Início

Questões de Concursos Professor de Educação Básica III

Resolva questões de Professor de Educação Básica III comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


61Q328856 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Professor de Educação Básica III, Secretaria Municipal de Administração de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

Considerando os papéis dos diferentes atores envolvidos na elaboração e execução do projeto político-pedagógico de uma escola, julgue os itens que se seguem. Atualmente, os pais são afastados do lar em função do trabalho. Por isso, a escola deve substituir o papel da família na educação das crianças.
  1. ✂️
  2. ✂️

62Q325028 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Educação Básica III, Secretaria Municipal de Administração de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

Um professor de educação física, no início das aulas, sentou-se junto com os alunos das suas turmas para conversar sobre o conteúdo a ser trabalhado ao longo do ano, buscando ouvir suas expectativas e interesses. As crianças, tendo conversado antes com seus pais, trouxeram, entre outras, as seguintes sugestões:

I um grupo de meninas queria aulas de dança voltadas para o treino de coreografias que seriam apresentadas, nos dias de festa, pelas melhores dançarinas;

II os meninos queriam aprender a jogar futebol, porém muitos afirmaram que não queriam participar de campeonatos. Cada um dos itens a seguir contém uma ação do professor de educação física referido na situação hipotética acima, posterior à mencionada conversa com os alunos.

Julgue-os conforme sua adequação às modernas teorias pedagógicas.

O professor verificou a necessidade de enviar uma carta para os pais, explicando o resultado da enquete e as decisões tomadas pelo grupo, solicitando que, em caso de desacordo, não discutissem o assunto com as crianças, para não gerar confusão.
  1. ✂️
  2. ✂️

63Q352202 | Artes, Artes Cênicas, Professor de Educação Básica III, Secretaria Municipal de Administração de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

A etimologia grega de teatro equivale a lugar onde se vê. De acordo com Sábato Magaldi (2003), no teatro dramático há três elementos essenciais: o ator, o texto e o público. O teatro não acontece sem a conjugação dessa tríade. A partir dessas informações, julgue os itens a seguir. O ator pode ser considerado como o vínculo entre o texto do autor, as diretivas de encenação do encenador e o olhar e a audição do espectador.
  1. ✂️
  2. ✂️

64Q484858 | Geografia, Geopolítica, Professor de Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Saudada como a solução para o combate da miséria e da fome, consiste na aplicação de técnicas agrícolas estruturadas no uso maciço de químicas e mecanização, multiplicando a oferta de alimentos. Com o tempo, novos insumos foram criados, como herbicidas, fertilizantes e sementes que davam maiores respostas ao desenvolvimento das plantas, o que levou maior produção de alimentos e aumento na utilização de fertilizantes químicos. No Brasil, este modelo agrícola foi instituído com as políticas de modernização da década de 70 que tinham por objetivo neutralizar monopólios tradicionais, mas, infelizmente, atrelava favorecimento econômico via credito à adoção compulsória de pacotes tecnológicos importados avalizados por corporações transnacionais. Este modelo de agricultura está assentado na

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

65Q328377 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Professor de Educação Básica III, Secretaria Municipal de Administração de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

Considerando os papéis dos diferentes atores envolvidos na elaboração e execução do projeto político-pedagógico de uma escola, julgue os itens que se seguem. As diferenças no nível de desenvolvimento impossibilitam a realização de atividades comuns às crianças do ensino fundamental e da educação infantil.
  1. ✂️
  2. ✂️

66Q483618 | Geografia, Cartografia, Professor de Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

A Cartografia possui uma linguagem universal-visual, ao utilizar-se de um conjunto de símbolos compreensíveis por todos. Todo mapa, por mais detalhado que seja, é uma simplificação da realidade, tendo necessidade de se utilizar de símbolos, para auxiliar na sua interpretação. A este respeito, correlacione os símbolos e seus respectivos conceitos e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

Coluna 1

1. Convencionais.

2. Simbólicos.

3. Pictogramas.

4. Ideograma.

5. Regular.

Coluna 2

( ) Repetição de um símbolo sobre uma superfície delimitada.

( ) Símbolo representativo de uma ideia.

( ) Símbolos figurativos de fácil reconhecimento.

( ) Sinais que evocam lugares facilmente reconhecidos.

( ) Esquemas em posição real, muito pequenos para projeções.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

67Q327844 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Educação Básica III, Secretaria Municipal de Administração de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

Acerca da avaliação em educação física, julgue os itens a seguir. A avaliação na educação física deve estar pautada em parâmetros objetivos, que possam ser aplicados a todas as crianças indistintamente e que permitam a comparação dos resultados entre si, como ocorre nos demais conteúdos.
  1. ✂️
  2. ✂️

68Q323128 | Pedagogia, Relação aluno, Professor de Educação Básica III, Secretaria Municipal de Administração de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

Um professor de educação física, no início das aulas, sentou-se junto com os alunos das suas turmas para conversar sobre o conteúdo a ser trabalhado ao longo do ano, buscando ouvir suas expectativas e interesses. As crianças, tendo conversado antes com seus pais, trouxeram, entre outras, as seguintes sugestões:

I um grupo de meninas queria aulas de dança voltadas para o treino de coreografias que seriam apresentadas, nos dias de festa, pelas melhores dançarinas;

II os meninos queriam aprender a jogar futebol, porém muitos afirmaram que não queriam participar de campeonatos. Cada um dos itens a seguir contém uma ação do professor de educação física referido na situação hipotética acima, posterior à mencionada conversa com os alunos.

Julgue-os conforme sua adequação às modernas teorias pedagógicas.

Ao ser criticado por um pai, por não ter atendido os interesses das crianças, o professor mostrou-lhe que o levantamento de expectativas contribui para identificar conflitos entre aspectos individuais e coletivos, que muitas vezes exigem o enfrentamento crítico das demandas apresentadas pelas crianças.
  1. ✂️
  2. ✂️

69Q328393 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Educação Básica III, Secretaria Municipal de Administração de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

No âmbito acadêmico-administrativo, existem vários conceitos de planos, com abrangência e objetivos diversos. Com relação a esses planos, julgue os itens subseqüentes. O plano de ensino deve apresentar, entre outros elementos, a delimitação dos conteúdos, os objetivos gerais e específicos e o desenvolvimento metodológico, itens que irão direcionar o trabalho docente, cujo objetivo é a aprendizagem dos alunos.
  1. ✂️
  2. ✂️

70Q483182 | Geografia, Meio Ambiente, Professor de Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Leia o trecho abaixo para responder às questões 27 e 28.

O solo é um dos recursos naturais não renováveis mais importantes e sua degradação tem sido observada desde o início das civilizações. A presença de matéria orgânica é um dos indicadores importantes de sua qualidade e produtividade. Dentro dos ecossistemas, o solo é considerado mais complexo que a água e o ar que são diretamente consumidos pelos animais. O solo, em diferentes escalas, está sujeito a modificações pela ação do homem. No Brasil, tem participação efetiva na formação dos Domínios Morfoclimáticos.

Leia o trecho abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna.

______________, as matas são secas, abertas e se desenvolvem em clima de estação de chuvas bem marcadas. As matas são ricas em espécies que se desenvolvem em um solo fértil que pode ser arenoso ou pedregoso (litossolos).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

71Q484996 | Geografia, Globalização, Professor de Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Internacionalização, a multinacionalização e a mundialização são fenômenos integralmente conectados. São expressões da transformação do capitalismo industrial e financeiro voltados para a economia mundial. Essas alianças surgem para integrar novas tecnologias, estar presentes na gestão de custos crescentes em pesquisa e desenvolvimento, gerenciarem os custos crescentes em pesquisa e desenvolvimento, estar atento ao pequeno ciclo de vida útil dos produtos e à relativa escassez de pessoal altamente qualificado nos países industrializados. A respeito de seus conceitos, analise as assertivas abaixo.

I. A Mundialização é um fenômeno novo na economia. É formado por um conjunto de processos que possibilitam produzir, distribuir e consumir bens e serviços. II. A Multinacionalização origina-se do processo de transformação das empresas nacionais em empresas internacionais e multinacionais através da expansão por diferentes países via abertura de filiais, aquisições, fusões, associações. III. A Internacionalização decorre dos processos de evolução dos diferentes setores industriais a partir de uma crescente integração dos fluxos de conhecimentos técnicos, matérias primas, bens intermediários, produtos e serviços finais através de diversos países do mundo. IV. A Tecnologia é o conceito utilizado para definir os conhecimentos que permitem fabricar objetos e modificar o meio, com o fim de satisfazer às necessidades humanas. É correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

72Q319653 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor de Educação Básica III, Secretaria Municipal de Administração de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

A educação, processo social e universal, constitui atividade humana necessária à existência e ao funcionamento das sociedades. A respeito desse tema, julgue os itens a seguir. O processo de ensino e aprendizagem independe da educação formal, pois, desde o nascimento, o ser humano está envolvido em alguma forma de aprendizagem, o que persiste por toda a vida do indivíduo.
  1. ✂️
  2. ✂️

73Q351723 | Artes, Patrimônio Artístico, Professor de Educação Básica III, Secretaria Municipal de Administração de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

A visita a museus, galerias e exposições pelos alunos de uma escola deve ser sempre incentivada pelos professores para que possam apreciar a obra de arte pessoalmente. No que se refere a esse assunto, julgue os próximos itens. Durante visita a um museu, o professor deve incentivar que os alunos interajam com todas as obras de arte por meio do toque, percebendo os detalhes e a emoção ali presentes.
  1. ✂️
  2. ✂️

74Q328390 | Pedagogia, Função Sociocultural da Escola, Professor de Educação Básica III, Secretaria Municipal de Administração de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

As finalidades sociais da escola devem estar relacionadas aos aspectos pedagógicos que fundamentam as práticas docentes. Com base nessa afirmação, julgue os itens que se seguem. Por conferir valor puramente intelectual aos conteúdos e separá-los da experiência do aluno e da realidade social, a pedagogia tradicional é criticada e classificada como intelectualista e, às vezes, enciclopedista.
  1. ✂️
  2. ✂️

75Q483310 | Geografia, Meio Ambiente, Professor de Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Levando-se em conta a estrutura agrária no Brasil e as relações de produção e de trabalho no campo, analise as assertivas abaixo.

I. A escravidão foi a primeira forma generalizada de relação de trabalho no campo brasileiro e, associado com este, desenvolveu-se o trabalho familiar camponês. No período da expansão cafeeira, ocorreu também a passagem do trabalho escravo para o colonato. A colonização oficial do Sul e sua ocupação também se realizaram com trabalhadores camponeses. II. Frequentemente, o processo de expropriação da terra ocorre de forma absoluta. O aumento do número de posseiros revela que uma parte do campesinato expropriado recusa a proletarização e por meio da posse quer reconquistar o espaço para a continuidade do trabalho familiar camponês. III. 20% dos produtores do campo estão em luta aberta pela garantia da posse da terra como meio de produção necessária e fundamental ao trabalho familiar camponês. IV. Na expansão das relações de trabalho assalariado, ocorre também a expansão de relações de trabalho não capitalistas, como o caso da parceria ou o trabalho familiar do posseiro. É correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

76Q485810 | Inglês, Vocabulário, Professor de Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Choose one alternative to fill in the blank space of the sentence below.

Student engagement is diminished ______ the topics change so rapidly that students are left with no clear conceptual reason to read the text.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

77Q320451 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Professor de Educação Básica III, Secretaria Municipal de Administração de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

A implementação de políticas públicas requer a existência de espaços de participação da comunidade por meio dos quais as diferentes demandas sociais cheguem aos setores responsáveis. Esses espaços colocam em cena uma noção descentralizada de participação. Considerando essas idéias, julgue os próximos itens. O projeto político-pedagógico da escola é um documento que deve expressar, entre outros elementos, aqueles referentes ao espaço de participação, à cultura e ao currículo escolar.
  1. ✂️
  2. ✂️

78Q327167 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Professor de Educação Básica III, Secretaria Municipal de Administração de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

A partir da década de 80 do século XX, observa-se um esforço no sentido de reorientar o trabalho pedagógico da Educação Física, revisando-se, com isso, o papel que compete ao professor na formação integral da criança, em uma visão mais ampla de educação e de currículo. Tendo dessa informação como referência inicial, julgue os itens de 56 a 60. É correta a atitude de um professor que, mesmo ao se deparar com excesso de peso de alguns alunos, não restringe sua prática pedagógica à dimensão biológica do corpo, dando atenção à relação entre a vivência corporal e as demais produções culturais da criança.
  1. ✂️
  2. ✂️

79Q321381 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Educação Básica III, Secretaria Municipal de Administração de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

Dois dados apontam para alta na “fuga de cérebros” do Brasil, ou seja, a emigração de brasileiros com alto nível de instrução. Entre 1996 e 2006, o número de brasileiros que receberam visto norte-americano dado somente a profissionais de alta qualificação cresceu 185%. De 1990 a 2000, quase dobrou a proporção de brasileiros com nível superior vivendo em países ricos.

Tendo em vista o texto acima e as múltiplas implicações do tema por ele abordado, julgue os itens que se seguem.

Em geral, os países economicamente mais poderosos, como os EUA, investem bastante em ciência e tecnologia.
  1. ✂️
  2. ✂️

80Q328257 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Professor de Educação Básica III, Secretaria Municipal de Administração de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

No âmbito acadêmico-administrativo, existem vários conceitos de planos, com abrangência e objetivos diversos. Com relação a esses planos, julgue os itens subseqüentes. O plano de aula deve apresentar, entre outros itens, a estrutura organizacional da escola, atividades do corpo docente, calendário e horário escolar, sistema de organização de classes, sistema de acompanhamento e aconselhamento de alunos, sistema de trabalho com os pais, atividades extraclasse.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.