Questões de Concursos Professor de Educação Básica I

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41Q987080 | Português, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Jarinu SP, IBADE, 2025

Texto associado.

TEXTO I


Inclusão não é favor, é direito


A escola que exclui é a escola que não compreende o seu papel social. Incluir não é colocar o “diferente” no mesmo espaço do “normal” para cumprir uma formalidade institucional. Incluir é transformar a escola para que ela atenda a todos, independentemente de suas condições físicas, cognitivas, sociais ou emocionais.


A inclusão requer mais do que rampas e intérpretes. Requer escuta ativa, práticas pedagógicas flexíveis, formação permanente de educadores e ruptura com a lógica da homogeneização. O diferente não é problema; é oportunidade de aprender e ensinar de outras formas.


Quando a escola se torna um espaço verdadeiramente inclusivo, ela cumpre sua missão de formar cidadãos plenos, conscientes de sua dignidade e do direito de todos à educação. A inclusão, portanto, não é um favor: é um direito — e como tal, deve ser garantido com compromisso, sensibilidade e responsabilidade coletiva.


Autor: José Pacheco(educador português radicado no Brasil, idealizador da Escola da Ponte – Texto adaptado)

Segundo as ideias desenvolvidas no texto I “Inclusão não é favor, é direito”, é correto afirmar que:
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42Q987081 | Português, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Jarinu SP, IBADE, 2025

Analise a frase abaixo.


"Os desafios e as oportunidades presentes no cenário educacional atual são enormes e exigem uma postura comprometida dos professores."

Assinale a alternativa que apresenta a análise correta da concordância nominal e verbal nessa frase.

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43Q987082 | Português, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Jarinu SP, IBADE, 2025

Assinale a alternativa em que o uso da pontuação está de acordo com a norma culta da língua portuguesa.
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44Q987083 | Português, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Jarinu SP, IBADE, 2025

Em relação às variedades linguísticas, assinale a alternativa que apresenta um exemplo da norma culta da língua portuguesa.
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45Q987084 | Português, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Jarinu SP, IBADE, 2025

“No sertão, o ‘ocê’ é mais do que pronome: é o jeito de falar, de chegar, de estar.”

(GUIMARÃES ROSA, João. Grande Sertão: Veredas. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2006.)

A citação apresenta uma forma regional do pronome “você”. Com base nesse exemplo, identifique a afirmativa correta sobre variação linguística.

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46Q987085 | Português, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Jarinu SP, IBADE, 2025

Em qual alternativa todas as palavras estão acentuadas conforme as regras de acentuação gráfica vigentes?
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47Q987086 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Jarinu SP, IBADE, 2025

Qual das seguintes situações em sala de aula demonstra uma prática interdisciplinar de forma mais simples?
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48Q987087 | Pedagogia, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Jarinu SP, IBADE, 2025

Qual das seguintes ações melhor define o objetivo principal de uma intervenção pedagógica?
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49Q987088 | Pedagogia, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Jarinu SP, IBADE, 2025

Qual das seguintes afirmações melhor descreve a importância do planejamento da prática pedagógica?
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50Q987089 | Pedagogia, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Jarinu SP, IBADE, 2025

Qual das seguintes afirmações descreve melhor o principal objetivo do Projeto Político Pedagógico (PPP) de uma escola?
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51Q987090 | Pedagogia, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Jarinu SP, IBADE, 2025

Qual das seguintes afirmações descreve a importância de ambientes de aprendizagem ricos e recursos instrucionais diversificados?
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52Q987091 | Pedagogia, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Jarinu SP, IBADE, 2025

Qual das seguintes características melhor define as metodologias ativas de aprendizagem?
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53Q987092 | Pedagogia, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Jarinu SP, IBADE, 2025

Em relação à Educação Lúdica, qual das seguintes afirmações é correta?
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54Q987093 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Jarinu SP, IBADE, 2025

Qual das seguintes abordagens pedagógicas melhor exemplifica uma prática transformadora?
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55Q987094 | Pedagogia, Planejamento Educacional, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Jarinu SP, IBADE, 2025

Qual das seguintes abordagens NÃO é recomendada ao selecionar e organizar o conteúdo para uma unidade de ensino?
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56Q987095 | Pedagogia, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Jarinu SP, IBADE, 2025

Qual a principal finalidade da avaliação da aprendizagem no processo educativo?
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57Q977879 | Português, Professor de Educação Básica I, SME de João Pessoa PB, IDECAN, 2025

Texto associado.
O SANTO GRAAL DE QUEM SE BASTA

Nunca fui ao cinema só comigo. Isso me leva à elaboração de uma teoria: as pessoas mais bem resolvidas são aquelas que se bastam. Essas criaturas independentes viajam sozinhas para qualquer destino, longe ou perto, sem ninguém para compartilhar as impressões sobre os lugares visitados. Não esperam companhia para assistir a um filme nem para experimentar algo novo no menu do restaurante — o preferido ou o recém-inaugurado.

Confesso certa inveja desses seres felizes, livres por natureza, capazes de se reinventar quantas vezes desejarem. Eles apenas se permitem, não precisam caminhar de braço dado, não pedem licença para viver. Falam o que pensam, fazem o que decidem, exercem os seus direitos de escolha com total convicção. Admiro esse modo de existir, eu, que, na ausência de interlocutores, faço comentários em voz alta. E rotineiramente me salvo de tais circunstâncias ao recorrer à escrita, em que anoto as minhas conversas internas sem temer causar estranheza, caso me ouçam.

Ocorre-me agora uma outra característica dessa gente singular: não se importar com a opinião alheia. E, ao contrário do que você possa imaginar, são personalidades fraternas, solidárias, amigos maravilhosos, solícitos, gentis. Preocupam-se com quem convivem, são empáticos com os desconhecidos. Espero que haja muitos deles espalhados pelo mundo e que, ao longo da leitura desta crônica, a descrição tenha correspondido à realidade de maneira a arrancar um “tenho uma colega assim” ou “esse é exatamente o meu irmão”.

Talvez no futuro venhamos a descobrir o segredo tão bem guardado por eles, tesouro mais valioso do que o Santo Graal, fonte da juventude eterna. Talvez um dia sejamos todos nós imunes à solidão.

Marília Lovatel, OP+. Colunistas. Publicado 18:00 | 29 de Mar de 2025.
Conforme a intencionalidade discursiva da autora na crônica em evidência, o Santo Graal de quem se basta está contido no trecho:
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58Q987096 | Pedagogia, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Jarinu SP, IBADE, 2025

Segundo o Art. 2º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), qual é a principal finalidade atribuída à educação?
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59Q977880 | Português, Professor de Educação Básica I, SME de João Pessoa PB, IDECAN, 2025

Texto associado.
O SANTO GRAAL DE QUEM SE BASTA

Nunca fui ao cinema só comigo. Isso me leva à elaboração de uma teoria: as pessoas mais bem resolvidas são aquelas que se bastam. Essas criaturas independentes viajam sozinhas para qualquer destino, longe ou perto, sem ninguém para compartilhar as impressões sobre os lugares visitados. Não esperam companhia para assistir a um filme nem para experimentar algo novo no menu do restaurante — o preferido ou o recém-inaugurado.

Confesso certa inveja desses seres felizes, livres por natureza, capazes de se reinventar quantas vezes desejarem. Eles apenas se permitem, não precisam caminhar de braço dado, não pedem licença para viver. Falam o que pensam, fazem o que decidem, exercem os seus direitos de escolha com total convicção. Admiro esse modo de existir, eu, que, na ausência de interlocutores, faço comentários em voz alta. E rotineiramente me salvo de tais circunstâncias ao recorrer à escrita, em que anoto as minhas conversas internas sem temer causar estranheza, caso me ouçam.

Ocorre-me agora uma outra característica dessa gente singular: não se importar com a opinião alheia. E, ao contrário do que você possa imaginar, são personalidades fraternas, solidárias, amigos maravilhosos, solícitos, gentis. Preocupam-se com quem convivem, são empáticos com os desconhecidos. Espero que haja muitos deles espalhados pelo mundo e que, ao longo da leitura desta crônica, a descrição tenha correspondido à realidade de maneira a arrancar um “tenho uma colega assim” ou “esse é exatamente o meu irmão”.

Talvez no futuro venhamos a descobrir o segredo tão bem guardado por eles, tesouro mais valioso do que o Santo Graal, fonte da juventude eterna. Talvez um dia sejamos todos nós imunes à solidão.

Marília Lovatel, OP+. Colunistas. Publicado 18:00 | 29 de Mar de 2025.
“Falam o que pensam [...]”
O termo demarcado, no trecho em evidência, desempenha a função de
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60Q987097 | Pedagogia, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Jarinu SP, IBADE, 2025

Os Parâmetros Curriculares Nacionais foram elaborados procurando, de um lado, respeitar diversidades regionais, culturais, políticas existentes no país e, de outro, considerar a necessidade de construir referências nacionais comuns ao:
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