Início

Questões de Concursos Professor de Educação Básica I

Resolva questões de Professor de Educação Básica I comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


221Q900221 | Pedagogia, Alfabetização e Letramento, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Cubati PB, CONTEMAX, 2024

A alfabetização nas escolas públicas contemporâneas vai além de ensinar a ler e escrever. Ela também desempenha uma função social significativa, contribuindo para a formaçãocidadã e crítica dos alunos. Qual é o papel fundamental da alfabetização na sociedade atual?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

222Q987090 | Pedagogia, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Jarinu SP, IBADE, 2025

Qual das seguintes afirmações descreve a importância de ambientes de aprendizagem ricos e recursos instrucionais diversificados?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

223Q987100 | Direito da Criança e do Adolescente ECA, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Jarinu SP, IBADE, 2025

Sobre um dos objetivos da socioeducação, é correto afirmar que é um conjunto de ações voltadas para:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

224Q977910 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Professor de Educação Básica I, SME de João Pessoa PB, IDECAN, 2025

O debate no campo da Pedagogia na contemporaneidade visa superar a fragmentação do conhecimento e conduz à reflexão sobre os conceitos importantes como, por exemplo, a interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade. Tais perspectivas propõem reorganizações curriculares e metodológicas que ultrapassam as fronteiras tradicionais das disciplinas, em busca de uma compreensão mais ampla e integrada dos fenômenos. Desse modo, podemos considerar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

225Q889663 | Pedagogia, Plano Nacional de Educação PNE, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Caconde SP, Avança SP, 2024

O modelo de escrita que se tem atualmente é resultado de um longo processo histórico, marcado por uma série de contextos específicos. Na sequência, foram descritos alguns desses exemplos. Assinale a alternativa que foi erroneamente construída.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

226Q889680 | Pedagogia, PCN's, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Caconde SP, Avança SP, 2024

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, é possível analisar de forma específica questões relativas às diferentes áreas de saber. No caso específico do ensino de língua portuguesa, a partir da produção de textos que trabalha diferentes gêneros discursivos, o referido parâmetro ratifica os atributos de um escritor competente, elencados a seguir, destaque a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

227Q987081 | Português, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Jarinu SP, IBADE, 2025

Analise a frase abaixo.


"Os desafios e as oportunidades presentes no cenário educacional atual são enormes e exigem uma postura comprometida dos professores."

Assinale a alternativa que apresenta a análise correta da concordância nominal e verbal nessa frase.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

228Q987087 | Pedagogia, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Jarinu SP, IBADE, 2025

Qual das seguintes ações melhor define o objetivo principal de uma intervenção pedagógica?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

229Q987094 | Pedagogia, Planejamento Educacional, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Jarinu SP, IBADE, 2025

Qual das seguintes abordagens NÃO é recomendada ao selecionar e organizar o conteúdo para uma unidade de ensino?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

230Q977879 | Português, Professor de Educação Básica I, SME de João Pessoa PB, IDECAN, 2025

Texto associado.
O SANTO GRAAL DE QUEM SE BASTA

Nunca fui ao cinema só comigo. Isso me leva à elaboração de uma teoria: as pessoas mais bem resolvidas são aquelas que se bastam. Essas criaturas independentes viajam sozinhas para qualquer destino, longe ou perto, sem ninguém para compartilhar as impressões sobre os lugares visitados. Não esperam companhia para assistir a um filme nem para experimentar algo novo no menu do restaurante — o preferido ou o recém-inaugurado.

Confesso certa inveja desses seres felizes, livres por natureza, capazes de se reinventar quantas vezes desejarem. Eles apenas se permitem, não precisam caminhar de braço dado, não pedem licença para viver. Falam o que pensam, fazem o que decidem, exercem os seus direitos de escolha com total convicção. Admiro esse modo de existir, eu, que, na ausência de interlocutores, faço comentários em voz alta. E rotineiramente me salvo de tais circunstâncias ao recorrer à escrita, em que anoto as minhas conversas internas sem temer causar estranheza, caso me ouçam.

Ocorre-me agora uma outra característica dessa gente singular: não se importar com a opinião alheia. E, ao contrário do que você possa imaginar, são personalidades fraternas, solidárias, amigos maravilhosos, solícitos, gentis. Preocupam-se com quem convivem, são empáticos com os desconhecidos. Espero que haja muitos deles espalhados pelo mundo e que, ao longo da leitura desta crônica, a descrição tenha correspondido à realidade de maneira a arrancar um “tenho uma colega assim” ou “esse é exatamente o meu irmão”.

Talvez no futuro venhamos a descobrir o segredo tão bem guardado por eles, tesouro mais valioso do que o Santo Graal, fonte da juventude eterna. Talvez um dia sejamos todos nós imunes à solidão.

Marília Lovatel, OP+. Colunistas. Publicado 18:00 | 29 de Mar de 2025.
Conforme a intencionalidade discursiva da autora na crônica em evidência, o Santo Graal de quem se basta está contido no trecho:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

231Q977901 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor de Educação Básica I, SME de João Pessoa PB, IDECAN, 2025

Identifique a correta caracterização da gestão democrática e participativa no contexto da escola pública, à luz da legislação educacional brasileira, dos princípios da administração pública e das contribuições da pedagogia crítica.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

232Q1021687 | Inglês, Interpretação de Texto Reading Comprehension, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Juquitiba SP, Avança SP, 2024

“Time is a great teacher, but unfortunately it kills all its students."

― Hector Berlioz

Hector Berlioz's statement emphasizes:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

233Q1080341 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Direitos Fundamentais no Estatuto da Pessoa com Deficiência, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Viçosa MG, FUNDEP Gestão de Concursos, 2023

O Estatuto da Pessoa com Deficiência, sancionado pela Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015, destina-se a assegurar e a promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoa com deficiência, visando à sua inclusão social e cidadania.

Sobre o Estatuto da Pessoa com Deficiência, assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

234Q956004 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Silveiras SP, AGIRH, 2025

Julgue as seguintes afirmativas:

I. Um ensino de qualidade, que busca formar cidadãos capazes de interferir criticamente na realidade para transformá-la, deve também contemplar o desenvolvimento de capacidades que possibilitem adaptações às complexas condições e alternativas de trabalho que temos hoje e a lidar com a rapidez na produção e na circulação de novos conhecimentos e informações, que têm sido avassaladores e crescentes.
II. A formação escolar deve possibilitar aos alunos condições para desenvolver competência e consciência profissional, mas não restringir-se ao ensino de habilidades imediatamente demandadas pelo mercado de trabalho.
III. As escolas brasileiras, para exercerem a função social, precisam possibilitar o cultivo dos bens culturais e sociais, considerando as expectativas e as necessidades dos alunos, dos pais, dos membros da comunidade, dos professores, enfim, dos envolvidos diretamente no processo educativo.

São corretas as afirmativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

235Q1023922 | Inglês, Aspectos Linguísticos Linguistic Aspects, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Juquitiba SP, Avança SP, 2024

In phonology, what is the term for the phenomenon in which one sound becomes more similar to a neighboring sound, resulting in two sounds becoming more alike, such as altering the pronunciation of "handbag" to "hambag" due to the influence of adjacent sounds?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

236Q987079 | Português, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Jarinu SP, IBADE, 2025

Texto associado.

TEXTO I


Inclusão não é favor, é direito


A escola que exclui é a escola que não compreende o seu papel social. Incluir não é colocar o “diferente” no mesmo espaço do “normal” para cumprir uma formalidade institucional. Incluir é transformar a escola para que ela atenda a todos, independentemente de suas condições físicas, cognitivas, sociais ou emocionais.


A inclusão requer mais do que rampas e intérpretes. Requer escuta ativa, práticas pedagógicas flexíveis, formação permanente de educadores e ruptura com a lógica da homogeneização. O diferente não é problema; é oportunidade de aprender e ensinar de outras formas.


Quando a escola se torna um espaço verdadeiramente inclusivo, ela cumpre sua missão de formar cidadãos plenos, conscientes de sua dignidade e do direito de todos à educação. A inclusão, portanto, não é um favor: é um direito — e como tal, deve ser garantido com compromisso, sensibilidade e responsabilidade coletiva.


Autor: José Pacheco(educador português radicado no Brasil, idealizador da Escola da Ponte – Texto adaptado)

Com base nas ideias apresentadas no texto I “Inclusão não é favor, é direito”, qual alternativa apresenta a conclusão do autor?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

237Q987082 | Português, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Jarinu SP, IBADE, 2025

Assinale a alternativa em que o uso da pontuação está de acordo com a norma culta da língua portuguesa.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

238Q987083 | Português, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Jarinu SP, IBADE, 2025

Em relação às variedades linguísticas, assinale a alternativa que apresenta um exemplo da norma culta da língua portuguesa.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

239Q987091 | Pedagogia, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Jarinu SP, IBADE, 2025

Qual das seguintes características melhor define as metodologias ativas de aprendizagem?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

240Q1080278 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Lei N 12 764 de 2012, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de São José do Rio Preto SP, VUNESP, 2023

O parágrafo único do artigo terceiro da Lei no 12.764 assegura aos estudantes com transtorno do espectro autista o direito a acompanhante, desde que comprovada sua necessidade. A esse respeito, a Nota Técnica no 24/2013 (MEC/SECADI/DPEE), que apresenta “Orientação aos Sistemas de Ensino para a implementação da Lei no 12.764/2012”, prevê que “o serviço do profissional de apoio, como uma medida a ser adotada pelos sistemas de ensino no contexto educacional deve ser disponibilizado sempre que identificada a necessidade individual do estudante, visando à acessibilidade às comunicações e à atenção aos cuidados pessoais de alimentação, higiene e locomoção”. É correto afirmar, de acordo com a referida nota técnica, que, dentre os aspectos a serem observados na oferta desse serviço educacional, destaca-se que esse apoio
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.