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Questões de Concursos Professor de Educação Básica I

Resolva questões de Professor de Educação Básica I comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


261Q1080549 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Direitos Fundamentais no Estatuto da Pessoa com Deficiência, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Soledade PB, CPCON, 2024

Considerando diferentes legislações brasileiras relacionadas à inclusão, e que versam direta ou indiretamente sobre o direito de pessoas com deficiência à educação, com garantia ao acesso e atendimento de ensino com qualidade, analise as assertivas a seguir:
I- A Lei nº 12.764/2012 considera a pessoa com transtorno do espectro autista aquela portadora de síndrome clínica que apresenta, dentre outras características, deficiência persistente e clinicamente significativa para se comunicar de forma verbal e não verbal em interações sociais, bem como padrões restritivos e repetitivos de comportamentos, interesses e atividades. II- Pessoas com deficiências ocultas podem ser identificadas a partir da Lei nº 14.624/2023, com um cordão de girassóis, sendo seu uso facultativo por estudantes com deficiências ocultas comprovadas, de modo a tornar sua condição mais visível e respeitada, e assim combater o preconceito e a discriminação na escola. III- A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, nº 9.394/1996, em seu Artigo 59º, prevê que somente setores criados para este fim, ligados aos governos estaduais, possam assegurar que estudantes superdotados acelerem seus estudos, de modo a concluí-los em menor tempo e continuar a trajetória escolar, independentemente de sua idade. IV- A Lei nº 12.764/2012 prevê que pode ser necessária a presença de um acompanhante especializado na sala de aula para alunos que apresentem necessidades educacionais especiais (NEE) comprovadas. No entanto, não existe previsão nesta perspectiva na Lei nº 13.146/2015, seja tutor ou profissional de apoio, para acompanhar estudantes com necessidades educacionais especiais. V- Segundo a Lei nº 12.764/2012, a pessoa com Transtorno do Espectro Autista é considerada pessoa com deficiência, para todos os efeitos legais, tendo assim o direito assegurado de ter uma vivência educativa na escola com qualidade, sendo respeitadas as suas necessidades educacionais especiais.
É CORRETO o que se afirma apenas em:
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262Q1080550 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Direitos Fundamentais no Estatuto da Pessoa com Deficiência, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Soledade PB, CPCON, 2024

A Lei nº 13.146/2015, que institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência), dispõe sobre uma série de medidas para promover a inclusão das pessoas com deficiência em todos os aspectos da vida social, incluindo o direito à educação. Esse direito engloba uma série de medidas a serem adotadas e cumpridas pelo poder público, nos sistemas de ensino e nas unidades escolares.
Considerando tais medidas, assinale a alternativa CORRETA:
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263Q977906 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor de Educação Básica I, SME de João Pessoa PB, IDECAN, 2025

No contexto educacional, o atendimento a crianças com a Síndrome de Tourette exige uma abordagem pedagógica sensível, interdisciplinar e ajustada às singularidades do aluno, respeitando os marcos legais da educação inclusiva. Identifique a alternativa que designa, de forma precisa, uma diretriz pedagógica fundamentada e adequada para o atendimento de alunos com síndrome de Tourette no âmbito da educação inclusiva.
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264Q1083429 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Olivedos PB, CPCON, 2025

Uma professora de Geografia que atua em uma escola de Ensino Fundamental Anos Finais está organizando uma sequência de atividades de ensino que se embasam em diferentes metodologias ativas.
Considerando as características destas variadas metodologias, analise as assertivas a seguir.

I- Mapas mentais e brainstorm também são considerados metodologias ativas e até podem ser combinadas com outras atividades e estratégias didáticas.
II- A metodologia ativa intitulada peer instruction tem diferentes etapas, sendo a primeira a formação de equipes voltadas para explorar problemas reais do cotidiano.
III- A aprendizagem baseada em projetos, mesmo sendo diferente da aprendizagem baseada em problemas, tem como base o trabalho colaborativo.
IV- A gamificação é uma metodologia que envolve a exploração de jogos digitais para garantir vivências lúdicas.
V- Team Based Learning e peer instrucion são metodologias ativas estruturadas a partir das mesmas etapas, e assim são consideradas como sinônimos, diferenciando-se apenas nos termos em inglês.

É CORRETO o que se afirma apenas em:
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265Q977898 | Pedagogia, Professor de Educação Básica I, SME de João Pessoa PB, IDECAN, 2025

No campo de estudo da Didática, a relação entre intencionalidade pedagógica e organização dos conteúdos é central para garantir a efetividade dos processos educativos. Desse modo, marque a concepção didático-metodológica que rompe com a lógica tradicional da fragmentação do saber, articulando conhecimentos de maneira interdisciplinar e problematizadora, conforme os pressupostos críticos da educação.
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266Q1021679 | Inglês, Interpretação de Texto Reading Comprehension, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Juquitiba SP, Avança SP, 2024

Texto associado.

Read the excerpt to answer questions 26 to 28.

It was the best of times, it was the worst of times, it was the age of wisdom, it was the age of foolishness, it was the epoch of belief, it was the epoch of incredulity, it was the season of Light, it was the season of Darkness, it was the spring of hope, it was the winter of despair, we had everything before us, we had nothing before us, we were all going direct to heaven, we were all going direct the other way - in short, the period was so far like the present period, that some of its noisiest authorities insisted on its being received, for good or for evil, in the superlative degree of comparison only.

― Charles Dickens

Which of the following elements is NOT part of the contrasting pairs mentioned in the quote?

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267Q1086224 | Matemática, Análise Combinatória em Matemática, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Linhares ES, IBADE, 2020

Nós escolhemos o traje que vamos utilizar observando, por exemplo, as condições do tempo. Uma criança verificou que é possível combinar suas camisetas e suas blusas de 20 maneiras diferentes.
Sabendo que ela possui 4 bermudas diferentes, a quantidade de blusas que a criança possui é de:
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268Q1081186 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Direitos Fundamentais no Estatuto da Pessoa com Deficiência, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Amparo PB, Avança SP, 2024

Complete a lacuna a seguir. De acordo com o artigo 28 do Estatuto da Pessoa com Deficiência, “incumbe ao poder público assegurar, criar, desenvolver, implementar, incentivar, acompanhar e avaliar:

_______________que institucionalize o atendimento educacional especializado, assim como os demais serviços e adaptações razoáveis, para atender às características dos estudantes com deficiência e garantir o seu pleno acesso ao currículo em condições de igualdade, promovendo a conquista e o exercício de sua autonomia”.
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269Q1081253 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Direitos Fundamentais no Estatuto da Pessoa com Deficiência, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Ilhabela SP, VUNESP, 2024

O inciso III do artigo 28 da Lei nº 13.146/2015, que institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência), estabelece que “o atendimento educacional especializado, assim como os demais serviços e adaptações razoáveis para atender às características dos estudantes com deficiência e garantir o seu pleno acesso ao currículo em condições de igualdade, promovendo a conquista e o exercício de sua autonomia” seja
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270Q987085 | Português, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Jarinu SP, IBADE, 2025

Em qual alternativa todas as palavras estão acentuadas conforme as regras de acentuação gráfica vigentes?
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271Q1087088 | Matemática, Aritmética e Problemas, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de São José do Rio Preto SP, VUNESP, 2023

Para realizar uma excursão com suas três turmas, que possuem 25, 30 e 50 alunos, respectivamente, o professor Felix vai dividir os seus alunos em grupos, todos com a mesma quantidade de estudantes, sem misturar alunos de turmas diferentes em um mesmo grupo. Ademais, quer que os grupos tenham a maior quantidade possível de alunos. Feita a divisão nessas condições, o número total de grupos que terá formado para a referida excursão será igual a
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272Q1081185 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Disposições Preliminares, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Amparo PB, Avança SP, 2024

Por meio do Estatuto da Pessoa com Deficiência, é possível compreender uma série de conceitos. Assim, destaque a alternativa que faz referência ao seguinte enunciado: “concepção de produtos, ambientes, programas e serviços a serem usados por todas as pessoas, sem necessidade de adaptação ou de projeto específico [...]”.
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