Início Questões de Concursos Professor de Educação Básica I Resolva questões de Professor de Educação Básica I comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Professor de Educação Básica I Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 41Q809827 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Professor de Educação Básica I, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão DF, CESPE CEBRASPEAcerca da Constituição Federal (CF) e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), julgue os itens subseqüentes. Caso não tenha documento comprobatório, o aluno pode ter sua matrícula efetuada em determinada etapa mediante avaliação feita pela escola e conforme regulamentação do respectivo sistema de ensino. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 42Q812699 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Professor de Educação Básica I, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão DF, CESPE CEBRASPEJulgue os itens de 31 a 35 de acordo com a Lei n.º 9.394/1996. A avaliação de desempenho é um dos itens considerados para a progressão funcional em função da valorização dos profissionais da educação. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 43Q327811 | Pedagogia, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Campinas SP, CETROSobre letramento, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. ( ) Letrar é mais que alfabetizar, é ensinar a ler e escrever dentro de um contexto em que a escrita e a leitura tenham sentido e façam parte da vida do aluno. ( ) A entrada da pessoa no mundo da escrita se dá pela aprendizagem de toda a complexa tecnologia envolvida no aprendizado do ato de ler e escrever. ( ) O nível de letramento é determinado pela variedade de gêneros de textos escritos que a criança reconhece. ✂️ a) V/ F/ V ✂️ b) F/ V/ F ✂️ c) V/ V/ F ✂️ d) V/ V/ V Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 44Q328287 | Pedagogia, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Campinas SP, CETROO trabalho com a linguagem oral deve se orientar pelo seguinte pressuposto: ✂️ a) escutar a criança, dar atenção ao que ela que ela fala, atribuir sentido, reconhecendo que quer dizer algo. ✂️ b) incentivar a criança a acrescentar em seu vocabulário inflexões gramaticais, para que aprenda a criar perguntas e frases negativas. ✂️ c) reconhecer o esforço da criança em compreender o que ouve, mas sem interferir, para que aprenda sozinha a se comunicar. ✂️ d) o trabalho com as crianças da educação infantil exige do professor uma escuta e atenção às suas falas, aos seus movimentos, gestos e demais ações expressivas, contudo, apenas de caráter observador, o incentivo pode inibir a criança. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 45Q326863 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Professor de Educação Básica I, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão DF, CESPE CEBRASPEJulgue os itens a seguir de acordo com as teorias tradicionais, críticas e pós-críticas de currículo. A teoria crítica põe em relevo os conceitos de subjetividade, multiculturalismo e identidade. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 46Q320628 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Professor de Educação Básica I, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão DF, CESPE CEBRASPEDe acordo com a perspectiva sociológica da educação, segundo Gramsci, a experimentação é o método mais eficaz para a realização da função social de uma instituição educativa. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 47Q328625 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Professor de Educação Básica I, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão DF, CESPE CEBRASPECom relação às bases psicológicas da aprendizagem, julgue os itens de 58 a 64. Ausubel afirma que existem funções que ainda não amadureceram, porém estão em maturação, e que a aprendizagem ocorre por meio da mediação de outros sujeitos. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 48Q323807 | Pedagogia, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Campinas SP, CETROPensando na importância do jogo infantil para o desenvolvimento da criança na faixa etária de 0 a 6 anos, analise as assertivas abaixo. I. Os primeiros jogos de regras são valiosos para o desenvolvimento de capacidades corporais de equilíbrio e coordenação, mas trazem também a oportunidade, para as crianças, das primeiras situações competitivas, em que suas habilidades poderão ser valorizadas de acordo com os objetivos do jogo. II. É muito importante que o professor não se envolva nos conflitos que possam surgir nessas situações, ajudando as crianças a desenvolver uma atitude de competição. III. Nesta faixa etária, o professor é quem ajudará as crianças a combinar e cumprir regras, desenvolvendo atitudes de respeito e cooperação tão necessárias, mais tarde, no desenvolvimento das habilidades desportivas. IV. As brincadeiras e jogos envolvem a descoberta e a exploração de capacidades físicas e a expressão de emoções, afetos e sentimentos. Além de alegria e prazer, algumas vezes a exposição de seu corpo e de seus movimentos podem gerar vergonha, medo ou raiva. Isso também precisa ser considerado pelo professor para que ele possa ajudar as crianças a lidar de forma positiva com limites e possibilidades do próprio corpo. É correto o que se afirma em ✂️ a) I, II, III e IV. ✂️ b) II e IV, apenas. ✂️ c) I, III e IV, apenas. ✂️ d) I e III, apenas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 49Q325186 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Professor de Educação Básica I, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão DF, CESPE CEBRASPECom relação à pesquisa participante como instrumento de ensinar e aprender, julgue os itens de 72 a 78. O equilíbrio da ação e da reflexão é um princípio que materializa a dimensão emancipatória dessa pesquisa. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 50Q481109 | Geografia, Clima e Domínios Morfoclimáticos, Professor de Educação Básica I, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão DF, CESPE CEBRASPEInúmeras são as relações dos elementos do clima nos processos naturais, assim como a sua interferência na elaboração do revestimento vegetal. A respeito dessa relação, julgue os itens de 96 a 100. A região do Brasil que recebe a maior quantidade de chuvas favorece o aparecimento e desenvolvimento de uma vegetação aciculifoliada. Essa região vem sendo intensamente ocupada desde o período colonial, razão pela qual a vegetação se apresenta, hoje, quase extinta. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 51Q327787 | Pedagogia, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Campinas SP, CETROSobre a concepção de infância e de criança, de acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, assinale a alternativa correta. ✂️ a) A concepção de criança é uma noção recentemente construída e não se modificou ao longo dos tempos. ✂️ b) A criança, como todo ser humano, é um sujeito social e histórico e faz parte de uma organização familiar que está inserida em uma sociedade, com uma determinada cultura, em um determinado momento histórico. ✂️ c) As crianças pequenas brasileiras enfrentam um cotidiano bastante tranquilo, mesmo as das escolas públicas, com excelentes condições de vida. ✂️ d) A Educação Infantil em creches e pré-escolas passou a ser, ao menos do ponto de vista legal, um dever da iniciativa privada e um direito da criança. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 52Q481142 | Geografia, Problemas e Catástrofes Ambientais, Professor de Educação Básica I, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão DF, CESPE CEBRASPEO largo espectro de problemas que permeia toda a discussão acerca da crise ambiental vivenciada atualmente pela humanidade remete a um ponto comum, a valorização do espaço geográfico. Trata-se do resgate da visão integradora da ciência geográfica como forma de entendimento de problemáticas ambientais de estruturas espaciais a elas subjacentes. Com relação às possibilidades da abordagem geográfica no tratamento da questão ambiental, julgue os itens subseqüentes. O enfoque mais adequado à apreensão global e articulada dos múltiplos conflitos inerentes a uma dada configuração espacial é a análise regional de cunho ambientalista. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 53Q320255 | Pedagogia, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Campinas SP, CETROSobre a autoestima, de acordo com o Referencial Curricular Nacional para a educação Infantil, assinale a alternativa correta. ✂️ a) A autoestima que a criança aos poucos desenvolve é, em grande parte, interiorização da estima que se tem por ela e da confiança da qual é alvo. Disso, resulta a necessidade de o adulto confiar e acreditar na capacidade de todas as crianças com as quais trabalha. ✂️ b) A postura corporal, somada à linguagem gestual, verbal etc., do adulto transmite informações, muitas vezes errôneas, às crianças, dificultando assim formas particulares e significativas de estabelecer vínculos com elas. ✂️ c) É importante criar situações educativas para que, dentro dos limites impostos pela vivência em coletividade, cada criança possa ter respeitados os seus hábitos, ritmos e preferências individuais. Da mesma forma, ouvir as falas das crianças, compreendendo o que elas estão querendo comunicar e ensinando a forma correta, fortalece a sua autoconfiança. ✂️ d) O processo de construção da autoconfiança envolve avanços e retrocessos. As crianças podem fazer birra diante de frustrações, demonstrar sentimentos como vergonha e medo ou ter pesadelos, necessitando de apoio e compreensão dos pais e professores. O adulto deve ter em relação a elas uma atitude contundente, para que estas atitudes não se repitam e a criança não passe a considerá-las corretas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 54Q325464 | Pedagogia, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Campinas SP, CETROSobre a matemática na Educação Infantil, assinale a alternativa incorreta. ✂️ a) A organização dos conteúdos de matemática pode ser feita da seguinte forma: números e sistema de numeração – envolve contagem, registro de quantidades próprios das crianças, série numérica convencional. ✂️ b) É importante, por exemplo, introduzir na sala de aula a numeração escrita tal como ela é, o trabalhar a partir dos problemas inerentes à sua utilização, grandezas e medidas, espaço e forma. ✂️ c) A matemática está presente quando a criança brinca com as formas, quando explora um espaço, quando observa o tamanho das coisas e as diferenças entre elas, quando organiza e classifica seus brinquedos, ao distribuir doces entre os colegas, quando monta um quebra-cabeças etc. ✂️ d) O objetivo do trabalho com matemática na Educação Infantil é uma preparação para o Ensino Fundamental. A Educação Infantil precisa ser valorizada como um direito em si, o que implica em formulação de políticas públicas para garantir o ensino de qualidade nesta faixa etária. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 55Q324703 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Professor de Educação Básica I, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão DF, CESPE CEBRASPEJulgue os itens a seguir de acordo com as teorias tradicionais, críticas e pós-críticas de currículo. Para alguns teóricos críticos, o importante não é saber se o conhecimento é verdadeiro, mas as formas pelas quais os conhecimentos são tidos como legítimos ou ilegítimos. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 56Q482522 | Geografia, Problemas e Catástrofes Ambientais, Professor de Educação Básica I, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão DF, CESPE CEBRASPEO largo espectro de problemas que permeia toda a discussão acerca da crise ambiental vivenciada atualmente pela humanidade remete a um ponto comum, a valorização do espaço geográfico. Trata-se do resgate da visão integradora da ciência geográfica como forma de entendimento de problemáticas ambientais de estruturas espaciais a elas subjacentes. Com relação às possibilidades da abordagem geográfica no tratamento da questão ambiental, julgue os itens subseqüentes. A adoção de metodologias de ordenamento territorial visando à preservação ambiental aplicadas de maneira indist inta a diferentes porções territoriais, independentemente das problemáticas espaciais e ambientais específicas nelas configuradas, constitui uma grande limitação dessas metodologias. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 57Q319736 | Pedagogia, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Campinas SP, CETROSobre a música, analise as assertivas abaixo. I. Cantos, ritmos e sons de instrumentos regionais e folclóricos deveriam estar nas escolas de todo o País. II. A música na escola significa uma formação mais humanística dos estudantes. III. A música, muitas vezes, atrapalha o ambiente sério que deve prevalecer nas escolas. IV. Com a música, são desenvolvidas habilidades motoras, de concentração e a capacidade de trabalhar em grupo, de ouvir e de respeitar o outro. É correto o que se afirma em ✂️ a) I, II e IV, apenas. ✂️ b) I, II e III, apenas. ✂️ c) III e IV, apenas. ✂️ d) I, II, III e IV. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 58Q327622 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Professor de Educação Básica I, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão DF, CESPE CEBRASPEJulgue os itens a seguir de acordo com as teorias tradicionais, críticas e pós-críticas de currículo. Para o pós-estruturalismo, a diferença é uma característica natural e, portanto, absoluta, e assim deve ser tratada no currículo. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 59Q327920 | Pedagogia, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Campinas SP, CETROSobre o desenvolvimento cognitivo de acordo com Piaget, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. ( ) O estágio sensório-motor é o primeiro e maior estágio de desenvolvimento cognitivo, do nascimento até cerca dos 24 meses, quando a criança usa habilidades sensoriais e motoras para influenciar o ambiente. ( ) O estágio pré-operacional é o terceiro maior estágio de desenvolvimento cognitivo e é marcado pela capacidade de usar símbolos. ( ) O estágio de operações concretas compreende o estágio de desenvolvimento entre as idades de 6 e 12 anos, durante o qual as crianças se tornam capazes de pensar de forma lógica. ✂️ a) V/ F/ F ✂️ b) V/ V/ V ✂️ c) F/ V/ V ✂️ d) V/ F/ V Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 60Q326487 | Pedagogia, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Campinas SP, CETROSobre a oposição, de acordo com o Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. ( ) Opor-se, significa, em certo sentido, diferenciar-se do outro, afirmar o seu ponto de vista, os seus desejos. ( ) Vários são os contextos em que tal conduta pode ocorrer, sua intensidade depende de vários fatores, tais como características pessoais, grau de liberdade oferecido pelo meio, momento específico do desenvolvimento pessoal em que se encontra. ( ) É raro haver fases em que a oposição é mais intensa, ocorrendo de forma sistemática e concentrada. ✂️ a) V/ F/ V ✂️ b) F/ V/ F ✂️ c) V/ V/ F ✂️ d) F/ V/ V Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDF← AnteriorPróximo →
41Q809827 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Professor de Educação Básica I, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão DF, CESPE CEBRASPEAcerca da Constituição Federal (CF) e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), julgue os itens subseqüentes. Caso não tenha documento comprobatório, o aluno pode ter sua matrícula efetuada em determinada etapa mediante avaliação feita pela escola e conforme regulamentação do respectivo sistema de ensino. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
42Q812699 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Professor de Educação Básica I, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão DF, CESPE CEBRASPEJulgue os itens de 31 a 35 de acordo com a Lei n.º 9.394/1996. A avaliação de desempenho é um dos itens considerados para a progressão funcional em função da valorização dos profissionais da educação. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
43Q327811 | Pedagogia, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Campinas SP, CETROSobre letramento, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. ( ) Letrar é mais que alfabetizar, é ensinar a ler e escrever dentro de um contexto em que a escrita e a leitura tenham sentido e façam parte da vida do aluno. ( ) A entrada da pessoa no mundo da escrita se dá pela aprendizagem de toda a complexa tecnologia envolvida no aprendizado do ato de ler e escrever. ( ) O nível de letramento é determinado pela variedade de gêneros de textos escritos que a criança reconhece. ✂️ a) V/ F/ V ✂️ b) F/ V/ F ✂️ c) V/ V/ F ✂️ d) V/ V/ V Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
44Q328287 | Pedagogia, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Campinas SP, CETROO trabalho com a linguagem oral deve se orientar pelo seguinte pressuposto: ✂️ a) escutar a criança, dar atenção ao que ela que ela fala, atribuir sentido, reconhecendo que quer dizer algo. ✂️ b) incentivar a criança a acrescentar em seu vocabulário inflexões gramaticais, para que aprenda a criar perguntas e frases negativas. ✂️ c) reconhecer o esforço da criança em compreender o que ouve, mas sem interferir, para que aprenda sozinha a se comunicar. ✂️ d) o trabalho com as crianças da educação infantil exige do professor uma escuta e atenção às suas falas, aos seus movimentos, gestos e demais ações expressivas, contudo, apenas de caráter observador, o incentivo pode inibir a criança. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
45Q326863 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Professor de Educação Básica I, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão DF, CESPE CEBRASPEJulgue os itens a seguir de acordo com as teorias tradicionais, críticas e pós-críticas de currículo. A teoria crítica põe em relevo os conceitos de subjetividade, multiculturalismo e identidade. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
46Q320628 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Professor de Educação Básica I, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão DF, CESPE CEBRASPEDe acordo com a perspectiva sociológica da educação, segundo Gramsci, a experimentação é o método mais eficaz para a realização da função social de uma instituição educativa. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
47Q328625 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Professor de Educação Básica I, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão DF, CESPE CEBRASPECom relação às bases psicológicas da aprendizagem, julgue os itens de 58 a 64. Ausubel afirma que existem funções que ainda não amadureceram, porém estão em maturação, e que a aprendizagem ocorre por meio da mediação de outros sujeitos. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
48Q323807 | Pedagogia, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Campinas SP, CETROPensando na importância do jogo infantil para o desenvolvimento da criança na faixa etária de 0 a 6 anos, analise as assertivas abaixo. I. Os primeiros jogos de regras são valiosos para o desenvolvimento de capacidades corporais de equilíbrio e coordenação, mas trazem também a oportunidade, para as crianças, das primeiras situações competitivas, em que suas habilidades poderão ser valorizadas de acordo com os objetivos do jogo. II. É muito importante que o professor não se envolva nos conflitos que possam surgir nessas situações, ajudando as crianças a desenvolver uma atitude de competição. III. Nesta faixa etária, o professor é quem ajudará as crianças a combinar e cumprir regras, desenvolvendo atitudes de respeito e cooperação tão necessárias, mais tarde, no desenvolvimento das habilidades desportivas. IV. As brincadeiras e jogos envolvem a descoberta e a exploração de capacidades físicas e a expressão de emoções, afetos e sentimentos. Além de alegria e prazer, algumas vezes a exposição de seu corpo e de seus movimentos podem gerar vergonha, medo ou raiva. Isso também precisa ser considerado pelo professor para que ele possa ajudar as crianças a lidar de forma positiva com limites e possibilidades do próprio corpo. É correto o que se afirma em ✂️ a) I, II, III e IV. ✂️ b) II e IV, apenas. ✂️ c) I, III e IV, apenas. ✂️ d) I e III, apenas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
49Q325186 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Professor de Educação Básica I, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão DF, CESPE CEBRASPECom relação à pesquisa participante como instrumento de ensinar e aprender, julgue os itens de 72 a 78. O equilíbrio da ação e da reflexão é um princípio que materializa a dimensão emancipatória dessa pesquisa. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
50Q481109 | Geografia, Clima e Domínios Morfoclimáticos, Professor de Educação Básica I, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão DF, CESPE CEBRASPEInúmeras são as relações dos elementos do clima nos processos naturais, assim como a sua interferência na elaboração do revestimento vegetal. A respeito dessa relação, julgue os itens de 96 a 100. A região do Brasil que recebe a maior quantidade de chuvas favorece o aparecimento e desenvolvimento de uma vegetação aciculifoliada. Essa região vem sendo intensamente ocupada desde o período colonial, razão pela qual a vegetação se apresenta, hoje, quase extinta. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
51Q327787 | Pedagogia, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Campinas SP, CETROSobre a concepção de infância e de criança, de acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, assinale a alternativa correta. ✂️ a) A concepção de criança é uma noção recentemente construída e não se modificou ao longo dos tempos. ✂️ b) A criança, como todo ser humano, é um sujeito social e histórico e faz parte de uma organização familiar que está inserida em uma sociedade, com uma determinada cultura, em um determinado momento histórico. ✂️ c) As crianças pequenas brasileiras enfrentam um cotidiano bastante tranquilo, mesmo as das escolas públicas, com excelentes condições de vida. ✂️ d) A Educação Infantil em creches e pré-escolas passou a ser, ao menos do ponto de vista legal, um dever da iniciativa privada e um direito da criança. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
52Q481142 | Geografia, Problemas e Catástrofes Ambientais, Professor de Educação Básica I, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão DF, CESPE CEBRASPEO largo espectro de problemas que permeia toda a discussão acerca da crise ambiental vivenciada atualmente pela humanidade remete a um ponto comum, a valorização do espaço geográfico. Trata-se do resgate da visão integradora da ciência geográfica como forma de entendimento de problemáticas ambientais de estruturas espaciais a elas subjacentes. Com relação às possibilidades da abordagem geográfica no tratamento da questão ambiental, julgue os itens subseqüentes. O enfoque mais adequado à apreensão global e articulada dos múltiplos conflitos inerentes a uma dada configuração espacial é a análise regional de cunho ambientalista. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
53Q320255 | Pedagogia, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Campinas SP, CETROSobre a autoestima, de acordo com o Referencial Curricular Nacional para a educação Infantil, assinale a alternativa correta. ✂️ a) A autoestima que a criança aos poucos desenvolve é, em grande parte, interiorização da estima que se tem por ela e da confiança da qual é alvo. Disso, resulta a necessidade de o adulto confiar e acreditar na capacidade de todas as crianças com as quais trabalha. ✂️ b) A postura corporal, somada à linguagem gestual, verbal etc., do adulto transmite informações, muitas vezes errôneas, às crianças, dificultando assim formas particulares e significativas de estabelecer vínculos com elas. ✂️ c) É importante criar situações educativas para que, dentro dos limites impostos pela vivência em coletividade, cada criança possa ter respeitados os seus hábitos, ritmos e preferências individuais. Da mesma forma, ouvir as falas das crianças, compreendendo o que elas estão querendo comunicar e ensinando a forma correta, fortalece a sua autoconfiança. ✂️ d) O processo de construção da autoconfiança envolve avanços e retrocessos. As crianças podem fazer birra diante de frustrações, demonstrar sentimentos como vergonha e medo ou ter pesadelos, necessitando de apoio e compreensão dos pais e professores. O adulto deve ter em relação a elas uma atitude contundente, para que estas atitudes não se repitam e a criança não passe a considerá-las corretas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
54Q325464 | Pedagogia, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Campinas SP, CETROSobre a matemática na Educação Infantil, assinale a alternativa incorreta. ✂️ a) A organização dos conteúdos de matemática pode ser feita da seguinte forma: números e sistema de numeração – envolve contagem, registro de quantidades próprios das crianças, série numérica convencional. ✂️ b) É importante, por exemplo, introduzir na sala de aula a numeração escrita tal como ela é, o trabalhar a partir dos problemas inerentes à sua utilização, grandezas e medidas, espaço e forma. ✂️ c) A matemática está presente quando a criança brinca com as formas, quando explora um espaço, quando observa o tamanho das coisas e as diferenças entre elas, quando organiza e classifica seus brinquedos, ao distribuir doces entre os colegas, quando monta um quebra-cabeças etc. ✂️ d) O objetivo do trabalho com matemática na Educação Infantil é uma preparação para o Ensino Fundamental. A Educação Infantil precisa ser valorizada como um direito em si, o que implica em formulação de políticas públicas para garantir o ensino de qualidade nesta faixa etária. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
55Q324703 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Professor de Educação Básica I, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão DF, CESPE CEBRASPEJulgue os itens a seguir de acordo com as teorias tradicionais, críticas e pós-críticas de currículo. Para alguns teóricos críticos, o importante não é saber se o conhecimento é verdadeiro, mas as formas pelas quais os conhecimentos são tidos como legítimos ou ilegítimos. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
56Q482522 | Geografia, Problemas e Catástrofes Ambientais, Professor de Educação Básica I, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão DF, CESPE CEBRASPEO largo espectro de problemas que permeia toda a discussão acerca da crise ambiental vivenciada atualmente pela humanidade remete a um ponto comum, a valorização do espaço geográfico. Trata-se do resgate da visão integradora da ciência geográfica como forma de entendimento de problemáticas ambientais de estruturas espaciais a elas subjacentes. Com relação às possibilidades da abordagem geográfica no tratamento da questão ambiental, julgue os itens subseqüentes. A adoção de metodologias de ordenamento territorial visando à preservação ambiental aplicadas de maneira indist inta a diferentes porções territoriais, independentemente das problemáticas espaciais e ambientais específicas nelas configuradas, constitui uma grande limitação dessas metodologias. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
57Q319736 | Pedagogia, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Campinas SP, CETROSobre a música, analise as assertivas abaixo. I. Cantos, ritmos e sons de instrumentos regionais e folclóricos deveriam estar nas escolas de todo o País. II. A música na escola significa uma formação mais humanística dos estudantes. III. A música, muitas vezes, atrapalha o ambiente sério que deve prevalecer nas escolas. IV. Com a música, são desenvolvidas habilidades motoras, de concentração e a capacidade de trabalhar em grupo, de ouvir e de respeitar o outro. É correto o que se afirma em ✂️ a) I, II e IV, apenas. ✂️ b) I, II e III, apenas. ✂️ c) III e IV, apenas. ✂️ d) I, II, III e IV. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
58Q327622 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Professor de Educação Básica I, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão DF, CESPE CEBRASPEJulgue os itens a seguir de acordo com as teorias tradicionais, críticas e pós-críticas de currículo. Para o pós-estruturalismo, a diferença é uma característica natural e, portanto, absoluta, e assim deve ser tratada no currículo. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
59Q327920 | Pedagogia, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Campinas SP, CETROSobre o desenvolvimento cognitivo de acordo com Piaget, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. ( ) O estágio sensório-motor é o primeiro e maior estágio de desenvolvimento cognitivo, do nascimento até cerca dos 24 meses, quando a criança usa habilidades sensoriais e motoras para influenciar o ambiente. ( ) O estágio pré-operacional é o terceiro maior estágio de desenvolvimento cognitivo e é marcado pela capacidade de usar símbolos. ( ) O estágio de operações concretas compreende o estágio de desenvolvimento entre as idades de 6 e 12 anos, durante o qual as crianças se tornam capazes de pensar de forma lógica. ✂️ a) V/ F/ F ✂️ b) V/ V/ V ✂️ c) F/ V/ V ✂️ d) V/ F/ V Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
60Q326487 | Pedagogia, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Campinas SP, CETROSobre a oposição, de acordo com o Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. ( ) Opor-se, significa, em certo sentido, diferenciar-se do outro, afirmar o seu ponto de vista, os seus desejos. ( ) Vários são os contextos em que tal conduta pode ocorrer, sua intensidade depende de vários fatores, tais como características pessoais, grau de liberdade oferecido pelo meio, momento específico do desenvolvimento pessoal em que se encontra. ( ) É raro haver fases em que a oposição é mais intensa, ocorrendo de forma sistemática e concentrada. ✂️ a) V/ F/ V ✂️ b) F/ V/ F ✂️ c) V/ V/ F ✂️ d) F/ V/ V Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro