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Questões de Concursos Professor de Educação Básica I

Resolva questões de Professor de Educação Básica I comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


161Q910895 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Miraí MG, Instituto Access, 2024

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) apresenta os direitos de aprendizagem e desenvolvimento na educação infantil. Assinale a alternativa que contempla todos os direitos de aprendizagem propostos pela BNCC.
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162Q889661 | Pedagogia, Alfabetização e Letramento, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Caconde SP, Avança SP, 2024

Sobre os aspectos, predicativos e abrangência da alfabetização e do letramento, é improcedente a afirmativa:

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163Q889672 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Caconde SP, Avança SP, 2024

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, em seu capítulo III: Do Direito à Educação e do Dever de Educar, quais são os requisitos indispensáveis para a efetivação dos direitos e objetivos de aprendizagem e para o desenvolvimento dos indivíduos?

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164Q954711 | Pedagogia, Alfabetização e Letramento, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Sertãozinho SP, VUNESP, 2025

Em uma escola da rede pública municipal, a professora solicitou ao aluno João (6 anos de idade), em processo de alfabetização, que escrevesse algumas palavras ditadas por ela. Na tentativa de escrever “gato”, o menino acabou escrevendo “gto”; na tentativa de escrever “boneca”, acabou escrevendo “bonca”; e, na tentativa de escrever “peixe”, acabou escrevendo “pece”.

Com base em Ferreiro (1993), pode-se afirmar corretamente que a escrita de João apresenta características da escrita
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165Q900222 | Pedagogia, Alfabetização e Letramento, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Cubati PB, CONTEMAX, 2024

O processo de alfabetização e letramento abrange diversas etapas que envolvem o desenvolvimento de habilidades técnicas e a compreensão da função social da linguagem. Qual das alternativas a seguir representa um aspecto essencial do letramento que vai além da alfabetização?
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166Q977891 | Pedagogia, Professor de Educação Básica I, SME de João Pessoa PB, IDECAN, 2025

No contexto da organização pedagógica das instituições escolares, o Projeto Político-Pedagógico (PPP) constitui-se como o instrumento orientador da prática educativa, concebido a partir de uma perspectiva coletiva, reflexiva e transformadora. Segundo Veiga (2001), o PPP não é apenas um documento burocrático ou técnico, mas um processo político e pedagógico que expressa os compromissos assumidos pela escola frente às demandas sociais, culturais e educacionais. Identifique a alternativa que designa, de forma conceitualmente adequada, uma característica estruturante do Projeto Político-Pedagógico que o distingue de outras formas de planejamento institucional.
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167Q977894 | Pedagogia, Principais Autores, Professor de Educação Básica I, SME de João Pessoa PB, IDECAN, 2025

Durante um curso de formação continuada para professores da rede pública, discutiu-se a urgência de modificar práticas pedagógicas centradas na exposição oral e na reprodução de conteúdos. Um dos formadores, ao apresentar os princípios das metodologias ativas de ensino, destacou que elas estão ancoradas em teorias como o socioconstrutivismo de Vygotsky e a aprendizagem significativa de Ausubel, ressaltando a importância da mediação docente e da valorização do conhecimento prévio do aluno na construção coletiva do saber. Desse modo, assinale a alternativa que contenha as principais funções da metodologia ativa de ensino, à luz dos princípios da aprendizagem significativa e da teoria socioconstrutivista.
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168Q977913 | Pedagogia, Professor de Educação Básica I, SME de João Pessoa PB, IDECAN, 2025

Considerando os fundamentos da Pedagogia da Infância, que reconhece as diferentes dimensões humanas e os direitos fundamentais das crianças no processo educativo, identifique a correta caracterização da abordagem pedagógica comprometida com a integralidade do desenvolvimento infantil.
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169Q889657 | Informática, Pacote de Aplicativos Microsoft Office, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Caconde SP, Avança SP, 2024

Em uma competição esportiva, Carlos e seus amigos estão registrando suas alturas para determinar quem é o mais alto do grupo. Eles inserem suas alturas em uma planilha e usam a fórmula _______ para descobrir que o amigo João é o mais baixo, já que sua altura é o valor mínimo registrado na planilha. Neste sentido, assinale a alternativa que contenha corretamente a fórmula utilizada por Carlos e seus amigos.

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170Q987093 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Jarinu SP, IBADE, 2025

Qual das seguintes abordagens pedagógicas melhor exemplifica uma prática transformadora?
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171Q977905 | Pedagogia, Professor de Educação Básica I, SME de João Pessoa PB, IDECAN, 2025

A tendência pedagógica liberal não diretiva insere-se no campo das pedagogias centradas no aluno, surgindo em contexto de forte influência da psicologia humanista, notadamente a partir dos trabalhos de Carl Rogers. Essa abordagem se estrutura sobre a ideia de que a aprendizagem significativa depende da autodeterminação do educando, e não de imposições externas. Desse modo, o papel do professor, os objetivos educacionais e os métodos didáticos assumem contornos radicalmente distintos dos modelos diretivos tradicionais. Assinale a alternativa que apresenta uma análise adequada dos pressupostos teóricos, pedagógicos e metodológicos da tendência liberal não diretiva, considerando suas implicações educacionais e limites críticos.
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172Q889681 | Pedagogia, Alfabetização e Letramento, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Caconde SP, Avança SP, 2024

Para compreender os aspectos diferenciais presentes nos processos de alfabetização e letramento, é possível analisar cinco variáveis: conceito, uso, indivíduo, atividades envolvidas e ensino. A seguir, foram sequenciadas essas variáveis, em relação ao letramento. Destaque a alternativa incorreta, ou seja, que se refere ao processo de alfabetização.

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173Q954717 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Sertãozinho SP, VUNESP, 2025

São muitas as possibilidades de Metodologias Ativas, com potencial de levar os alunos a aprendizagens para a autonomia. Conforme Berbel (2011), as Metodologias Ativas baseiam-se em formas de desenvolver o processo de aprender, utilizando experiências reais ou simuladas, visando às condições de
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174Q900217 | Pedagogia, Alfabetização e Letramento, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Cubati PB, CONTEMAX, 2024

A alfabetização envolve uma série de processos cognitivos complexos que possibilitam o reconhecimento de sons, símbolos e sua combinação para formar palavras e textos. Qual dos processos cognitivos abaixo está diretamente relacionado à habilidade de uma criança identificar e conectar os sons das palavras faladas com suas representações gráficas durante a alfabetização?
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175Q900219 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Cubati PB, CONTEMAX, 2024

O desenvolvimento do pensamento lógico-matemático em crianças é um processo gradativo que depende da interação com o meio e de experiências concretas. Segundo Jean Piaget, em que fase do desenvolvimento a criança começa a demonstrar a capacidade de realizar operações mentais lógicas sobre objetos e situações concretas?
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176Q987076 | Português, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Jarinu SP, IBADE, 2025

Texto associado.

TEXTO I


Inclusão não é favor, é direito


A escola que exclui é a escola que não compreende o seu papel social. Incluir não é colocar o “diferente” no mesmo espaço do “normal” para cumprir uma formalidade institucional. Incluir é transformar a escola para que ela atenda a todos, independentemente de suas condições físicas, cognitivas, sociais ou emocionais.


A inclusão requer mais do que rampas e intérpretes. Requer escuta ativa, práticas pedagógicas flexíveis, formação permanente de educadores e ruptura com a lógica da homogeneização. O diferente não é problema; é oportunidade de aprender e ensinar de outras formas.


Quando a escola se torna um espaço verdadeiramente inclusivo, ela cumpre sua missão de formar cidadãos plenos, conscientes de sua dignidade e do direito de todos à educação. A inclusão, portanto, não é um favor: é um direito — e como tal, deve ser garantido com compromisso, sensibilidade e responsabilidade coletiva.


Autor: José Pacheco(educador português radicado no Brasil, idealizador da Escola da Ponte – Texto adaptado)

Qual é a ideia principal do texto?

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177Q987102 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Jarinu SP, IBADE, 2025

Qual das seguintes afirmações melhor descreve a importância de uma relação positiva entre professor e aluno no processo de aprendizagem?
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178Q977895 | Pedagogia, Professor de Educação Básica I, SME de João Pessoa PB, IDECAN, 2025

Durante um programa de formação continuada, professores do ensino fundamental refletiram sobre os desafios da organização do espaço-tempo escolar, das interações pedagógicas e da mediação docente como elementos estruturantes do processo de ensinoaprendizagem. Uma das atividades propôs que os docentes identificassem práticas de gestão de sala de aula que superassem o controle disciplinar autoritário e promovessem o protagonismo discente. Desse modo, podemos considerar que a gestão eficaz da sala de aula, em uma perspectiva pedagógica emancipadora:
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179Q1021681 | Inglês, Interpretação de Texto Reading Comprehension, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Juquitiba SP, Avança SP, 2024

At UK's AI Summit developers and govts agree on testing to help manage risks

Leading AI developers agreed to work with governments to test new frontier models before they are released to help manage the risks of the rapidly developing technology, in a "landmark achievement" concluding the UK's artificial intelligence summit.

Some tech and political leaders have warned that AI poses huge risks if not controlled, ranging from eroding consumer privacy to danger to humans and causing a global catastrophe, and these concerns have sparked a race by governments and institutions to design safeguards and regulation.

At an inaugural AI Safety Summit at Bletchley Park, home of Britain's World War Two codebreakers, political leaders from the United States, European Union and China agreed on Wednesday to share a common approach to identifying risks and ways to mitigate them.

British Prime Minister Rishi Sunak said that declaration, the action on testing and a pledge to set up an international panel on risk would "tip the balance in favour of humanity".

He said the United States, EU and other "like-minded" countries had reached a "landmark agreement" with select companies working at AI's cutting edge on the principle that models should be rigorously assessed before and after they are deployed.

Disponível em: https://www.reuters.com/world/uk/uk-pm-sunak-lead-ai-summit-talks-before-musk-meeting-2023-11-02/

Based on the passage, what is one of the main outcomes of the UK's artificial intelligence summit in relation to managing the risks of AI?

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180Q1083431 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Olivedos PB, CPCON, 2025

Um estudante demonstra excelente desempenho oral, mas relata ansiedade em provas escritas. Docentes, neste caso, pretendem garantir equidade em um processo de avaliação baseada por uma concepção formativa.
A partir deste contexto, analise as assertivas a seguir.

I- O docente deveria conceder tempo adicional e realizar a prova em ambiente com estímulos reduzidos, mantendo os mesmos critérios de clareza, uso de conceitos adequadamente e coesão para todos.
II- Seria necessário dividir a prova em blocos curtos, realizada em três dias diferentes, e eliminar devolutivas/feedbacks deste estudante, para evitar foco no erro.
III- Substituir a avaliação por participação em aula e reduzir critérios de exigência para minimizar a ansiedade, retirando o critério da correção para não pressionar o estudante.
IV- O ideal seria diversificar instrumentos, considerando apresentação oral gravada e mapa argumentativo, mantendo critérios de avaliação para todos, inclusive para este estudante.

É CORRETO o que se afirma apenas em:
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