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Questões de Concursos Professor de Educação Especial

Resolva questões de Professor de Educação Especial comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


101Q880592 | Pedagogia, Educação Especial, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Joaçaba SC, Unoesc, 2024

A história da Educação Especial, no Brasil e no mundo, remonta a séculos de evolução e mudanças significativas. Desde as primeiras iniciativas de segregação até os movimentos de inclusão, diversos eventos marcaram esse percurso. Porém, um evento histórico internacional marcou um avanço significativo na perspectiva inclusiva da Educação Especial.
Assinale a alternativa que indica qual foi o evento histórico que marcou o avanço da Educação Especial.
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102Q902402 | Pedagogia, Educação Especial, Professor de Educação Especial, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024

Acerca das Diretrizes para Atendimento Educacional Especializado, a Resolução CNE/CEB 4/2009, em seu Art. 3º determina que a Educação Especial se realize em todos os níveis, etapas e modalidades de ensino, tendo o Atendimento Educacional Especializado (AEE) como parte integrante do processo educacional. O Art. 4º considera público-alvo do AEE:
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103Q902410 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor de Educação Especial, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024

A ampliação do acesso dos estudantes da Educação Especial às escolas de ensino comum possibilitou uma mudança de foco, dando origem ao movimento de inclusão escolar. Na perspectiva da Educação Inclusiva, todos os estudantes, com ou sem deficiência, passaram a ser ensinados na mesma sala. Assim, as escolas vivem um constante desafio de reorganizarem-se, para atender aos estudantes e não o contrário. Surge então um trabalho de parceria entre o professor de ensino comum e o professor de Educação Especial, dividindo a responsabilidade do ensino, considerando as especificidades, os ritmos e os estilos de aprendizado, para favorecer o acesso e a aprendizagem de todos, inclusive dos alunos Público-Alvo da Educação Especial (PAEE). A partir das informações, assinale a alternativa que indica o nome deste trabalho.
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104Q902404 | Pedagogia, Educação Especial, Professor de Educação Especial, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024

A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva tem como objetivo o acesso, a participação e a aprendizagem dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação nas escolas regulares, orientando os sistemas de ensino para promover respostas às necessidades educacionais especiais. Em relação aos objetivos da referida Lei, entre outros, garante:
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105Q902408 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor de Educação Especial, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024

Os sete princípios do desenho universal, visto que a educação especial na perspectiva da educação inclusiva: “busca identificar e remover barreiras promovendo a acessibilidade” (Kittel et al. 2022, p. 42), em todos os setores. Assinale a alternativa que indica estes princípios.
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106Q1045770 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Presidente Prudente SP, VUNESP, 2025

De acordo com Jussara Hoffmann, uma avaliação mediadora exige do professor uma postura preocupada com
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107Q1045774 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Direitos Fundamentais no Estatuto da Pessoa com Deficiência, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Presidente Prudente SP, VUNESP, 2025

A Lei no 13.146, de 6 de julho de 2015 (Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência - Estatuto da Pessoa com Deficiência), em seu artigo 28, estabelece
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108Q880589 | Pedagogia, Plano Nacional de Educação PNE, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Joaçaba SC, Unoesc, 2024

O Plano Nacional de Educação (PNE/2014–2024) é um instrumento que visa orientar as políticas educacionais no Brasil, estabelecendo metas e estratégias para a melhoria da qualidade da educação.
Sobre os objetivos do PNE, avalie as afirmativas a seguir.

I. O PNE/2014–2024 tem como uma de suas metas a universalização do atendimento educacional especializado, garantindo o acesso e permanência dos alunos com deficiência na escola regular.
II. Uma das estratégias previstas no PNE para a inclusão escolar, é o fortalecimento da formação continuada de professores, visando aprimorar as práticas pedagógicas inclusivas.
III. O PNE/2014–2024 prevê metas específicas para o atendimento de alunos com altas habilidades ou superdotação, com foco no desenvolvimento de programas especializados.
IV. A responsabilidade pela implementação das ações previstas no PNE/2014–2024 é exclusiva dos órgãos governamentais federais, sem a necessidade de envolvimento das instâncias estaduais e municipais.

É correto o que se afirma em
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109Q898228 | Pedagogia, Lei nº 10436 de 2002, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Lajeado Grande SC, ACAFE, 2024

Nos termos da Lei nº 10.426/02, é correto afirmar que a Língua Brasileira de Sinais − LIBRAS é definida como:
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110Q899055 | Pedagogia, Teorias das Inteligências Múltiplas, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Cariacica ES, IDESG, 2024

A Teoria das Inteligências Múltiplas, desenvolvida por Howard Gardner, propõe que cada indivíduo possui diferentes tipos de inteligência que podem ser desenvolvidos e estimulados em contextos educacionais. No ensino de Educação Especial, a identificação e a valorização dessas inteligências são essenciais. Qual das inteligências descritas abaixo está mais relacionada à habilidade de compreender padrões naturais, como fauna, flora e fenômenos climáticos?
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111Q988631 | Pedagogia, Lei n 9394 de 1996, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

A legislação da educação no Brasil assegura o direito de acesso à educação de qualidade para todos os cidadãos, orientando princípios de igualdade, inclusão e valorização da diversidade e promovendo diretrizes para a formação integral dos estudantes em diferentes níveis e modalidades de ensino, como definido pela Constituição Federal e pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). De acordo com a LDB é dever dos pais ou responsáveis efetuar a matrícula das crianças na educação básica a partir de qual idade?
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112Q902409 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor de Educação Especial, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024

Professora, a Thaís está falando! Disse Maria Eduarda, de 4 anos, maravilhada com o tablet da colega em que, ao clicar, uma voz anunciava: “Quero brincar!” Todos da sala vieram “ouvir” Thaís, comunicar-se com ela! Naquele dia, a rodinha tratou de retomar com a turma os diferentes jeitos de se comunicar. E, digo a vocês, achei que eu iria ensinar algo, mas na verdade fui eu que aprendi. Independentemente da condição de Thaís, o momento relatado no trecho por uma professora interlocutora, chama atenção em um ponto, nesse contexto assinale a alternativa correta.
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113Q1046631 | Pedagogia, Planejamento Educacional, Professor de Educação Especial, Prefeitura de São José do Cerrito SC, Instituto Fênix, 2024

O Plano de Ensino Individualizado (PEI) é uma ferramenta chave na educação especial. Qual das seguintes características define melhor um PEI?
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114Q880590 | Pedagogia, Educação Especial, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Joaçaba SC, Unoesc, 2024

Conforme Portal MEC, a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (BRASIL, 2008) estabelece diretrizes fundamentais para promover a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais no cenário educacional brasileiro. Essas diretrizes visam garantir o acesso, a participação e o aprendizado de todos os alunos, independentemente de suas condições específicas, promovendo uma educação mais inclusiva e equitativa.

Portal MEC: http://portal.mec.gov.br/

Com base no exposto, analise as afirmativas a seguir e assinale a correta.
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115Q880591 | Pedagogia, Educação Especial, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Joaçaba SC, Unoesc, 2024

O Atendimento Educacional Especializado (AEE), enquanto serviço integrado à Educação Especial, desempenha um papel de grande importância na formação dos estudantes designados como Público-Alvo da Educação Especial. Esse serviço é concretizado por meio da disponibilização de recursos de acessibilidade e implementação de estratégias que visam eliminar as barreiras para aplena participação desses estudantes na sociedade e no desenvolvimento de sua aprendizagem.
Qual é o principal objetivo do Atendimento Educacional Especializado (AEE)?
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116Q1045771 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Presidente Prudente SP, VUNESP, 2025

Ao tratarem da organização e do desenvolvimento do currículo, Libâneo, Oliveira e Toschi (2003) apontam três tipos de manifestações curriculares: currículo formal, currículo real e currículo oculto. Mais aproximado da ideia de currículo formal, os autores citam a definição de Forquin, que entende o currículo como
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117Q880588 | Pedagogia, Educação Especial, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Joaçaba SC, Unoesc, 2024

Conforme o Art. 58 da LDB, a educação especial é uma modalidade de educação escolar oferecida, preferencialmente, na ________ de ensino, para educandos com necessidades especiais. Quando necessário, a escola regular deve disponibilizar ________ especializado para atender as peculiaridades da clientela de educação especial. O atendimento educacional pode ocorrer em classes, escolas ou serviços especializados, sempre que, em função das condições específicas dos alunos, não for possível a sua integração nas ________ do ensino regular.
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.
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118Q880584 | Pedagogia, Educação Especial, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Joaçaba SC, Unoesc, 2024

Diante do contexto educacional contemporâneo, a escola tem como função social promover a formação integral dos alunos, desenvolvendo suas habilidades cognitivas, emocionais, sociais e éticas. O compromisso social do educador é garantir que todos os alunos tenham acesso a uma educação de qualidade, respeitando suas diferenças enecessidades individuais.
Com base no texto apresentado e nos conteúdos relacionados à Educação Especial, qual a afirmativa expressa o papel do educador no contexto da inclusão escolar?
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119Q880586 | Pedagogia, Gestão da Aprendizagem, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Joaçaba SC, Unoesc, 2024

Nos últimos anos, o debate sobre as concepções de educação e escola tem se intensificado, refletindo diferentes abordagens teóricas e metodológicas. Dentre as diversas correntes teóricas, destaca-se a perspectiva progressista, que enfatiza a participação ativa do aluno no processo educativo, buscando uma educação libertadora e crítica. Por outro lado, há correntes conservadoras que defendem uma visão mais tradicional e autoritária da educação, com ênfase na transmissão de conhecimentos e na disciplina escolar.
Qual das seguintes afirmações representa uma perspectiva progressista sobre as concepções de educação e escola?
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120Q880587 | Pedagogia, Educação Especial, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Joaçaba SC, Unoesc, 2024

O público-alvo da Educação Especial abrange uma diversidade de necessidades educacionais, exigindo uma abordagem inclusiva e adaptativa.
Analise as afirmações a seguir preenchendo V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

a. ( ) A Educação Especial destina-se exclusivamente a pessoas com deficiência intelectual, excluindo outras condições.
b. ( ) Os alunos com altas habilidades/superdotação não são considerados público-alvo da Educação Especial.
c. ( ) A Educação Especial concentra-se apenas em atender alunos com deficiência física, negligenciando outras condições.
d. ( ) O público-alvo da Educação Especial engloba diferentes necessidades educacionais, incluindo deficiências sensoriais, físicas, intelectuais e altas habilidades.

A sequência correta, de cima para baixo, é
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