Início

Questões de Concursos Professor de Educação Básica I

Resolva questões de Professor de Educação Básica I comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


142Q954719 | Conhecimentos Gerais, Movimentos Sociais, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Sertãozinho SP, VUNESP, 2025

O racismo abrange, além do preconceito, hostilidade, discriminação, segregação e outras ações negativas manifestadas em relação a um grupo racial/étnico.

Nas palavras exatas de Cavalleiro (2001), o racismo revela-se basicamente em três níveis:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

143Q977890 | Pedagogia, Professor de Educação Básica I, SME de João Pessoa PB, IDECAN, 2025

A análise das tendências pedagógicas permite compreender os fundamentos ideológicos, epistemológicos e metodológicos que sustentam diferentes propostas educativas ao longo da história da educação brasileira. Segundo Libâneo (2013), a concepção de ensino adotada por determinada tendência não apenas define o papel do professor e do aluno, mas também revela os interesses sociais e políticos que orientam a prática pedagógica. Em contextos de crescente tensionamento entre formação crítica e demandas técnico-instrumentais, torna-se indispensável ao educador dominar as características que distinguem as tendências progressistas das conservadoras. Desse modo, podemos considerar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

144Q977902 | Pedagogia, Aspectos Sociológicos da Educação, Professor de Educação Básica I, SME de João Pessoa PB, IDECAN, 2025

Em uma reunião pedagógica, professores de uma escola pública discutem os desafios de seu trabalho frente às desigualdades sociais acentuadas no território em que atuam. Alguns docentes afirmam que a função da escola é apenas transmitir conhecimentos formais; outros defendem que a escola precisa também acolher as realidades sociais dos estudantes e agir na construção da cidadania. Considerando o papel contemporâneo da escola pública em sociedades democráticas, identifique a correta caracterização da função social da escola pública.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

145Q977915 | História, Professor de Educação Básica I, SME de João Pessoa PB, IDECAN, 2025

Identifique o item que apresenta uma leitura historiográfica fundamentada e atualizada sobre as transformações na concepção de infância, reconhecendo-a como uma construção social e culturalmente situada, conforme os estudos clássicos e contemporâneos da área.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

146Q889658 | Informática, Windows, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Caconde SP, Avança SP, 2024

O atalho ___ + ___ é usado para alternar entre aplicativos ou janelas abertas em sistemas operacionais Windows. Quando você pressiona essa combinação de teclas, uma lista de ícones ou miniaturas dos aplicativos em execução aparece na tela, permitindo que você selecione rapidamente o aplicativo para o qual deseja alternar. Isso é especialmente útil quando você tem várias janelas abertas e deseja navegar entre elas sem usar o mouse.

Diante do contexto apresentado, assinale a afirmativa que contenha, corretamente, os botões que completam as lacunas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

147Q889660 | Pedagogia, Piaget, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Caconde SP, Avança SP, 2024

A compreensão do pensamento e da linguagem é retratada na literatura de diversas formas e abordagens. Dentre os autores, Piaget é reconhecido por sua obra, por meio da qual são fornecidas explicações voltadas para a resolução dos problemas epistemológicos, em outras palavras, analisar como cada indivíduo consegue fornecer explicações mais objetivas sobre o mundo ao seu redor. Dentre os aspectos analisados pela teoria piagetiana, o que explicaria a passagem do pensamento autístico para o pensamento dirigido?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

148Q889679 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Caconde SP, Avança SP, 2024

“A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva tem como objetivo o acesso, a participação e a aprendizagem dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação nas escolas regulares, orientando os sistemas de ensino para promover respostas às necessidades educacionais especiais, garantindo”:

Articulação ____________ na implementação das políticas públicas.

Assinale a alternativa que completa corretamente o enunciado anterior.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

149Q954705 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Sertãozinho SP, VUNESP, 2025

Ao discutir a questão da inclusão escolar, Mantoan (2013) defende o ponto de vista de que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

150Q954709 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Sertãozinho SP, VUNESP, 2025

De acordo com Veiga (2009), a construção, a execução e a avaliação do projeto político-pedagógico requerem continuidade das ações, democratização do processo de tomada de decisões e
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

151Q977892 | Pedagogia, Professor de Educação Básica I, SME de João Pessoa PB, IDECAN, 2025

As rubricas, enquanto instrumentos avaliativos qualitativos, assumem uma função estruturante no processo de ensinoaprendizagem, especialmente quando articuladas a princípios formativos e à promoção de autonomia discente. Como destaca Andrade (2000), “avaliar é, antes de tudo, um ato ético de compromisso com a aprendizagem do outro”. A complexidade das rubricas reside, em grande parte, na construção e na explicitação dos critérios e descritores de desempenho que precisam estar articulados aos objetivos educacionais e ao perfil do estudante que se pretende formar. Assinale uma característica fundamental das rubricas analíticas bem elaboradas, considerando os princípios de uma avaliação formativa e emancipatória.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

152Q977896 | Pedagogia, Professor de Educação Básica I, SME de João Pessoa PB, IDECAN, 2025

Em uma escola pública do campo, professores e estudantes passaram por um processo formativo voltado à melhoria da comunicação nas práticas pedagógicas. Durante os encontros, foi enfatizada a importância de compreender a comunicação como um fenômeno educativo que ultrapassa o simples ato de transmitir informações. Nesse sentido, os professores foram incentivados a refletir sobre os elementos, funções e princípios que favorecem uma comunicação pedagógica dialógica, ética e transformadora. Identifique a alternativa que cita corretamente um princípio baseado em contexto favorável à comunicação pedagógica humanizadora e crítica, segundo os fundamentos da educação dialógica.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

153Q1078571 | Informática, Internet, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Tremembé SP, VUNESP, 2025

Um professor estava editando um arquivo texto em seu computador, usando sua conta corporativa, e o salvou. Em seguida, esse seu computador (chamaremos de computador original) parou de funcionar, e a equipe de informática forneceu um notebook de forma temporária, sem fazer qualquer transferência de dados entre os equipamentos. Usando esse notebook e sua conta corporativa, e considerando que ambos os equipamentos contêm o Microsoft Windows 10, em sua configuração original, esse professor abriu o mesmo arquivo texto previamente editado, e continuou com novas edições.
Isso foi possível porque o arquivo texto estava salvo
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

154Q910898 | Pedagogia, Lei nº 8069 de 1990, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Miraí MG, Instituto Access, 2024

De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, é dever do Estado assegurar à criança e ao adolescente, conforme estabelecido na Lei no 8.069/1990:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

155Q910901 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Miraí MG, Instituto Access, 2024

Qual das alternativas a seguir descreve a diferença entre as teorias de Vygotsky e Piaget acerca da construção social da criança?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

156Q889656 | Informática, Pacote de Aplicativos Microsoft Office, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Caconde SP, Avança SP, 2024

Um contador, Paulo, precisa calcular o valor total das notas fiscais de vendas em um mês para um cliente. Ele usa a fórmula ______ para se obter os valores das notas fiscais e fornecer ao cliente o total de suas compras. Neste sentido, assinale a alternativa que contenha corretamente a fórmula utilizada por Paulo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

157Q889664 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Caconde SP, Avança SP, 2024

A resolução de problemas é um algo que acontece de forma contínua, ao longo da vida do indivíduo. Em âmbito escolar, a criança, em diversas situações, resolve problemas, muitas vezes de forma inconsciente, como, por exemplo, na partilha do lanche entre amigos. De forma pedagógica, é um processo muito importante, previsto por meio da Base Nacional Comum Curricular, em que se observa sua colaboração no desenvolvimento de habilidades socioemocionais, como as destacadas a seguir, afora:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

158Q889665 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Caconde SP, Avança SP, 2024

“A história da Matemática aduz os primeiros registros de pensamentos matemáticos que marcaram o desenvolvimento dessa ciência no início da Pré-História” (POMBO; LIMA, 2021). Assim, o processo histórico do conhecimento matemático, em consonância com outros recursos didáticos e metodológicos, contribui para a melhoria do processo ensino e aprendizagem da matemática. De maneira geral, são destacadas algumas dessas contribuições, exceto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

159Q954702 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento Papel do Educador, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Sertãozinho SP, VUNESP, 2025

Ao discutir a questão da cultura profissional, Nóvoa (2009) afirma que ser professor é compreender os sentidos da instituição escolar, integrar-se em uma profissão e aprender com os colegas mais experientes. É na escola e no diálogo com os outros professores que se aprende a profissão. Conforme o autor, são elementos centrais para o aperfeiçoamento e a inovação:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

160Q910894 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Miraí MG, Instituto Access, 2024

“De acordo com a(s) __________________________, as propostas pedagógicas de Educação Infantil devem respeitar os seguintes princípios: éticos, políticos e estéticos.” No que se refere à frase, assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.