Questões de Concursos: Professor de Educação Básica I

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Professor de Educação Básica I. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

51 Q481109 | Geografia, Clima e Domínios Morfoclimáticos, Professor de Educação Básica I, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão DF, CESPE CEBRASPE

Inúmeras são as relações dos elementos do clima nos processos naturais, assim como a sua interferência na elaboração do revestimento vegetal. A respeito dessa relação, julgue os itens de 96 a 100. A região do Brasil que recebe a maior quantidade de chuvas favorece o aparecimento e desenvolvimento de uma vegetação aciculifoliada. Essa região vem sendo intensamente ocupada desde o período colonial, razão pela qual a vegetação se apresenta, hoje, quase extinta.

52 Q481142 | Geografia, Problemas e Catástrofes Ambientais, Professor de Educação Básica I, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão DF, CESPE CEBRASPE

O largo espectro de problemas que permeia toda a discussão acerca da crise ambiental vivenciada atualmente pela humanidade remete a um ponto comum, a valorização do espaço geográfico. Trata-se do resgate da visão integradora da ciência geográfica como forma de entendimento de problemáticas ambientais de estruturas espaciais a elas subjacentes. Com relação às possibilidades da abordagem geográfica no tratamento da questão ambiental, julgue os itens subseqüentes. O enfoque mais adequado à apreensão global e articulada dos múltiplos conflitos inerentes a uma dada configuração espacial é a análise regional de cunho ambientalista.

53 Q325464 | Pedagogia, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Sobre a matemática na Educação Infantil, assinale a alternativa incorreta.

54 Q319736 | Pedagogia, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Sobre a música, analise as assertivas abaixo.

I. Cantos, ritmos e sons de instrumentos regionais e folclóricos deveriam estar nas escolas de todo o País. II. A música na escola significa uma formação mais humanística dos estudantes. III. A música, muitas vezes, atrapalha o ambiente sério que deve prevalecer nas escolas. IV. Com a música, são desenvolvidas habilidades motoras, de concentração e a capacidade de trabalhar em grupo, de ouvir e de respeitar o outro. É correto o que se afirma em

55 Q327787 | Pedagogia, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Sobre a concepção de infância e de criança, de acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, assinale a alternativa correta.

56 Q324703 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Professor de Educação Básica I, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão DF, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir de acordo com as teorias tradicionais, críticas e pós-críticas de currículo.

Para alguns teóricos críticos, o importante não é saber se o conhecimento é verdadeiro, mas as formas pelas quais os conhecimentos são tidos como legítimos ou ilegítimos.

57 Q327622 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Professor de Educação Básica I, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão DF, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir de acordo com as teorias tradicionais, críticas e pós-críticas de currículo.

Para o pós-estruturalismo, a diferença é uma característica natural e, portanto, absoluta, e assim deve ser tratada no currículo.

58 Q327920 | Pedagogia, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Sobre o desenvolvimento cognitivo de acordo com Piaget, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) O estágio sensório-motor é o primeiro e maior estágio de desenvolvimento cognitivo, do nascimento até cerca dos 24 meses, quando a criança usa habilidades sensoriais e motoras para influenciar o ambiente. ( ) O estágio pré-operacional é o terceiro maior estágio de desenvolvimento cognitivo e é marcado pela capacidade de usar símbolos. ( ) O estágio de operações concretas compreende o estágio de desenvolvimento entre as idades de 6 e 12 anos, durante o qual as crianças se tornam capazes de pensar de forma lógica.

59 Q325186 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Professor de Educação Básica I, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão DF, CESPE CEBRASPE

Com relação à pesquisa participante como instrumento de ensinar e aprender, julgue os itens de 72 a 78.

O equilíbrio da ação e da reflexão é um princípio que materializa a dimensão emancipatória dessa pesquisa.

60 Q322657 | Pedagogia, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

A respeito da introdução dos alunos no mundo da literatura, analise as assertivas abaixo.

I. É importante ter um ambiente cultural no qual o livro esteja presente. II. Deve-se ampliar o repertório do aluno apresentando-o a determinados gêneros textuais, excetuandose gêneros como anedota, que pouco contribuem para o ensino-aprendizagem. III. A introdução dos alunos no mundo da literatura ocorre quando o professor lê para a classe e quando os alunos sabem que a leitura é uma atividade valorizada pelo professor. É correto o que se afirma em
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.