Início

Questões de Concursos Professor de Educação Básica III

Resolva questões de Professor de Educação Básica III comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


81Q351957 | Artes, Patrimônio Artístico, Professor de Educação Básica III, Secretaria Municipal de Administração de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

A visita a museus, galerias e exposições pelos alunos de uma escola deve ser sempre incentivada pelos professores para que possam apreciar a obra de arte pessoalmente. No que se refere a esse assunto, julgue os próximos itens. O Museu de Arte do Espírito Santo possui importante acervo de consagrados artistas locais e nacionais, entre eles a coleção de Dionísio Del Santo e do artista Rafael Samú.
  1. ✂️
  2. ✂️

82Q324792 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor de Educação Básica III, Secretaria Municipal de Administração de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

As finalidades sociais da escola devem estar relacionadas aos aspectos pedagógicos que fundamentam as práticas docentes. Com base nessa afirmação, julgue os itens que se seguem. A pedagogia crítico-social dos conteúdos parte de um saber artificial que não leva em conta a experiência do aluno.
  1. ✂️
  2. ✂️

83Q486143 | Inglês, Interpretação de Texto, Professor de Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Read the sentences below.

I. Green walls create urban jungles. II. Once upon a midnight dreary, while I pondered, weak and weary. III. If you are applying for an extension, you must designate your desired status using the classification as seen in section-F. Choose the alternative that best describes the examples above.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

84Q326814 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Professor de Educação Básica III, Secretaria Municipal de Administração de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

A implementação de políticas públicas requer a existência de espaços de participação da comunidade por meio dos quais as diferentes demandas sociais cheguem aos setores responsáveis. Esses espaços colocam em cena uma noção descentralizada de participação. Considerando essas idéias, julgue os próximos itens. Os conselhos escolares, que efetivam a presença da comunidade na escola, configuram-se como espaços de participação comunitária.
  1. ✂️
  2. ✂️

85Q351587 | Artes, Arte Educação, Professor de Educação Básica III, Secretaria Municipal de Administração de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

A sala de aula é um importante espaço de criação. A partir de propostas pedagógicas bem estruturadas, os alunos se capacitam a criar soluções para problemas diversos. Considerando as atividades que podem ser desenvolvidas em sala de aula e o papel do professor nessas atividades, julgue os próximos itens. A interferência do professor na produção do aluno deve ter o objetivo de incentivar práticas de investigação, e estimular temas que auxiliem a reflexão acerca do objeto que está sendo desenvolvido na atividade.
  1. ✂️
  2. ✂️

86Q325365 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Educação Básica III, Secretaria Municipal de Administração de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

Considerando os princípios conceituais acerca da criança, do processo ensino-aprendizagem e do currículo escolar, julgue os itens subseqüentes. O professor ponderou, com o grupo de meninas, que a responsabilidade pelas atividades nos dias de festa deveria ser compartilhada por todos os professores da escola e deveria envolver também, preferencialmente, todos os alunos da turma e não apenas os mais habilidosos.
  1. ✂️
  2. ✂️

87Q483090 | Geografia, Economia, Professor de Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

O desenvolvimento e as transformações que o modo capitalista de produção introduziu na sociedade atual, uma nova organização espacial mundial que se estrutura na formação dos grandes conglomerados capitalistas, as multinacionais, expressão do monopólio do capitalismo mundial. A presença desses conglomerados estava intimamente relacionada com a reconstrução do pós-guerra e a reorganização das economias e se fundamentavam

I. em movimentos internacionais de capitais – investimentos diretos dos monopólios empresariais em suas filiais, subsidiárias e diferentes formas de associação no exterior. II. na produção capitalista internacional – que representa os monopólios da pesquisa, da tecnologia adicionados a fluxos de capitais internacionais, e que incorpora também a mão de obra de muitos países. III. na existência de ações de governos em nível internacional – intervenção do Estado na economia e na definição de projetos de cooperação internacional, como as supranacionais ONU (Organização das Nações Unidas), FMI (Fundo Monetário Internacional), Banco Mundial. IV. no sistema financeiro internacional integrado por meio de um mercado internacional de capitais, como Bolsas de Valores (Nova Iorque, Tóquio, Londres, Paris, Frankfurt, São Paulo, Milão). Esse sistema articulado e combinado resulta, contraditoriamente, na base da formação do mercado mundial. É correto o que está contido em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

88Q320634 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Educação Básica III, Secretaria Municipal de Administração de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

Para se efetivar a proposta pedagógica da educação inclusiva, é necessária uma reflexão acerca da organização curricular adequada à ampliação das possibilidades de aprendizagem para todos os alunos. Com referência à atuação da equipe de professores de educação física de determinada escola de educação infantil com o objetivo de contribuir para o alcance da referida proposta, julgue os itens a seguir. Considerando que o planejamento educacional deve ter um caráter isonômico, de forma que todos os alunos executem as mesmas atividades e da mesma forma, deve-se diminuir o nível de complexidade das aulas nas turmas que possuam alunos com necessidades especiais, a fim de garantir a participação efetiva de todos.
  1. ✂️
  2. ✂️

89Q484916 | Geografia, Geopolítica, Professor de Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

A Revolução Industrial está ligada às necessidades do industrial que está atento ao mercado consumidor, dentro do tempo e espaço, àquilo que a demanda da procura e da oferta de mercadorias necessitam. A história da indústria, em diversos momentos, desenvolveu processos e procedimentos que acompanharam a trajetória do mundo, em especial o capitalista. Esta Revolução Industrial concentra capital inerente à etapa monopolista do capitalismo, a classe trabalhadora ganha nova forma. As melhores condições de trabalho são obtidas por uma elite operária. A redução da jornada de trabalho, o aumento no poder de compra dos salários, as novas alternativas de transporte e de lazer popular, tudo isto foi configurando uma nova “cultura operária”. O novo sindicalismo emergente passou a adotar estratégias de luta mais eficazes e a perseguir uma maior participação política. Ainda assim, as desigualdades sociais produzidas pelo capitalismo e as diferenças ideológicas (inclusive aquelas alimentadas pela religião e pelo nacionalismo de Estado) continuavam a fracionar a classe trabalhadora nos países mais favorecidos. O Estado passa a intervir na economia para regular a relação capital x trabalho, reduzir a desigualdade social (em especial, com políticas de redistribuição da renda e gastos sociais que ajudavam a garantir o pleno emprego). Mas, a intervenção estatal também procurava criar as condições necessárias para um desenvolvimento capitalista confiável. Tratase da

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

90Q388173 | História, História Geral, Professor de Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Sobre o papel do Estado-nação na sociedade contemporânea, analise as assertivas abaixo.

I. Mudanças em âmbito econômico, político, social, tecnológico, ambiental etc. são responsáveis pelo abalo das identidades territoriais baseadas em modelos tradicionais e em limites sociais homogêneos e claramente estabelecidos. II. As identidades particularistas são reforçadas como forma de resistência ao processo de globalização. III. O modelo do Estado-nação deixou de ser uma referência absoluta com o advento das sociedades globalizadas. As formas de organização supranacional como a proposta pela União Europeia são um bom exemplo, pois apresentam um harmônico funcionamento independentemente da referência do Estado Nacional. É correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

91Q327608 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Professor de Educação Básica III, Secretaria Municipal de Administração de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

O tempo escolar segue uma formalização importante para a organização das atividades ao longo do calendário letivo, mas essa formalização não deve representar um cerceamento da autonomia da escola. De acordo com esse princípio, julgue os itens de 89 a 92. Compete ao professor decidir qual é a melhor forma para se otimizar o uso do tempo e do espaço da escola, evitando, assim, escolhas erradas dos alunos que redundem em prejuízo para a qualidade de ensino.
  1. ✂️
  2. ✂️

92Q321729 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor de Educação Básica III, Secretaria Municipal de Administração de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

Os temas relacionados à sexualidade despertam o interesse das crianças, e os professores devem aprender a lidar com esse interesse a partir das representações próprias do universo infantil e do contexto sociocultural no qual as crianças estão inseridas. Com relação a esse tema, julgue os itens subseqüentes. A família é o espaço privilegiado para educação sexual da criança, sendo a escola um espaço de apoio na orientação dos alunos em questões relacionadas a esse tema.
  1. ✂️
  2. ✂️

93Q328014 | Pedagogia, Função Sociocultural da Escola, Professor de Educação Básica III, Secretaria Municipal de Administração de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

As finalidades sociais da escola devem estar relacionadas aos aspectos pedagógicos que fundamentam as práticas docentes. Com base nessa afirmação, julgue os itens que se seguem. A tendência liberal não-diretiva, representada pelo psicólogo Carl Rogers, atribui extrema importância aos procedimentos didáticos, à competência na matéria, às aulas e aos livros, desvalorizando os aspectos do autodesenvolvimento e da realização pessoal.
  1. ✂️
  2. ✂️

94Q319216 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor de Educação Básica III, Secretaria Municipal de Administração de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

Em uma reunião pedagógica, convocada pela secretaria municipal de educação, professores de educação física de várias escolas tiveram a oportunidade de discutir os princípios teóricos e as metodologias que deveriam nortear a sua práxis pedagógica. Os itens de 111 a 115 apresentam colocações feitas pelos professores nessa reunião acerca da qualidade de ensino. Julgue-os conforme as modernas teorias pedagógicas. A inviabilidade da construção de uma proposta coletiva indica que a melhor opção para se obter uma melhoria da qualidade de ensino é a valorização da experiência educacional de cada professor, referendada pela prática e marcada por convicções e crenças pessoais.
  1. ✂️
  2. ✂️

95Q388876 | História, História Geral, Professor de Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

As fatwas de Osama Bin Laden no Afeganistão, convocando a guerra aos infiéis em nome de Alá, mantiveram-se alheias a certos fatores políticos, como às lutas contra a ditadura civil-militar na Argélia e o apoio total à Intifada palestina. Em relação a esta informação, é possível afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

96Q324645 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor de Educação Básica III, Secretaria Municipal de Administração de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

Considerando a diferença de habilidades observada entre as crianças durante um jogo, julgue os itens a seguir. O desenvolvimento deve, necessariamente, preceder a aprendizagem; por isso, crianças que ainda não alcançaram determinados níveis de maturação não são capazes de aprender os movimentos correlacionados com esses níveis.
  1. ✂️
  2. ✂️

97Q326241 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Professor de Educação Básica III, Secretaria Municipal de Administração de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

O tempo escolar segue uma formalização importante para a organização das atividades ao longo do calendário letivo, mas essa formalização não deve representar um cerceamento da autonomia da escola. De acordo com esse princípio, julgue os itens de 89 a 92. A organização burocrática do tempo escolar não permite que se dê continuidade, no bimestre subseqüente, às atividades escolhidas como primeiro tema, já que se deve dar início a um novo tema.
  1. ✂️
  2. ✂️

98Q321151 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor de Educação Básica III, Secretaria Municipal de Administração de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

As finalidades sociais da escola devem estar relacionadas aos aspectos pedagógicos que fundamentam as práticas docentes. Com base nessa afirmação, julgue os itens que se seguem. A educação libertadora questiona concretamente a realidade das relações do ser humano com a natureza e com os outros seres humanos, visando à transformação, por isso é denominada educação crítica.
  1. ✂️
  2. ✂️

99Q352225 | Artes, Arte Educação, Professor de Educação Básica III, Secretaria Municipal de Administração de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

Considerando as diretrizes do documento “A Educação Infantil: um outro olhar”, da Secretaria de Educação do município de Vitória, e a promoção da educação infantil por meio da múltiplas linguagens, julgue os próximos itens. A arte como patrimônio cultural da humanidade deve ser um elemento vivificador da escola, o que significa assegurar a existência de condições para que a linguagem artística seja uma realidade que perpasse todos os tempos e espaços da práxis pedagógica e seja reconhecida como uma linguagem a que todos deveriam ter acesso por direito.
  1. ✂️
  2. ✂️

100Q321022 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Educação Básica III, Secretaria Municipal de Administração de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

Em relação aos critérios a serem adotados pelos professores de educação física na seleção de conteúdos e metodologias coerentes com a proposta pedagógica da educação infantil, julgue os próximos itens. A brincadeira, no sentido pleno, existe somente em um contexto lúdico marcado pela liberdade de ação da criança, no qual ela possa descobrir as possibilidades e os limites do seu próprio corpo, a partir dos desafios que enfrenta.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.