Início

Questões de Concursos Professor de Educação Básica

Resolva questões de Professor de Educação Básica comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


741Q595007 | Química, Professor de Educação Básica, SEE MG, FCC

Utilizando uma corrente de 100 mA, a eletrodeposição de 1,0 g de níquel a partir de Ni2+ (aq), sobre uma bijuteria de aço inox levaria o tempo, em minutos, de

Dados: Massa molar do níquel = 58,7 g/mol Constante de Faraday = 9,65 × 104 C/mol
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

742Q382025 | Biologia, Biomas e Domínios, Professor de Educação Básica, SEPLAG SEE DF, CESPE CEBRASPE

O cerrado da região do Distrito Federal sofre, anualmente, com as constantes queimadas, especialmente nos meses de agosto e setembro. A respeito dessas queimadas e de seu impacto na vegetação nativa, julgue os itens que se seguem.

Após a ocorrência do incêndio, é admissível prever aumento na taxa de fotossíntese na vegetação das proximidades.

  1. ✂️
  2. ✂️

743Q486235 | Inglês, Interpretação de Texto, Professor de Educação Básica, SEPLAG SEE DF, FUNIVERSA

Choose the incorrect alternative concerning some principles that underlie the Audiolingual as a language teaching method or approach.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

744Q482684 | Geografia, Economia, Professor de Educação Básica, SEPLAG SEE DF, CESPE CEBRASPE

O largo espectro de problemas que permeia toda a discussão acerca da crise ambiental vivenciada atualmente pela humanidade remete a um ponto comum, a valorização do espaço geográfico. Trata-se do resgate da visão integradora da ciência geográfica como forma de entendimento de problemáticas ambientais de estruturas espaciais a elas subjacentes. Com relação às possibilidades da abordagem geográfica no tratamento da questão ambiental, julgue os itens subseqüentes. A formulação e implementação de políticas públicas eficazes é facilitada quando se excluem da análise as contradições e conflitos existentes em uma dada organização social/econômica/ política/territorial.
  1. ✂️
  2. ✂️

745Q481921 | Geografia, Educação em Geografia, Professor de Educação Básica, SEPLAG SEE DF, CESPE CEBRASPE

Acerca das metodologias de ensino em geografia, julgue os próximos itens. No atual contexto social, no qual a informática e o uso de recursos em multimídia apresentam-se como suporte didático pedagógico para os docentes, ainda há espaço para a abordagem estática do conhecimento. Portanto, ainda não se pode dizer que a função social da escola tenha ganhado novas dimensões a partir da disponibilização das novas tecnologias de informação e comunicação.
  1. ✂️
  2. ✂️

746Q472203 | Educação Física, Professor de Educação Básica, SEPLAG MG, FCC

Uma das variáveis a serem analisadas em Educação Física é o nível de aprendizagem/desempenho do aluno. Com relação a essa variável, o aspecto a ser considerado na avaliação é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

747Q472721 | Educação Física, Professor de Educação Básica, SEPLAG SEE DF, CESPE CEBRASPE

A avaliação é um componente curricular porque tem a capacidade de apontar as potencialidades e as fragilidades que ocorrem dentro da escola. Com relação a esse tema, julgue os itens a seguir.

Muitos professores de educação física, hoje, têm preferido avaliar a participação e o interesse dos alunos nas suas aulas. Isso pode ser considerado um avanço porque, ao procederem dessa forma, esses professores avaliam os dois principais domínios do comportamento humano: o motor e o cognitivo.

  1. ✂️
  2. ✂️

748Q794771 | Filosofia, Professor de Educação Básica, SEE MG, FCC

A objetividade, de maneira geral, se define como

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

749Q365716 | Enfermagem, Professor de Educação Básica, SEPLAG SEE DF, CESPE CEBRASPE

Um homem de 67 anos de idade deu entrada no serviço de pronto atendimento de um hospital, apresentando dor torácica de início súbito e intenso, constritiva, associada a parestesia no membro superior esquerdo. Ele relatou ter recebido o diagnóstico de hipertensão arterial há um ano e não ter seguido o tratamento. Tem história de acidente vascular cerebral hemorrágico. Nessa internação, procurou o serviço médico após iniciar quadro de dor intensa, sudorese e náuseas. Foi confirmado um infarto agudo do miocárdio (IAM) anterior extenso. Evoluiu apresentando estabilidade hemodinâmica, ritmo cardíaco irregular, com extrasístoles ventriculares, freqüência cardíaca de 60 bpm e PA de 130 mmHg × 70 mmHg. Eupnéico, a ausculta respiratória identificou murmúrios vesiculares fisiológicos. Relata dificuldades para dormir devido ao ambiente do hospital, queixase do barulho e da luminosidade. Eliminações normais. Não sabe apontar os medicamentos de que está fazendo uso e diz não saber sobre sua doença.

Diante do quadro clínico acima apresentado, julgue os próximos itens.

No plano de cuidados de enfermagem, tem-se como meta o alívio da dor torácica e, como resultado esperado, a administração de medicamentos analgésicos potentes prescritos.

  1. ✂️
  2. ✂️

750Q483262 | Geografia, Economia, Professor de Educação Básica, Secretaria de Estado de Educação MG, FUMARC, 2018

O professor, ao lecionar, tem entre seus objetivos formar nos alunos uma série de conceitos que per-mitam a compreensão da sua disciplina. No caso da Geografia, existem importantes categorias geo-gráficas a serem analisadas e desenvolvidas, para se chegar a um raciocínio geográfico. Para cada uma dessas categorias, é possível encontrar uma congregação de autores que se dedicam a explicá-las e exemplificá-las, em função da corrente do pensamento geográfico de que são adeptos. No caso específico da Geografia Humanística, esta corrente refere-se a uma categoria geográfica como sendo o espaço que se torna familiar ao indivíduo, o espaço do vivido, do experienciado e do imediato.

A categoria conceituada pela supracitada corrente é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

751Q848065 | Português, Interpretação de Textos, Professor de Educação Básica, EDUCA, 2020

Leia o texto abaixo para responder à questão que se segue.


    Devagar e sempre, as mulheres conquistam cada vez mais espaço na economia e, embora ainda haja muitas desigualdades, o empreendedorismo feminino aumenta ano a ano. Em 2019, 25% das aberturas de empresas foram por mulheres. Em 2016, eram 18%. Também houve expansão de 7% no empreendedorismo feminino em 2019. Contudo, o estudo Women in The Boardroom — Uma Perspectiva Global, realizado pela Deloitte, mostra que a presença feminina em cargos de chefia é pequena. Nos assentos de conselhos, subiu apenas 1,9% desde 2017, atingindo, em termos mundiais, 16,9%. No Brasil, somente 8,6% dos colegiados são preenchidos por mulheres.


    Para Liliane Rocha, fundadora e CEO da Gestão Kairós — consultoria de sustentabilidade e diversidade para empresas —, o debate da participação das mulheres está avançando, “porém, a representatividade evolui menos em postos de decisão”. Ela ressalta que, nas 500 maiores empresas brasileiras, mulheres na liderança são somente 13%. “No entanto, são 52% da população e 60% do contingente que sai da graduação desde os anos 2000, ou seja, a conta não fecha”, alerta.


    A vantagem, acrescenta a especialista, é que as mulheres dentro das empresas estão mais empoderadas. “Agora, entendem quando algum tipo de assédio acontece e denunciam”, diz. Ela destaca, entretanto, que não há equidade salarial. “Em 2014, a renda média das brasileiras correspondia a cerca de 68% da dos homens. Se continuarmos no patamar atual, só será superada em 2095.” 


    Nem tudo são espinhos. Outro levantamento mostra que a diversidade dentro da empresa gera mais lucro. A pesquisa A diversidade como alavanca de performance, da consultoria McKinsey, realizada com mais de mil empresas em 12 países, aponta que ter mulheres em cargos de liderança aumenta em 21% as chances de uma empresa ter desempenho financeiro acima da média. “A maior participação da mulher no mercado de trabalho e em cargos diretivos tem o potencial de injetar até US$ 12 trilhões no PIB (Produto Interno Bruto) global até 2025. No Brasil, o incremento seria de cerca de US$ 410 bilhões”, assinala Liliane.


    Muito do movimento do empreendedorismo feminino, de acordo com Carmen Migueles — professora da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getulio Vargas (FGV Ebape), coordenadora do núcleo de estudos de sustentabilidade e gestão de riscos —, é provocado por necessidade. “Maior dificuldade de se inserir no mercado formal, filhos e necessidade de horário mais flexível levam muitas mulheres a abrirem seus negócios”, frisa. A participação em carreiras consideradas “masculinas” também é pequena, segundo Carmen. “Nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática, que são as que dão maior retorno, o contingente é, predominantemente, masculino.” 


    Isso não foi obstáculo para Deborah Alves, 27 anos, cofundadora e Chief Technology Officer (CTO) da Cuidas, startup que conecta empresas a médicos de família no local de trabalho, um projeto que nasceu da vontade de descomplicar e personalizar a atenção à saúde. Formada em ciência da computação e matemática pela Harvard University, foi engenheira de software na Quora, no Vale do Silício, e participou da fundação Brazilian Student Association (Brasa), onde conheceu os futuros sócios. “Desde jovem, participo de competições de matemática, em que há poucas meninas. Na faculdade, no contexto de computação, são, no máximo, 10% de mulheres. Mas isso tem mudado mais rapidamente”, conta.


    Como acumulou carimbos de especialização e as maiores notas, Deborah enfrentou poucos percalços e desrespeito, muito comuns quando a mulher se destaca em ambientes masculinos. “Tive poucas interações com homens que menosprezavam meu conhecimento, mas sempre tive a dificuldade de me vender”, reconhece. “É uma coisa enraizada, da cultura machista. A insegurança de que a mulher não pode ser metida, tem que ficar na dela, tem que ser mais para se destacar. Afeta a confiança.” (...).


Fonte: https://www.correiobraziliense.com.br (Texto adaptado)

Assinale a alternativa correta sobre o seguinte excerto: “Nem tudo são espinhos”.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

752Q482254 | Geografia, Educação em Geografia, Professor de Educação Básica, SEPLAG SEE DF, CESPE CEBRASPE

Acerca das metodologias de ensino em geografia, julgue os próximos itens. O uso do globo terrestre em sala de aula permite mostrar a totalidade dos continentes, dos oceanos e outros importantes elementos fisiogeográficos da Terra, além de mostrar, de forma completa e sem distorções, a rede de coordenadas geográficas (paralelos e meridianos).
  1. ✂️
  2. ✂️

753Q842999 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Educação Básica, Avança SP, 2020

No tocante à obra de FREIRE (Educação de Corpo Inteiro), julgue os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:

I - A criança não vai à escola de educação infantil apenas para se alfabetizar.
II - Cada vez mais a criança aprende menos na escola e mais pelos meios de comunicação.
III - A escola precisa perder a ilusão de que ela é a única que está ensinando o que é necessário para se viver em sociedade.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

754Q471599 | Educação Física, Professor de Educação Básica, SEPLAG MG, FCC

O esporte, a ginástica, os jogos, as brincadeiras, a dança, os movimentos expressivos, dentre outros, correspondem aos conteúdos da Educação Física na educação básica. Esses conteúdos são manifestados em forma de vivências, conceitos, sentidos e significados ao longo das aulas. Dessa maneira, o entendimento da Educação Física como área de conhecimento tematiza

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

757Q412189 | Direito Administrativo, Entidade em Espécie, Professor de Educação Básica, Secretaria de Estado de Educação DF, CESPE CEBRASPE

A respeito dos princípios da administração pública e da organização administrativa, julgue os itens a seguir. Embora sejam entidades dotadas de personalidade jurídica de direito privado, as empresas públicas, como regra geral, estão obrigadas a licitar antes de celebrar contratos destinados à prestação de serviços por terceiros.
  1. ✂️
  2. ✂️

758Q368935 | Enfermagem, Professor de Educação Básica, SEPLAG SEE DF, CESPE CEBRASPE

Um homem de 67 anos de idade deu entrada no serviço de pronto atendimento de um hospital, apresentando dor torácica de início súbito e intenso, constritiva, associada a parestesia no membro superior esquerdo. Ele relatou ter recebido o diagnóstico de hipertensão arterial há um ano e não ter seguido o tratamento. Tem história de acidente vascular cerebral hemorrágico. Nessa internação, procurou o serviço médico após iniciar quadro de dor intensa, sudorese e náuseas. Foi confirmado um infarto agudo do miocárdio (IAM) anterior extenso. Evoluiu apresentando estabilidade hemodinâmica, ritmo cardíaco irregular, com extrasístoles ventriculares, freqüência cardíaca de 60 bpm e PA de 130 mmHg × 70 mmHg. Eupnéico, a ausculta respiratória identificou murmúrios vesiculares fisiológicos. Relata dificuldades para dormir devido ao ambiente do hospital, queixase do barulho e da luminosidade. Eliminações normais. Não sabe apontar os medicamentos de que está fazendo uso e diz não saber sobre sua doença.

Diante do quadro clínico acima apresentado, julgue os próximos itens.

Segundo a Taxonomia II da NANDA (North American Nursing Diagnosis Association), o diagnóstico de enfermagem débito cardíaco diminuído está presente e tem como característica definidora o IAM.

  1. ✂️
  2. ✂️

760Q544047 | Física, Professor de Educação Básica, SEE MG, FCC

De acordo com a Proposta Curricular de Física/MG, o professor, ao elaborar seu plano de aula, deve atentar para

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.