Início Questões de Concursos Professor de Educação Básica I Resolva questões de Professor de Educação Básica I comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Professor de Educação Básica I Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 81Q319636 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Professor de Educação Básica I, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão DF, CESPE CEBRASPEJulgue os itens a seguir de acordo com as teorias tradicionais, críticas e pós-críticas de currículo. Para Bobbitt, o currículo deveria ser organizado de acordo com os princípios da administração científica de Taylor. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 82Q328889 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Professor de Educação Básica I, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão DF, CESPE CEBRASPEConsiderando os tipos de liderança e as relações humanas no trabalho, julgue os itens que se seguem. A escolha do tipo de liderança deve ter como objetivo fortalecer ou minimizar as características de determinado grupo. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 83Q322977 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Professor de Educação Básica I, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão DF, CESPE CEBRASPEConsiderando a concepção, os princípios e as diretrizes contidos nos Parâmetros Curriculares Nacionais, julgue os itens a seguir. Os temas transversais não devem ser constituídos como espaços específicos, mas sim como ferramentas que visam propiciar a integração das áreas de conhecimento. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 84Q327164 | Pedagogia, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Campinas SP, CETROOs brinquedos constituem-se em I. objetos privilegiados da educação das crianças. II. objetos que podem ser comprados ou fabricados pelos professores e pelas próprias crianças. III. objetos que podem ter vida curta, quando inventados e confeccionados pelas crianças em determinada brincadeira e durar várias gerações, quando transmitidos de pai para filho. Nessa perspectiva, as instituições devem integrá-los ao acervo de materiais existentes nas salas, prevendo critérios de escolha, seleção e aquisição de acordo com a faixa etária atendida e os diferentes projetos desenvolvidos na instituição. É correto o que está contido em ✂️ a) I, II e III. ✂️ b) I e III, apenas. ✂️ c) I e II, apenas. ✂️ d) II e III, apenas. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 85Q325953 | Pedagogia, Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas, Professor de Educação Básica I, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão DF, CESPE CEBRASPEJulgue os itens de 86 a 91 de acordo com as concepções pedagógicas. Os processos autogestionários e a vivência grupal para a construção do conhecimento são traços marcantes da concepção progressista libertadora. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 86Q723402 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Meio Ambiente, Professor de Educação Básica I, SEE SP, VUNESPNa conferência Rio+20, um dos principais pontos de discussão e de acordos tratou ✂️ a) do fim dos conflitos que separam países desenvolvidos e subdesenvolvidos. ✂️ b) da expansão das empresas estatais voltadas para a proteção do meio ambiente. ✂️ c) da nova postura do governo dos Estados Unidos sobre a preservação ambiental. ✂️ d) dos lucros crescentes obtidos pelas empresas que praticam a reciclagem. ✂️ e) da incorporação da noção de desenvolvimento sustentável na esfera econômica. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 87Q320384 | Pedagogia, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Campinas SP, CETROSobre o papel dos esquemas no desenvolvimento cognitivo, analise os conceitos abaixo. I. Os esquemas operativos são representações mentais das associações lógicas entre objetos no mundo. II. A adaptação consiste em processos através dos quais os esquemas mudam. III. A acomodação é o processo pelo qual uma pessoa modifica esquemas existentes como resultado de novas experiências ou cria novos esquemas quando os antigos não mais administram os dados. IV. A equilibração envolve a absorção de novas experiências ou informações aos esquemas existentes. É correto o que se afirma em ✂️ a) I e II, apenas. ✂️ b) III e IV, apenas. ✂️ c) I, II e III, apenas. ✂️ d) I, II, III e IV. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 88Q328781 | Pedagogia, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Campinas SP, CETROLeia o trecho abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas. A relação entre o cuidar e o educar com as instituições de Educação Infantil incorporam de maneira ______________ as funções de educar e cuidar, não mais diferenciando nem hierarquizando os _______________________ e instituições que atuam com as crianças pequenas e/ou aqueles que trabalham com as maiores. A instituição de Educação Infantil deve tornar acessível a todas as crianças que a frequentam, indiscriminadamente, elementos da cultura que enriquecem o seu desenvolvimento e inserção social. Cumpre um papel __________________, propiciando o desenvolvimento da identidade das crianças, por meio de aprendizagens diversificadas, realizadas em situações de interação. ✂️ a) integrada/ profissionais/ mediador ✂️ b) associada/ papéis/ socializador ✂️ c) integrada/ papéis/ mediador ✂️ d) integrada/ profissionais/ socializador Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 89Q325743 | Pedagogia, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Campinas SP, CETRONo primeiro ano de vida, a prática musical poderá ocorrer por meio de atividades lúdicas, a este respeito, assinale a alternativa correta. ✂️ a) O professor está contribuindo para o desenvolvimento da percepção e atenção dos bebês quando canta para eles. ✂️ b) Não devemos produzir sons vocais diversos por meio da imitação de vozes de animais, ruídos etc., ou sons corporais, como palmas, batidas nas pernas, pés etc., esta prática é agressiva e irrita os bebês. ✂️ c) Não é aconselhável embalá-los e dançar com eles, para não deixá-los mal acostumados. ✂️ d) Os jogos com movimentos, as brincadeiras com palmas e gestos agitam a classe e devem ser evitados. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 90Q320417 | Pedagogia, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Campinas SP, CETROA prática do jogo contribui I. para confundir a criança em relação aos conhecimentos matemáticos. II. para o desenvolvimento infantil, para a construção e ampliação dos conhecimentos. III. com sua característica lúdica somada à participação ativa da criança. IV. para favorecer a ideia de que se aprende matemática brincando. É correto o que está contido em ✂️ a) II, III e IV, apenas. ✂️ b) I, III e IV, apenas. ✂️ c) I, II e IV, apenas. ✂️ d) I, II e III, apenas. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 91Q321342 | Pedagogia, Professor de Educação Básica I, SEE SP, VUNESPDurante uma reunião de pais, a professora Fátima, do 4.º ano do Ensino Fundamental, foi questionada por uma das mães sobre o motivo pelo qual as crianças eram organizadas em duplas de trabalho. Antes que pudesse responder, outra mãe interveio, alegando não ser esta a melhor forma de organização. Diante dos questionamentos e com fundamento no Guia de Planejamento e Orientações Didáticas para o Professor da 3.ª série – Ciclo I, a professora defendeu essa forma de organização, argumentando, acertadamente, que a função das duplas é ✂️ a) garantir que todos façam as atividades corretamente. ✂️ b) fazer com que os amigos fiquem juntos, garantindo um clima harmonioso na turma. ✂️ c) favorecer a mobilização dos conhecimentos de cada um, para que possam avançar em seus conhecimentos. ✂️ d) mesclar aqueles alunos que já dominam a base alfabética com aqueles que ainda estão numa hipótese inicial do sistema de escrita. ✂️ e) agrupar os alunos que possuem níveis de conhecimentos iguais, para que juntos, e em colaboração, avancem em suas hipóteses. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 92Q977912 | Libras, Professor de Educação Básica I, SME de João Pessoa PB, IDECAN, 2025A Língua Brasileira de Sinais (Libras) é um recurso linguístico e pedagógico essencial para a inclusão, pois garante a comunicação, a participação e o aprendizado dos estudantes surdos, respeitando sua identidade linguística e promovendo uma educação verdadeiramente inclusiva. Considerando a utilização dos sinais em Libras, marque o item em que os sinais das palavras são realizados com apenas uma das mãos. ✂️ a) TRABALHO, PESSOA, ALTO ✂️ b) LOJA, PESSOA, MAGRO ✂️ c) VIDA, PESSOA, ALTO ✂️ d) LIVRO, PRAÇA, ALTO ✂️ e) VIDA, PRAÇA, REI Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 93Q889666 | Pedagogia, Piaget, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Caconde SP, Avança SP, 2024Na literatura, inúmeros autores abordam os diferentes prismas que ratificam a importância dos jogos e das brincadeiras no desenvolvimento da criança. Nessa sistemática, é improcedente a seguinte asserção: ✂️ a) O brincar oportuniza a realização dos desejos das crianças, a partir da imaginação. ✂️ b) O brincar corrobora para a redução das tensões, contribuindo para acomodar seus conflitos e frustrações. ✂️ c) O brincar traz uma perspectiva diferente da vivência cotidiana. ✂️ d) O brincar oportuniza experiências que vão de encontro ao desenvolvimento de capacidades como a imaginação, a imitação e a observação. ✂️ e) Jogos e brincadeiras constituem uma ferramenta mediadora do processo de desenvolvimento infantil. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 94Q889683 | Pedagogia, Direitos Humanos, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Caconde SP, Avança SP, 2024Qual é o paradigma, que emergiu nos últimos anos do século XX, decorrente dos movimentos de pessoas com deficiência, acadêmicos e ativistas que buscavam uma abordagem mais igualitária e centrada nos direitos humanos? ✂️ a) Paradigma da inclusão ✂️ b) Paradigma da integração ✂️ c) Paradigma da segregação ✂️ d) Paradigma da exclusão ✂️ e) Paradigma do suporte Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 95Q956008 | Direito da Criança e do Adolescente ECA, Direito à Educação, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Silveiras SP, AGIRH, 2025O filho de Luiz tem 4 anos e é surdo. Seu pai não sabe se poderá matriculá-lo em uma escola regular de seu bairro em Silveiras”. Sobre a situação narrada, segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), analise as afirmativas a seguir. I. O ECA estabelece que as crianças com deficiência devem ser matriculadas exclusivamente em escolas especializadas. II. O ECA assegura o atendimento das crianças com deficiência preferencialmente na rede regular de ensino. III. O ECA deixa a cargo de cada escola definir sobre o atendimento às crianças com deficiência. Está correto o que se afirma em: ✂️ a) I apenas. ✂️ b) II apenas. ✂️ c) III apenas. ✂️ d) I e II apenas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 96Q954703 | Pedagogia, Jogos e suas Características Pedagógicos, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Sertãozinho SP, VUNESP, 2025Frade, Araújo e Glória (2018) afirmam que os jogos digitais de alfabetização tiveram grande relevância em seu trabalho investigativo sobre como as crianças, em processo de alfabetização, atuam em ambientes digitais com a linguagem verbal e outros recursos multimodais em eventos de uso de jogos. Mais especificamente em relação aos jogos digitais de alfabetização, essas autoras afirmam que ✂️ a) a escolha do jogo digital deve ser baseada no entretenimento que ele proporciona, acima de seus objetivos pedagógicos, evitando-se, assim, que as crianças percam o interesse. ✂️ b) o uso de jogos digitais dispensa a necessidade de uma explicação prévia do professor sobre o assunto da atividade, visto que são intuitivos e fáceis de se jogar, sem regras complexas. ✂️ c) a aula com jogos digitais é mais eficiente quando o professor intervém o mínimo possível, possibilitando o desenvolvimento da autonomia das crianças enquanto se divertem. ✂️ d) o professor precisa selecionar o jogo digital com antecedência, conhecer sua funcionalidade e perceber em que instante do processo de aprendizagem da criança poderá ser utilizado. ✂️ e) a melhor forma de utilizar jogos digitais em sala de aula é permitindo que as crianças escolham livremente o jogo que querem usar, pois isto garante o engajamento delas nas atividades. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 97Q977899 | Pedagogia, Aspectos Sociológicos da Educação, Professor de Educação Básica I, SME de João Pessoa PB, IDECAN, 2025Assinale o item que informa um entendimento compatível com a concepção crítica da infância enquanto construção histórica e a criança como sujeito de direitos, considerando a articulação entre legislação vigente, teorias sociais contemporâneas e os desafios da prática pedagógica. ✂️ a) A concepção da criança como sujeito de direitos implica reconhecer sua competência social, sua capacidade de agência e sua legitimidade como produtora de cultura, o que desafia práticas educativas que a tratam como ser incompleto e silencia sua participação no cotidiano escolar e social. ✂️ b) A criança, ao ser reconhecida como sujeito de direitos, passa a integrar o sistema legal apenas de modo simbólico, sendo os adultos os únicos responsáveis pelas decisões que envolvem sua vida, conforme os limites impostos pela doutrina da proteção integral. ✂️ c) A perspectiva jurídica contemporânea considera a criança como objeto prioritário de intervenção protetiva, sendo seu protagonismo relativizado frente à necessidade de garantir sua segurança, ainda que isso contrarie sua autonomia ou expressão individual. ✂️ d) A visão crítica da infância afirma o papel das instituições sociais no controle disciplinar da criança, sendo a escola o principal instrumento para corrigir desvios morais e comportamentais, conforme previsto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. ✂️ e) Ao tratar a criança como sujeito de direitos, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) limita sua autonomia à esfera familiar, vedando sua escuta em processos judiciais e administrativos por presumir sua incapacidade civil plena. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 98Q889669 | Pedagogia, Paradigmas Educacionais Pensamento Moderno e Contemporâneo, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Caconde SP, Avança SP, 2024A emergência de novos paradigmas, em quaisquer áreas do conhecimento, ratifica o dinamismo do curso da história que promove novas formas de agir e pensar. No caso específico da educação especial, observa-se que a história de tratamento de pessoas com deficiência pode ser contextualizada em três formas distintas de atendimento que compreendem os três paradigmas elencados por meio de qual opção? ✂️ a) Paradigma de institucionalização, paradigma de serviços e paradigma de suporte. ✂️ b) Paradigma de proteção, paradigma de atendimento e paradigma de especialização. ✂️ c) Paradigma de segmentação, paradigma de ambiência e paradigma de suporte. ✂️ d) Paradigma de institucionalização, paradigma de ambiência e paradigma de especialização. ✂️ e) Paradigma de serviços, paradigma de atendimento e paradigma de suporte. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 99Q954706 | Pedagogia, Educação de Jovens e Adultos, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Sertãozinho SP, VUNESP, 2025Assinale a alternativa que completa corretamente a discussão de Haddad e Di Pierro (2000), no excerto a seguir: “A partir dos anos 80, os programas de escolarização de adultos passaram a acolher um novo grupo social constituído por jovens de origem urbana, cuja trajetória escolar anterior foi malsucedida. [...] Os jovens ____________________” ✂️ a) carregam consigo o estigma de alunos-problema, que não tiveram êxito no ensino regular e que buscam superar as dificuldades em cursos aos quais atribuem o caráter de aceleração e recuperação. ✂️ b) são recebidos pelas escolas de forma acolhedora, pois estas, sabendo das dificuldades que eles haviam enfrentado em seu percurso estudantil, dispõem-se a mobilizar os recursos necessários para ajudá-los. ✂️ c) encontram programas de educação escolar de jovens e adultos aptos a, pedagógica e legalmente, concretizarem a democratização de oportunidades formativas para todos, inclusive aos jovens trabalhadores. ✂️ d) acabam excluídos e marginalizados, pois os sistemas de ensino insistem em matriculá-los no período regular, já que a EJA se presta exclusivamente ao atendimento de adultos efetivamente analfabetos e sem experiência escolar prévia. ✂️ e) demonstram maior facilidade de uma adaptação bem-sucedida aos programas de formação da EJA justamente por trazerem conhecimentos experienciais da vida escolar, seus ritos, saberes e práticas sociais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 100Q910899 | Pedagogia, Modalidades da Avaliação, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Miraí MG, Instituto Access, 2024O objetivo dessa avaliação é informar e verificar a aprendizagem dos alunos, da turma e da escola como um todo ao final de um processo de aprendizagem. A partir dessa informação, assinale a alternativa que apresenta a avaliação descrita nesse conceito. ✂️ a) Avaliação diagnóstica. ✂️ b) Avaliação formativa. ✂️ c) Avaliação somativa. ✂️ d) Avaliação de aprendizagem. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDF← AnteriorPróximo →
81Q319636 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Professor de Educação Básica I, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão DF, CESPE CEBRASPEJulgue os itens a seguir de acordo com as teorias tradicionais, críticas e pós-críticas de currículo. Para Bobbitt, o currículo deveria ser organizado de acordo com os princípios da administração científica de Taylor. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
82Q328889 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Professor de Educação Básica I, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão DF, CESPE CEBRASPEConsiderando os tipos de liderança e as relações humanas no trabalho, julgue os itens que se seguem. A escolha do tipo de liderança deve ter como objetivo fortalecer ou minimizar as características de determinado grupo. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
83Q322977 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Professor de Educação Básica I, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão DF, CESPE CEBRASPEConsiderando a concepção, os princípios e as diretrizes contidos nos Parâmetros Curriculares Nacionais, julgue os itens a seguir. Os temas transversais não devem ser constituídos como espaços específicos, mas sim como ferramentas que visam propiciar a integração das áreas de conhecimento. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
84Q327164 | Pedagogia, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Campinas SP, CETROOs brinquedos constituem-se em I. objetos privilegiados da educação das crianças. II. objetos que podem ser comprados ou fabricados pelos professores e pelas próprias crianças. III. objetos que podem ter vida curta, quando inventados e confeccionados pelas crianças em determinada brincadeira e durar várias gerações, quando transmitidos de pai para filho. Nessa perspectiva, as instituições devem integrá-los ao acervo de materiais existentes nas salas, prevendo critérios de escolha, seleção e aquisição de acordo com a faixa etária atendida e os diferentes projetos desenvolvidos na instituição. É correto o que está contido em ✂️ a) I, II e III. ✂️ b) I e III, apenas. ✂️ c) I e II, apenas. ✂️ d) II e III, apenas. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
85Q325953 | Pedagogia, Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas, Professor de Educação Básica I, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão DF, CESPE CEBRASPEJulgue os itens de 86 a 91 de acordo com as concepções pedagógicas. Os processos autogestionários e a vivência grupal para a construção do conhecimento são traços marcantes da concepção progressista libertadora. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
86Q723402 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Meio Ambiente, Professor de Educação Básica I, SEE SP, VUNESPNa conferência Rio+20, um dos principais pontos de discussão e de acordos tratou ✂️ a) do fim dos conflitos que separam países desenvolvidos e subdesenvolvidos. ✂️ b) da expansão das empresas estatais voltadas para a proteção do meio ambiente. ✂️ c) da nova postura do governo dos Estados Unidos sobre a preservação ambiental. ✂️ d) dos lucros crescentes obtidos pelas empresas que praticam a reciclagem. ✂️ e) da incorporação da noção de desenvolvimento sustentável na esfera econômica. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
87Q320384 | Pedagogia, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Campinas SP, CETROSobre o papel dos esquemas no desenvolvimento cognitivo, analise os conceitos abaixo. I. Os esquemas operativos são representações mentais das associações lógicas entre objetos no mundo. II. A adaptação consiste em processos através dos quais os esquemas mudam. III. A acomodação é o processo pelo qual uma pessoa modifica esquemas existentes como resultado de novas experiências ou cria novos esquemas quando os antigos não mais administram os dados. IV. A equilibração envolve a absorção de novas experiências ou informações aos esquemas existentes. É correto o que se afirma em ✂️ a) I e II, apenas. ✂️ b) III e IV, apenas. ✂️ c) I, II e III, apenas. ✂️ d) I, II, III e IV. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
88Q328781 | Pedagogia, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Campinas SP, CETROLeia o trecho abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas. A relação entre o cuidar e o educar com as instituições de Educação Infantil incorporam de maneira ______________ as funções de educar e cuidar, não mais diferenciando nem hierarquizando os _______________________ e instituições que atuam com as crianças pequenas e/ou aqueles que trabalham com as maiores. A instituição de Educação Infantil deve tornar acessível a todas as crianças que a frequentam, indiscriminadamente, elementos da cultura que enriquecem o seu desenvolvimento e inserção social. Cumpre um papel __________________, propiciando o desenvolvimento da identidade das crianças, por meio de aprendizagens diversificadas, realizadas em situações de interação. ✂️ a) integrada/ profissionais/ mediador ✂️ b) associada/ papéis/ socializador ✂️ c) integrada/ papéis/ mediador ✂️ d) integrada/ profissionais/ socializador Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
89Q325743 | Pedagogia, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Campinas SP, CETRONo primeiro ano de vida, a prática musical poderá ocorrer por meio de atividades lúdicas, a este respeito, assinale a alternativa correta. ✂️ a) O professor está contribuindo para o desenvolvimento da percepção e atenção dos bebês quando canta para eles. ✂️ b) Não devemos produzir sons vocais diversos por meio da imitação de vozes de animais, ruídos etc., ou sons corporais, como palmas, batidas nas pernas, pés etc., esta prática é agressiva e irrita os bebês. ✂️ c) Não é aconselhável embalá-los e dançar com eles, para não deixá-los mal acostumados. ✂️ d) Os jogos com movimentos, as brincadeiras com palmas e gestos agitam a classe e devem ser evitados. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
90Q320417 | Pedagogia, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Campinas SP, CETROA prática do jogo contribui I. para confundir a criança em relação aos conhecimentos matemáticos. II. para o desenvolvimento infantil, para a construção e ampliação dos conhecimentos. III. com sua característica lúdica somada à participação ativa da criança. IV. para favorecer a ideia de que se aprende matemática brincando. É correto o que está contido em ✂️ a) II, III e IV, apenas. ✂️ b) I, III e IV, apenas. ✂️ c) I, II e IV, apenas. ✂️ d) I, II e III, apenas. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
91Q321342 | Pedagogia, Professor de Educação Básica I, SEE SP, VUNESPDurante uma reunião de pais, a professora Fátima, do 4.º ano do Ensino Fundamental, foi questionada por uma das mães sobre o motivo pelo qual as crianças eram organizadas em duplas de trabalho. Antes que pudesse responder, outra mãe interveio, alegando não ser esta a melhor forma de organização. Diante dos questionamentos e com fundamento no Guia de Planejamento e Orientações Didáticas para o Professor da 3.ª série – Ciclo I, a professora defendeu essa forma de organização, argumentando, acertadamente, que a função das duplas é ✂️ a) garantir que todos façam as atividades corretamente. ✂️ b) fazer com que os amigos fiquem juntos, garantindo um clima harmonioso na turma. ✂️ c) favorecer a mobilização dos conhecimentos de cada um, para que possam avançar em seus conhecimentos. ✂️ d) mesclar aqueles alunos que já dominam a base alfabética com aqueles que ainda estão numa hipótese inicial do sistema de escrita. ✂️ e) agrupar os alunos que possuem níveis de conhecimentos iguais, para que juntos, e em colaboração, avancem em suas hipóteses. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
92Q977912 | Libras, Professor de Educação Básica I, SME de João Pessoa PB, IDECAN, 2025A Língua Brasileira de Sinais (Libras) é um recurso linguístico e pedagógico essencial para a inclusão, pois garante a comunicação, a participação e o aprendizado dos estudantes surdos, respeitando sua identidade linguística e promovendo uma educação verdadeiramente inclusiva. Considerando a utilização dos sinais em Libras, marque o item em que os sinais das palavras são realizados com apenas uma das mãos. ✂️ a) TRABALHO, PESSOA, ALTO ✂️ b) LOJA, PESSOA, MAGRO ✂️ c) VIDA, PESSOA, ALTO ✂️ d) LIVRO, PRAÇA, ALTO ✂️ e) VIDA, PRAÇA, REI Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
93Q889666 | Pedagogia, Piaget, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Caconde SP, Avança SP, 2024Na literatura, inúmeros autores abordam os diferentes prismas que ratificam a importância dos jogos e das brincadeiras no desenvolvimento da criança. Nessa sistemática, é improcedente a seguinte asserção: ✂️ a) O brincar oportuniza a realização dos desejos das crianças, a partir da imaginação. ✂️ b) O brincar corrobora para a redução das tensões, contribuindo para acomodar seus conflitos e frustrações. ✂️ c) O brincar traz uma perspectiva diferente da vivência cotidiana. ✂️ d) O brincar oportuniza experiências que vão de encontro ao desenvolvimento de capacidades como a imaginação, a imitação e a observação. ✂️ e) Jogos e brincadeiras constituem uma ferramenta mediadora do processo de desenvolvimento infantil. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
94Q889683 | Pedagogia, Direitos Humanos, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Caconde SP, Avança SP, 2024Qual é o paradigma, que emergiu nos últimos anos do século XX, decorrente dos movimentos de pessoas com deficiência, acadêmicos e ativistas que buscavam uma abordagem mais igualitária e centrada nos direitos humanos? ✂️ a) Paradigma da inclusão ✂️ b) Paradigma da integração ✂️ c) Paradigma da segregação ✂️ d) Paradigma da exclusão ✂️ e) Paradigma do suporte Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
95Q956008 | Direito da Criança e do Adolescente ECA, Direito à Educação, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Silveiras SP, AGIRH, 2025O filho de Luiz tem 4 anos e é surdo. Seu pai não sabe se poderá matriculá-lo em uma escola regular de seu bairro em Silveiras”. Sobre a situação narrada, segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), analise as afirmativas a seguir. I. O ECA estabelece que as crianças com deficiência devem ser matriculadas exclusivamente em escolas especializadas. II. O ECA assegura o atendimento das crianças com deficiência preferencialmente na rede regular de ensino. III. O ECA deixa a cargo de cada escola definir sobre o atendimento às crianças com deficiência. Está correto o que se afirma em: ✂️ a) I apenas. ✂️ b) II apenas. ✂️ c) III apenas. ✂️ d) I e II apenas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
96Q954703 | Pedagogia, Jogos e suas Características Pedagógicos, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Sertãozinho SP, VUNESP, 2025Frade, Araújo e Glória (2018) afirmam que os jogos digitais de alfabetização tiveram grande relevância em seu trabalho investigativo sobre como as crianças, em processo de alfabetização, atuam em ambientes digitais com a linguagem verbal e outros recursos multimodais em eventos de uso de jogos. Mais especificamente em relação aos jogos digitais de alfabetização, essas autoras afirmam que ✂️ a) a escolha do jogo digital deve ser baseada no entretenimento que ele proporciona, acima de seus objetivos pedagógicos, evitando-se, assim, que as crianças percam o interesse. ✂️ b) o uso de jogos digitais dispensa a necessidade de uma explicação prévia do professor sobre o assunto da atividade, visto que são intuitivos e fáceis de se jogar, sem regras complexas. ✂️ c) a aula com jogos digitais é mais eficiente quando o professor intervém o mínimo possível, possibilitando o desenvolvimento da autonomia das crianças enquanto se divertem. ✂️ d) o professor precisa selecionar o jogo digital com antecedência, conhecer sua funcionalidade e perceber em que instante do processo de aprendizagem da criança poderá ser utilizado. ✂️ e) a melhor forma de utilizar jogos digitais em sala de aula é permitindo que as crianças escolham livremente o jogo que querem usar, pois isto garante o engajamento delas nas atividades. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
97Q977899 | Pedagogia, Aspectos Sociológicos da Educação, Professor de Educação Básica I, SME de João Pessoa PB, IDECAN, 2025Assinale o item que informa um entendimento compatível com a concepção crítica da infância enquanto construção histórica e a criança como sujeito de direitos, considerando a articulação entre legislação vigente, teorias sociais contemporâneas e os desafios da prática pedagógica. ✂️ a) A concepção da criança como sujeito de direitos implica reconhecer sua competência social, sua capacidade de agência e sua legitimidade como produtora de cultura, o que desafia práticas educativas que a tratam como ser incompleto e silencia sua participação no cotidiano escolar e social. ✂️ b) A criança, ao ser reconhecida como sujeito de direitos, passa a integrar o sistema legal apenas de modo simbólico, sendo os adultos os únicos responsáveis pelas decisões que envolvem sua vida, conforme os limites impostos pela doutrina da proteção integral. ✂️ c) A perspectiva jurídica contemporânea considera a criança como objeto prioritário de intervenção protetiva, sendo seu protagonismo relativizado frente à necessidade de garantir sua segurança, ainda que isso contrarie sua autonomia ou expressão individual. ✂️ d) A visão crítica da infância afirma o papel das instituições sociais no controle disciplinar da criança, sendo a escola o principal instrumento para corrigir desvios morais e comportamentais, conforme previsto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. ✂️ e) Ao tratar a criança como sujeito de direitos, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) limita sua autonomia à esfera familiar, vedando sua escuta em processos judiciais e administrativos por presumir sua incapacidade civil plena. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
98Q889669 | Pedagogia, Paradigmas Educacionais Pensamento Moderno e Contemporâneo, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Caconde SP, Avança SP, 2024A emergência de novos paradigmas, em quaisquer áreas do conhecimento, ratifica o dinamismo do curso da história que promove novas formas de agir e pensar. No caso específico da educação especial, observa-se que a história de tratamento de pessoas com deficiência pode ser contextualizada em três formas distintas de atendimento que compreendem os três paradigmas elencados por meio de qual opção? ✂️ a) Paradigma de institucionalização, paradigma de serviços e paradigma de suporte. ✂️ b) Paradigma de proteção, paradigma de atendimento e paradigma de especialização. ✂️ c) Paradigma de segmentação, paradigma de ambiência e paradigma de suporte. ✂️ d) Paradigma de institucionalização, paradigma de ambiência e paradigma de especialização. ✂️ e) Paradigma de serviços, paradigma de atendimento e paradigma de suporte. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
99Q954706 | Pedagogia, Educação de Jovens e Adultos, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Sertãozinho SP, VUNESP, 2025Assinale a alternativa que completa corretamente a discussão de Haddad e Di Pierro (2000), no excerto a seguir: “A partir dos anos 80, os programas de escolarização de adultos passaram a acolher um novo grupo social constituído por jovens de origem urbana, cuja trajetória escolar anterior foi malsucedida. [...] Os jovens ____________________” ✂️ a) carregam consigo o estigma de alunos-problema, que não tiveram êxito no ensino regular e que buscam superar as dificuldades em cursos aos quais atribuem o caráter de aceleração e recuperação. ✂️ b) são recebidos pelas escolas de forma acolhedora, pois estas, sabendo das dificuldades que eles haviam enfrentado em seu percurso estudantil, dispõem-se a mobilizar os recursos necessários para ajudá-los. ✂️ c) encontram programas de educação escolar de jovens e adultos aptos a, pedagógica e legalmente, concretizarem a democratização de oportunidades formativas para todos, inclusive aos jovens trabalhadores. ✂️ d) acabam excluídos e marginalizados, pois os sistemas de ensino insistem em matriculá-los no período regular, já que a EJA se presta exclusivamente ao atendimento de adultos efetivamente analfabetos e sem experiência escolar prévia. ✂️ e) demonstram maior facilidade de uma adaptação bem-sucedida aos programas de formação da EJA justamente por trazerem conhecimentos experienciais da vida escolar, seus ritos, saberes e práticas sociais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
100Q910899 | Pedagogia, Modalidades da Avaliação, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Miraí MG, Instituto Access, 2024O objetivo dessa avaliação é informar e verificar a aprendizagem dos alunos, da turma e da escola como um todo ao final de um processo de aprendizagem. A partir dessa informação, assinale a alternativa que apresenta a avaliação descrita nesse conceito. ✂️ a) Avaliação diagnóstica. ✂️ b) Avaliação formativa. ✂️ c) Avaliação somativa. ✂️ d) Avaliação de aprendizagem. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro