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Questões de Concursos Professor de Educação Básica I

Resolva questões de Professor de Educação Básica I comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


201Q987080 | Português, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Jarinu SP, IBADE, 2025

Texto associado.

TEXTO I


Inclusão não é favor, é direito


A escola que exclui é a escola que não compreende o seu papel social. Incluir não é colocar o “diferente” no mesmo espaço do “normal” para cumprir uma formalidade institucional. Incluir é transformar a escola para que ela atenda a todos, independentemente de suas condições físicas, cognitivas, sociais ou emocionais.


A inclusão requer mais do que rampas e intérpretes. Requer escuta ativa, práticas pedagógicas flexíveis, formação permanente de educadores e ruptura com a lógica da homogeneização. O diferente não é problema; é oportunidade de aprender e ensinar de outras formas.


Quando a escola se torna um espaço verdadeiramente inclusivo, ela cumpre sua missão de formar cidadãos plenos, conscientes de sua dignidade e do direito de todos à educação. A inclusão, portanto, não é um favor: é um direito — e como tal, deve ser garantido com compromisso, sensibilidade e responsabilidade coletiva.


Autor: José Pacheco(educador português radicado no Brasil, idealizador da Escola da Ponte – Texto adaptado)

Segundo as ideias desenvolvidas no texto I “Inclusão não é favor, é direito”, é correto afirmar que:
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202Q987099 | Pedagogia, Planejamento Educacional, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Jarinu SP, IBADE, 2025

Qual a principal função do planejamento dentro do processo didático pedagógico?
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203Q977883 | Português, Professor de Educação Básica I, SME de João Pessoa PB, IDECAN, 2025

Texto associado.
O SANTO GRAAL DE QUEM SE BASTA

Nunca fui ao cinema só comigo. Isso me leva à elaboração de uma teoria: as pessoas mais bem resolvidas são aquelas que se bastam. Essas criaturas independentes viajam sozinhas para qualquer destino, longe ou perto, sem ninguém para compartilhar as impressões sobre os lugares visitados. Não esperam companhia para assistir a um filme nem para experimentar algo novo no menu do restaurante — o preferido ou o recém-inaugurado.

Confesso certa inveja desses seres felizes, livres por natureza, capazes de se reinventar quantas vezes desejarem. Eles apenas se permitem, não precisam caminhar de braço dado, não pedem licença para viver. Falam o que pensam, fazem o que decidem, exercem os seus direitos de escolha com total convicção. Admiro esse modo de existir, eu, que, na ausência de interlocutores, faço comentários em voz alta. E rotineiramente me salvo de tais circunstâncias ao recorrer à escrita, em que anoto as minhas conversas internas sem temer causar estranheza, caso me ouçam.

Ocorre-me agora uma outra característica dessa gente singular: não se importar com a opinião alheia. E, ao contrário do que você possa imaginar, são personalidades fraternas, solidárias, amigos maravilhosos, solícitos, gentis. Preocupam-se com quem convivem, são empáticos com os desconhecidos. Espero que haja muitos deles espalhados pelo mundo e que, ao longo da leitura desta crônica, a descrição tenha correspondido à realidade de maneira a arrancar um “tenho uma colega assim” ou “esse é exatamente o meu irmão”.

Talvez no futuro venhamos a descobrir o segredo tão bem guardado por eles, tesouro mais valioso do que o Santo Graal, fonte da juventude eterna. Talvez um dia sejamos todos nós imunes à solidão.

Marília Lovatel, OP+. Colunistas. Publicado 18:00 | 29 de Mar de 2025.
A oração ressaltada em “[...] fazem o que decidem [...]” é tipificada como
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204Q977884 | Português, Professor de Educação Básica I, SME de João Pessoa PB, IDECAN, 2025

Texto associado.
O SANTO GRAAL DE QUEM SE BASTA

Nunca fui ao cinema só comigo. Isso me leva à elaboração de uma teoria: as pessoas mais bem resolvidas são aquelas que se bastam. Essas criaturas independentes viajam sozinhas para qualquer destino, longe ou perto, sem ninguém para compartilhar as impressões sobre os lugares visitados. Não esperam companhia para assistir a um filme nem para experimentar algo novo no menu do restaurante — o preferido ou o recém-inaugurado.

Confesso certa inveja desses seres felizes, livres por natureza, capazes de se reinventar quantas vezes desejarem. Eles apenas se permitem, não precisam caminhar de braço dado, não pedem licença para viver. Falam o que pensam, fazem o que decidem, exercem os seus direitos de escolha com total convicção. Admiro esse modo de existir, eu, que, na ausência de interlocutores, faço comentários em voz alta. E rotineiramente me salvo de tais circunstâncias ao recorrer à escrita, em que anoto as minhas conversas internas sem temer causar estranheza, caso me ouçam.

Ocorre-me agora uma outra característica dessa gente singular: não se importar com a opinião alheia. E, ao contrário do que você possa imaginar, são personalidades fraternas, solidárias, amigos maravilhosos, solícitos, gentis. Preocupam-se com quem convivem, são empáticos com os desconhecidos. Espero que haja muitos deles espalhados pelo mundo e que, ao longo da leitura desta crônica, a descrição tenha correspondido à realidade de maneira a arrancar um “tenho uma colega assim” ou “esse é exatamente o meu irmão”.

Talvez no futuro venhamos a descobrir o segredo tão bem guardado por eles, tesouro mais valioso do que o Santo Graal, fonte da juventude eterna. Talvez um dia sejamos todos nós imunes à solidão.

Marília Lovatel, OP+. Colunistas. Publicado 18:00 | 29 de Mar de 2025.
“[...] o preferido ou o recém-inaugurado.”
Assim como em recém-inaugurado, há uma palavra formada corretamente, por hifenização, realçada na alternativa
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205Q910892 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Miraí MG, Instituto Access, 2024

De acordo com a Lei nº 9.394/1996 que estabelece a lei de diretrizes e bases da educação nacional, a educação infantil será oferecida em:
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206Q889659 | Informática, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Caconde SP, Avança SP, 2024

No escritório, João é responsável por imprimir um relatório mensal importante para a diretoria. Ele utiliza um checklist para confirmar que as informações estão atualizadas, o papel está carregado corretamente, a impressora está configurada para imprimir em cores e os números de página estão corretos. Analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa que contenham ações para se obter uma impressão de qualidade.

I – Verifique se a impressora está corretamente conectada ao computador via cabo USB, Wi-Fi ou rede. Certifique-se de que a impressora esteja online.

II – Não é necessário alinhar corretamente o papel na bandeja; a impressora ajustará automaticamente.

III – Verifique as configurações de impressão, como qualidade, orientação (retrato ou paisagem), tamanho do papel e margens. Ajuste conforme necessário.

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207Q900216 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Cubati PB, CONTEMAX, 2024

A educação inclusiva no Brasil busca integrar todos os alunos, independentemente de suas características e necessidades, ao sistema educacional regular. Com base na Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, qual é o princípio fundamental para garantir o acesso, a permanência e a participação de estudantes com deficiência em escolas regulares, promovendo uma aprendizagem significativa?
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208Q900223 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Cubati PB, CONTEMAX, 2024

A utilização de tecnologias digitais no processo de alfabetização pode ampliar as possibilidades de ensino e aprendizagem. De que forma a tecnologia pode ser usada a favor da alfabetização nas escolas públicas?
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209Q1023923 | Inglês, Preposições Prepositions, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Juquitiba SP, Avança SP, 2024

Regarding the use of prepositions related to time in English, analyze the following sentences:

I - I have an important meeting ______ Monday morning, so I can't stay out too late on Sunday.

II - The concert is scheduled to start ______ 7:30 PM, so make sure to arrive early.

III - We usually go for a walk in the park _____ the evening, just before sunset.

IV - The museum is closed _____ Mondays, so we'll have to visit on another day.

V - My birthday is _____ March 15, and I'm planning a small celebration with friends.

Select the option that correctly fills in the blanks.

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210Q987092 | Pedagogia, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Jarinu SP, IBADE, 2025

Em relação à Educação Lúdica, qual das seguintes afirmações é correta?
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211Q987096 | Pedagogia, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Jarinu SP, IBADE, 2025

Segundo o Art. 2º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), qual é a principal finalidade atribuída à educação?
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212Q977882 | Português, Sintaxe, Professor de Educação Básica I, SME de João Pessoa PB, IDECAN, 2025

Texto associado.
O SANTO GRAAL DE QUEM SE BASTA

Nunca fui ao cinema só comigo. Isso me leva à elaboração de uma teoria: as pessoas mais bem resolvidas são aquelas que se bastam. Essas criaturas independentes viajam sozinhas para qualquer destino, longe ou perto, sem ninguém para compartilhar as impressões sobre os lugares visitados. Não esperam companhia para assistir a um filme nem para experimentar algo novo no menu do restaurante — o preferido ou o recém-inaugurado.

Confesso certa inveja desses seres felizes, livres por natureza, capazes de se reinventar quantas vezes desejarem. Eles apenas se permitem, não precisam caminhar de braço dado, não pedem licença para viver. Falam o que pensam, fazem o que decidem, exercem os seus direitos de escolha com total convicção. Admiro esse modo de existir, eu, que, na ausência de interlocutores, faço comentários em voz alta. E rotineiramente me salvo de tais circunstâncias ao recorrer à escrita, em que anoto as minhas conversas internas sem temer causar estranheza, caso me ouçam.

Ocorre-me agora uma outra característica dessa gente singular: não se importar com a opinião alheia. E, ao contrário do que você possa imaginar, são personalidades fraternas, solidárias, amigos maravilhosos, solícitos, gentis. Preocupam-se com quem convivem, são empáticos com os desconhecidos. Espero que haja muitos deles espalhados pelo mundo e que, ao longo da leitura desta crônica, a descrição tenha correspondido à realidade de maneira a arrancar um “tenho uma colega assim” ou “esse é exatamente o meu irmão”.

Talvez no futuro venhamos a descobrir o segredo tão bem guardado por eles, tesouro mais valioso do que o Santo Graal, fonte da juventude eterna. Talvez um dia sejamos todos nós imunes à solidão.

Marília Lovatel, OP+. Colunistas. Publicado 18:00 | 29 de Mar de 2025.
Atente-se aos elementos conectores enumerados a seguir, de modo a assinalar o item correto em se tratando da função que desempenham nos contextos seguintes.

• “[...] as pessoas mais bem resolvidas são aquelas que1 se bastam.”
• [...] e que2 , ao longo da leitura desta crônica, a descrição tenha correspondido à realidade [...]
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213Q987101 | Pedagogia, Aspectos Sociológicos da Educação, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Jarinu SP, IBADE, 2025

Qual das seguintes afirmações melhor descreve a importância do trabalho coletivo como princípio educativo?
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214Q977886 | Português, Morfologia, Professor de Educação Básica I, SME de João Pessoa PB, IDECAN, 2025

Texto associado.
O SANTO GRAAL DE QUEM SE BASTA

Nunca fui ao cinema só comigo. Isso me leva à elaboração de uma teoria: as pessoas mais bem resolvidas são aquelas que se bastam. Essas criaturas independentes viajam sozinhas para qualquer destino, longe ou perto, sem ninguém para compartilhar as impressões sobre os lugares visitados. Não esperam companhia para assistir a um filme nem para experimentar algo novo no menu do restaurante — o preferido ou o recém-inaugurado.

Confesso certa inveja desses seres felizes, livres por natureza, capazes de se reinventar quantas vezes desejarem. Eles apenas se permitem, não precisam caminhar de braço dado, não pedem licença para viver. Falam o que pensam, fazem o que decidem, exercem os seus direitos de escolha com total convicção. Admiro esse modo de existir, eu, que, na ausência de interlocutores, faço comentários em voz alta. E rotineiramente me salvo de tais circunstâncias ao recorrer à escrita, em que anoto as minhas conversas internas sem temer causar estranheza, caso me ouçam.

Ocorre-me agora uma outra característica dessa gente singular: não se importar com a opinião alheia. E, ao contrário do que você possa imaginar, são personalidades fraternas, solidárias, amigos maravilhosos, solícitos, gentis. Preocupam-se com quem convivem, são empáticos com os desconhecidos. Espero que haja muitos deles espalhados pelo mundo e que, ao longo da leitura desta crônica, a descrição tenha correspondido à realidade de maneira a arrancar um “tenho uma colega assim” ou “esse é exatamente o meu irmão”.

Talvez no futuro venhamos a descobrir o segredo tão bem guardado por eles, tesouro mais valioso do que o Santo Graal, fonte da juventude eterna. Talvez um dia sejamos todos nós imunes à solidão.

Marília Lovatel, OP+. Colunistas. Publicado 18:00 | 29 de Mar de 2025.
“Talvez no futuro venhamos a descobrir o segredo tão bem guardado por eles”
Somente a forma verbal em destaque, transposta para a segunda pessoa do plural do pretérito-mais-que-perfeito do indicativo, está corretamente estruturada em
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215Q977889 | Pedagogia, Professor de Educação Básica I, SME de João Pessoa PB, IDECAN, 2025

Instituído pela Lei nº 13.005/2014 e prorrogado pela Lei 14.934/2024, o Plano Nacional de Educação (PNE) busca, dentre suas diretrizes, a formação para o trabalho e para a cidadania, com ênfase nos valores morais e éticos em que se fundamenta a sociedade. De acordo com as leis em questão, a execução do PNE e o cumprimento de suas metas são objeto de monitoramento contínuo e de avaliações periódicas, realizados por:
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216Q977914 | Pedagogia, Educação Infantil, Professor de Educação Básica I, SME de João Pessoa PB, IDECAN, 2025

No contexto da Educação Infantil, as Ciências da Natureza integram-se de modo transdisciplinar, respeitando a especificidade do desenvolvimento da criança e o caráter investigativo das aprendizagens nessa etapa. Identifique a correta caracterização dos objetos de conhecimento das Ciências da Natureza na Educação Infantil, conforme os marcos normativos e conceituais que orientam a prática pedagógica.
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217Q977916 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Professor de Educação Básica I, SME de João Pessoa PB, IDECAN, 2025

Considerando as bases conceituais e as práticas pedagógicas contemporâneas da Educação Inclusiva, marque corretamente um princípio e uma metodologia coerentes com a efetivação de uma educação para todos.
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218Q889662 | Pedagogia, Alfabetização e Letramento, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Caconde SP, Avança SP, 2024

A utilização dos diversos gêneros discursivos tem como objetivo, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, prover o ensino para a prática de leitura e escrita. Dentro dessa sistemática, observa-se que tal ação está associada de forma mais incisiva a um tipo de reflexão, assinale-o:

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219Q889667 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Caconde SP, Avança SP, 2024

A inclusão da pessoa com deficiência na sociedade demanda uma série de ações como, por exemplo, a eliminação das barreiras responsáveis por impedir sua participação social nos diferentes contextos existentes. Há muitas barreiras que precisam ser compreendidas para serem vencidas, logo é importante entender o conceito de cada uma delas. Nesse sentido, complete o enunciado a seguir com o tipo de barreira correspondente.

___________________ são as existentes nas vias e nos espaços públicos e privados abertos ao público ou de uso coletivo.

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220Q954720 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Sertãozinho SP, VUNESP, 2025

De acordo com Lei no 9.394/1996 (LDB), artigo 13, os docentes incumbir-se-ão de, entre outros:
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