Início

Questões de Concursos Professor de Educação Especial

Resolva questões de Professor de Educação Especial comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


141Q909354 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Rodeio SC, Instituto Fênix, 2024

No contexto do desenho universal de aprendizagem, qual estratégia é eficaz para atender estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA)?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

142Q898231 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Lajeado Grande SC, ACAFE, 2024

Uma professora de Educação Especial em uma escola, em suas aulas, busca promover a participação ativa dos estudantes com deficiência nas atividades pedagógicas, desenvolvendo estratégias adaptadas às necessidades específicas de cada um. Sobre o assunto, julgue as seguintes afirmações como verdadeiras (V) ou falsas (F):

(__)A construção do conhecimento na Educação Especial deve sempre priorizar a individualização das práticas pedagógicas, desconsiderando o contexto social e cultural do educando para focar exclusivamente em suas necessidades específicas.
(__)O papel do educador na Educação Especial inclui a mediação entre o conhecimento científico e os saberes cotidianos do aluno, buscando integrar esses dois tipos de conhecimento no processo educativo.
(__)A sociedade tem um papel fundamental na construção do conhecimento, pois a inclusão de estudantes com deficiência depende diretamente da construção de uma cultura escolar que valorize a diversidade e promova a equidade.

Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento está correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

143Q898233 | Pedagogia, Função Social da Escola e Compromisso Social do Educador, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Lajeado Grande SC, ACAFE, 2024

A função social da escola é um tema central nasdiscussões sobre educação, pois envolve a formação integral do cidadão e a promoção da justiça social. Sobre o assunto, julgue as seguintes afirmações como verdadeiras (V) ou falsas (F):

(__)A educação deve ser considerada um direito inalienável do cidadão.
(__)A prática social da educação deve ocorrer exclusivamente dentro da escola.
(__)A universalização do acesso à educação é fundamental para a justiça social.

Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento está correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

144Q898237 | Pedagogia, Interdisciplinaridade e Contextualização, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Lajeado Grande SC, ACAFE, 2024

A visão interdisciplinar e transversal do conhecimento busca superar a fragmentação dos conceitos trabalhados nas disciplinas tradicionais. Qual das seguintes afirmações melhor descreve a relação entre interdisciplinaridade e transversalidade na prática educativa?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

145Q988636 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

De acordo com a Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (2016), o público da Educação Especial constitui-se em Estudantes com deficiência, Estudantes com Transtorno do Espectro Autista e Estudantes com altas habilidades/superdotação. Assinale a alternativa que corresponda de acordo com a proposta a compreensão de Estudantes com Transtorno do Espectro Autista.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

146Q902406 | Pedagogia, Educação Especial, Professor de Educação Especial, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024

Junto à Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (Brasil, 2008) há um conjunto de documentos legislativos que regulam os princípios que normatizam a escolarização dos alunos da educação especial no ensino comum, pautando a urgência da construção do trabalho pedagógico adequado para atender suas singularidades na coletividade. Nesse contexto, assinale a alternativa que apresenta os dois eixos políticos centrais.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

147Q899045 | Pedagogia, Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Cariacica ES, IDESG, 2024

Com relação às Altas Habilidades, analise as afirmativas a seguir e indique (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas. Em seguida, escolha a alternativa que corresponde à sequência correta:

(__) As crianças com altas habilidades são também definidas como aquelas que demonstram uma habilidade ou potencial avançado em uma ou mais áreas específicas quando comparadas a outras da mesma idade, experiência ou ambiente.
(__) Cada criança com altas habilidades enfrenta uma jornada única, marcada tanto por oportunidades quanto por desafios. Além das dificuldades de socialização e do sentimento de isolamento, um aspecto que merece destaque é o processo interno de autocompreensão e aceitação.
(__) Crianças com altas habilidades demonstram potencial elevado em qualquer uma das seguintes áreas, isoladas ou combinadas: intelectual, acadêmica, liderança, psicomotricidade e artes, além de apresentar grande criatividade, envolvimento na aprendizagem e realização de tarefas em áreas de seu interesse.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

148Q1045765 | Português, Morfologia, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Presidente Prudente SP, VUNESP, 2025

Texto associado.

Leia o texto para responder às questão.

Ser humilde é bom para o aprendizado


Ninguém sabe tudo. Reconhecer essa limitação e a possível falibilidade até mesmo de nossas crenças mais profundas é fundamental para o conceito de humildade intelectual. “Ela ajuda a superar o pensamento muito categórico, ou-preto-ou-branco, ao qual muitas vezes sucumbimos”, diz Igor Grossmann, professor de Psicologia da Universidade de Waterloo.


A ideia de humildade intelectual está por aí há séculos: os filósofos sempre a consideraram uma virtude, mas o interesse dos psicólogos ficou popular só na última década.


Embora a humildade intelectual não esteja associada a maior capacidade cognitiva, ela está relacionada a mais conhecimento geral, curiosidade e mente aberta.


“Se alguém percebe que ‘Ok, meu jeito de pensar não é perfeito’, é mais provável que consiga fazer correções e superar entraves”, analisa Elizabeth Krumrei Mancuso, professora de Psicologia da Universidade Pepperdine.


Em estudo realizado em 2019 com 1189 pessoas, Elizabeth e seus colegas descobriram que as pessoas humildes intelectualmente tinham maior probabilidade de apresentar características favoráveis à aquisição de novos conhecimentos: pensamento reflexivo, curiosidade e abertura intelectual.


Os pesquisadores observaram que essas pessoas são mais inclinadas a examinar evidências e mais resistentes a desinformação e a teorias de conspiração. “Você pode ser intelectualmente humilde e, ao mesmo tempo, intelectualmente corajoso”, afirma Elizabeth.

No entanto, constatou-se que esse tipo de humildade estava associado negativamente a um “efeito de modéstia”, ou seja, subestimar a própria capacidade. Na sua forma ideal, ser humilde não significa pensar menos de si, avisa a professora. Você pode ter certeza de coisas para as quais tem boas evidências e, ao mesmo tempo, manter a possibilidade de se equivocar.


Ao contrário do que se poderia esperar, pessoas que admitem erros ou que jamais assumem saber de tudo parecem mais competentes. Os dados sugerem que seguidores ficam satisfeitos com líderes intelectualmente humildes.


Elizabeth e equipe também compararam as emoções autotranscendentes – como admiração, amor e gratidão – com outras emoções positivas e notaram que as autotranscendentes podem aumentar a humildade intelectual, pelo menos a curto prazo. A gratidão foi o indicador mais forte. “Não dá para ter gratidão e, simultaneamente, querer ganhar todos os créditos”, comenta a especialista.


(Richard Sima. The Washington Post. Publicado pelo Estado de São Paulo em 29.09.2024. Tradução de Renato Prelorentzou. Adaptado)

Assinale a alternativa em que a oração destacada apresenta a mesma relação entre ideias estabelecida pela conjunção “embora” no trecho – Embora a humildade intelectual não esteja associada a maior capacidade cognitiva, ela está... (3o parágrafo).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

149Q902413 | Pedagogia, Ética Profissional, Professor de Educação Especial, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024

Acerca dos indicadores que podem nortear a reflexão e a ética profissional do professor, assinale a alternativa que apresenta os direitos de todas as crianças e, em particular dos alunos, para que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

150Q1045775 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Presidente Prudente SP, VUNESP, 2025

O artigo 3o, inciso XV, da Lei Federal no 9.394/1996 (Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional), define que, entre outros, o ensino será ministrado com base no princípio
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

151Q899934 | Pedagogia, Concepções de currículo, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024

No campo dos estudos educacionais, o conceito de currículo oculto refere-se os (as):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

152Q988523 | Pedagogia, Educação das Relações Étnico Raciais, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

A educação étnico-racial é uma abordagem fundamental no ensino que busca promover a diversidade e a igualdade no ambiente escolar. A seguir estão algumas características e objetivos dessa metodologia.
Correlacione as colunas, ligando cada item da coluna A com sua descrição ou objetivo correspondente na coluna B:
Coluna A: 1. A Lei nº 10.639/2003; 2. Educação para a diversidade; 3. Currículo inclusivo; 4. Formação de professores.

Coluna B:
( ) Promove o respeito e a valorização das diversas culturas presentes na sociedade;
( ) Estabelece a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena nas escolas;
( ) Fundamental para que os educadores compreendam a importância da diversidade cultural no ensino;
( ) Proporciona a inclusão de conteúdos que reflitam a pluralidade étnica e cultural do Brasil.


Assinale a alternativa que indica a sequência correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

153Q898222 | Pedagogia, Tendências Pedagógicas, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Lajeado Grande SC, ACAFE, 2024

A Tendência Crítico-Social dos Conteúdos, também conhecida como Histórico-Crítica, enfatiza a importância do conhecimento histórico e da participação ativa dos alunos. Qual é a principal característica dessa tendência?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

154Q898226 | Pedagogia, Paulo Freire, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Lajeado Grande SC, ACAFE, 2024

Paulo Freire foi um educador e filósofo brasileiro, reconhecido por suas contribuições inovadoras para a educação, e considerado um dos pensadores mais influentes na história da pedagogia mundial e é o Patrono da Educação Brasileira. Segundo Paulo Freire (2019), qual é o conceito de "Educação bancária"?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

155Q898238 | Pedagogia, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Lajeado Grande SC, ACAFE, 2024

Sobre o dever do Estado com a educação escolar pública, nos termos da Lei nº 9.394/96, julgue as seguintes afirmações como verdadeiras (V) ou falsas (F):

(__)O Estado deverá garantir educação infantil gratuita às crianças de até 6 (seis) anos de idade.
(__)O Estado deverá garantir atendimento educacional especializado gratuito aos educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, transversal a todos os níveis, etapas e modalidades, preferencialmente na rede regular de ensino.
(__)O Estado deverá garantir oferta de ensino noturno regular, adequado às condições do educando.

Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento está correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

156Q902403 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor de Educação Especial, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024

Assegurar a todos a igualdade de condições para o acesso e a permanência na escola, sem qualquer tipo de discriminação, é um princípio que está em nossa Constituição desde 1988, mas que ainda não se tornou realidade para milhares de crianças e adolescentes que apresentam necessidades educacionais especiais. [...] Temos por objetivo compartilhar novos conceitos, informações e metodologias – no âmbito da gestão e também da relação pedagógica em todos os estudos brasileiros. (BRASIL, 2004, p.4). No que se refere ao texto, assinale a alternativa que corresponde aos princípios da Educação Inclusiva.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

157Q909351 | Pedagogia, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Rodeio SC, Instituto Fênix, 2024

Qual exemplo de tecnologia assistiva pode ser utilizado para apoiar estudantes com deficiência visual na sala de aula?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

158Q899044 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Cariacica ES, IDESG, 2024

Sobre as Tecnologias Assistivas, relacione a 2ª coluna de acordo com a 1ª.

COLUNA 1
1. Auxílios para mobilidade e postura. 2. Adaptações automotoras. 3. Recursos computacionais.

COLUNA 2
(__) Englobam tecnologias que auxiliam pessoas com deficiência física a se locomover em diferentes ambientes de maneira autônoma. Incluem cadeiras de rodas motorizadas, scooters de mobilidade, exoesqueletos, andadores, estabilizadores ortostáticos etc.
(__) Correspondem às tecnologias que visam a inclusão de pessoas com deficiência no mundo digital. Com elas é possível ter acesso a publicações por meio de áudios ou traduções, dar comandos de digitação por voz, ampliar imagens e textos.
(__) Categoria que se volta para as tecnologias que auxiliam na adaptação de pessoas com deficiências físicas. São exemplares deste tipo as órteses e próteses.

Qual alternativa preenche, CORRETAMENTE, os parênteses, na ordem em que aparecem?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

159Q911370 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Educação Especial, Prefeitura de São João do Paraíso MA, Instituto JK, 2024

A baixa visão traduz-se numa redução do rol de informações que o indivíduo recebe do ambiente, restringindo a grande quantidade de dados que este oferece e que são importantes para a construção do conhecimento sobre o mundo exterior. Nesse contexto, a aprendizagem visual depende não apenas do olho, mas também da capacidade do cérebro de realizar as suas funções, de capturar, codificar, selecionar e organizar imagens fotografadas pelos olhos. Assim, essas imagens são associadas com outras mensagens sensoriais e armazenadas na memória para serem lembradas mais tarde. Nesse sentido, quais condições são importantes para que ocorra o desenvolvimento da eficiência visual?
Fonte: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/aee_dv.pdf pg.18

I. O amadurecimento ou desenvolvimento dos fatores anatômicos e fisiológicos do olho, vias óticas e córtex cerebral;
II. O uso dessas funções, o exercício de ver;
III. conflitos emocionais, psicológicos e sociais;

Está correta a alternativa:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

160Q902412 | Pedagogia, Educação Especial, Professor de Educação Especial, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024

A deficiência não deve ser vista como algo puramente médico (modelo médico) e nem como algo puramente social (modelo social), sendo necessário uma abordagem mais equilibrada que considere adequadamente os diferentes aspectos da deficiência. A partir dessa ideia, a deficiência é compreendida como uma interação dinâmica entre problemas de saúde e fatores contextuais, tanto pessoais quanto ambientais, num modelo biológico-psíquico-social ou, simplesmente, biopsicossocial. Assinale a alternativa que está em consonância com o preâmbulo da Convenção Internacional acerca dos Direitos das Pessoas com Deficiência.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.