Questões de Concursos Professor de Educação Básica I

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21Q954719 | Conhecimentos Gerais, Movimentos Sociais, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Sertãozinho SP, VUNESP, 2025

O racismo abrange, além do preconceito, hostilidade, discriminação, segregação e outras ações negativas manifestadas em relação a um grupo racial/étnico.

Nas palavras exatas de Cavalleiro (2001), o racismo revela-se basicamente em três níveis:
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22Q954720 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Sertãozinho SP, VUNESP, 2025

De acordo com Lei no 9.394/1996 (LDB), artigo 13, os docentes incumbir-se-ão de, entre outros:
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23Q954721 | Pedagogia, A Organização do Tempo e do Espaço na Educação Infantil, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Sertãozinho SP, VUNESP, 2025

Conforme a Resolução CNE/CEB no 05/2009, artigo 8o , as propostas pedagógicas das instituições de educação infantil deverão prever condições para o trabalho coletivo e para a organização de materiais, espaços e tempos que assegurem, entre outros,
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24Q954722 | Pedagogia, Educação das Relações Étnico Raciais, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Sertãozinho SP, VUNESP, 2025

Conforme a Resolução CNE/CP no 01/2004, artigo 2o , as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africanas constituem-se de orientações, princípios e fundamentos para o planejamento, execução e avaliação da Educação, e têm por meta promover a educação de cidadãos
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25Q954723 | Pedagogia, Educação, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Sertãozinho SP, VUNESP, 2025

Conforme a Resolução CNE/CEB no 04/2010, artigo 9o , a escola de qualidade social adota como centralidade o estudante e a aprendizagem, o que pressupõe atendimento ao seguinte requisito, entre outros:
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26Q954724 | Pedagogia, Educação Especial, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Sertãozinho SP, VUNESP, 2025

Com relação ao Atendimento Educacional Especializado (AEE), assinale a alternativa que apresenta uma informação correta, de acordo como a Resolução CNE/CEB no 4/2009.
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27Q956004 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Silveiras SP, AGIRH, 2025

Julgue as seguintes afirmativas:

I. Um ensino de qualidade, que busca formar cidadãos capazes de interferir criticamente na realidade para transformá-la, deve também contemplar o desenvolvimento de capacidades que possibilitem adaptações às complexas condições e alternativas de trabalho que temos hoje e a lidar com a rapidez na produção e na circulação de novos conhecimentos e informações, que têm sido avassaladores e crescentes.
II. A formação escolar deve possibilitar aos alunos condições para desenvolver competência e consciência profissional, mas não restringir-se ao ensino de habilidades imediatamente demandadas pelo mercado de trabalho.
III. As escolas brasileiras, para exercerem a função social, precisam possibilitar o cultivo dos bens culturais e sociais, considerando as expectativas e as necessidades dos alunos, dos pais, dos membros da comunidade, dos professores, enfim, dos envolvidos diretamente no processo educativo.

São corretas as afirmativas:
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28Q954725 | Pedagogia, Educação de Jovens e Adultos – ENCEJA E PROEJA – Decretos e portarias, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Sertãozinho SP, VUNESP, 2025

Conforme a Resolução CNE/CEB 07/2010, artigo 44, a Educação de Jovens e Adultos, voltada para a garantia de formação integral, da alfabetização às diferentes etapas da escolarização ao longo da vida, inclusive àqueles em situação de privação de liberdade, é pautada pela inclusão e pela qualidade social e requer, entre outros:
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29Q956005 | Pedagogia, Função Social da Escola e Compromisso Social do Educador, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Silveiras SP, AGIRH, 2025

São atitudes da escola preocupada em fazer com que os alunos desenvolvam capacidades, EXCETO:
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30Q954726 | Pedagogia, Lei nº 8069 de 1990, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Sertãozinho SP, VUNESP, 2025

Conforme a Lei no 8.069/1990, artigo 133, para a candidatura a membro do Conselho Tutelar, será exigido o seguinte requisito, entre outros:
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31Q956006 | Pedagogia, Modalidades da Avaliação, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Silveiras SP, AGIRH, 2025

Sobre a avaliação investigativa inicial pode-se afirmar que:
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32Q956007 | Estatuto da Pessoa com Deficiência PCD, Tecnologia Assistiva e Direito à Participação, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Silveiras SP, AGIRH, 2025

De acordo com a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência: “A __________ é direito que garante à pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida viver de forma independente e exercer seus direitos de cidadania e de participação social.” Preenche corretamente a lacuna:
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33Q956008 | Direito da Criança e do Adolescente ECA, Direito à Educação, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Silveiras SP, AGIRH, 2025

O filho de Luiz tem 4 anos e é surdo. Seu pai não sabe se poderá matriculá-lo em uma escola regular de seu bairro em Silveiras”. Sobre a situação narrada, segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), analise as afirmativas a seguir.

I. O ECA estabelece que as crianças com deficiência devem ser matriculadas exclusivamente em escolas especializadas.
II. O ECA assegura o atendimento das crianças com deficiência preferencialmente na rede regular de ensino.
III. O ECA deixa a cargo de cada escola definir sobre o atendimento às crianças com deficiência.

Está correto o que se afirma em:
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34Q956009 | Direito da Criança e do Adolescente ECA, Direitos Fundamentais no ECA, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Silveiras SP, AGIRH, 2025

Assinale a afirmativa INCORRETA de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente:
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36Q956011 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Silveiras SP, AGIRH, 2025

Assinale a alternativa incorreta sobre a teoria de aprendizagem de Vygotsky.
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37Q987076 | Português, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Jarinu SP, IBADE, 2025

Texto associado.

TEXTO I


Inclusão não é favor, é direito


A escola que exclui é a escola que não compreende o seu papel social. Incluir não é colocar o “diferente” no mesmo espaço do “normal” para cumprir uma formalidade institucional. Incluir é transformar a escola para que ela atenda a todos, independentemente de suas condições físicas, cognitivas, sociais ou emocionais.


A inclusão requer mais do que rampas e intérpretes. Requer escuta ativa, práticas pedagógicas flexíveis, formação permanente de educadores e ruptura com a lógica da homogeneização. O diferente não é problema; é oportunidade de aprender e ensinar de outras formas.


Quando a escola se torna um espaço verdadeiramente inclusivo, ela cumpre sua missão de formar cidadãos plenos, conscientes de sua dignidade e do direito de todos à educação. A inclusão, portanto, não é um favor: é um direito — e como tal, deve ser garantido com compromisso, sensibilidade e responsabilidade coletiva.


Autor: José Pacheco(educador português radicado no Brasil, idealizador da Escola da Ponte – Texto adaptado)

Qual é a ideia principal do texto?

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38Q987077 | Português, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Jarinu SP, IBADE, 2025

Texto associado.

TEXTO I


Inclusão não é favor, é direito


A escola que exclui é a escola que não compreende o seu papel social. Incluir não é colocar o “diferente” no mesmo espaço do “normal” para cumprir uma formalidade institucional. Incluir é transformar a escola para que ela atenda a todos, independentemente de suas condições físicas, cognitivas, sociais ou emocionais.


A inclusão requer mais do que rampas e intérpretes. Requer escuta ativa, práticas pedagógicas flexíveis, formação permanente de educadores e ruptura com a lógica da homogeneização. O diferente não é problema; é oportunidade de aprender e ensinar de outras formas.


Quando a escola se torna um espaço verdadeiramente inclusivo, ela cumpre sua missão de formar cidadãos plenos, conscientes de sua dignidade e do direito de todos à educação. A inclusão, portanto, não é um favor: é um direito — e como tal, deve ser garantido com compromisso, sensibilidade e responsabilidade coletiva.


Autor: José Pacheco(educador português radicado no Brasil, idealizador da Escola da Ponte – Texto adaptado)

No texto “Inclusão não é favor, é direito.” a argumentação do autor se baseia principalmente em:
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39Q987078 | Português, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Jarinu SP, IBADE, 2025

Texto associado.

TEXTO I


Inclusão não é favor, é direito


A escola que exclui é a escola que não compreende o seu papel social. Incluir não é colocar o “diferente” no mesmo espaço do “normal” para cumprir uma formalidade institucional. Incluir é transformar a escola para que ela atenda a todos, independentemente de suas condições físicas, cognitivas, sociais ou emocionais.


A inclusão requer mais do que rampas e intérpretes. Requer escuta ativa, práticas pedagógicas flexíveis, formação permanente de educadores e ruptura com a lógica da homogeneização. O diferente não é problema; é oportunidade de aprender e ensinar de outras formas.


Quando a escola se torna um espaço verdadeiramente inclusivo, ela cumpre sua missão de formar cidadãos plenos, conscientes de sua dignidade e do direito de todos à educação. A inclusão, portanto, não é um favor: é um direito — e como tal, deve ser garantido com compromisso, sensibilidade e responsabilidade coletiva.


Autor: José Pacheco(educador português radicado no Brasil, idealizador da Escola da Ponte – Texto adaptado)

No texto “Inclusão não é favor, é direito”, no trecho “O diferente não é problema; é oportunidade de aprender e ensinar de outras formas”, o autor quer dizer que:
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40Q987079 | Português, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Jarinu SP, IBADE, 2025

Texto associado.

TEXTO I


Inclusão não é favor, é direito


A escola que exclui é a escola que não compreende o seu papel social. Incluir não é colocar o “diferente” no mesmo espaço do “normal” para cumprir uma formalidade institucional. Incluir é transformar a escola para que ela atenda a todos, independentemente de suas condições físicas, cognitivas, sociais ou emocionais.


A inclusão requer mais do que rampas e intérpretes. Requer escuta ativa, práticas pedagógicas flexíveis, formação permanente de educadores e ruptura com a lógica da homogeneização. O diferente não é problema; é oportunidade de aprender e ensinar de outras formas.


Quando a escola se torna um espaço verdadeiramente inclusivo, ela cumpre sua missão de formar cidadãos plenos, conscientes de sua dignidade e do direito de todos à educação. A inclusão, portanto, não é um favor: é um direito — e como tal, deve ser garantido com compromisso, sensibilidade e responsabilidade coletiva.


Autor: José Pacheco(educador português radicado no Brasil, idealizador da Escola da Ponte – Texto adaptado)

Com base nas ideias apresentadas no texto I “Inclusão não é favor, é direito”, qual alternativa apresenta a conclusão do autor?
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