCG

Sobre a importância do brinquedo no desenvolvimento da criança, analise as proposições abaixo, de acordo com a perspectiva sociocultural, marque V (verdadeiro) ou F(falso) e responda: 

I. O brinquedo cria zona de desenvolvimento proximal na criança.
II. Na faz de conta, a criança é levada a agir num mundo imaginário, onde a situação é definida pelo significado atribuído à brincadeira e não pelos elementos reais, concretamente presentes no meio social.
III. Enquanto uma situação imaginária, a brincadeira também é uma atividade livre, regida independentemente de regras. 

A alternativa CORRETA é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

66Q47847 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor de Educação Básica, Prefeitura de Cabaceiras PB, UFCG

A obra de Vigotski está voltada para a o estudo das funções psicológicas específicas do homem, isto é, o estudo da consciência. Em relação às contribuições vigotskianas sobre o desenvolvimento das funções psicológicas superiores, analise as proposições abaixo, marque V (verdadeiro) ou F(falso) e responda: 

I. Conforme a perspectiva teórica de Vigotski, os processos psicológicos superiores têm uma origem social.
II. De acordo com Vigotski, é o desenvolvimento que possibilita o despertar de processos internos do aprendizado.
III. Para Vigotski o uso de sistemas de signos que servem de mediadores é, precisamente, o que origina a emergência dos processos psicológicos superiores. 

A alternativa correta é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

67Q5972 | Pedagogia, Fundamentação Pedagógica, Professor de Educação Básica, SEE SP, VUNESP

Indique a situação mais adequada, de acordo com a concepção construtivista de aprendizagem.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

68Q852207 | História, História Geral, Professor de Educação Básica, Avança SP, 2020

No tocante às reformas religiosas, julgue os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I - Henrique VIII afastou a influência de Roma dos assuntos políticos do reino inglês. II - Lutero é considerado o causador do Cisma do Oriente. III - O anabatismo consistia em absolutismo monárquico.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

69Q594069 | Química, Professor de Educação Básica, SEPLAG SEE DF, FUNIVERSA

As biomoléculas, considerando-se os arranjos das suas cadeias carbônicas, são a matéria-prima que constitui os seres vivos, sendo a base essencial e fundamental da vida e da saúde. Apresentam uma harmonia e uma afinidade entre as diferentes espécies vivas, os alimentos e o corpo humano. Acerca desse assunto, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

70Q328237 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor de Educação Básica, SEPLAG SEE DF, FUNIVERSA

A proposta do Programa Nacional de Informática Educativa do MEC é utilizar o computador na escola com o objetivo de criar um ambiente de aprendizagem em que o aprendiz processe a informação, agregue-a a seus esquemas mentais e coloque-a para funcionar mediante um desafio ou uma situação-problema. A respeito desse assunto, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

71Q5957 | Matemática, Professor de Educação Básica, SEE SP, VUNESP

No restaurante de uma escola que funciona todos os dias da semana, o cardápio inclui sempre pelo menos um legume nas refeições a pedido dos professores. O cardápio foi organizado prevendo que se ofereçam beterraba a cada cinco dias, cenoura a cada vinte dias e espinafre a cada doze dias. Se hoje esses três pratos foram oferecidos aos funcionários e estudantes da escola, é correto afirmar que a quantidade de dias que decorrerão até que os três itens apareçam novamente juntos no cardápio é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

72Q4444 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Professor de Educação Básica, Prefeitura de São José de Sabugi PB, EDUCA

Segundo o Artigo 4º da Lei 8.069/90 (Estatuto da Criança e do Adolescente), é “dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.”

Analise os itens seguintes:

I. Primazia de receber proteção e socorro na circunstância exclusiva de um acidente, seja de que natureza for.
II. Precedência de atendimento nos serviços públicos ou de relevância pública.
III. Preferência na formulação e na execução das políticas sociais públicas.
IV. Destinação privilegiada de recursos públicos nas áreas relacionadas com a proteção à infância e à juventude.

São prioridades que devem ser garantidas à criança e ao adolescente o que está exposto nos itens
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

73Q5969 | Pedagogia, Fundamentação Pedagógica, Professor de Educação Básica, SEE SP, VUNESP

Uma professora está trabalhando com uma classe de terceira série heterogênea: 15 alunos ainda não estão alfabetizados. Os demais já começaram o ano alfabéticos: alguns já fazendo uso das convenções da escrita, outros nem tanto.

Ao propor uma atividade como cruzadinha para essa turma, é correto afirmar que os alunos
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

74Q322447 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Professor de Educação Básica, SEPLAG SEE DF, FUNIVERSA

O currículo

I é a expressão da função socializadora da escola.

II tem conteúdo indiferente à prática pedagógica.

III relaciona-se ao conteúdo da profissionalização dos docentes.

IV contém um único tipo de componente pedagógico.

V não interfere na melhoria da qualidade de ensino.

A quantidade de itens certos é igual a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

75Q333610 | Matemática, Coordenadas cartesianas, Professor de Educação Básica, SEE MG, FCC

A reta r tem equação x + 3y ? 6 = 0. Assim, a área da região determinada pela intersecção da reta r com os eixos coordenados é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

76Q472207 | Educação Física, Professor de Educação Básica, SEPLAG SEE DF, CESPE CEBRASPE

As lutas e as artes marciais historicamente eram praticadas com o objetivo guerreiro e possuíam uma orientação filosófica como concepção de estilo de vida. As artes marciais de raízes orientais foram se disseminando mundialmente, ora pela possibilidade de serem a própria filosofia de vida, ora pela necessidade de defesa pessoal. A capoeira foi criada por africanos e seus descendentes aqui no Brasil. Muitos a consideram uma manifestação genuinamente brasileira, que combina uma mistura de dança, luta e música. Acerca dessa e de outras lutas, bem como de artes marciais, julgue os próximos itens.

Para que o professor possa utilizar as lutas e artes marciais como conteúdo de educação física é necessário que ele crie um clima de inclusão de todos sem a exigência de formar lutadores. As dimensões conceituais devem ser prioritárias nas aulas, com menor ênfase nas dimensões procedimentais e atitudinais.

  1. ✂️
  2. ✂️

77Q322329 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Professor de Educação Básica, SEPLAG SEE DF, FUNIVERSA

Na concepção sociocrítica, a escola é encarada como um sistema que agrega pessoas, destacando-se o caráter intencional de suas ações. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

78Q471912 | Educação Física, Professor de Educação Básica, SEE MG, FCC

A Capoeira é um jogo corporal que envolve dança, luta, brincadeira, música e folclore. O principal movimento de deslocamento, base de todos os outros movimentos realizados na Capoeira, é denominado

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

79Q47845 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor de Educação Básica, Prefeitura de Cabaceiras PB, UFCG

As teorias do desenvolvimento psicológico têm orientado as práticas pedagógicas de professores da educação infantil. Sobre a teoria de Piaget, analise as proposições abaixo: 

I. Conforme a perspectiva piagetiana, a inteligência humana não representa uma forma de adaptação biológica.
II. Para Piaget, as pessoas não nascem providas das noções e categorias de pensamento, mas estas são elaboradas no decorrer do desenvolvimento.
III. De acordo com o pensamento piagetiano o processo de desenvolvimento é definido como uma sucessão de estágios qualitativamente diferentes e que se vinculam na aparição das diferentes estruturas.

Está(ão) correta(s) apenas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

80Q852134 | História, História Geral, Professor de Educação Básica, CESPE CEBRASPE, 2020

Não podemos concluir que, porque uma montanha parece tomar diferentes formas de acordo com os diversos ângulos de visão, não tem objetivamente ou nenhuma forma em absoluto ou uma infinidade de formas. Não podemos concluir que, porque a interpretação desempenha um papel necessário no estabelecimento dos fatos da história e porque nenhuma interpretação é completamente objetiva, qualquer interpretação é tão boa quanto outra e que os fatos da história não são, em princípio, responsáveis pela interpretação objetiva.
E. H. Carr. O que é história? 7.ª reimp. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996, p. 62.
Considerando o texto do historiador Edward H. Carr, que usa a metáfora da montanha para rebater críticas e estabelecer alguns pontos teóricos sobre o ofício do historiador, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.