Início

Questões de Concursos Professor de Educação Básica

Resolva questões de Professor de Educação Básica comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


941Q794654 | Filosofia, Professor de Educação Básica, SEPLAG SEE DF, CESPE CEBRASPE

A teoria comteana do positivismo representa um movimento intelectual que se contrapõe à tendência idealista no decorrer da história da filosofia. A respeito do positivismo, julgue os itens de 66 a 69.

No estado positivo, o espírito humano, reconhecendo a impossibilidade de obter noções absolutas, renuncia a procurar a origem e o destino do universo, para preocupar-se unicamente com as suas leis efetivas.

  1. ✂️
  2. ✂️

943Q382328 | Biologia, Citologia, Professor de Educação Básica, SEPLAG SEE DF, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens que se seguem, relativos aos elementos citoplasmáticos e nucleares de uma célula.

Em uma célula bacteriana, a molécula de DNA nuclear é constituída de 15% de timina; conseqüentemente, essa molécula contém 35% de citosina.

  1. ✂️
  2. ✂️

944Q651686 | Códigos de Ética, Código de Ética do Dentista, Professor de Educação Básica, SEPLAG SEE DF, FUNIVERSA

No que tange às auditorias e às perícias odontológicas, constitui infração ética

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

945Q362665 | Enfermagem, Professor de Educação Básica, SEPLAG SEE DF, CESPE CEBRASPE

Alunos de uma escola se envolveram em uma briga de grupos e dois deles necessitaram de primeiros socorros. Um deles apresentava dor, edema e deformidade no membro superior direito. Outro, devido a trauma na articulação do ombro esquerdo, apresentou uma luxação anterior.

Julgue os itens seguintes, considerando a situação acima apresentada.

Após detectado o trauma e resolvidos os problemas que ameaçam a vida, a prioridade deverá ser para os ferimentos. As roupas que atrapalham o acesso à lesão devem ser retiradas ou cortadas, deve-se limpar e aplicar um curativo se houver ferida aberta e imobilizar os membros afetados.

  1. ✂️
  2. ✂️

946Q351659 | Artes, Desenho Desenhista, Professor de Educação Básica, SEPLAG SEE DF, CESPE CEBRASPE

Com respeito ao desenho técnico, julgue os itens que se seguem.

Denomina-se genericamente corte de uma edificação, o desenho, em projeção ortográfica, da seção (ou corte) por um plano vertical que geralmente passa ao longo do comprimento (corte longitudinal) ou da largura (corte transversal) do edifício.

  1. ✂️
  2. ✂️

947Q794842 | Filosofia, Professor de Educação Básica, SEPLAG SEE DF, CESPE CEBRASPE

Sócrates é chamado o pai da ética ao centrar os seus estudos no homem e no seu agir, diferentemente dos estudos anteriores mais cosmológicos. A sua ação dava-se na polis grega e tinha um objetivo. Julgue os itens de 76 a 81 com relação às questões de ética e política.

Para Kant, o imperativo categórico é único: age apenas segundo uma máxima tal que possa ao mesmo tempo querer que ela se torne uma lei universal.

  1. ✂️
  2. ✂️

948Q482798 | Geografia, Educação em Geografia, Professor de Educação Básica, SEPLAG SEE DF, CESPE CEBRASPE

Acerca das metodologias de ensino em geografia, julgue os próximos itens. Uma concepção metodológica atual a respeito do ensino da Geografia propõe a substituição de esquemas já construídos, ampliando as construções e provocando reflexões, incentivando o pensamento autônomo e significativo, que desperte o desafio e a satisfação do saber que vem da construção.
  1. ✂️
  2. ✂️

949Q472605 | Educação Física, Professor de Educação Básica, SEPLAG SEE DF, CESPE CEBRASPE

A avaliação é um componente curricular porque tem a capacidade de apontar as potencialidades e as fragilidades que ocorrem dentro da escola. Com relação a esse tema, julgue os itens a seguir.

Na educação física, quando se avalia o aluno apenas no final do processo, com ênfase na quantificação dos resultados alcançados, adota-se uma concepção de avaliação conhecida como formativa.

  1. ✂️
  2. ✂️

950Q387889 | História, História Geral, Professor de Educação Básica, SEPLAG SEE DF, CESPE CEBRASPE

Com relação à Segunda Guerra Mundial e ao seu imediato pósguerra, julgue os itens de 106 a 112.

A derrota francesa, nos primeiros anos da Segunda Guerra Mundial, expressou a ruptura de uma velha ordem internacional do século XIX, baseada na sociedade internacional de matriz européia.

  1. ✂️
  2. ✂️

951Q358976 | Enfermagem, Professor de Educação Básica, SEPLAG SEE DF, CESPE CEBRASPE

Alunos de uma escola se envolveram em uma briga de grupos e dois deles necessitaram de primeiros socorros. Um deles apresentava dor, edema e deformidade no membro superior direito. Outro, devido a trauma na articulação do ombro esquerdo, apresentou uma luxação anterior.

Julgue os itens seguintes, considerando a situação acima apresentada.

Os sinais e sintomas apresentados pelo primeiro aluno indicam que ele sofreu um trauma no membro superior direito e a deformidade deve ser avaliada comparando-se os dois braços, na busca de sinais como ângulo anormal, protuberância ou descoloração da pele.

  1. ✂️
  2. ✂️

952Q351892 | Artes, Desenho Desenhista, Professor de Educação Básica, SEPLAG SEE DF, CESPE CEBRASPE

Com relação ao processo de ensino-aprendizagem de desenho técnico, julgue os itens a seguir.

O desenvolvimento da visualização — ou seja, capacidade do aluno de entender e formar uma imagem mental de um objeto ou fenômeno — é uma das maiores dificuldades encontradas no processo de ensino-aprendizagem de desenho técnico devido, em grande parte, ao caráter abstrato das projeções ortogonais.

  1. ✂️
  2. ✂️

953Q472737 | Educação Física, Professor de Educação Básica, SEE MG, FCC

A Educação Física com fins de uma formação cidadã dos alunos, de acordo com a Proposta Curricular/MG, deve ser orientada, no que se refere ao corpo e às práticas corporais, pelas seguintes diretrizes:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

954Q485797 | Inglês, Vocabulário, Professor de Educação Básica, SEPLAG MG, FCC

Attention: For questions 46-48, choose the suitable option to complete each sentence.

...... you ought to remember the past, be prepared to forgive those who have harmed you.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

955Q847791 | Português, Interpretação de Textos, Professor de Educação Básica, EDUCA, 2020

Leia o texto abaixo para responder à questão que se segue.


    Devagar e sempre, as mulheres conquistam cada vez mais espaço na economia e, embora ainda haja muitas desigualdades, o empreendedorismo feminino aumenta ano a ano. Em 2019, 25% das aberturas de empresas foram por mulheres. Em 2016, eram 18%. Também houve expansão de 7% no empreendedorismo feminino em 2019. Contudo, o estudo Women in The Boardroom — Uma Perspectiva Global, realizado pela Deloitte, mostra que a presença feminina em cargos de chefia é pequena. Nos assentos de conselhos, subiu apenas 1,9% desde 2017, atingindo, em termos mundiais, 16,9%. No Brasil, somente 8,6% dos colegiados são preenchidos por mulheres.


    Para Liliane Rocha, fundadora e CEO da Gestão Kairós — consultoria de sustentabilidade e diversidade para empresas —, o debate da participação das mulheres está avançando, “porém, a representatividade evolui menos em postos de decisão”. Ela ressalta que, nas 500 maiores empresas brasileiras, mulheres na liderança são somente 13%. “No entanto, são 52% da população e 60% do contingente que sai da graduação desde os anos 2000, ou seja, a conta não fecha”, alerta.


    A vantagem, acrescenta a especialista, é que as mulheres dentro das empresas estão mais empoderadas. “Agora, entendem quando algum tipo de assédio acontece e denunciam”, diz. Ela destaca, entretanto, que não há equidade salarial. “Em 2014, a renda média das brasileiras correspondia a cerca de 68% da dos homens. Se continuarmos no patamar atual, só será superada em 2095.” 


    Nem tudo são espinhos. Outro levantamento mostra que a diversidade dentro da empresa gera mais lucro. A pesquisa A diversidade como alavanca de performance, da consultoria McKinsey, realizada com mais de mil empresas em 12 países, aponta que ter mulheres em cargos de liderança aumenta em 21% as chances de uma empresa ter desempenho financeiro acima da média. “A maior participação da mulher no mercado de trabalho e em cargos diretivos tem o potencial de injetar até US$ 12 trilhões no PIB (Produto Interno Bruto) global até 2025. No Brasil, o incremento seria de cerca de US$ 410 bilhões”, assinala Liliane.


    Muito do movimento do empreendedorismo feminino, de acordo com Carmen Migueles — professora da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getulio Vargas (FGV Ebape), coordenadora do núcleo de estudos de sustentabilidade e gestão de riscos —, é provocado por necessidade. “Maior dificuldade de se inserir no mercado formal, filhos e necessidade de horário mais flexível levam muitas mulheres a abrirem seus negócios”, frisa. A participação em carreiras consideradas “masculinas” também é pequena, segundo Carmen. “Nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática, que são as que dão maior retorno, o contingente é, predominantemente, masculino.” 


    Isso não foi obstáculo para Deborah Alves, 27 anos, cofundadora e Chief Technology Officer (CTO) da Cuidas, startup que conecta empresas a médicos de família no local de trabalho, um projeto que nasceu da vontade de descomplicar e personalizar a atenção à saúde. Formada em ciência da computação e matemática pela Harvard University, foi engenheira de software na Quora, no Vale do Silício, e participou da fundação Brazilian Student Association (Brasa), onde conheceu os futuros sócios. “Desde jovem, participo de competições de matemática, em que há poucas meninas. Na faculdade, no contexto de computação, são, no máximo, 10% de mulheres. Mas isso tem mudado mais rapidamente”, conta.


    Como acumulou carimbos de especialização e as maiores notas, Deborah enfrentou poucos percalços e desrespeito, muito comuns quando a mulher se destaca em ambientes masculinos. “Tive poucas interações com homens que menosprezavam meu conhecimento, mas sempre tive a dificuldade de me vender”, reconhece. “É uma coisa enraizada, da cultura machista. A insegurança de que a mulher não pode ser metida, tem que ficar na dela, tem que ser mais para se destacar. Afeta a confiança.” (...).


Fonte: https://www.correiobraziliense.com.br (Texto adaptado)

O objetivo do texto é apresentar dados sobre:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

956Q472795 | Educação Física, Professor de Educação Básica, SEPLAG MG, FCC

A diretriz Corpo concebido em sua totalidade, que orienta o compromisso da Educação Física com uma formação cidadã, implica conceber o aluno como um ser humano

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

957Q378873 | Biologia, Biodiversidade, Professor de Educação Básica, SEPLAG SEE DF, CESPE CEBRASPE

A Amazônia costuma estar muito bem retratada nos livros didáticos. Considerando sua importância e a publicidade alcançada nos meios de comunicação que, por sua vez, acarreta debate a seu respeito em sala de aula, julgue os itens subseqüentes.

A diversidade da floresta amazônica é melhor pesquisada e compreendida de forma isolada pela ecologia, a única das disciplinas da biologia que fornece visão ampla e integradora do meio ambiente.

  1. ✂️
  2. ✂️

958Q848994 | Português, Interpretação de Textos, Professor de Educação Básica, EDUCA, 2020

Leia o texto abaixo para responder à questão que se segue.


    Devagar e sempre, as mulheres conquistam cada vez mais espaço na economia e, embora ainda haja muitas desigualdades, o empreendedorismo feminino aumenta ano a ano. Em 2019, 25% das aberturas de empresas foram por mulheres. Em 2016, eram 18%. Também houve expansão de 7% no empreendedorismo feminino em 2019. Contudo, o estudo Women in The Boardroom — Uma Perspectiva Global, realizado pela Deloitte, mostra que a presença feminina em cargos de chefia é pequena. Nos assentos de conselhos, subiu apenas 1,9% desde 2017, atingindo, em termos mundiais, 16,9%. No Brasil, somente 8,6% dos colegiados são preenchidos por mulheres.


    Para Liliane Rocha, fundadora e CEO da Gestão Kairós — consultoria de sustentabilidade e diversidade para empresas —, o debate da participação das mulheres está avançando, “porém, a representatividade evolui menos em postos de decisão”. Ela ressalta que, nas 500 maiores empresas brasileiras, mulheres na liderança são somente 13%. “No entanto, são 52% da população e 60% do contingente que sai da graduação desde os anos 2000, ou seja, a conta não fecha”, alerta.


    A vantagem, acrescenta a especialista, é que as mulheres dentro das empresas estão mais empoderadas. “Agora, entendem quando algum tipo de assédio acontece e denunciam”, diz. Ela destaca, entretanto, que não há equidade salarial. “Em 2014, a renda média das brasileiras correspondia a cerca de 68% da dos homens. Se continuarmos no patamar atual, só será superada em 2095.” 


    Nem tudo são espinhos. Outro levantamento mostra que a diversidade dentro da empresa gera mais lucro. A pesquisa A diversidade como alavanca de performance, da consultoria McKinsey, realizada com mais de mil empresas em 12 países, aponta que ter mulheres em cargos de liderança aumenta em 21% as chances de uma empresa ter desempenho financeiro acima da média. “A maior participação da mulher no mercado de trabalho e em cargos diretivos tem o potencial de injetar até US$ 12 trilhões no PIB (Produto Interno Bruto) global até 2025. No Brasil, o incremento seria de cerca de US$ 410 bilhões”, assinala Liliane.


    Muito do movimento do empreendedorismo feminino, de acordo com Carmen Migueles — professora da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getulio Vargas (FGV Ebape), coordenadora do núcleo de estudos de sustentabilidade e gestão de riscos —, é provocado por necessidade. “Maior dificuldade de se inserir no mercado formal, filhos e necessidade de horário mais flexível levam muitas mulheres a abrirem seus negócios”, frisa. A participação em carreiras consideradas “masculinas” também é pequena, segundo Carmen. “Nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática, que são as que dão maior retorno, o contingente é, predominantemente, masculino.” 


    Isso não foi obstáculo para Deborah Alves, 27 anos, cofundadora e Chief Technology Officer (CTO) da Cuidas, startup que conecta empresas a médicos de família no local de trabalho, um projeto que nasceu da vontade de descomplicar e personalizar a atenção à saúde. Formada em ciência da computação e matemática pela Harvard University, foi engenheira de software na Quora, no Vale do Silício, e participou da fundação Brazilian Student Association (Brasa), onde conheceu os futuros sócios. “Desde jovem, participo de competições de matemática, em que há poucas meninas. Na faculdade, no contexto de computação, são, no máximo, 10% de mulheres. Mas isso tem mudado mais rapidamente”, conta.


    Como acumulou carimbos de especialização e as maiores notas, Deborah enfrentou poucos percalços e desrespeito, muito comuns quando a mulher se destaca em ambientes masculinos. “Tive poucas interações com homens que menosprezavam meu conhecimento, mas sempre tive a dificuldade de me vender”, reconhece. “É uma coisa enraizada, da cultura machista. A insegurança de que a mulher não pode ser metida, tem que ficar na dela, tem que ser mais para se destacar. Afeta a confiança.” (...).


Fonte: https://www.correiobraziliense.com.br (Texto adaptado)

O pronome demonstrativo “isso”, no sexto parágrafo é empregado no texto na função de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

959Q389501 | História, Teoria em História, Professor de Educação Básica, SEPLAG SEE DF, CESPE CEBRASPE

A propósito do conceito de longa duração e de interdisciplinaridade da história, julgue os itens a seguir.

Há baixo consenso, nas práticas das comunidades profissionais de historiadores, acerca da pertinência da longa duração no estudo de história.

  1. ✂️
  2. ✂️

960Q800930 | Fisioterapia, Professor de Educação Básica, SEPLAG SEE DF, FUNIVERSA

Em um paciente com amputação de Lisfranc, os músculos que devem ser alongados como medida de prevenção de encurtamento por desequilíbrio muscular, normalmente provocado por esse nível de amputação, são

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.