Início

Questões de Concursos Professor de Educação Básica III

Resolva questões de Professor de Educação Básica III comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


101Q321056 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor de Educação Básica III, Secretaria Municipal de Administração de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

Um professor de educação física, no início das aulas, sentou-se junto com os alunos das suas turmas para conversar sobre o conteúdo a ser trabalhado ao longo do ano, buscando ouvir suas expectativas e interesses. As crianças, tendo conversado antes com seus pais, trouxeram, entre outras, as seguintes sugestões:

I um grupo de meninas queria aulas de dança voltadas para o treino de coreografias que seriam apresentadas, nos dias de festa, pelas melhores dançarinas;

II os meninos queriam aprender a jogar futebol, porém muitos afirmaram que não queriam participar de campeonatos. Cada um dos itens a seguir contém uma ação do professor de educação física referido na situação hipotética acima, posterior à mencionada conversa com os alunos.

Julgue-os conforme sua adequação às modernas teorias pedagógicas.

O professor ponderou, com o grupo de meninas, que a responsabilidade pelas atividades nos dias de festa deveria ser compartilhada por todos os professores da escola e deveria envolver também, preferencialmente, todos os alunos da turma e não apenas os mais habilidosos.
  1. ✂️
  2. ✂️

102Q324390 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor de Educação Básica III, Secretaria Municipal de Administração de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

A educação, processo social e universal, constitui atividade humana necessária à existência e ao funcionamento das sociedades. A respeito desse tema, julgue os itens a seguir. Na teoria interacionista-construtivista, a criança constrói o seu conhecimento com base na interação com o ambiente. Nessa teoria, a aprendizagem depende do desenvolvimento, e a linguagem é entendida como sistema de representação da ação.
  1. ✂️
  2. ✂️

103Q485510 | Inglês, Professor de Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

The English language

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

104Q351581 | Artes, Arte Educação, Professor de Educação Básica III, Secretaria Municipal de Administração de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

A sala de aula é um importante espaço de criação. A partir de propostas pedagógicas bem estruturadas, os alunos se capacitam a criar soluções para problemas diversos. Considerando as atividades que podem ser desenvolvidas em sala de aula e o papel do professor nessas atividades, julgue os próximos itens. Quando o aluno cria a partir das propostas do professor, deve interpretar aquilo que é pedido e corresponder a certa expectativa do professor. A avaliação do professor deve ser feita a partir de seu gosto pessoal.
  1. ✂️
  2. ✂️

105Q322837 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor de Educação Básica III, Secretaria Municipal de Administração de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

As diretrizes pedagógicas para a educação infantil devem conciliar o respeito à identidade cultural de cada escola com o esforço coletivo de se criar um sentido de rede, que aproxime as escolas umas das outras. A respeito desse assunto, julgue os itens subseqüentes. Seria correta a atitude de um professor que, ao verificar ser época de empinar pipas, sugerisse a abertura da escola nos finais de semana para organização de um torneio, com o objetivo de ensinar as crianças a brincar e de adverti-las quanto aos riscos do cerol, da rede elétrica e de correr atrás de pipas.
  1. ✂️
  2. ✂️

106Q319063 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Professor de Educação Básica III, Secretaria Municipal de Administração de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

Segundo as diretrizes da PMV para a educação infantil e o ensino fundamental, o professor de educação física demonstra que considera a criança como alguém que é sujeito de direitos decide, no recreio, dividir o pátio entre diversos grupos de crianças, definindo regras de comportamento e selecionando brincadeiras que possam ser realizadas ao mesmo tempo, mesmo que tenha que contrariar o interesse das crianças.
  1. ✂️
  2. ✂️

107Q351898 | Artes, Arte Educação, Professor de Educação Básica III, Secretaria Municipal de Administração de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

Considerando as diretrizes do documento “A Educação Infantil: um outro olhar”, da Secretaria de Educação do município de Vitória, e a promoção da educação infantil por meio da múltiplas linguagens, julgue os próximos itens. A arte não é um privilégio da escola, mas ela precisa ser ressignificada como expressão, como linguagem e, não, como uma manifestação da repetição, da cópia e de modelos muitas vezes impostos pela racionalidade adulta.
  1. ✂️
  2. ✂️

108Q351968 | Artes, Arte Educação, Professor de Educação Básica III, Secretaria Municipal de Administração de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

A sala de aula é um importante espaço de criação. A partir de propostas pedagógicas bem estruturadas, os alunos se capacitam a criar soluções para problemas diversos. Considerando as atividades que podem ser desenvolvidas em sala de aula e o papel do professor nessas atividades, julgue os próximos itens. A criação, em sala de aula, parte de diferentes demandas que podem vir dos alunos, dos professores, da sociedade, da tradição. Sendo assim, não existem limites durante o processo de criação do aluno, tudo contribui.
  1. ✂️
  2. ✂️

109Q388328 | História, História Geral, Professor de Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Acerca dos cristãos novos na Península Ibérica e em suas possessões coloniais, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

110Q484124 | Geografia, Cartografia, Professor de Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Na Cartografia Temática, existem diferentes métodos de representação. A este respeito, correlacione as colunas e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

Coluna 1 1. Utilizada para expressar existência, localização, extensão da ocorrência dos fenômenos. 2. Utilizada quando as categorias dos fenômenos se inscrevem em uma sequência única e universalmente admitida. A relação entre objetos é de ordem. 3. Utilizada para evidenciar a relação de proporcionalidade entre objetos. 4. Utilizada para se construir a noção de dinamismo. Deve traduzir a dinâmica social que produz o espaço geográfico ao longo do tempo. Coluna 2 ( ) Representação Ordenada. ( ) Representação Qualitativa. ( ) Representação Dinâmica. ( ) Representação Quantitativa.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

111Q326300 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Educação Básica III, Secretaria Municipal de Administração de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

Para se efetivar a proposta pedagógica da educação inclusiva, é necessária uma reflexão acerca da organização curricular adequada à ampliação das possibilidades de aprendizagem para todos os alunos. Com referência à atuação da equipe de professores de educação física de determinada escola de educação infantil com o objetivo de contribuir para o alcance da referida proposta, julgue os itens a seguir. Considerando que a organização das situações de ensino deve tornar possível personalizar experiências comuns de aprendizagem, a equipe de educação física da escola deve orientar cada professor a, juntamente com seus alunos, modificar, totalmente se necessário, as regras de jogos e brincadeiras, a fim de garantir que as atividades sejam mais dinâmicas e divertidas.
  1. ✂️
  2. ✂️

112Q325050 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Professor de Educação Básica III, Secretaria Municipal de Administração de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

Segundo as diretrizes da PMV para a educação infantil e o ensino fundamental, o professor de educação física demonstra que considera a criança como alguém que é sujeito de direitos concede, durante as aulas, um espaço privilegiado para o diálogo entre os alunos, envolvendo-os, por exemplo, na discussão dos problemas que ocorreram durante a realização das atividades.
  1. ✂️
  2. ✂️

113Q485343 | Inglês, Vocabulário, Professor de Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Choose one alternative to fill in the blank spaces of the sentence below.

______ the UK ______ the USA has ______ had a legally sanctioned official or national language.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

114Q327733 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Professor de Educação Básica III, Secretaria Municipal de Administração de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

Dois dados apontam para alta na “fuga de cérebros” do Brasil, ou seja, a emigração de brasileiros com alto nível de instrução. Entre 1996 e 2006, o número de brasileiros que receberam visto norte-americano dado somente a profissionais de alta qualificação cresceu 185%. De 1990 a 2000, quase dobrou a proporção de brasileiros com nível superior vivendo em países ricos.

Tendo em vista o texto acima e as múltiplas implicações do tema por ele abordado, julgue os itens que se seguem.

Na última década do século passado, reduziu-se o número de brasileiros com elevada formação acadêmica que decidiram emigrar.
  1. ✂️
  2. ✂️

115Q813249 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Professor de Educação Básica III, Secretaria Municipal de Administração de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

Considerando a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n.º 9.394/1996), julgue os seguintes itens. A política de valorização dos trabalhadores da educação infantil, que inclui, além da melhoria salarial, condições de trabalho mais dignas, política articulada de recursos humanos, projetos de formação profissional permanente, garantias de participação democrática na formulação, discussão e decisão nas questões afeitas à educação, não está prevista entre as diretrizes dessa lei.
  1. ✂️
  2. ✂️

116Q484145 | Geografia, Meio Ambiente, Professor de Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Até a década de 70, era inimaginável que a região do cerrado brasileiro tornar-se-ia produtora de soja em larga escala. Atualmente, esta região é responsável pela produção de 60% da cultura no Brasil. Com condições favoráveis como topografia e clima, o potencial de acréscimo para a produção de alimentos é muito alto considerando a produtividade e a incorporação de novas áreas. As tecnologias de correção de acidez do solo e a adubação fosfatada com o plantio direto têm gerado ótimos resultados até em áreas onde a produtividade era baixa ou nula. Em 2006, já havia 139 milhões de hectares cultiváveis, 60 milhões em estoque e 32 milhões em reserva. Os programas tecnológicos para a região contribuíram inclusive para a economia dos Estados na nova fronteira agrícola. O custo do alimento foi reduzido em 5% e a condição de vida, em média, melhorou 47%. Mesmo considerando todo este cenário favorável, o impacto negativo no ecossistema do Cerrado foi significativo. Sendo assim, os possíveis efeitos que afetaram esta paisagem foram

I. a perda da biodiversidade. II. o assoreamento, redução da ciclagem da água (e da precipitação). III. as contribuições para o aquecimento global, erosão e compactação do solo. IV. a exaustão dos nutrientes, que acaba com as opções de manejo florestal. É correto o que está contido em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

117Q323731 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Professor de Educação Básica III, Secretaria Municipal de Administração de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

Em relação aos critérios a serem adotados pelos professores de educação física na seleção de conteúdos e metodologias coerentes com a proposta pedagógica da educação infantil, julgue os próximos itens. A elaboração do projeto político-pedagógico de uma escola tem de ser fruto de debate coletivo sobre os objetivos, estudo sobre a melhor maneira de alcançá-los e um olhar atento para as crianças, a comunidade e a própria escola.
  1. ✂️
  2. ✂️

118Q486072 | Inglês, Língua Inglesa e Educação, Professor de Educação Básica III, Secretaria Municipal de Administração de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

As far as the practice of language teaching is concerned, judge the items below. All languages reflect and are closely related to a psychological, social, and cultural reality for their speakers. For this reason, when teaching a foreign language, teachers should not impose a foreign value system on their students — they must break down barriers of communication but preserve diversity among people.
  1. ✂️
  2. ✂️

119Q322830 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Educação Básica III, Secretaria Municipal de Administração de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

Dois dados apontam para alta na “fuga de cérebros” do Brasil, ou seja, a emigração de brasileiros com alto nível de instrução. Entre 1996 e 2006, o número de brasileiros que receberam visto norte-americano dado somente a profissionais de alta qualificação cresceu 185%. De 1990 a 2000, quase dobrou a proporção de brasileiros com nível superior vivendo em países ricos.

Tendo em vista o texto acima e as múltiplas implicações do tema por ele abordado, julgue os itens que se seguem.

Hoje, mais do que no passado, os Estados Unidos da América (EUA) são bastante liberais na concessão generalizada de vistos para estrangeiros que queiram morar no país.
  1. ✂️
  2. ✂️

120Q324167 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Educação Básica III, Secretaria Municipal de Administração de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

No âmbito acadêmico-administrativo, existem vários conceitos de planos, com abrangência e objetivos diversos. Com relação a esses planos, julgue os itens subseqüentes. Denomina-se plano de ensino o detalhamento das unidades e subunidades previstas e sistematizadas para uma situação didática real, o qual deve ser elaborado na forma de documento escrito que subsidie os constantes aprimoramentos da prática pedagógica.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.