Questões de Concursos Professor de Educação Básica II

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21Q841723 | Educação Física, Anatomia e Fisiologia do Corpo e Movimento, Professor de Educação Básica II, CPCON, 2020

O desenvolvimento motor é uma mudança sequencial no comportamento motor, aqueles que estudam o desenvolvimento motor estudam as mudanças desenvolvimentais em comportamento de movimento e os fatores que subjazem essas mudanças (Haywood, 2004). Assinale a alternativa CORRETA.
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22Q328901 | Pedagogia, Professor de Educação Básica II, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

A língua é um sistema que tem como centro a interação verbal, que se faz por meio de textos ou discursos falados ou escritos. Isso significa que esse sistema depende da interlocução: ação linguística entre sujeitos. Partindo desta concepção, uma proposta de ensino de língua deve

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23Q840061 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Educacao Basica II, EDUCA, 2020

Caçar, correr, lutar, saltar, todos esses movimentos básicos para a sobrevivência do ser humano primitivo iniciaram as atividades que hoje conhecemos como Educação Física. Ao longo do tempo, a Educação Física mostrou sua importância no mundo e firmou-se no Brasil com o incentivo de políticas públicas que transformaram nossa forma de ver a sociedade e o ensino escolar.
Sobre a história da Educação Física no Brasil, analise os itens e assinale a alternativa INCORRETA:
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24Q859440 | Estatuto da Pessoa com Deficiência PCD, Legislação das Pessoas com Deficiência, Professor de Educação Básica II, EDUCA, 2020

Segundo o art. 46, do Decreto no 3.298, de 20 de dezembro de 1999, que dispõe sobre a Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, os órgãos e as entidades da Administração Pública Federal direta e indireta responsáveis pela cultura, pelo desporto, pelo turismo e pelo lazer dispensarão tratamento prioritário e adequado aos assuntos objeto referido Decreto, com vista a viabilizar, sem prejuízo de outras, as seguintes medidas, entre outras:
I. Incentivar a prática desportiva formal e formal como direito de cada um e o lazer como forma de promoção social. II. Estimular meios que facilitem o exercício de atividades desportivas entre a pessoa portadora de deficiência e suas entidades representativas. III. Assegurar a acessibilidade às instalações desportivas dos estabelecimentos de ensino, desde o nível pré-escolar até à universidade. IV. Promover a inclusão de atividades desportivas para pessoa portadora de deficiência na prática da educação física ministrada nas instituições de ensino públicas e privadas.
Estão CORRETAS:
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25Q840661 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Educação Básica II, EDUCA, 2020

Na BNCC, cada uma das práticas corporais tematizadas compõe uma das seis unidades temáticas abordadas ao longo do Ensino Fundamental. Cabe destacar que a categorização apresentada não tem pretensões de universalidade, pois se trata de um entendimento possível, entre outros, sobre as denominações das (e as fronteiras entre as) manifestações culturais tematizadas na Educação Física escolar. “Na unidade temática exploram-se expressões e formas de experimentação corporal centradas nas perícias e proezas provocadas pelas situações de imprevisibilidade que se apresentam quando o praticante interage com um ambiente desafiador”.
O conceito em destaque diz respeito a Unidade Temática:
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26Q322350 | Pedagogia, Professor de Educação Básica II, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Sobre a utilização de jogos no desenvolvimento da imaginação e da criatividade da criança, é correto afirmar que

I. em seu sentido integral, é o mais eficiente meio estimulador das inteligências. II. os jogos permitem que a criança realize tudo que desejar. Quando entretido em um jogo, o indivíduo é quem quer ser, ordena o que quer ordenar, decide sem restrições. III. os jogos impõem o controle dos impulsos, a aceitação das regras, que podem ser estabelecidas pelos que jogam, e não impostas. IV. os jogos são recursos utilizados no fim das aulas e nos dias em que o conteúdo foi aplicado rapidamente. É correto o que está contido em
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27Q848216 | Geografia, População, Professor de Educacao Basica II, EDUCA, 2020

O território do Brasil ocupa uma área de 8 514 876 km². Em virtude de sua extensão territorial, o Brasil é considerado um país continental por ocupar grande parte da América do Sul. Até o século XVI, o Brasil possuía apenas a área estabelecida pelo Tratado de Tordesilhas, assinado em 1494 por Portugal e Espanha.
Podemos citar como os principais acontecimentos históricos que contribuíram para o povoamento do Brasil.
I. No século XVI: a ocupação limitava-se ao litoral, a principal atividade econômica desse período foi o cultivo de cana para produzir o açúcar, produto muito apreciado na Europa, a produção era destinada à exportação. As propriedades rurais eram grandes extensões de terra, cultivadas com força de trabalho escrava. O crescimento da exportação levou aos primeiros centros urbanos no litoral, as cidades portuárias. II. Século XVII e XVIII: foram marcados pela produção pastoril que adentrou a oeste do país e também pela descoberta de jazidas de ouro e diamante nos estados de Goiás, Minas Gerais e Mato Grosso. Esse período foi chamado de aurífero e fez surgir várias cidades. III. Século XIX: a atividade que contribuiu para o processo de urbanização foi a produção de café, principalmente nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. Essa atividade também contribuiu para o surgimento de várias cidades.
Está(ão) CORRETA(S):
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28Q849760 | Português, Interpretação de Textos, Professor de Educação Básica II, CPCON, 2020

Irandé Antunes, parafraseando Fernando Pessoa, diz: “Pobre língua escolar! Tantas vezes fora de voz e tão cheia de não ser nada!” (ANTUNES, Irandé. Muito além da Gramática: Por um ensino de língua sem pedras no caminho. São Paulo: Parábola, 2007. p. 24). Nesta perspectiva, é pertinente o alerta para que se afirme CORRETAMENTE que
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29Q847662 | Geografia, Urbanização, Professor de Educacao Basica II, EDUCA, 2020

Hierarquia urbana é a maneira como as cidades organizam-se dentro de uma escala de subordinação. Por meio dela pode-se conhecer a importância de uma cidade e a sua relação de subordinação ou influência sobre as outras que estão à sua volta. A hierarquia urbana é composta por estruturas categorizadas na seguinte classificação:
Assinale a alternativa CORRETA:
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30Q849461 | Geografia, Urbanização, Professor de Educacao Basica II, EDUCA, 2020

A urbanização no Brasil, constitui um fenômeno da segunda metade do século XX e pode ser considerada um fenômeno recente. As características desse fenômeno estão expressas na paisagem urbana das cidades e metrópoles brasileiras e são decorrentes de vários fatores:
São considerados fatores da urbanização:
I. O êxodo rural, que, por sua vez, está ligado ao excedente de mão-de-obra do campo. II. A industrialização tardia e a modernização das atividades agrícolas, conjugadas à concentração de pessoas nas grandes cidades. III. O aumento do poder aquisitivo da população, favorecidos pela expansão do capital financeiro na economia. IV. A inovação tecnológica e o aumento da produtividade das indústrias de bens de consumo, para suprirem as necessidades da vida urbana.
Estão CORRETAS:
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31Q845596 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Educação Básica II, EDUCA, 2020

Na BNCC, a Educação Física oferece uma série de possibilidades para enriquecer a experiência das crianças, jovens e adultos na Educação Básica, permitindo o acesso a um vasto universo cultural, que se inscrevem, mas não se restringem, à racionalidade típica dos saberes científicos que, comumente, orienta as práticas pedagógicas na escola.
Esse universo compreende:
I. Saberes corporais. II. Experiências estéticas.
III. Experiências emotivas.
IV. Experiências lúdicas.
V. Experiências agonistas.
Estão CORRETAS:
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32Q841307 | Educação Física, Patologias e Lesões, Professor de Educação Básica II, CPCON, 2020

A obesidade pode ser definida pelo acúmulo excessivo de gordura relacionado à massa magra, trazendo inúmeras consequências para o escolar, inclusive no seu controle postural e desempenho motor. Sobre o assunto, assinale a alternativa CORRETA.
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33Q846324 | Educação Física, Treinamento Desportivo, Professor de Educacao Basica II, EDUCA, 2020

Numa visão prática os Princípios do Treinamento Esportivo relatam a importância de cada um dos princípios no desenvolvimento de uma periodização esportiva.

São considerados princípios do Treinamento, Esportivo, EXCETO:

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34Q840875 | Educação Física, Fisiologia do Exercício, Professor de Educação Básica II, EDUCA, 2020

Os componentes da aptidão física estão relacionados com o crescimento e a sexual. A capacidade para o exercício físico aumenta com a puberdade devido ao aumento de força, habilidade e resistência. Essas mudanças envolvem crescimento linear e alterações na composição corporal e fisiológica como, por exemplo, um maior controle da temperatura corporal, que melhora o desempenho. Em meninas adolescentes após a puberdade, o VO2 máx por unidade de peso corporal diminui, enquanto a gordura corporal aumenta e a hemoglobina tende a diminuir, assim como a atividade voluntária.
Quanto aos meninos, aumentam sua capacidade aeróbia (VO2máx) durante a adolescência, atingindo seu pico entre:
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35Q841417 | Educação Física, Anatomia e Fisiologia do Corpo e Movimento, Professor de Educacao Basica II, EDUCA, 2020

A aprendizagem motora humana consiste numa série de processos internos que determinam a capacidade de um indivíduo para executar uma tarefa motora, associado às suas práticas e experiências prévias. E esses processos, estão intrinsecamente ligados ao controle motor, pois, a todo momento estamos nos deslocando e os movimentos representam a principal forma de interação entre os seres humanos e o ambiente.

As fases da aprendizagem motora, são:

I. Motora Reflexiva.

II. Motora Rudimentar.

III. Motora Fundamental.

IV. Motora Especializada.

Assinale a alternativa CORRETA:

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36Q841915 | Educação Física, Primeiros Socorros no Esporte, Professor de Educacao Basica II, EDUCA, 2020

São condutas de prevenção de acidente realizadas pelo professor de Educação Física:

Assinale a alternativa CORRETA:

I. Inabilidade do principiante: inicia-se com exercícios simples e, a partir do desenvolvimento dos elementos motores, são acrescentados exercícios mais complexos. A aula deve ser sempre supervisionada, não permitindo atividades potencialmente perigosas

II. Desigualdade corporal e/ou técnica: ao propor as atividades, o educador deve equiparar o porte dos alunos, dividindo-os por tamanho, maturidade física, experiência e habilidade técnica;

III. Idade: deve-se observar a idade do aluno, de modo a aferir o seu desenvolvimento psicológico e fisiológico;

IV. Desprezo ao perigo: o professor deve exigir que os alunos usem os equipamentos de segurança adequados, fazendo também uma prévia vistoria para averiguar se os equipamentos estão em boas condições de uso. O docente também deve averiguar se os alunos estão utilizando os materiais de segurança de forma correta;

V. Causas imprevisíveis: são circunstâncias em que não há como se proteger ou precaver, onde a causa nunca pode ser totalmente eliminada;

VI. Supertreinamento: todos têm um limite funcional e este deve ser respeitado.

Estão CORRETAS:

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37Q843711 | Educação Física, Consciência Corporal, Professor de Educacao Basica II, EDUCA, 2020

A alimentação é um dos fatores que interfere diretamente na saúde, bem como a prática de atividades físicas, ambos requerem um equilíbrio de acordo com cada indivíduo. Para obter uma melhor qualidade de vida é necessário que o indivíduo:

I. Pratique uma alimentação saudável constituída de vitaminas, sais minerais, proteínas, fibras, vegetais, gorduras insaturadas, carboidratos e com restrição às gorduras, ao excesso de sal e de açúcar.

II. A escolha pelos alimentos remete-se diretamente com a identidade cultural do indivíduo, pela história vivida de cada grupo social com o ambiente e as influências do cotidiano.

III. Quando se fala de alimentação saudável não se remete abandonar tudo o que já se tem na cultura alimentar, mas sim adicionar ou modificar algumas escolhas mais saudáveis ao nosso cardápio.

IV. O bem estar físico, mental e emocional dos indivíduos está diretamente ligado á bons hábitos alimentares desde a antiguidade.

V. Os benefícios de uma alimentação saudável e da prática de exercícios físicos esta diretamente relacionada ao combate e a prevenção de algumas doenças como: diabetes, obesidade, hipertensão, colesterol entre outras.

Estão CORRETAS.

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38Q849724 | Geografia, População, Professor de Educacao Basica II, EDUCA, 2020

A configuração do espaço brasileiro passou por profundas transformações a partir da segunda metade do século XX, o que culminou tanto em pontos positivos, quanto em profundos problemas. Dentre os pontos positivos desse processo estão:

Assinale a alternativa CORRETA:

I. A queda da mortalidade infantil que passou da taxa de 150 mortes para cada mil nascidos vivos em 1940 para 29,6 em 2000.

II. O aumento da expectativa de vida de 40,7 anos de vida média em 1940 para 70,5 em 2000.

III. A queda da taxa de fertilidade de 6,16 filhos por mulher em idade fértil em 1940 para 2,38 em 2000.

IV. O nível de escolaridade de 55,9% de analfabetos em 1940 para 13,6% em 2000.

V. A ampliação do saneamento e a ampliação da coleta de lixo domiciliar.

Estão CORRETAS:

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39Q847301 | Geografia, Geografia Física, Professor de Educacao Basica II, EDUCA, 2020

No território brasileiro há um predomínio de planaltos. Esse tipo de relevo ocupa cerca de 5.000.00 km2 da área total do país, do qual as formas mais comuns são os picos, serras, colinas, morros e chapadas. Sobre as características destes planaltos, é CORRETO afirmar que:
I. O planalto central está localizado nos Estados de Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso. II. A vegetação predominante no planalto central é o cerrado. Seu ponto de maior altitude é a Chapada dos Veadeiros, localizada no estado de Goiás e com altitudes que variam de 600 m a 1650 m. III. O planalto das Guianas está localizado nos estados do Amazonas, Pará, Roraima e Amapá, e possui uma das formações geológicas mais antigas do planeta. Ele se estende também pelos países vizinhos: Venezuela, Colômbia, Guiana, Suriname e Guiana Francesa. IV. O Planalto meridional está localizado, em sua grande maioria, no sul do país, estende-se também pelas regiões do centro-oeste e sudeste no Brasil. Seu ponto mais alto é Pico da Bandeira com cerca de 2.900 metros. V. Serras e Planaltos do Leste e do Sudeste, conhecidos pela denominação “mar de morros”, envolve grande parte do planalto atlântico, no litoral do país. Abrangem os estados do Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia. Destacam-se a Serra da Canastra, Serra do Mar e Serra da Mantiqueira.
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