Início

Questões de Concursos Professor de Educação Básica I

Resolva questões de Professor de Educação Básica I comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


241Q977888 | Pedagogia, Professor de Educação Básica I, SME de João Pessoa PB, IDECAN, 2025

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/1996), a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios adotarão como princípios de gestão de suas redes de ensino:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

242Q1021678 | Inglês, Interpretação de Texto Reading Comprehension, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Juquitiba SP, Avança SP, 2024

Texto associado.

Read the excerpt to answer questions 26 to 28.

It was the best of times, it was the worst of times, it was the age of wisdom, it was the age of foolishness, it was the epoch of belief, it was the epoch of incredulity, it was the season of Light, it was the season of Darkness, it was the spring of hope, it was the winter of despair, we had everything before us, we had nothing before us, we were all going direct to heaven, we were all going direct the other way - in short, the period was so far like the present period, that some of its noisiest authorities insisted on its being received, for good or for evil, in the superlative degree of comparison only.

― Charles Dickens

What is the contrast that Dickens establishes in the quote, "It was the age of wisdom, it was the age of foolishness"?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

243Q977904 | Pedagogia, Educação Infantil, Professor de Educação Básica I, SME de João Pessoa PB, IDECAN, 2025

Durante uma reunião pedagógica, a equipe docente de uma escola de Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental discute estratégias para fortalecer o processo de alfabetização, respeitando o desenvolvimento da linguagem oral e escrita das crianças. A coordenadora pedagógica ressalta que a linguagem oral não deve ser tratada isoladamente da linguagem escrita, uma vez que ambas se constroem em um processo dinâmico, contínuo e integrado, permeado pelas práticas sociais de uso da língua. Tendo por base o exposto, marque uma prática pedagógica adequada à articulação entre linguagem oral e escrita.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

244Q977907 | Pedagogia, Professor de Educação Básica I, SME de João Pessoa PB, IDECAN, 2025

No contexto educacional, a presença de crianças com Transtorno Opositivo-Desafiador (TOD) exige intervenções pedagógicas fundamentadas, interdisciplinares e ajustadas à complexidade da manifestação do transtorno, considerando aspectos emocionais, cognitivos, sociais e ambientais. Identifique a correta caracterização do Transtorno Opositivo-Desafiador (TOD) e suas implicações no processo educacional inclusivo de crianças com esse diagnóstico.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

245Q977908 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor de Educação Básica I, SME de João Pessoa PB, IDECAN, 2025

A Educação das Relações Étnico-Raciais na Educação Básica busca desconstruir práticas discriminatórias e promover o reconhecimento da diversidade cultural brasileira, em consonância com o disposto na legislação nacional e nos documentos curriculares. Esse campo impõe à escola compromissos éticos e políticos na formação cidadã dos estudantes. Assinale a alternativa que apresenta, de maneira correta e fundamentada, um princípio e uma diretriz essenciais para a efetivação da Educação das Relações Étnico-Raciais nas instituições de ensino.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

246Q987089 | Pedagogia, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Jarinu SP, IBADE, 2025

Qual das seguintes afirmações descreve melhor o principal objetivo do Projeto Político Pedagógico (PPP) de uma escola?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

247Q987095 | Pedagogia, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Jarinu SP, IBADE, 2025

Qual a principal finalidade da avaliação da aprendizagem no processo educativo?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

248Q987098 | Pedagogia, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Jarinu SP, IBADE, 2025

Segundo a LDB, a educação escolar deve vincular-se:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

249Q1087336 | Matemática, Análise Combinatória em Matemática, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Américo de Campos SP, IPEFAE, 2024

O perímetro de uma escola foi fechado e decorado com estacas espaçadas entre si que formatadas e decoradas imitavam a grandes lápis de cor obedecendo sempre uma sequência com a seguinte ordem: azul, vermelho, amarelo, verde, preto, rosa, laranja e roxo. No total foram utilizadas 46 estacas. Pode-se afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

250Q1081223 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Disposições Preliminares, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Jarinu SP, IBADE, 2025

Qual das seguintes opções melhor representa o principal objetivo da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015)?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

251Q987078 | Português, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Jarinu SP, IBADE, 2025

Texto associado.

TEXTO I


Inclusão não é favor, é direito


A escola que exclui é a escola que não compreende o seu papel social. Incluir não é colocar o “diferente” no mesmo espaço do “normal” para cumprir uma formalidade institucional. Incluir é transformar a escola para que ela atenda a todos, independentemente de suas condições físicas, cognitivas, sociais ou emocionais.


A inclusão requer mais do que rampas e intérpretes. Requer escuta ativa, práticas pedagógicas flexíveis, formação permanente de educadores e ruptura com a lógica da homogeneização. O diferente não é problema; é oportunidade de aprender e ensinar de outras formas.


Quando a escola se torna um espaço verdadeiramente inclusivo, ela cumpre sua missão de formar cidadãos plenos, conscientes de sua dignidade e do direito de todos à educação. A inclusão, portanto, não é um favor: é um direito — e como tal, deve ser garantido com compromisso, sensibilidade e responsabilidade coletiva.


Autor: José Pacheco(educador português radicado no Brasil, idealizador da Escola da Ponte – Texto adaptado)

No texto “Inclusão não é favor, é direito”, no trecho “O diferente não é problema; é oportunidade de aprender e ensinar de outras formas”, o autor quer dizer que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

252Q987097 | Pedagogia, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Jarinu SP, IBADE, 2025

Os Parâmetros Curriculares Nacionais foram elaborados procurando, de um lado, respeitar diversidades regionais, culturais, políticas existentes no país e, de outro, considerar a necessidade de construir referências nacionais comuns ao:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

253Q1021677 | Inglês, Ensino da Língua Estrangeira Inglesa, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Juquitiba SP, Avança SP, 2024

Texto associado.

Read the excerpt to answer questions 26 to 28.

It was the best of times, it was the worst of times, it was the age of wisdom, it was the age of foolishness, it was the epoch of belief, it was the epoch of incredulity, it was the season of Light, it was the season of Darkness, it was the spring of hope, it was the winter of despair, we had everything before us, we had nothing before us, we were all going direct to heaven, we were all going direct the other way - in short, the period was so far like the present period, that some of its noisiest authorities insisted on its being received, for good or for evil, in the superlative degree of comparison only.

― Charles Dickens

What message or theme does Charles Dickens convey through the opening lines of this quote?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

254Q1021680 | Inglês, Interpretação de Texto Reading Comprehension, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Juquitiba SP, Avança SP, 2024

How will future climate change affect the world?

Scientists say limiting temperature rise to 1.5C is crucial to avoid the most dangerous impacts of climate change - although these increase with every extra increment of warming.

The 1.5C warming limit was partly designed to avoid crossing so-called "tipping points".

These are thresholds beyond which changes could accelerate and become irreversible in different parts of the Earth's climate system, such as the collapse of the Greenland Ice Sheet.

But it's not clear precisely where these thresholds sit. Some may have already been crossed; some may be further away than first thought.

Disponível em: https://www.bbc.com/news/science-environment-24021772

Based on the passage, what is one of the main purposes of limiting temperature rise to 1.5C in the context of climate change?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

255Q1021683 | Inglês, Pronomes Pronouns, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Juquitiba SP, Avança SP, 2024

Regarding the use of subjects, objects, and possessive forms, analyze the following sentences:

I - _______ are you going to recommend?

II - _______ wrote this book?

III - _______ pencil is on the table?

Select the option that correctly fills in the blanks.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

257Q1021686 | Inglês, Interpretação de Texto Reading Comprehension, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Juquitiba SP, Avança SP, 2024

What concept is George Carlin's quote, "If you try to fail, and succeed, which have you done?" attempting to convey? Choose the correct alternative.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

258Q1083430 | Pedagogia, Tecnologias Educacionais, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Olivedos PB, CPCON, 2025

Ao planejar uma sequência de aulas com uso de tablets e notebooks, analise as estratégias didáticas expressas nas assertivas a seguir.

I- Incentivar a produção e publicação de temas livres somente em blogs da área de Educação, com selo de certificação de segurança, de modo individual, para que estudantes tenham oportunidade de desenvolver autonomia e vivenciar de forma prática o acesso à internet.
II- Direcionar as publicações pedagógicas no universo online, levando em consideração os direitos de imagem e autoria, bem como protocolos de segurança/privacidade.
III- Focar exclusivamente em habilidades técnicas, como digitação e formatação, evitando situações de circulação real de textos para não expor os alunos.
IV- Planejar e direcionar produção e publicação de autoria responsável, discutindo propósito, público, suporte e combinando linguagens (texto, imagem, áudio).
V- Restringir o uso ao consumo de vídeos educativos já disponíveis, visto que a autoria exposta nas redes digitais de menores de idade pode gerar riscos legais à escola.

É CORRETO o que se afirma apenas em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

259Q1069895 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Paraty RJ, Avança SP, 2024

A ética profissional influencia sistematicamente nas ações tomadas por cada educador e, por conseguinte, nos resultados obtidos. Um aspecto importante a ser destacado é a necessidade de saber diferenciar ética e moral. Nesse sentido, sobre a ética são verdadeiras as características abaixo, exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

260Q954726 | Pedagogia, Lei nº 8069 de 1990, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Sertãozinho SP, VUNESP, 2025

Conforme a Lei no 8.069/1990, artigo 133, para a candidatura a membro do Conselho Tutelar, será exigido o seguinte requisito, entre outros:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.