Início

Questões de Concursos Professor de Educação Básica I

Resolva questões de Professor de Educação Básica I comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


81Q319636 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Professor de Educação Básica I, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão DF, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir de acordo com as teorias tradicionais, críticas e pós-críticas de currículo.

Para Bobbitt, o currículo deveria ser organizado de acordo com os princípios da administração científica de Taylor.

  1. ✂️
  2. ✂️

82Q328889 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Professor de Educação Básica I, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão DF, CESPE CEBRASPE

Considerando os tipos de liderança e as relações humanas no trabalho, julgue os itens que se seguem.

A escolha do tipo de liderança deve ter como objetivo fortalecer ou minimizar as características de determinado grupo.

  1. ✂️
  2. ✂️

83Q322977 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Professor de Educação Básica I, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão DF, CESPE CEBRASPE

Considerando a concepção, os princípios e as diretrizes contidos nos Parâmetros Curriculares Nacionais, julgue os itens a seguir.

Os temas transversais não devem ser constituídos como espaços específicos, mas sim como ferramentas que visam propiciar a integração das áreas de conhecimento.

  1. ✂️
  2. ✂️

84Q327164 | Pedagogia, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Os brinquedos constituem-se em

I. objetos privilegiados da educação das crianças. II. objetos que podem ser comprados ou fabricados pelos professores e pelas próprias crianças. III. objetos que podem ter vida curta, quando inventados e confeccionados pelas crianças em determinada brincadeira e durar várias gerações, quando transmitidos de pai para filho. Nessa perspectiva, as instituições devem integrá-los ao acervo de materiais existentes nas salas, prevendo critérios de escolha, seleção e aquisição de acordo com a faixa etária atendida e os diferentes projetos desenvolvidos na instituição. É correto o que está contido em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

85Q325953 | Pedagogia, Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas, Professor de Educação Básica I, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão DF, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens de 86 a 91 de acordo com as concepções pedagógicas.

Os processos autogestionários e a vivência grupal para a construção do conhecimento são traços marcantes da concepção progressista libertadora.

  1. ✂️
  2. ✂️

86Q723402 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Meio Ambiente, Professor de Educação Básica I, SEE SP, VUNESP

Na conferência Rio+20, um dos principais pontos de discussão e de acordos tratou

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

87Q320384 | Pedagogia, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Sobre o papel dos esquemas no desenvolvimento cognitivo, analise os conceitos abaixo.

I. Os esquemas operativos são representações mentais das associações lógicas entre objetos no mundo. II. A adaptação consiste em processos através dos quais os esquemas mudam. III. A acomodação é o processo pelo qual uma pessoa modifica esquemas existentes como resultado de novas experiências ou cria novos esquemas quando os antigos não mais administram os dados. IV. A equilibração envolve a absorção de novas experiências ou informações aos esquemas existentes. É correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

88Q328781 | Pedagogia, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Leia o trecho abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas.

A relação entre o cuidar e o educar com as instituições de Educação Infantil incorporam de maneira ______________ as funções de educar e cuidar, não mais diferenciando nem hierarquizando os _______________________ e instituições que atuam com as crianças pequenas e/ou aqueles que trabalham com as maiores. A instituição de Educação Infantil deve tornar acessível a todas as crianças que a frequentam, indiscriminadamente, elementos da cultura que enriquecem o seu desenvolvimento e inserção social. Cumpre um papel __________________, propiciando o desenvolvimento da identidade das crianças, por meio de aprendizagens diversificadas, realizadas em situações de interação.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

89Q325743 | Pedagogia, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

No primeiro ano de vida, a prática musical poderá ocorrer por meio de atividades lúdicas, a este respeito, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

90Q320417 | Pedagogia, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

A prática do jogo contribui

I. para confundir a criança em relação aos conhecimentos matemáticos. II. para o desenvolvimento infantil, para a construção e ampliação dos conhecimentos. III. com sua característica lúdica somada à participação ativa da criança. IV. para favorecer a ideia de que se aprende matemática brincando. É correto o que está contido em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

91Q321342 | Pedagogia, Professor de Educação Básica I, SEE SP, VUNESP

Durante uma reunião de pais, a professora Fátima, do 4.º ano do Ensino Fundamental, foi questionada por uma das mães sobre o motivo pelo qual as crianças eram organizadas em duplas de trabalho. Antes que pudesse responder, outra mãe interveio, alegando não ser esta a melhor forma de organização. Diante dos questionamentos e com fundamento no Guia de Planejamento e Orientações Didáticas para o Professor da 3.ª série – Ciclo I, a professora defendeu essa forma de organização, argumentando, acertadamente, que a função das duplas é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

92Q977912 | Libras, Professor de Educação Básica I, SME de João Pessoa PB, IDECAN, 2025

A Língua Brasileira de Sinais (Libras) é um recurso linguístico e pedagógico essencial para a inclusão, pois garante a comunicação, a participação e o aprendizado dos estudantes surdos, respeitando sua identidade linguística e promovendo uma educação verdadeiramente inclusiva.
Considerando a utilização dos sinais em Libras, marque o item em que os sinais das palavras são realizados com apenas uma das mãos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

93Q889666 | Pedagogia, Piaget, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Caconde SP, Avança SP, 2024

Na literatura, inúmeros autores abordam os diferentes prismas que ratificam a importância dos jogos e das brincadeiras no desenvolvimento da criança. Nessa sistemática, é improcedente a seguinte asserção:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

94Q889683 | Pedagogia, Direitos Humanos, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Caconde SP, Avança SP, 2024

Qual é o paradigma, que emergiu nos últimos anos do século XX, decorrente dos movimentos de pessoas com deficiência, acadêmicos e ativistas que buscavam uma abordagem mais igualitária e centrada nos direitos humanos?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

95Q956008 | Direito da Criança e do Adolescente ECA, Direito à Educação, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Silveiras SP, AGIRH, 2025

O filho de Luiz tem 4 anos e é surdo. Seu pai não sabe se poderá matriculá-lo em uma escola regular de seu bairro em Silveiras”. Sobre a situação narrada, segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), analise as afirmativas a seguir.

I. O ECA estabelece que as crianças com deficiência devem ser matriculadas exclusivamente em escolas especializadas.
II. O ECA assegura o atendimento das crianças com deficiência preferencialmente na rede regular de ensino.
III. O ECA deixa a cargo de cada escola definir sobre o atendimento às crianças com deficiência.

Está correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

96Q954703 | Pedagogia, Jogos e suas Características Pedagógicos, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Sertãozinho SP, VUNESP, 2025

Frade, Araújo e Glória (2018) afirmam que os jogos digitais de alfabetização tiveram grande relevância em seu trabalho investigativo sobre como as crianças, em processo de alfabetização, atuam em ambientes digitais com a linguagem verbal e outros recursos multimodais em eventos de uso de jogos. Mais especificamente em relação aos jogos digitais de alfabetização, essas autoras afirmam que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

97Q977899 | Pedagogia, Aspectos Sociológicos da Educação, Professor de Educação Básica I, SME de João Pessoa PB, IDECAN, 2025

Assinale o item que informa um entendimento compatível com a concepção crítica da infância enquanto construção histórica e a criança como sujeito de direitos, considerando a articulação entre legislação vigente, teorias sociais contemporâneas e os desafios da prática pedagógica.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

98Q889669 | Pedagogia, Paradigmas Educacionais Pensamento Moderno e Contemporâneo, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Caconde SP, Avança SP, 2024

A emergência de novos paradigmas, em quaisquer áreas do conhecimento, ratifica o dinamismo do curso da história que promove novas formas de agir e pensar. No caso específico da educação especial, observa-se que a história de tratamento de pessoas com deficiência pode ser contextualizada em três formas distintas de atendimento que compreendem os três paradigmas elencados por meio de qual opção?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

99Q954706 | Pedagogia, Educação de Jovens e Adultos, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Sertãozinho SP, VUNESP, 2025

Assinale a alternativa que completa corretamente a discussão de Haddad e Di Pierro (2000), no excerto a seguir:

“A partir dos anos 80, os programas de escolarização de adultos passaram a acolher um novo grupo social constituído por jovens de origem urbana, cuja trajetória escolar anterior foi malsucedida. [...] Os jovens ____________________”
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

100Q910899 | Pedagogia, Modalidades da Avaliação, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Miraí MG, Instituto Access, 2024

O objetivo dessa avaliação é informar e verificar a aprendizagem dos alunos, da turma e da escola como um todo ao final de um processo de aprendizagem. A partir dessa informação, assinale a alternativa que apresenta a avaliação descrita nesse conceito.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.