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Questões de Concursos Professor de Educação Básica I

Resolva questões de Professor de Educação Básica I comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


41Q809827 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Professor de Educação Básica I, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão DF, CESPE CEBRASPE

Acerca da Constituição Federal (CF) e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), julgue os itens subseqüentes.

Caso não tenha documento comprobatório, o aluno pode ter sua matrícula efetuada em determinada etapa mediante avaliação feita pela escola e conforme regulamentação do respectivo sistema de ensino.

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42Q812699 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Professor de Educação Básica I, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão DF, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens de 31 a 35 de acordo com a Lei n.º 9.394/1996.

A avaliação de desempenho é um dos itens considerados para a progressão funcional em função da valorização dos profissionais da educação.

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43Q327811 | Pedagogia, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Sobre letramento, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) Letrar é mais que alfabetizar, é ensinar a ler e escrever dentro de um contexto em que a escrita e a leitura tenham sentido e façam parte da vida do aluno. ( ) A entrada da pessoa no mundo da escrita se dá pela aprendizagem de toda a complexa tecnologia envolvida no aprendizado do ato de ler e escrever. ( ) O nível de letramento é determinado pela variedade de gêneros de textos escritos que a criança reconhece.
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44Q328287 | Pedagogia, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

O trabalho com a linguagem oral deve se orientar pelo seguinte pressuposto:

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45Q326863 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Professor de Educação Básica I, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão DF, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir de acordo com as teorias tradicionais, críticas e pós-críticas de currículo.

A teoria crítica põe em relevo os conceitos de subjetividade, multiculturalismo e identidade.

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47Q328625 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Professor de Educação Básica I, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão DF, CESPE CEBRASPE

Com relação às bases psicológicas da aprendizagem, julgue os itens de 58 a 64.

Ausubel afirma que existem funções que ainda não amadureceram, porém estão em maturação, e que a aprendizagem ocorre por meio da mediação de outros sujeitos.

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48Q323807 | Pedagogia, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Pensando na importância do jogo infantil para o desenvolvimento da criança na faixa etária de 0 a 6 anos, analise as assertivas abaixo.

I. Os primeiros jogos de regras são valiosos para o desenvolvimento de capacidades corporais de equilíbrio e coordenação, mas trazem também a oportunidade, para as crianças, das primeiras situações competitivas, em que suas habilidades poderão ser valorizadas de acordo com os objetivos do jogo. II. É muito importante que o professor não se envolva nos conflitos que possam surgir nessas situações, ajudando as crianças a desenvolver uma atitude de competição. III. Nesta faixa etária, o professor é quem ajudará as crianças a combinar e cumprir regras, desenvolvendo atitudes de respeito e cooperação tão necessárias, mais tarde, no desenvolvimento das habilidades desportivas. IV. As brincadeiras e jogos envolvem a descoberta e a exploração de capacidades físicas e a expressão de emoções, afetos e sentimentos. Além de alegria e prazer, algumas vezes a exposição de seu corpo e de seus movimentos podem gerar vergonha, medo ou raiva. Isso também precisa ser considerado pelo professor para que ele possa ajudar as crianças a lidar de forma positiva com limites e possibilidades do próprio corpo. É correto o que se afirma em
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49Q325186 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Professor de Educação Básica I, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão DF, CESPE CEBRASPE

Com relação à pesquisa participante como instrumento de ensinar e aprender, julgue os itens de 72 a 78.

O equilíbrio da ação e da reflexão é um princípio que materializa a dimensão emancipatória dessa pesquisa.

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50Q481109 | Geografia, Clima e Domínios Morfoclimáticos, Professor de Educação Básica I, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão DF, CESPE CEBRASPE

Inúmeras são as relações dos elementos do clima nos processos naturais, assim como a sua interferência na elaboração do revestimento vegetal. A respeito dessa relação, julgue os itens de 96 a 100. A região do Brasil que recebe a maior quantidade de chuvas favorece o aparecimento e desenvolvimento de uma vegetação aciculifoliada. Essa região vem sendo intensamente ocupada desde o período colonial, razão pela qual a vegetação se apresenta, hoje, quase extinta.
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51Q327787 | Pedagogia, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Sobre a concepção de infância e de criança, de acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, assinale a alternativa correta.

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52Q481142 | Geografia, Problemas e Catástrofes Ambientais, Professor de Educação Básica I, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão DF, CESPE CEBRASPE

O largo espectro de problemas que permeia toda a discussão acerca da crise ambiental vivenciada atualmente pela humanidade remete a um ponto comum, a valorização do espaço geográfico. Trata-se do resgate da visão integradora da ciência geográfica como forma de entendimento de problemáticas ambientais de estruturas espaciais a elas subjacentes. Com relação às possibilidades da abordagem geográfica no tratamento da questão ambiental, julgue os itens subseqüentes. O enfoque mais adequado à apreensão global e articulada dos múltiplos conflitos inerentes a uma dada configuração espacial é a análise regional de cunho ambientalista.
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53Q320255 | Pedagogia, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Sobre a autoestima, de acordo com o Referencial Curricular Nacional para a educação Infantil, assinale a alternativa correta.

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54Q325464 | Pedagogia, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Sobre a matemática na Educação Infantil, assinale a alternativa incorreta.

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55Q324703 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Professor de Educação Básica I, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão DF, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir de acordo com as teorias tradicionais, críticas e pós-críticas de currículo.

Para alguns teóricos críticos, o importante não é saber se o conhecimento é verdadeiro, mas as formas pelas quais os conhecimentos são tidos como legítimos ou ilegítimos.

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56Q482522 | Geografia, Problemas e Catástrofes Ambientais, Professor de Educação Básica I, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão DF, CESPE CEBRASPE

O largo espectro de problemas que permeia toda a discussão acerca da crise ambiental vivenciada atualmente pela humanidade remete a um ponto comum, a valorização do espaço geográfico. Trata-se do resgate da visão integradora da ciência geográfica como forma de entendimento de problemáticas ambientais de estruturas espaciais a elas subjacentes. Com relação às possibilidades da abordagem geográfica no tratamento da questão ambiental, julgue os itens subseqüentes. A adoção de metodologias de ordenamento territorial visando à preservação ambiental aplicadas de maneira indist inta a diferentes porções territoriais, independentemente das problemáticas espaciais e ambientais específicas nelas configuradas, constitui uma grande limitação dessas metodologias.
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57Q319736 | Pedagogia, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Sobre a música, analise as assertivas abaixo.

I. Cantos, ritmos e sons de instrumentos regionais e folclóricos deveriam estar nas escolas de todo o País. II. A música na escola significa uma formação mais humanística dos estudantes. III. A música, muitas vezes, atrapalha o ambiente sério que deve prevalecer nas escolas. IV. Com a música, são desenvolvidas habilidades motoras, de concentração e a capacidade de trabalhar em grupo, de ouvir e de respeitar o outro. É correto o que se afirma em
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58Q327622 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Professor de Educação Básica I, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão DF, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir de acordo com as teorias tradicionais, críticas e pós-críticas de currículo.

Para o pós-estruturalismo, a diferença é uma característica natural e, portanto, absoluta, e assim deve ser tratada no currículo.

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59Q327920 | Pedagogia, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Sobre o desenvolvimento cognitivo de acordo com Piaget, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) O estágio sensório-motor é o primeiro e maior estágio de desenvolvimento cognitivo, do nascimento até cerca dos 24 meses, quando a criança usa habilidades sensoriais e motoras para influenciar o ambiente. ( ) O estágio pré-operacional é o terceiro maior estágio de desenvolvimento cognitivo e é marcado pela capacidade de usar símbolos. ( ) O estágio de operações concretas compreende o estágio de desenvolvimento entre as idades de 6 e 12 anos, durante o qual as crianças se tornam capazes de pensar de forma lógica.
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60Q326487 | Pedagogia, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Sobre a oposição, de acordo com o Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) Opor-se, significa, em certo sentido, diferenciar-se do outro, afirmar o seu ponto de vista, os seus desejos. ( ) Vários são os contextos em que tal conduta pode ocorrer, sua intensidade depende de vários fatores, tais como características pessoais, grau de liberdade oferecido pelo meio, momento específico do desenvolvimento pessoal em que se encontra. ( ) É raro haver fases em que a oposição é mais intensa, ocorrendo de forma sistemática e concentrada.
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