Início Questões de Concursos Professor de Educação Básica I Resolva questões de Professor de Educação Básica I comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Professor de Educação Básica I Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 21Q327270 | Pedagogia, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Campinas SP, CETROSobre observação, registro e avaliação formativa, assinale a alternativa correta. ✂️ a) No que se refere à formação da identidade e ao desenvolvimento progressivo da independência e autonomia, deve-se ter em conta que não se trata de avaliar a criança, mas sim as situações de aprendizagem que foram oferecidas. Isso significa dizer que a expectativa em relação à aprendizagem da criança deve estar sempre vinculada às oportunidades e experiências que foram oferecidas a ela. ✂️ b) No que se refere à avaliação formativa, são apontadas aqui aprendizagens prioritárias para crianças até os três anos de idade: reconhecer o próprio nome, o nome de algumas crianças de seu grupo e dos adultos responsáveis por ele e valorizar algumas de suas conquistas pessoais. ✂️ c) A observação das formas de expressão das crianças, de suas capacidades de concentração e envolvimento nas atividades, de satisfação com sua própria produção e com suas pequenas conquistas é um instrumento de acompanhamento do trabalho que poderá ajudar na avaliação e no replanejamento da ação educativa. ✂️ d) A partir dos três e até os seis anos, pode-se esperar que as crianças manifestem suas preferências, seus desejos e desagrados, mas não que demonstrem o desejo de independência em relação aos adultos no que se refere às ações cotidianas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 22Q327204 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Professor de Educação Básica I, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão DF, CESPE CEBRASPEA respeito da gestão em educação e do projeto políticopedagógico (PPP), julgue os itens subseqüentes. A unicidade entre a teoria e a prática é um componente essencial da perspectiva emancipadora do PPP. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 23Q321644 | Pedagogia, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Campinas SP, CETROSobre a interação, assinale a alternativa correta. ✂️ a) O domínio da fala diversifica as modalidades de interação, favorecendo o intercâmbio de ideias, realidades e pontos de vista. A observação das interações espontâneas revela o quanto as crianças conversam entre si. É possível inventariar parcialmente os possíveis temas de conversa, pois o repertório é finito, refletindo vivências pessoais, desejos, fantasias, projetos, conhecimentos. ✂️ b) Dada a importância do diálogo na construção de conhecimento sobre si e sobre o outro, são aconselháveis situações em que a conversa seja o principal objetivo. ✂️ c) É recomendável que o professor guarde as conversas durante as atividades mais sistematizadas, tal como a realização de uma colagem, de um desenho, a redação de um texto ou leitura de um livro. ✂️ d) Em relação às regras, além de se manter a preocupação quanto à clareza e transparência na sua apresentação e à coerência das sanções, é preciso que o professor evite que as crianças participem do estabelecimento de regras que irão afetar-lhes diretamente. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 24Q326594 | Pedagogia, Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas, Professor de Educação Básica I, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão DF, CESPE CEBRASPEJulgue os itens de 86 a 91 de acordo com as concepções pedagógicas. A concepção liberal renovada não-diretiva tem em Maria Montessori uma de suas principais representantes e baseia-se no trabalho de estimulação da resolução de problemas. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 25Q335696 | Matemática, Cálculo Aritmético Aproximado, Professor de Educação Básica I, SEE SP, VUNESPUma fotografia retangular tem 20 cm de comprimento e 15 cm de largura. Uma outra fotografia também retangular tem 32 cm de comprimento, mas conserva a mesma razão entre o comprimento e a largura da primeira fotografia. Desse modo, a largura da segunda fotografia é de ✂️ a) 12 cm. ✂️ b) 18 cm. ✂️ c) 19 cm. ✂️ d) 24 cm. ✂️ e) 27 cm. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 26Q328973 | Pedagogia, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Campinas SP, CETROO ato de contar histórias é uma das atividades pedagógicas que compõem as ações didáticas desenvolvidas junto da Educação Infantil. Sobre o assunto, assinale a alternativa incorreta. ✂️ a) A organização de uma ação pedagógica, que permeia a leitura, propicia um ambiente adequado para o trabalho de leitura como processo de formação do leitor, como forma de aprendizado e descoberta do mundo, essa é a proposta na Educação Infantil, a leitura presente em temas de projetos, no planejamento semanal. ✂️ b) As histórias que compõem o repertório infantil tradicional são inesgotável fonte de informações culturais, as quais somam-se a sua vivência concreta. O Saci Pererê pode ser, por exemplo, uma personagem cujas aventuras façam parte da vida da criança sem que exista concretamente na realidade. ✂️ c) É fundamental que a professora conheça o texto da história, para que possa contá-la aos alunos com exatidão, utilizando um tom moderado, de forma que todos os alunos possam escutar de forma agradável. ✂️ d) Alguns critérios devem ser seguidos como: livros com poucos textos, linguagens simples, maior número de ilustrações, sendo essas grandes e sugestivas e que satisfaçam o desejo dos alunos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 27Q321877 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Professor de Educação Básica I, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão DF, CESPE CEBRASPEConsiderando os tipos de liderança e as relações humanas no trabalho, julgue os itens que se seguem. A empatia é muito desenvolvida no estilo democrático e pouco no estilo liberal. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 28Q320143 | Pedagogia, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Campinas SP, CETRODe acordo com o Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil, sobre a organização do tempo, assinale a alternativa correta. ✂️ a) Todas as atividades permanentes do grupo contribuem, de forma direta ou indireta, para a construção da identidade e o desenvolvimento da autonomia, uma vez que são competências que perpassam todas as vivências das crianças. ✂️ b) A oferta permanente de atividades diversificadas em um mesmo tempo e espaço é uma oportunidade de propiciar a escolha através do educador. ✂️ c) Organizar, todos os dias, atividades como cantos para desenhar, para ouvir música, para pintar, para olhar livros, para modelar, para jogos de regras etc., auxilia o desenvolvimento da autonomia, uma vez que são atividades individuais. ✂️ d) A arrumação da sala após uma atividade é um exemplo que contém várias ações que elas podem realizar sozinhas. Não é necessário considerar um tempo ao final de cada atividade dedicado para a arrumação visto que, para aprender a cooperar e perceber que a arrumação é algo da responsabilidade de todos, não se deve pressionar a criança. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 29Q327014 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Professor de Educação Básica I, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão DF, CESPE CEBRASPEJulgue os itens a seguir de acordo com as teorias tradicionais, críticas e pós-críticas de currículo. Os conceitos de ideologia, emancipação e reprodução cultural são próprios da teoria pós-crítica. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 30Q482668 | Geografia, Problemas e Catástrofes Ambientais, Professor de Educação Básica I, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão DF, CESPE CEBRASPEO largo espectro de problemas que permeia toda a discussão acerca da crise ambiental vivenciada atualmente pela humanidade remete a um ponto comum, a valorização do espaço geográfico. Trata-se do resgate da visão integradora da ciência geográfica como forma de entendimento de problemáticas ambientais de estruturas espaciais a elas subjacentes. Com relação às possibilidades da abordagem geográfica no tratamento da questão ambiental, julgue os itens subseqüentes. As dicotomias freqüentemente postas nas análises ambientais são acentuadas quando se aproxima a noção de ambiente ao próprio conceito de espaço geográfico. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 31Q325092 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Professor de Educação Básica I, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão DF, CESPE CEBRASPECom relação às bases psicológicas da aprendizagem, julgue os itens de 58 a 64. Para Piaget, a aprendizagem deve ser significativa, por meio de organizadores prévios para o desenvolvimento de conceitos subsunçores. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 32Q322941 | Pedagogia, Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas, Professor de Educação Básica I, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão DF, CESPE CEBRASPEJulgue os itens de 86 a 91 de acordo com as concepções pedagógicas. Freinet desenvolveu um trabalho significativo em relação à concretização da concepção progressista libertária. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 33Q482851 | Geografia, Clima e Domínios Morfoclimáticos, Professor de Educação Básica I, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão DF, CESPE CEBRASPEInúmeras são as relações dos elementos do clima nos processos naturais, assim como a sua interferência na elaboração do revestimento vegetal. A respeito dessa relação, julgue os itens de 96 a 100. Entre os domínios morfoclimáticos existentes no Brasil, o dos mares de morros são aqueles que recebem a menor quantidade de chuvas, conseqüentemente, são aqueles onde podem ser encontradas as plantas que desenvolvem mecanismos de adaptação à falta de chuvas. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 34Q339502 | Raciocínio Lógico, Análise Combinatória, Professor de Educação Básica I, SEE SP, VUNESPNo restaurante de uma escola que funciona todos os dias da semana, o cardápio inclui sempre pelo menos um legume nas refeições a pedido dos professores. O cardápio foi organizado prevendo que se ofereçam beterraba a cada cinco dias, cenoura a cada vinte dias e espinafre a cada doze dias. Se hoje esses três pratos foram oferecidos aos funcionários e estudantes da escola, é correto afirmar que a quantidade de dias que decorrerão até que os três itens apareçam novamente juntos no cardápio é ✂️ a) 1 200. ✂️ b) 251. ✂️ c) 220. ✂️ d) 60. ✂️ e) 31. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 35Q325947 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Professor de Educação Básica I, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão DF, CESPE CEBRASPECom relação à pesquisa participante como instrumento de ensinar e aprender, julgue os itens de 72 a 78. A fase de aplicação do plano de ação resultante da pesquisa é considerada a última etapa do processo. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 36Q327140 | Pedagogia, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Campinas SP, CETRONo primeiro dia da criança na instituição, a atenção do professor deve estar voltada para ela de maneira especial. A este respeito, analise as assertivas abaixo. I. Este dia deve ser muito bem planejado para que a criança possa ser bem acolhida. II. É recomendável receber poucas crianças por vez para que se possa atendê-las de forma individualizada. III. Quando o atendimento é de período integral, é recomendável que se estabeleça um processo gradual de inserção, ampliando o tempo de permanência de maneira que a criança vá se familiarizando aos poucos com o professor, com o espaço, com a rotina e com as outras crianças com as quais irá conviver. IV. O professor, ao planejar a melhor forma de organizar o ambiente nestes primeiros dias, não pode levar em consideração os gostos e preferências das crianças e repensar a rotina em função de sua chegada oferecendo-lhes atividades atrativas. ✂️ a) I, II, III e IV. ✂️ b) I, III e IV, apenas. ✂️ c) II e IV, apenas. ✂️ d) I, II e III, apenas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 37Q809621 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Professor de Educação Básica I, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão DF, CESPE CEBRASPEJulgue os itens de 31 a 35 de acordo com a Lei n.º 9.394/1996. O aproveitamento de estudos concluído com êxito é um dos critérios para verificação do rendimento escolar. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 38Q328809 | Pedagogia, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Campinas SP, CETROSobre o brincar, assinale a alternativa correta. ✂️ a) Para brincar, é preciso que as crianças tenham certa independência para escolher seus companheiros e os papéis que irão assumir no interior de um determinado tema enredo, cujos desenvolvimentos dependem unicamente da vontade de quem brinca. ✂️ b) A brincadeira é uma atividade humana na qual as crianças são introduzidas constituindo-se em um modo de assimilar e recriar a experiência sociocultural delas mesmas. ✂️ c) A brincadeira é a ponte que possibilita às crianças a ligação do real com o imaginário, distanciando seu contato com a realidade, fazendo com que elas criem seu próprio universo. ✂️ d) O brincar deve se constituir em atividade esporádica, sua constância dependerá dos interesses que as crianças apresentam nas diferentes faixas etárias. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 39Q320837 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Professor de Educação Básica I, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão DF, CESPE CEBRASPECom relação às bases psicológicas da aprendizagem, julgue os itens de 58 a 64. Para Gardner, tanto a inteligência como a aprendizagem são diversificadas e a presença mais evidenciada de uma inteligência não nega a existência de outra. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 40Q480895 | Geografia, Clima e Domínios Morfoclimáticos, Professor de Educação Básica I, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão DF, CESPE CEBRASPEInúmeras são as relações dos elementos do clima nos processos naturais, assim como a sua interferência na elaboração do revestimento vegetal. A respeito dessa relação, julgue os itens de 96 a 100. A predominância de formações florestais está em perfeita concordância com o caráter úmido da região Sul. Somente a ocorrência de formações campestres está em discordância com as condições pluviométricas da região. Os biogeógrafos acreditam que essa discordância ocorre em função da existência de um clima mais seco no passado. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDF← AnteriorPróximo →
21Q327270 | Pedagogia, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Campinas SP, CETROSobre observação, registro e avaliação formativa, assinale a alternativa correta. ✂️ a) No que se refere à formação da identidade e ao desenvolvimento progressivo da independência e autonomia, deve-se ter em conta que não se trata de avaliar a criança, mas sim as situações de aprendizagem que foram oferecidas. Isso significa dizer que a expectativa em relação à aprendizagem da criança deve estar sempre vinculada às oportunidades e experiências que foram oferecidas a ela. ✂️ b) No que se refere à avaliação formativa, são apontadas aqui aprendizagens prioritárias para crianças até os três anos de idade: reconhecer o próprio nome, o nome de algumas crianças de seu grupo e dos adultos responsáveis por ele e valorizar algumas de suas conquistas pessoais. ✂️ c) A observação das formas de expressão das crianças, de suas capacidades de concentração e envolvimento nas atividades, de satisfação com sua própria produção e com suas pequenas conquistas é um instrumento de acompanhamento do trabalho que poderá ajudar na avaliação e no replanejamento da ação educativa. ✂️ d) A partir dos três e até os seis anos, pode-se esperar que as crianças manifestem suas preferências, seus desejos e desagrados, mas não que demonstrem o desejo de independência em relação aos adultos no que se refere às ações cotidianas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
22Q327204 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Professor de Educação Básica I, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão DF, CESPE CEBRASPEA respeito da gestão em educação e do projeto políticopedagógico (PPP), julgue os itens subseqüentes. A unicidade entre a teoria e a prática é um componente essencial da perspectiva emancipadora do PPP. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
23Q321644 | Pedagogia, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Campinas SP, CETROSobre a interação, assinale a alternativa correta. ✂️ a) O domínio da fala diversifica as modalidades de interação, favorecendo o intercâmbio de ideias, realidades e pontos de vista. A observação das interações espontâneas revela o quanto as crianças conversam entre si. É possível inventariar parcialmente os possíveis temas de conversa, pois o repertório é finito, refletindo vivências pessoais, desejos, fantasias, projetos, conhecimentos. ✂️ b) Dada a importância do diálogo na construção de conhecimento sobre si e sobre o outro, são aconselháveis situações em que a conversa seja o principal objetivo. ✂️ c) É recomendável que o professor guarde as conversas durante as atividades mais sistematizadas, tal como a realização de uma colagem, de um desenho, a redação de um texto ou leitura de um livro. ✂️ d) Em relação às regras, além de se manter a preocupação quanto à clareza e transparência na sua apresentação e à coerência das sanções, é preciso que o professor evite que as crianças participem do estabelecimento de regras que irão afetar-lhes diretamente. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
24Q326594 | Pedagogia, Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas, Professor de Educação Básica I, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão DF, CESPE CEBRASPEJulgue os itens de 86 a 91 de acordo com as concepções pedagógicas. A concepção liberal renovada não-diretiva tem em Maria Montessori uma de suas principais representantes e baseia-se no trabalho de estimulação da resolução de problemas. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
25Q335696 | Matemática, Cálculo Aritmético Aproximado, Professor de Educação Básica I, SEE SP, VUNESPUma fotografia retangular tem 20 cm de comprimento e 15 cm de largura. Uma outra fotografia também retangular tem 32 cm de comprimento, mas conserva a mesma razão entre o comprimento e a largura da primeira fotografia. Desse modo, a largura da segunda fotografia é de ✂️ a) 12 cm. ✂️ b) 18 cm. ✂️ c) 19 cm. ✂️ d) 24 cm. ✂️ e) 27 cm. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
26Q328973 | Pedagogia, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Campinas SP, CETROO ato de contar histórias é uma das atividades pedagógicas que compõem as ações didáticas desenvolvidas junto da Educação Infantil. Sobre o assunto, assinale a alternativa incorreta. ✂️ a) A organização de uma ação pedagógica, que permeia a leitura, propicia um ambiente adequado para o trabalho de leitura como processo de formação do leitor, como forma de aprendizado e descoberta do mundo, essa é a proposta na Educação Infantil, a leitura presente em temas de projetos, no planejamento semanal. ✂️ b) As histórias que compõem o repertório infantil tradicional são inesgotável fonte de informações culturais, as quais somam-se a sua vivência concreta. O Saci Pererê pode ser, por exemplo, uma personagem cujas aventuras façam parte da vida da criança sem que exista concretamente na realidade. ✂️ c) É fundamental que a professora conheça o texto da história, para que possa contá-la aos alunos com exatidão, utilizando um tom moderado, de forma que todos os alunos possam escutar de forma agradável. ✂️ d) Alguns critérios devem ser seguidos como: livros com poucos textos, linguagens simples, maior número de ilustrações, sendo essas grandes e sugestivas e que satisfaçam o desejo dos alunos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
27Q321877 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Professor de Educação Básica I, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão DF, CESPE CEBRASPEConsiderando os tipos de liderança e as relações humanas no trabalho, julgue os itens que se seguem. A empatia é muito desenvolvida no estilo democrático e pouco no estilo liberal. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
28Q320143 | Pedagogia, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Campinas SP, CETRODe acordo com o Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil, sobre a organização do tempo, assinale a alternativa correta. ✂️ a) Todas as atividades permanentes do grupo contribuem, de forma direta ou indireta, para a construção da identidade e o desenvolvimento da autonomia, uma vez que são competências que perpassam todas as vivências das crianças. ✂️ b) A oferta permanente de atividades diversificadas em um mesmo tempo e espaço é uma oportunidade de propiciar a escolha através do educador. ✂️ c) Organizar, todos os dias, atividades como cantos para desenhar, para ouvir música, para pintar, para olhar livros, para modelar, para jogos de regras etc., auxilia o desenvolvimento da autonomia, uma vez que são atividades individuais. ✂️ d) A arrumação da sala após uma atividade é um exemplo que contém várias ações que elas podem realizar sozinhas. Não é necessário considerar um tempo ao final de cada atividade dedicado para a arrumação visto que, para aprender a cooperar e perceber que a arrumação é algo da responsabilidade de todos, não se deve pressionar a criança. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
29Q327014 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Professor de Educação Básica I, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão DF, CESPE CEBRASPEJulgue os itens a seguir de acordo com as teorias tradicionais, críticas e pós-críticas de currículo. Os conceitos de ideologia, emancipação e reprodução cultural são próprios da teoria pós-crítica. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
30Q482668 | Geografia, Problemas e Catástrofes Ambientais, Professor de Educação Básica I, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão DF, CESPE CEBRASPEO largo espectro de problemas que permeia toda a discussão acerca da crise ambiental vivenciada atualmente pela humanidade remete a um ponto comum, a valorização do espaço geográfico. Trata-se do resgate da visão integradora da ciência geográfica como forma de entendimento de problemáticas ambientais de estruturas espaciais a elas subjacentes. Com relação às possibilidades da abordagem geográfica no tratamento da questão ambiental, julgue os itens subseqüentes. As dicotomias freqüentemente postas nas análises ambientais são acentuadas quando se aproxima a noção de ambiente ao próprio conceito de espaço geográfico. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
31Q325092 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Professor de Educação Básica I, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão DF, CESPE CEBRASPECom relação às bases psicológicas da aprendizagem, julgue os itens de 58 a 64. Para Piaget, a aprendizagem deve ser significativa, por meio de organizadores prévios para o desenvolvimento de conceitos subsunçores. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
32Q322941 | Pedagogia, Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas, Professor de Educação Básica I, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão DF, CESPE CEBRASPEJulgue os itens de 86 a 91 de acordo com as concepções pedagógicas. Freinet desenvolveu um trabalho significativo em relação à concretização da concepção progressista libertária. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
33Q482851 | Geografia, Clima e Domínios Morfoclimáticos, Professor de Educação Básica I, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão DF, CESPE CEBRASPEInúmeras são as relações dos elementos do clima nos processos naturais, assim como a sua interferência na elaboração do revestimento vegetal. A respeito dessa relação, julgue os itens de 96 a 100. Entre os domínios morfoclimáticos existentes no Brasil, o dos mares de morros são aqueles que recebem a menor quantidade de chuvas, conseqüentemente, são aqueles onde podem ser encontradas as plantas que desenvolvem mecanismos de adaptação à falta de chuvas. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
34Q339502 | Raciocínio Lógico, Análise Combinatória, Professor de Educação Básica I, SEE SP, VUNESPNo restaurante de uma escola que funciona todos os dias da semana, o cardápio inclui sempre pelo menos um legume nas refeições a pedido dos professores. O cardápio foi organizado prevendo que se ofereçam beterraba a cada cinco dias, cenoura a cada vinte dias e espinafre a cada doze dias. Se hoje esses três pratos foram oferecidos aos funcionários e estudantes da escola, é correto afirmar que a quantidade de dias que decorrerão até que os três itens apareçam novamente juntos no cardápio é ✂️ a) 1 200. ✂️ b) 251. ✂️ c) 220. ✂️ d) 60. ✂️ e) 31. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
35Q325947 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Professor de Educação Básica I, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão DF, CESPE CEBRASPECom relação à pesquisa participante como instrumento de ensinar e aprender, julgue os itens de 72 a 78. A fase de aplicação do plano de ação resultante da pesquisa é considerada a última etapa do processo. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
36Q327140 | Pedagogia, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Campinas SP, CETRONo primeiro dia da criança na instituição, a atenção do professor deve estar voltada para ela de maneira especial. A este respeito, analise as assertivas abaixo. I. Este dia deve ser muito bem planejado para que a criança possa ser bem acolhida. II. É recomendável receber poucas crianças por vez para que se possa atendê-las de forma individualizada. III. Quando o atendimento é de período integral, é recomendável que se estabeleça um processo gradual de inserção, ampliando o tempo de permanência de maneira que a criança vá se familiarizando aos poucos com o professor, com o espaço, com a rotina e com as outras crianças com as quais irá conviver. IV. O professor, ao planejar a melhor forma de organizar o ambiente nestes primeiros dias, não pode levar em consideração os gostos e preferências das crianças e repensar a rotina em função de sua chegada oferecendo-lhes atividades atrativas. ✂️ a) I, II, III e IV. ✂️ b) I, III e IV, apenas. ✂️ c) II e IV, apenas. ✂️ d) I, II e III, apenas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
37Q809621 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Professor de Educação Básica I, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão DF, CESPE CEBRASPEJulgue os itens de 31 a 35 de acordo com a Lei n.º 9.394/1996. O aproveitamento de estudos concluído com êxito é um dos critérios para verificação do rendimento escolar. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
38Q328809 | Pedagogia, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Campinas SP, CETROSobre o brincar, assinale a alternativa correta. ✂️ a) Para brincar, é preciso que as crianças tenham certa independência para escolher seus companheiros e os papéis que irão assumir no interior de um determinado tema enredo, cujos desenvolvimentos dependem unicamente da vontade de quem brinca. ✂️ b) A brincadeira é uma atividade humana na qual as crianças são introduzidas constituindo-se em um modo de assimilar e recriar a experiência sociocultural delas mesmas. ✂️ c) A brincadeira é a ponte que possibilita às crianças a ligação do real com o imaginário, distanciando seu contato com a realidade, fazendo com que elas criem seu próprio universo. ✂️ d) O brincar deve se constituir em atividade esporádica, sua constância dependerá dos interesses que as crianças apresentam nas diferentes faixas etárias. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
39Q320837 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Professor de Educação Básica I, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão DF, CESPE CEBRASPECom relação às bases psicológicas da aprendizagem, julgue os itens de 58 a 64. Para Gardner, tanto a inteligência como a aprendizagem são diversificadas e a presença mais evidenciada de uma inteligência não nega a existência de outra. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
40Q480895 | Geografia, Clima e Domínios Morfoclimáticos, Professor de Educação Básica I, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão DF, CESPE CEBRASPEInúmeras são as relações dos elementos do clima nos processos naturais, assim como a sua interferência na elaboração do revestimento vegetal. A respeito dessa relação, julgue os itens de 96 a 100. A predominância de formações florestais está em perfeita concordância com o caráter úmido da região Sul. Somente a ocorrência de formações campestres está em discordância com as condições pluviométricas da região. Os biogeógrafos acreditam que essa discordância ocorre em função da existência de um clima mais seco no passado. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro