Questões de Concursos: Professor de Educação Básica I

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31 Q482668 | Geografia, Problemas e Catástrofes Ambientais, Professor de Educação Básica I, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão DF, CESPE CEBRASPE

O largo espectro de problemas que permeia toda a discussão acerca da crise ambiental vivenciada atualmente pela humanidade remete a um ponto comum, a valorização do espaço geográfico. Trata-se do resgate da visão integradora da ciência geográfica como forma de entendimento de problemáticas ambientais de estruturas espaciais a elas subjacentes. Com relação às possibilidades da abordagem geográfica no tratamento da questão ambiental, julgue os itens subseqüentes. As dicotomias freqüentemente postas nas análises ambientais são acentuadas quando se aproxima a noção de ambiente ao próprio conceito de espaço geográfico.

32 Q325092 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Professor de Educação Básica I, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão DF, CESPE CEBRASPE

Com relação às bases psicológicas da aprendizagem, julgue os itens de 58 a 64.

Para Piaget, a aprendizagem deve ser significativa, por meio de organizadores prévios para o desenvolvimento de conceitos subsunçores.

33 Q327140 | Pedagogia, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

No primeiro dia da criança na instituição, a atenção do professor deve estar voltada para ela de maneira especial. A este respeito, analise as assertivas abaixo.

I. Este dia deve ser muito bem planejado para que a criança possa ser bem acolhida. II. É recomendável receber poucas crianças por vez para que se possa atendê-las de forma individualizada. III. Quando o atendimento é de período integral, é recomendável que se estabeleça um processo gradual de inserção, ampliando o tempo de permanência de maneira que a criança vá se familiarizando aos poucos com o professor, com o espaço, com a rotina e com as outras crianças com as quais irá conviver. IV. O professor, ao planejar a melhor forma de organizar o ambiente nestes primeiros dias, não pode levar em consideração os gostos e preferências das crianças e repensar a rotina em função de sua chegada oferecendo-lhes atividades atrativas.

34 Q339502 | Raciocínio Lógico, Análise Combinatória, Professor de Educação Básica I, SEE SP, VUNESP

No restaurante de uma escola que funciona todos os dias da semana, o cardápio inclui sempre pelo menos um legume nas refeições a pedido dos professores. O cardápio foi organizado prevendo que se ofereçam beterraba a cada cinco dias, cenoura a cada vinte dias e espinafre a cada doze dias. Se hoje esses três pratos foram oferecidos aos funcionários e estudantes da escola, é correto afirmar que a quantidade de dias que decorrerão até que os três itens apareçam novamente juntos no cardápio é

35 Q328809 | Pedagogia, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Sobre o brincar, assinale a alternativa correta.

36 Q809827 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Professor de Educação Básica I, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão DF, CESPE CEBRASPE

Acerca da Constituição Federal (CF) e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), julgue os itens subseqüentes.

Caso não tenha documento comprobatório, o aluno pode ter sua matrícula efetuada em determinada etapa mediante avaliação feita pela escola e conforme regulamentação do respectivo sistema de ensino.

38 Q480895 | Geografia, Clima e Domínios Morfoclimáticos, Professor de Educação Básica I, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão DF, CESPE CEBRASPE

Inúmeras são as relações dos elementos do clima nos processos naturais, assim como a sua interferência na elaboração do revestimento vegetal. A respeito dessa relação, julgue os itens de 96 a 100. A predominância de formações florestais está em perfeita concordância com o caráter úmido da região Sul. Somente a ocorrência de formações campestres está em discordância com as condições pluviométricas da região. Os biogeógrafos acreditam que essa discordância ocorre em função da existência de um clima mais seco no passado.

39 Q812699 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Professor de Educação Básica I, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão DF, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens de 31 a 35 de acordo com a Lei n.º 9.394/1996.

A avaliação de desempenho é um dos itens considerados para a progressão funcional em função da valorização dos profissionais da educação.

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