Início

Questões de Concursos Professor de Educação Básica I

Resolva questões de Professor de Educação Básica I comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


121Q977909 | Pedagogia, Professor de Educação Básica I, SME de João Pessoa PB, IDECAN, 2025

Considerando os diferentes aportes teóricos sobre aprendizagem e desenvolvimento humano, sabe-se que as práticas pedagógicas devem dialogar criticamente com as concepções de sujeito, conhecimento e cultura subjacentes a cada teoria. Assinale o item que apresenta, de forma correta, a relação entre teoria de aprendizagem e sua implicação para a prática educativa.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

122Q889668 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Caconde SP, Avança SP, 2024

Ao longo do texto referente às Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica, é destacado: “tendo como base o teor do artigo 27 da LDB, pode-se entender que o processo didático em que se realizam as aprendizagens fundamenta-se na diretriz que assim delimita o conhecimento para o conjunto de atividades. Os conteúdos curriculares da Educação Básica observarão, ainda, as seguintes diretrizes:” Na sequência, foram elencadas essas diretrizes, porém uma está incorreta, assinale-a.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

123Q889670 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Caconde SP, Avança SP, 2024

Sobre o uso de portfólios de aprendizagem, é incorreto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

124Q889671 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Caconde SP, Avança SP, 2024

Em relação à legislação e política educacional na perspectiva da educação inclusiva, assinale o marco histórico e normativo que tem como “eixos a formação de professores para a educação especial, a implantação de salas de recursos multifuncionais, a acessibilidade arquitetônica dos prédios escolares, o acesso e a permanência das pessoas com deficiência na educação superior e o monitoramento do acesso à escola dos favorecidos pelo Benefício de Prestação Continuada”.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

125Q987088 | Pedagogia, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Jarinu SP, IBADE, 2025

Qual das seguintes afirmações melhor descreve a importância do planejamento da prática pedagógica?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

126Q977887 | Português, Professor de Educação Básica I, SME de João Pessoa PB, IDECAN, 2025

Texto associado.
O SANTO GRAAL DE QUEM SE BASTA

Nunca fui ao cinema só comigo. Isso me leva à elaboração de uma teoria: as pessoas mais bem resolvidas são aquelas que se bastam. Essas criaturas independentes viajam sozinhas para qualquer destino, longe ou perto, sem ninguém para compartilhar as impressões sobre os lugares visitados. Não esperam companhia para assistir a um filme nem para experimentar algo novo no menu do restaurante — o preferido ou o recém-inaugurado.

Confesso certa inveja desses seres felizes, livres por natureza, capazes de se reinventar quantas vezes desejarem. Eles apenas se permitem, não precisam caminhar de braço dado, não pedem licença para viver. Falam o que pensam, fazem o que decidem, exercem os seus direitos de escolha com total convicção. Admiro esse modo de existir, eu, que, na ausência de interlocutores, faço comentários em voz alta. E rotineiramente me salvo de tais circunstâncias ao recorrer à escrita, em que anoto as minhas conversas internas sem temer causar estranheza, caso me ouçam.

Ocorre-me agora uma outra característica dessa gente singular: não se importar com a opinião alheia. E, ao contrário do que você possa imaginar, são personalidades fraternas, solidárias, amigos maravilhosos, solícitos, gentis. Preocupam-se com quem convivem, são empáticos com os desconhecidos. Espero que haja muitos deles espalhados pelo mundo e que, ao longo da leitura desta crônica, a descrição tenha correspondido à realidade de maneira a arrancar um “tenho uma colega assim” ou “esse é exatamente o meu irmão”.

Talvez no futuro venhamos a descobrir o segredo tão bem guardado por eles, tesouro mais valioso do que o Santo Graal, fonte da juventude eterna. Talvez um dia sejamos todos nós imunes à solidão.

Marília Lovatel, OP+. Colunistas. Publicado 18:00 | 29 de Mar de 2025.
Em “Nunca fui ao cinema só comigo”, a palavra cinema é um exemplo de formação por
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

127Q977897 | Gerência de Projetos, Professor de Educação Básica I, SME de João Pessoa PB, IDECAN, 2025

Uma professora de Geografia precisa organizar as etapas de um projeto interdisciplinar sobre mudanças climáticas, envolvendo grupos de alunos com tarefas distintas, prazos específicos e acompanhamento visual do progresso. Ela busca uma ferramenta exclusivamente focada em gestão de projetos, que permita criar quadros visuais para dividir etapas, atribuir responsabilidades diretamente nas tarefas e monitorar o avanço por meio de arraste de cards entre listas (como “A fazer”, “Em progresso” e “Concluído”). A ferramenta que atende a essas necessidades é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

128Q954713 | Pedagogia, Práticas Avaliativas Sujeitos, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Sertãozinho SP, VUNESP, 2025

Conforme Esteban (In: Silva, Hoffmann e Esteban, 2003), a avaliação, como prática de investigação,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

129Q954718 | Pedagogia, Educação, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Sertãozinho SP, VUNESP, 2025

Conforme Cavaliere (2014), dada a multiplicidade de significados atribuíveis à expressão educação integral, é necessário fixar alguns de seus elementos intrínsecos.

Entre eles, está o seguinte: a educação integral
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

130Q954722 | Pedagogia, Educação das Relações Étnico Raciais, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Sertãozinho SP, VUNESP, 2025

Conforme a Resolução CNE/CP no 01/2004, artigo 2o , as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africanas constituem-se de orientações, princípios e fundamentos para o planejamento, execução e avaliação da Educação, e têm por meta promover a educação de cidadãos
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

131Q956011 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Silveiras SP, AGIRH, 2025

Assinale a alternativa incorreta sobre a teoria de aprendizagem de Vygotsky.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

132Q987084 | Português, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Jarinu SP, IBADE, 2025

“No sertão, o ‘ocê’ é mais do que pronome: é o jeito de falar, de chegar, de estar.”

(GUIMARÃES ROSA, João. Grande Sertão: Veredas. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2006.)

A citação apresenta uma forma regional do pronome “você”. Com base nesse exemplo, identifique a afirmativa correta sobre variação linguística.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

133Q1021685 | Inglês, Ensino da Língua Estrangeira Inglesa, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Juquitiba SP, Avança SP, 2024

Within the Curriculum Proposal for Modern Foreign Language framework, what is the principal aim of the intercultural dimension?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

134Q1078572 | Informática, Sistema Operacional, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Tremembé SP, VUNESP, 2025

No Explorador de Arquivos do Microsoft Windows 10, ambos em sua configuração original, um usuário . Em seguida, . Depois dessas operações, a Lixeira do Windows .
Considerando que o usuário tem todas as permissões para as operações descritas, que não existem restrições no computador e que todas as eventuais confirmações solicitadas pelo Windows foram aceitas, assinale a alternativa que preenche as lacunas, correta e respectivamente.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

135Q954699 | Matemática, Sistemas de Numeração e Operações Fundamentais, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Sertãozinho SP, VUNESP, 2025

Depois de algumas aulas sobre números racionais e radiciação, três alunos fizeram as seguintes afirmações:

(André) – Existem números racionais que somados resultam em número que não é racional.
(Bruno) – Existem números que não são racionais e que somados resultam em número racional.
(Cláudio) – O quadrado de um número que não é racional pode ser um número racional.

A respeito dessas afirmações,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

136Q889682 | Pedagogia, Piaget, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Caconde SP, Avança SP, 2024

A partir da teoria piagetiana, os jogos são classificados, principalmente, de acordo com três variáveis, destacadas a seguir, assinale-as:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

137Q954712 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Matemática, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Sertãozinho SP, VUNESP, 2025

Ensinar matemática no enfoque da didática da matemática implica aceitar uma mudança profunda nas relações entre os alunos, o professor e o saber. Conforme Moreno (In: Panizza et alii, 2006), se o que se quer é que os alunos tomem consciência de que fazer matemática é resolver problemas e refletir sobre eles, para isso é preciso ter como objetivo específico do ensino o desenvolvimento de certas competências e atitudes nos alunos que lhes permitam, entre outros,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

138Q956005 | Pedagogia, Função Social da Escola e Compromisso Social do Educador, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Silveiras SP, AGIRH, 2025

São atitudes da escola preocupada em fazer com que os alunos desenvolvam capacidades, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

139Q900220 | Pedagogia, Alfabetização e Letramento, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Cubati PB, CONTEMAX, 2024

O ambiente alfabetizador desempenha um papel fundamental na superação de dificuldades de aprendizagem durante o processo de alfabetização. Considerando os fatores que favorecem esse processo, qual característica do ambiente escolar pode promover o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita e ajudar os alunos a superarem dificuldades?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

140Q977917 | Pedagogia, Professor de Educação Básica I, SME de João Pessoa PB, IDECAN, 2025

Assinale a concepção de Atendimento Educacional Especializado (AEE), conforme as diretrizes legais e pedagógicas estabelecidas pela Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008), especialmente no que se refere à articulação com o currículo comum e à oferta complementar e não substitutiva ao ensino regular.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.