Início

Questões de Concursos Professor de Educação Básica III

Resolva questões de Professor de Educação Básica III comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


141Q815600 | Legislação Federal, Lei n 8069 1990 Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Professor de Educação Básica III, Secretaria Municipal de Administração de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

O respeito à criança como pessoa vem sendo alvo de muitas discussões nos últimos anos. Congressos, fóruns e seminários estão sendo realizados com o intuito de criar políticas públicas efetivas que consolidem a oferta de melhoria da qualidade de vida desses indivíduos. A respeito desse tema, julgue os itens a seguir. De acordo com as políticas públicas criadas recentemente, a criança pode ser privada de liberdade quando cometer um ato infracional.
  1. ✂️
  2. ✂️

142Q328491 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Educação Básica III, Secretaria Municipal de Administração de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

Em uma reunião pedagógica, convocada pela secretaria municipal de educação, professores de educação física de várias escolas tiveram a oportunidade de discutir os princípios teóricos e as metodologias que deveriam nortear a sua práxis pedagógica. Os itens de 111 a 115 apresentam colocações feitas pelos professores nessa reunião acerca da qualidade de ensino. Julgue-os conforme as modernas teorias pedagógicas. As dificuldades na associação entre teoria e prática ao longo da ação pedagógica, que em parte são reflexo das falhas na formação inicial dos professores, seriam adequadamente superadas se fosse adotado o mesmo referencial teórico para todas as escolas da rede.
  1. ✂️
  2. ✂️

143Q320803 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Educação Básica III, Secretaria Municipal de Administração de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

Os temas relacionados à sexualidade despertam o interesse das crianças, e os professores devem aprender a lidar com esse interesse a partir das representações próprias do universo infantil e do contexto sociocultural no qual as crianças estão inseridas. Com relação a esse tema, julgue os itens subseqüentes. Para motivar a participação das crianças nas aulas de dança e trabalhar temas relacionados à sexualidade, seria correto selecionar, para as aulas, músicas de carnaval ou funk que apresentem passos sensuais.
  1. ✂️
  2. ✂️

144Q819622 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Professor de Educação Básica III, Secretaria Municipal de Administração de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

Considerando a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n.º 9.394/1996), julgue os seguintes itens. A educação infantil é composta por duas etapas, a primeira é denominada creche e a segunda, pré-escola.
  1. ✂️
  2. ✂️

145Q324496 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Professor de Educação Básica III, Secretaria Municipal de Administração de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

Em relação aos critérios a serem adotados pelos professores de educação física na seleção de conteúdos e metodologias coerentes com a proposta pedagógica da educação infantil, julgue os próximos itens. A destinação de uma das salas da escola para atendimentos de emergência, com um enfermeiro ou um médico, representa desvio na função da escola, que deve investir na parceria com a estrutura de atendimento médico existente na comunidade.
  1. ✂️
  2. ✂️

146Q322553 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Educação Básica III, Secretaria Municipal de Administração de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

As diretrizes pedagógicas para a educação infantil devem conciliar o respeito à identidade cultural de cada escola com o esforço coletivo de se criar um sentido de rede, que aproxime as escolas umas das outras. A respeito desse assunto, julgue os itens subseqüentes.

Considere a seguinte situação hipotética.

Depois de assistir à apresentação de um grupo de dança folclórica da comunidade, o professor de educação física sugeriu à turma que o planejamento fosse modificado de forma a substituirem-se esportes previstos para o bimestre subseqüente pelo tema do folclore.

Nessa situação, segundo as diretrizes da Prefeitura Municipal de Vitória (PMV), o professor agiu corretamente, já que, dessa forma, estimulou a inserção sociocultural da escola.

  1. ✂️
  2. ✂️

147Q485950 | Inglês, Vocabulário, Professor de Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Choose one alternative to fill in the blank spaces of the paragraph below.

In the contemporary word, “knowledge” ______ a business package stylishly ______, ______ and ______, ______ within the enduring charm ______ by the 26 alphabets of the English language which ______ itself in a strange position. From a colonial construct, English ______ Janus-faced: a global facilitator on one side and a global watchdog on the other.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

148Q328748 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor de Educação Básica III, Secretaria Municipal de Administração de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

Os temas relacionados à sexualidade despertam o interesse das crianças, e os professores devem aprender a lidar com esse interesse a partir das representações próprias do universo infantil e do contexto sociocultural no qual as crianças estão inseridas. Com relação a esse tema, julgue os itens subseqüentes. Considere-se que, preocupado com os riscos da obesidade infantil, o professor decida medir o índice de massa corporal dos alunos e divulgar os dados em um quadro mural, como forma de estimular o emagrecimento. Nessa situação, a perda de peso alcançada por cada aluno pode ajudar a compor o seu resultado na avaliação da disciplina.
  1. ✂️
  2. ✂️

150Q328280 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Professor de Educação Básica III, Secretaria Municipal de Administração de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

A implementação de políticas públicas requer a existência de espaços de participação da comunidade por meio dos quais as diferentes demandas sociais cheguem aos setores responsáveis. Esses espaços colocam em cena uma noção descentralizada de participação. Considerando essas idéias, julgue os próximos itens. A participação dos professores na gestão escolar não está prevista em lei.
  1. ✂️
  2. ✂️

151Q319535 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Educação Básica III, Secretaria Municipal de Administração de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

Em relação aos critérios a serem adotados pelos professores de educação física na seleção de conteúdos e metodologias coerentes com a proposta pedagógica da educação infantil, julgue os próximos itens. A verdadeira interdisciplinaridade requer um reposicionamento da prática pedagógica escolar, de forma que a criança se localize no centro do processo educativo, com suas necessidades corporais, afetivas e cognitivas.
  1. ✂️
  2. ✂️

152Q319802 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Educação Básica III, Secretaria Municipal de Administração de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

Em uma reunião pedagógica, convocada pela secretaria municipal de educação, professores de educação física de várias escolas tiveram a oportunidade de discutir os princípios teóricos e as metodologias que deveriam nortear a sua práxis pedagógica. Os itens de 111 a 115 apresentam colocações feitas pelos professores nessa reunião acerca da qualidade de ensino. Julgue-os conforme as modernas teorias pedagógicas. A necessidade de atualização constante dos professores é um reflexo do avanço da ciência, que se renova rapidamente. Sendo assim, tanto a instituição deve fomentar a formação continuada, como, também, cada professor deve assumir a responsabilidade pela sua qualificação pessoal.
  1. ✂️
  2. ✂️

153Q322883 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Professor de Educação Básica III, Secretaria Municipal de Administração de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

Em relação aos critérios a serem adotados pelos professores de educação física na seleção de conteúdos e metodologias coerentes com a proposta pedagógica da educação infantil, julgue os próximos itens. Uma das formas de garantir o direito de todas as crianças de receberem atenção individual dá-se por meio do trabalho com a dança, ocasião em que o professor pode sugerir que cada estudante assuma o lugar de professor e apresente movimentos que os outros devem tentar executar.
  1. ✂️
  2. ✂️

154Q327671 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor de Educação Básica III, Secretaria Municipal de Administração de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

Considerando a diferença de habilidades observada entre as crianças durante um jogo, julgue os itens a seguir. Desenvolvimento e aprendizagem são processos interdependentes, de forma que a aprendizagem de novos movimentos estimula o desenvolvimento, assim como o desenvolvimento facilita a aprendizagem de novas habilidades.
  1. ✂️
  2. ✂️

155Q326325 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Professor de Educação Básica III, Secretaria Municipal de Administração de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

No âmbito acadêmico-administrativo, existem vários conceitos de planos, com abrangência e objetivos diversos. Com relação a esses planos, julgue os itens subseqüentes. Os planos da escola, de ensino e de aula, por serem independentes tanto na forma quanto no conteúdo, não se subordinam uns aos outros.
  1. ✂️
  2. ✂️

156Q351556 | Artes, Arte Educação, Professor de Educação Básica III, Secretaria Municipal de Administração de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

Considerando as diretrizes do documento “A Educação Infantil: um outro olhar”, da Secretaria de Educação do município de Vitória, e a promoção da educação infantil por meio da múltiplas linguagens, julgue os próximos itens. Ao pintar, desenhar, colar, a criança formula conceitos, cria hipóteses, expressa seus sentimentos e opiniões em relação ao mundo. Essas manifestações representam a particularidade das experiências infantis, que devem ser analisadas e consideradas a partir das culturas da infância.
  1. ✂️
  2. ✂️

157Q328169 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Professor de Educação Básica III, Secretaria Municipal de Administração de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

No âmbito acadêmico-administrativo, existem vários conceitos de planos, com abrangência e objetivos diversos. Com relação a esses planos, julgue os itens subseqüentes. O plano administrativo da unidade escolar, no qual se explicitam a concepção pedagógica, as bases teóricometodológicas da organização didática, a contextualização socioeconômica e cultural da escola, é o projeto pedagógico, também denominado plano de escola ou plano pedagógico.
  1. ✂️
  2. ✂️

158Q319157 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Educação Básica III, Secretaria Municipal de Administração de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

Considerando os papéis dos diferentes atores envolvidos na elaboração e execução do projeto político-pedagógico de uma escola, julgue os itens que se seguem. Considere que os pais dos alunos de determinada escola, interessados em obter mais conhecimentos sobre o corpo humano, solicitem aos professores que realizem palestras informativas, aproveitando para explicar a proposta pedagógica da educação física. Nessa situação, os professores devem procurar atender à solicitação.
  1. ✂️
  2. ✂️

159Q328371 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor de Educação Básica III, Secretaria Municipal de Administração de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

A educação, processo social e universal, constitui atividade humana necessária à existência e ao funcionamento das sociedades. A respeito desse tema, julgue os itens a seguir. A aprendizagem escolar é um processo de assimilação de determinados conhecimentos que se manifestam, exclusivamente, nas atividades mentais do sujeito.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.