Início

Questões de Concursos Professor de Educação Básica I

Resolva questões de Professor de Educação Básica I comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


61Q320376 | Pedagogia, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

O processo de leitura e escrita precisa ser estimulado na escola, pois

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

62Q322657 | Pedagogia, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

A respeito da introdução dos alunos no mundo da literatura, analise as assertivas abaixo.

I. É importante ter um ambiente cultural no qual o livro esteja presente. II. Deve-se ampliar o repertório do aluno apresentando-o a determinados gêneros textuais, excetuandose gêneros como anedota, que pouco contribuem para o ensino-aprendizagem. III. A introdução dos alunos no mundo da literatura ocorre quando o professor lê para a classe e quando os alunos sabem que a leitura é uma atividade valorizada pelo professor. É correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

63Q326706 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Professor de Educação Básica I, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão DF, CESPE CEBRASPE

Considerando os tipos de liderança e as relações humanas no trabalho, julgue os itens que se seguem.

Um líder liberal estimula que os liderados tenham atitudes de cooperação para o sucesso do trabalho.

  1. ✂️
  2. ✂️

64Q321700 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Professor de Educação Básica I, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão DF, CESPE CEBRASPE

Com relação às bases psicológicas da aprendizagem, julgue os itens de 58 a 64.

Para Vigotsky, as capacidades humanas não são inatas, mas sim o resultado da interação do sujeito com o meio, e o professor deve ser um desequilibrador de estruturas.

  1. ✂️
  2. ✂️

65Q324293 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Professor de Educação Básica I, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão DF, CESPE CEBRASPE

Considerando os tipos de liderança e as relações humanas no trabalho, julgue os itens que se seguem.

No estilo autocrático, a obediência dos subordinados é a atitude mais exigida pelo líder.

  1. ✂️
  2. ✂️

67Q323314 | Pedagogia, Relação aluno, Professor de Educação Básica I, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão DF, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens de 21 a 25, considerando as tendências pedagógicas na dimensão da relação professor e aluno.

Uma relação baseada na mediação exercida pelo professor e na não-diretividade na orientação do trabalho pedagógico é pressuposto da tendência progressista crítico-social dos conteúdos.

  1. ✂️
  2. ✂️

68Q327902 | Pedagogia, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

De acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, na concepção de Educação Infantil,

I. as polêmicas sobre cuidar e educar, sobre o papel do afeto na relação pedagógica e sobre educar para o desenvolvimento ou para o conhecimento têm constituído o panorama de fundo sobre o qual se constroem as propostas em Educação Infantil. II. referencial é uma proposta fechada, inflexível e obrigatória, que poderá subsidiar os sistemas educacionais. III. há práticas que privilegiam os cuidados físicos, partindo de concepções que compreendem a criança pequena como carente, frágil, dependente e passiva. IV. em concepções mais abrangentes, os cuidados são compreendidos como aqueles referentes à proteção, saúde e alimentação, incluindo as necessidades de afeto, interação, estimulação, segurança e brincadeiras que possibilitem a exploração e a descoberta. É correto o que está contido em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

69Q481876 | Geografia, Clima e Domínios Morfoclimáticos, Professor de Educação Básica I, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão DF, CESPE CEBRASPE

Inúmeras são as relações dos elementos do clima nos processos naturais, assim como a sua interferência na elaboração do revestimento vegetal. A respeito dessa relação, julgue os itens de 96 a 100. O cerrado, em função do clima alternadamente úmido e seco, sustenta uma vegetação adaptada à essas condições, como raízes profundas que conseguem retirar água das reservas subterrâneas.
  1. ✂️
  2. ✂️

70Q814135 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Professor de Educação Básica I, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão DF, CESPE CEBRASPE

Acerca da Constituição Federal (CF) e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), julgue os itens subseqüentes.

O ensino fundamental tem a duração de nove anos, com início a partir dos seis anos de idade.

  1. ✂️
  2. ✂️

71Q320817 | Pedagogia, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

O trabalho com a linguagem oral, nas instituições de Educação Infantil, tem se restringido a algumas atividades, entre elas, as rodas de conversas. Apesar de serem organizadas com a intenção de desenvolver a conversa, caracterizam-se, em geral, por um monólogo com o professor, no qual as crianças são chamadas a responder em coro a uma única pergunta. Neste caso, deve-se

I. utilizar a linguagem oral para possibilitar comunicar ideias, pensamentos e intenções de diversas naturezas. II. através da linguagem influenciar o outro e estabelecer relações interpessoais. III. dialogar, é por meio do diálogo que a comunicação acontece. IV. considerar a linguagem oral como vocabulário, lista de palavras ou sentenças. É correto o que está contido em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

72Q326213 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Professor de Educação Básica I, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão DF, CESPE CEBRASPE

Com relação à pesquisa participante como instrumento de ensinar e aprender, julgue os itens de 72 a 78.

Os métodos tradicionais de coleta de dados não devem ser utilizados em uma pesquisa dessa natureza.

  1. ✂️
  2. ✂️

73Q813388 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Professor de Educação Básica I, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão DF, CESPE CEBRASPE

Acerca da Constituição Federal (CF) e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), julgue os itens subseqüentes.

A avaliação na educação infantil só tem objetivo de promoção no acesso ao ensino fundamental.

  1. ✂️
  2. ✂️

74Q320663 | Pedagogia, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Em relação à avaliação, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

75Q325256 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Professor de Educação Básica I, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão DF, CESPE CEBRASPE

Considerando a concepção, os princípios e as diretrizes contidos nos Parâmetros Curriculares Nacionais, julgue os itens a seguir.

Existe previsão de adaptações curriculares para atendimento das peculiaridades regionais e locais.

  1. ✂️
  2. ✂️

77Q324212 | Pedagogia, Professor de Educação Básica I, SEE SP, VUNESP

Analise as práticas de professoras do 2.º ano do Ensino Fundamental, no primeiro semestre do ano letivo.

I. Marta tem como prática registrar a organização da rotina diária da turma na lousa. Ela começa escrevendo a rotina para os alunos, lendo em voz alta, enquanto escreve e explica qual será a primeira atividade, qual será a atividade realizada na sequência, quais as atividades do dia são diferentes das atividades da aula anterior, registrando também o dia da semana e o mês, informando que são utilizados números para escrever a data.

II. Bia escreve diariamente a rotina na lousa, antes da chegada da turma, a fim de ganhar tempo. Assim que as crianças chegam, Bia lê as atividades que serão desenvolvidas, bem como o dia da semana, o dia do mês e o ano, ressaltando que estes dados são registrados com números e não com letras. Ao terminar sua exposição, pede que as crianças copiem em seus cadernos a rotina, começando a desenvolver as tarefas do dia, após o término da cópia.

III. Simone faz questão de que seus alunos comecem as atividades do dia escrevendo o nome da escola, a data, o nome da professora e o próprio nome, de preferência, completo. Pede ainda para que as crianças copiem da lousa as atividades que serão desenvolvidas no dia. Assim que todas terminam de copiar, faz uma leitura compartilhada das atividades previstas.

Conforme o Guia de Planejamento e Orientações Didáticas do Professor Alfabetizador – 1.ª série, a organização da rotina diária e a comunicação das atividades do dia podem se transformar em boas situações de aprendizagem, voltadas para o processo de aprendizagem de leitura e escrita, pois envolvem a produção de textos pelo professor e também a leitura desses mesmos textos pelos alunos.

Dentre as práticas apresentadas, identifique a(s) que está(ão) de acordo com as concepções presentes no referencial teórico em questão.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

78Q319103 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Professor de Educação Básica I, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão DF, CESPE CEBRASPE

Considerando a concepção, os princípios e as diretrizes contidos nos Parâmetros Curriculares Nacionais, julgue os itens a seguir.

Meio ambiente, orientação sexual e arte são considerados temas transversais.

  1. ✂️
  2. ✂️

79Q328882 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Professor de Educação Básica I, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão DF, CESPE CEBRASPE

Com relação à pesquisa participante como instrumento de ensinar e aprender, julgue os itens de 72 a 78.

O antidogmatismo e a autenticidade são princípios metodológicos da pesquisa participante.

  1. ✂️
  2. ✂️

80Q324404 | Pedagogia, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Após aprender as primeiras palavras, o próximo grande passo que a criança dá é começar a enfileirar palavras para formar frases. A este respeito, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.