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Questões de Concursos Professor de Educação Básica I

Resolva questões de Professor de Educação Básica I comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


181Q889655 | Informática, Pacote de Aplicativos Microsoft Office, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Caconde SP, Avança SP, 2024

Sobre as funções do MS – Word 2016, analise os conceitos a seguir:

A - São códigos que o Word usa para incluir informações dinâmicas, como a data atual, o número de página, a hora, etc., no documento. São atualizados automaticamente quando o documento é aberto ou impresso.

B - Permite adicionar elementos externos ao documento, como imagens, gráficos, tabelas, arquivos de áudio, vídeos e objetos incorporados. Isso enriquece o conteúdo e a apresentação do documento.

C - São áreas designadas para inserir texto em um documento, permitindo um controle preciso sobre a localização e a formatação do texto. Elas são úteis para criar rótulos, textos explicativos ou destacar informações.

Assinale a afirmativa que contenha corretamente e, respectivamente, o conceito das afirmativas.

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182Q889678 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Caconde SP, Avança SP, 2024

Do direito à escola e do dever de educar, capítulo III, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: “O dever do Estado com educação escolar pública será efetivado mediante a garantia de”:____________.

Assinale a alternativa que não completa corretamente o enunciado anterior.

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183Q977885 | Português, Professor de Educação Básica I, SME de João Pessoa PB, IDECAN, 2025

Texto associado.
O SANTO GRAAL DE QUEM SE BASTA

Nunca fui ao cinema só comigo. Isso me leva à elaboração de uma teoria: as pessoas mais bem resolvidas são aquelas que se bastam. Essas criaturas independentes viajam sozinhas para qualquer destino, longe ou perto, sem ninguém para compartilhar as impressões sobre os lugares visitados. Não esperam companhia para assistir a um filme nem para experimentar algo novo no menu do restaurante — o preferido ou o recém-inaugurado.

Confesso certa inveja desses seres felizes, livres por natureza, capazes de se reinventar quantas vezes desejarem. Eles apenas se permitem, não precisam caminhar de braço dado, não pedem licença para viver. Falam o que pensam, fazem o que decidem, exercem os seus direitos de escolha com total convicção. Admiro esse modo de existir, eu, que, na ausência de interlocutores, faço comentários em voz alta. E rotineiramente me salvo de tais circunstâncias ao recorrer à escrita, em que anoto as minhas conversas internas sem temer causar estranheza, caso me ouçam.

Ocorre-me agora uma outra característica dessa gente singular: não se importar com a opinião alheia. E, ao contrário do que você possa imaginar, são personalidades fraternas, solidárias, amigos maravilhosos, solícitos, gentis. Preocupam-se com quem convivem, são empáticos com os desconhecidos. Espero que haja muitos deles espalhados pelo mundo e que, ao longo da leitura desta crônica, a descrição tenha correspondido à realidade de maneira a arrancar um “tenho uma colega assim” ou “esse é exatamente o meu irmão”.

Talvez no futuro venhamos a descobrir o segredo tão bem guardado por eles, tesouro mais valioso do que o Santo Graal, fonte da juventude eterna. Talvez um dia sejamos todos nós imunes à solidão.

Marília Lovatel, OP+. Colunistas. Publicado 18:00 | 29 de Mar de 2025.
A informação 1, em relação à informação 2, no excerto a seguir, trata-se de uma articulação por coesão
“Nunca fui ao cinema só comigo. Isso me leva à elaboração de uma teoria1: as pessoas mais bem resolvidas são aquelas que se bastam2.”
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184Q977893 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Professor de Educação Básica I, SME de João Pessoa PB, IDECAN, 2025

A prática do Conselho de Classe, por vezes reduzida a um espaço de homologação de notas e deliberação final sobre o rendimento dos estudantes, tem sido amplamente criticada por estudiosos da avaliação e da gestão escolar democrática. Como aponta Veiga (2008), “o Conselho de Classe deve ser compreendido como espaço colegiado, pedagógico e dialógico, voltado para a análise qualitativa do processo de aprendizagem, e não apenas como momento decisório”. Nesse sentido, a ressignificação do Conselho de Classe está intrinsecamente ligada a uma concepção de escola enquanto espaço de escuta, corresponsabilidade e construção coletiva de práticas pedagógicas inclusivas. Tendo por base o exposto, marque a função que corretamente caracteriza o Conselho de Classe, a partir de uma perspectiva formativa, democrática e pedagógica.
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185Q889677 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Caconde SP, Avança SP, 2024

Por meio do Plano Nacional de Educação, são definidas várias diretrizes a serem cumpridas dentro do âmbito da educação no País. Dentre as diretrizes, apresentadas no artigo 2º, qual seria a fonte geradora de renda direcionada ao atendimento às necessidades de expansão, com padrão de qualidade e equidade?

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187Q987077 | Português, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Jarinu SP, IBADE, 2025

Texto associado.

TEXTO I


Inclusão não é favor, é direito


A escola que exclui é a escola que não compreende o seu papel social. Incluir não é colocar o “diferente” no mesmo espaço do “normal” para cumprir uma formalidade institucional. Incluir é transformar a escola para que ela atenda a todos, independentemente de suas condições físicas, cognitivas, sociais ou emocionais.


A inclusão requer mais do que rampas e intérpretes. Requer escuta ativa, práticas pedagógicas flexíveis, formação permanente de educadores e ruptura com a lógica da homogeneização. O diferente não é problema; é oportunidade de aprender e ensinar de outras formas.


Quando a escola se torna um espaço verdadeiramente inclusivo, ela cumpre sua missão de formar cidadãos plenos, conscientes de sua dignidade e do direito de todos à educação. A inclusão, portanto, não é um favor: é um direito — e como tal, deve ser garantido com compromisso, sensibilidade e responsabilidade coletiva.


Autor: José Pacheco(educador português radicado no Brasil, idealizador da Escola da Ponte – Texto adaptado)

No texto “Inclusão não é favor, é direito.” a argumentação do autor se baseia principalmente em:
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188Q977881 | Português, Professor de Educação Básica I, SME de João Pessoa PB, IDECAN, 2025

Texto associado.
O SANTO GRAAL DE QUEM SE BASTA

Nunca fui ao cinema só comigo. Isso me leva à elaboração de uma teoria: as pessoas mais bem resolvidas são aquelas que se bastam. Essas criaturas independentes viajam sozinhas para qualquer destino, longe ou perto, sem ninguém para compartilhar as impressões sobre os lugares visitados. Não esperam companhia para assistir a um filme nem para experimentar algo novo no menu do restaurante — o preferido ou o recém-inaugurado.

Confesso certa inveja desses seres felizes, livres por natureza, capazes de se reinventar quantas vezes desejarem. Eles apenas se permitem, não precisam caminhar de braço dado, não pedem licença para viver. Falam o que pensam, fazem o que decidem, exercem os seus direitos de escolha com total convicção. Admiro esse modo de existir, eu, que, na ausência de interlocutores, faço comentários em voz alta. E rotineiramente me salvo de tais circunstâncias ao recorrer à escrita, em que anoto as minhas conversas internas sem temer causar estranheza, caso me ouçam.

Ocorre-me agora uma outra característica dessa gente singular: não se importar com a opinião alheia. E, ao contrário do que você possa imaginar, são personalidades fraternas, solidárias, amigos maravilhosos, solícitos, gentis. Preocupam-se com quem convivem, são empáticos com os desconhecidos. Espero que haja muitos deles espalhados pelo mundo e que, ao longo da leitura desta crônica, a descrição tenha correspondido à realidade de maneira a arrancar um “tenho uma colega assim” ou “esse é exatamente o meu irmão”.

Talvez no futuro venhamos a descobrir o segredo tão bem guardado por eles, tesouro mais valioso do que o Santo Graal, fonte da juventude eterna. Talvez um dia sejamos todos nós imunes à solidão.

Marília Lovatel, OP+. Colunistas. Publicado 18:00 | 29 de Mar de 2025.
Sobre a regência dos verbos realçados, no contexto dos períodos a seguir, é verdadeiro afirmar que
• “Não esperam1 companhia[...]”
• “Espero2 que haja muitos deles espalhados pelo mundo [...]”
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189Q1021682 | Inglês, Aspectos Linguísticos Linguistic Aspects, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Juquitiba SP, Avança SP, 2024

In the context of language as discourse, when considering the essential elements for effective communication within a specific situation, which of the following factors should be taken into consideration in ensuring successful interaction?

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190Q910893 | Pedagogia, Normas Constitucionais do Direito à Educação, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Miraí MG, Instituto Access, 2024

A Constituição Federal de 1988 estabelece princípios básicos de ensino. Assinale a alternativa que contempla alguns dos princípios de ensino expressos na CF/88.
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191Q910900 | Pedagogia, Educação e Ludicidade, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Miraí MG, Instituto Access, 2024

Qual das alternativas a seguir descreve a relação entre a brincadeira e o desenvolvimento da imaginação e da criatividade nas crianças?
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192Q954708 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Sertãozinho SP, VUNESP, 2025

A escola pode ser o grande instrumento para a formação democrática. Conforme Benevides (1996), a educação para a democracia (EPD) comporta duas dimensões:
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193Q954724 | Pedagogia, Educação Especial, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Sertãozinho SP, VUNESP, 2025

Com relação ao Atendimento Educacional Especializado (AEE), assinale a alternativa que apresenta uma informação correta, de acordo como a Resolução CNE/CEB no 4/2009.
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194Q1023921 | Inglês, Ensino da Língua Estrangeira Inglesa, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Juquitiba SP, Avança SP, 2024

Which educational philosophy advocates that students should be active participants in their learning, constructing their own knowledge through hands-on experiences and problem-solving activities, often associated with language teaching that encourages critical thinking and autonomy?

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195Q987086 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Jarinu SP, IBADE, 2025

Qual das seguintes situações em sala de aula demonstra uma prática interdisciplinar de forma mais simples?
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196Q977900 | Sociologia, Professor de Educação Básica I, SME de João Pessoa PB, IDECAN, 2025

No debate contemporâneo acerca da função social da escola pública, múltiplas perspectivas se confrontam quanto à sua capacidade de promover a formação crítica, a equidade social e a reprodução ou transformação das estruturas sociais. Considerando os principais referenciais teóricos da sociologia da educação e da filosofia política contemporânea, identifique a correta caracterização da função social da escola pública no contexto atual.
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197Q977903 | Pedagogia, Principais Autores, Professor de Educação Básica I, SME de João Pessoa PB, IDECAN, 2025

Identifique a correta caracterização do processo de apropriação do sistema de escrita alfabético-ortográfico, à luz das contribuições teóricas de Emilia Ferreiro, Ana Teberosky e dos pressupostos da psicogênese da língua escrita.
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198Q977911 | Pedagogia, Professor de Educação Básica I, SME de João Pessoa PB, IDECAN, 2025

Dentre os objetos de estudo da Pedagogia, o conceito de currículo tem se transformado historicamente, refletindo as mudanças sociais, políticas e culturais de diferentes épocas. Da visão tradicional, centrada na transmissão de conteúdos, às abordagens críticas e pós-críticas, o currículo passou a ser entendido como construção social, cultural e política, articulada diretamente às práticas didáticas. Identifique, corretamente, uma concepção contemporânea de currículo articulada às tendências críticas.
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199Q889674 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Caconde SP, Avança SP, 2024

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, “a avaliação é compreendida pelos educadores como elemento integrador, entre a aprendizagem e o ensino, que envolve múltiplos aspectos”, destacados a seguir, exceto:

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200Q889676 | Pedagogia, PCN's, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Caconde SP, Avança SP, 2024

Sobre os ciclos de aprendizagem, em consonância com os Parâmetros Curriculares Nacionais, é impertinente afirmar:

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