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Questões de Concursos Professor de Educação Especial

Resolva questões de Professor de Educação Especial comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


161Q994829 | Pedagogia, Educação Especial, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

O Atendimento Educacional Especializado (AEE) é uma estratégia fundamental para garantir a inclusão de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação no sistema de ensino regular. Com base no AEE, assinale a alternativa que apresenta corretamente os serviços oferecidos por esse atendimento no contexto da educação inclusiva:
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162Q1080874 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Lei N 12 764 de 2012, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Presidente Prudente SP, VUNESP, 2025

De acordo com o Decreto no 8.368/2024, que regulamenta a Lei no 12.764/2012, que institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, a instituição de ensino em que a pessoa com transtorno do espectro autista ou com outra deficiência estiver matriculada disponibilizará acompanhante especializado no contexto escolar na seguinte condição:
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163Q1046157 | Psicologia, Psicopatologia, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Sananduva RS, Unoesc, 2024

Em relação ao TDAH (transtorno do déficit de atenção/hiperatividade), considerando o Guia para compreensão e manejo do TDAH da World Federation of ADHD, de 2019, avalie as afirmativas a seguir e assinale V para as verdadeiras e F para as falsas.

() O transtorno de déficit de atenção/ hiperatividade éum transtorno doneurodesenvolvimento.

()O transtorno de déficit de atenção/ hiperatividade é altamente oneroso e traz importantes prejuízos funcionais, como problemas sociais e de vida familiar, baixa escolaridade e abandono escolar, baixa autoestima, prejuízo no desenvolvimento emocional, problemas ocupais e divórcio.

() O diagnóstico do transtorno do déficit de atenção/hiperatividade é estabelecido clinicamente, com base em critérios definidos por sistemas de classificação diagnóstica como DSM e a CID.

() As principais características do transtorno do déficit de atenção/hiperatividade são sintomas de atenção, hiperatividade e impulsividade apropriados para a fase do desenvolvimento.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

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164Q898230 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Lajeado Grande SC, ACAFE, 2024

Uma escola está revisando suas práticas pedagógicas para garantir que todos os alunos, incluindo aqueles com deficiência, tenham acesso a uma educação de qualidade. Assim, avalie as proposições:

I.A educação inclusiva deve ser vista como uma modalidade de atendimento educacional específica para alunos com deficiência.
II.A educação inclusiva envolve a adaptação do currículo e das práticas pedagógicas para atender às necessidades dos alunos.
III.A educação inclusiva promove a igualdade de oportunidades e o respeito às diferenças individuais.

Assinale a alternativa correta:
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165Q988627 | Pedagogia, Educação Especial, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

Segundo a Portaria nº 007/2014, da Secretaria Municipal de Educação, o professor auxiliar de educação especial deverá ter um plano de trabalho para os estudantes que acompanha de forma que possa?
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166Q988633 | Estatuto da Pessoa com Deficiência PCD, Tecnologia Assistiva e Direito à Participação, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

Prevê a Lei nº 13.146/2015 em seu Art. 77 que o poder público deve fomentar o desenvolvimento científico, a pesquisa e a inovação e a capacitação tecnológicas, voltados à melhoria da qualidade de vida e ao trabalho da pessoa com deficiência e sua inclusão social. Qual deve ser a prioridade do poder público nesse fomento?
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167Q994825 | Pedagogia, Educação Especial, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

Na educação especial, o uso de recursos tecnológicos, de mídia e de educomunicação é fundamental para promover a inclusão e o desenvolvimento dos alunos com necessidades educacionais especiais. Assinale a alternativa que identifica corretamente os recursos comumente utilizados na educação especial, considerando suas características e objetivos.
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168Q1045769 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Presidente Prudente SP, VUNESP, 2025

No capítulo 6 da obra Projeto político-pedagógico da escolauma construção possível, Mario Marques (In: Veiga, 1996) afirma, corretamente, que
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169Q1046191 | Português, Morfologia, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Castanhal PA, CETAP, 2024

Texto associado.
O texto seguinte servirá de base para responder à questão.


As receitas


Quando eu era menino, na escola, as professoras me ensinaram que o Brasil estava destinado a um futuro grandioso porque as suas terras estavam cheias de riquezas: ferro, ouro, diamantes, florestas e coisas semelhantes. Ensinaram errado. O que me disseram equivale a predizer que um homem será um grande pintor por ser dono de uma loja de tintas. Mas o que faz um quadro não é a tinta: são as ideias que moram na cabeça do pintor. São as ideias dançantes na cabeça que fazem as tintas dançar sobre a tela.

Por isso, sendo um país tão rico, somos um povo tão pobre. Somos pobres em ideias. Não sabemos pensar. Nisto nos parecemos com os dinossauros, que tinham excesso de massa muscular e cérebros de galinha. Hoje, nas relações de troca entre os países, o bem mais caro, o bem mais cuidadosamente guardado, o bem que não se vende, são as ideias. É com as ideias que o mundo é feito. Prova disso são os tigres asiáticos, Japão, Coreia, Formosa que, pobres de recursos naturais, se enriqueceram por ter se especializado na arte de pensar.

Minha filha me fez uma pergunta: "O que é pensar?" Disse-me que 'esta era uma pergunta que o professor de filosofia havia proposto à classe. Pelo que lhe dou os parabéns. Primeiro por ter ido diretamente à questão essencial. Segundo, por ter tido a sabedoria de fazer a pergunta, sem dar a resposta. Porque, se tivesse dado a resposta, teria com ela cortado as asas do pensamento. O pensamento é como a águia que só alça voo nos espaços vazios do desconhecido. Pensar é voar sobre o que não se sabe. Não existe nada mais fatal para o pensamento que o ensino das respostas certas. Para isso existem as escolas: não para ensinar as respostas, mas para ensinar as perguntas. As respostas nos permitem andar sobre a terra firme. Mas somente as perguntas nos permitem entrar pelo mar desconhecido.

E, no entanto, não podemos viver sem as respostas. As asas, para o impulso inicial do voo, dependem de pés apoiados na terra firme. Os pássaros, antes de saber voar, aprendem a se apoiar sobre os seus pés. Também as crianças, antes de aprender a voar, tem que aprender a caminhar sobre a terra firme. Terra firme: as milhares de perguntas para as quais as gerações passadas já descobriram as respostas. O primeiro momento da educação é a transmissão deste saber. Nas palavras de Roland Barthes: "Há um momento em que se ensina o que se sabe..." E o curioso é que este aprendizado é justamente para nos poupar da necessidade de pensar.

As gerações mais velhas ensinam as mais novas as receitas que funcionam. Sei amarrar os meus sapatos automaticamente, sei dar o nó na minha gravata automaticamente: as mãos fazem o seu trabalho com destreza enquanto as ideias andam por outros lugares. Aquilo que um dia eu não sabia me foi ensinado; eu aprendi com o corpo e esqueci com a cabeça. E a condição para que minhas mãos saibam bem é que a cabeça não pense sobre o que elas estão fazendo. Um pianista que, na hora da execução, pensa sobre os caminhos que seus dedos deverão seguir, tropeçara fatalmente. Há a estória de uma centopeia que andava feliz pelo jardim, quando foi interpelada por um grilo: "Dona Centopeia, sempre tive curiosidade sobre uma coisa: quando a senhora anda, qual, dentre as suas cem pernas, é aquela que a senhora movimenta primeiro?" "Curioso", ela respondeu. "Sempre andei, mas nunca me propus esta questão. Da próxima vez, prestarei atenção." Termina a estória dizendo que a centopeia nunca mais conseguiu andar.

Todo mundo fala, e fala bem. Ninguém sabe como a linguagem foi ensinada e nem como ela foi aprendida. A despeito disto, o ensino foi tão eficiente que não preciso pensar para falar. Ao falar não sei se estou usando um substantivo, um verbo ou um adjetivo, e nem me lembro das regras da gramatica. Quem, para falar, tem de se lembrar destas coisas, não sabe falar. Há um nível de aprendizado em que o pensamento é um estorvo. Só se sabe bem com o corpo aquilo que a cabeça esqueceu. E assim escrevemos, lemos, andamos de bicicleta, nadamos, pregamos pregos, guiamos carros: sem saber com a cabeça, porque o corpo sabe melhor. É um conhecimento que se tornou parte inconsciente de mim mesmo. E isso me poupa do trabalho de pensar o já sabido. Ensinar aqui, é inconscientizar.

O sabido é o não-pensado, que fica guardado, pronto para ser usado como receita, na memória desse computador que se chama cérebro. Basta apertar a tecla adequada para que a receita apareça no vídeo da consciência. Aperto a tecla moqueca. A receita aparece no meu vídeo cerebral: panela de barro, azeite, peixe, tomate, cebola, coentro, cheiro verde, urucum, sal, pimenta, seguidos de uma se série de instruções sobre o que fazer. Não é coisa que eu tenha inventado. Me foi ensinado. Não precisei pensar. Gostei. Foi para a memória. Esta é a regra fundamental desse computador que vive no corpo humano: só vai para a memoria aquilo que e objeto do desejo.

A tarefa primordial do professor: seduzir o aluno para que ele deseje e, desejando, aprenda. E o saber fica memorizado de cor - etimologicamente, no coração -, à espera de que a tecla do desejo de novo o chame do seu lugar de esquecimento. Memória: um saber que o passado sedimentou. Indispensável para se repetir as receitas que os mortos nos legaram. E elas são boas. Téo boas que elas nos fazem esquecer que é preciso voar. Permitem que andemos pelas trilhas batidas. Mas nada tem a dizer sobre mares desconhecidos. Muitas pessoas, de tanto repetir as receitas, metamorfosearam-se de águias em tartarugas. E não são poucas as tartarugas que possuem diplomas universitários. Aqui se encontra o perigo das escolas: de tanto ensinar o que o passado legou - e ensinar bem — fazem os alunos se esquecer de que o seu destino não é o passado cristalizado em saber, mas um futuro que se abre como vazio, um não saber que somente pode ser explorado com as asas do pensamento. Compreende-se então que Barthes tenha dito que, seguindo-se ao tempo em que se ensina o que se sabe, deve chegar o tempo quando se ensina o que não se sabe. —



(Rubem Alves, no livro "A alegria de ensinar”. São Paulo: Ars Poetica Editora Ltda, 1994.)
"Nisto nos parecemos com os dinossauros (...)". Em relação à tipologia pronominal, é correto afirmar:
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170Q898224 | Pedagogia, Normas Constitucionais do Direito à Educação, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Lajeado Grande SC, ACAFE, 2024

A Constituição Federal de 1988 e a LDB de 1996 estabelecem princípios fundamentais para a educação no Brasil. Agora, julgue as seguintes afirmações como verdadeiras (V) ou falsas (F):

(__)A educação é um dever exclusivo do Estado.
(__)A educação deve preparar o indivíduo para o exercício da cidadania.
(__)A educação deve estar vinculada ao mundo do trabalho e à prática social.

Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento está correta:
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171Q898234 | Pedagogia, Lei nº 8069 de 1990, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Lajeado Grande SC, ACAFE, 2024

De acordo com a Lei nº 8.069/90, a ação de natureza disciplinar ou punitiva aplicada com o uso da força física sobre a criança ou o adolescente que resulte em sofrimento físico ou lesão é definida como:
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172Q880594 | Pedagogia, Problemas de Aprendizagem na Escola, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Joaçaba SC, Unoesc, 2024

Em uma escola que adota uma abordagem inclusiva, o Projeto Político Pedagógico (PPP) é um documento fundamental que orienta as práticas educativas. No entanto, para garantir uma educação verdadeiramente inclusiva e voltada para a diversidade, é necessário que o PPP contemple princípios que valorizem aequidade, a acessibilidade e o respeito à diferença. Além disso, adaptações de materiais e estratégias pedagógicas são essenciais para atender às necessidades individuais dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento (TGD) e outras demandas específicas.
Com base nesse contexto, avalie as afirmações a seguir.

I. O Projeto Político Pedagógico (PPP) de uma escola inclusiva deve priorizar a homogeneidade e a padronização das práticas educativas para garantir a igualdade de oportunidades a todos os alunos.
II. O PPP deve deixar claro que a educação inclusiva visa apenas atender às necessidades dos alunos com deficiência, excluindo outras formas de diversidade presentes na comunidade escolar.
III. As adaptações de materiais e estratégias pedagógicas são recursos importantes para promover a acessibilidade e a aprendizagem de todos os alunos, independentemente de suas características individuais.
IV. A acessibilidade na escola refere-se tanto à infraestrutura física, quanto ao acesso aos materiais e práticas pedagógicas.

Assinale a alternativa correta.
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173Q1080087 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Lei N 12 764 de 2012, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Laranjal Paulista SP, Avança SP, 2022

São diretrizes da Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, EXCETO:
I - a intersetorialidade no desenvolvimento das ações e das políticas e no atendimento à pessoa com transtorno do espectro autista;
II - a participação da comunidade na formulação de políticas públicas voltadas para as pessoas com transtorno do espectro autista e o controle social da sua implantação, acompanhamento e avaliação;
III - a atenção parcial às necessidades de saúde da pessoa com transtorno do espectro autista, objetivando o diagnóstico precoce, o atendimento multiprofissional e o acesso a medicamentos e nutrientes;
IV - o estímulo à inserção da pessoa com transtorno do espectro autista no mercado de trabalho, observadas as peculiaridades da deficiência e as disposições da Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente);
V - a responsabilidade do poder privado quanto à informação pública relativa ao transtorno e suas implicações;
VI - o incentivo à formação e à capacitação de profissionais especializados no atendimento à pessoa com transtorno do espectro autista, bem como a pais e responsáveis;
VII - o estímulo à pesquisa científica, com prioridade para estudos epidemiológicos tendentes a dimensionar a magnitude e as características do problema relativo ao transtorno do espectro autista no País.
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174Q899933 | Pedagogia, Gestão Democrática, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024

No processo de elaboração e implementação do Projeto Político Pedagógico (PPP), diversos princípios e elementos devem ser considerados. Qual das alternativas abaixo apresenta um desafio crítico para a efetiva realização do PPP nas escolas?
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175Q1046153 | Pedagogia, Normas Educacionais dos Estados, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Sananduva RS, Unoesc, 2024

Com base nas Diretrizes para o Atendimento Educacional Especializado (AEE), na Rede Regular de Ensino de Santa Catarina (2021), avalie as afirmativas a seguir e assinale V para as verdadeiras e F para as falsas.


Na Rede Regular de Ensino de Santa Catarina, não poderão ser incluídos no AEE:


() estudantes com idade entre 4 e 5 anos que frequentam o Programa de Estimulação Precoce nas instituições especializadas.


() estudantes com idade superior a 14 anos que estiverem frequentando Programa de Educação Profissional nas instituições especializadas.


() estudantes com idade entre 1 e 5 anos que frequentam o Programa de Estimulação Precoce nas instituições especializadas.


() estudantes de 4 a 17 anos que frequentam as escolas de ensino especializado.



Assinale a sequência correta, considerando de cima para baixo.

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176Q898225 | Pedagogia, A Formação Continuada do Professor, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Lajeado Grande SC, ACAFE, 2024

Uma escola está implementando um novo modelo de gestão que visa promover a formação continuada dos professores dentro da própria instituição, com o objetivo de melhorar a qualidade do ensino e o desenvolvimento integral dos alunos. Sobre o assunto, julgue as seguintes afirmações como verdadeiras (V) ou falsas (F):

(__)A formação continuada dos professores deve ser realizada exclusivamente fora da escola, em instituições especializadas.
(__)A formação centrada na escola permite que os docentes integrem suas experiências de trabalho com as formativas.
(__)A formação continuada deve considerar as experiências adquiridas pelos professores ao longo de sua carreira.

Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento está correta:
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177Q1015258 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Flores PE, ADM TEC, 2021

Analise as afirmativas a seguir:

I. No Brasil, o poder público em geral deve garantir formas institucionalizadas de apoiar o uso e difusão da Língua Brasileira de Sinais (Libras) como meio de comunicação objetiva e de utilização corrente das comunidades surdas do Brasil.
II. Entende-se como Língua Brasileira de Sinais (Libras) a forma de comunicação e expressão, em que o sistema linguístico de natureza visual-motora, com estrutura gramatical própria, constitui um sistema linguístico de transmissão de ideias e fatos, oriundos de comunidades de pessoas surdas do Brasil.

Marque a alternativa CORRETA:
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178Q899050 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Cariacica ES, IDESG, 2024

Sobre o uso de recursos acessíveis no AEE para alunos com deficiência visual, analise as assertivas:

I. A bengala longa é um recurso acessível que promove a mobilidade e independência de alunos cegos.
II. Softwares de leitura de tela, como o NVDA, são ferramentas importantes para o uso de computadores por alunos cegos ou com baixa visão.
III. Amplificadores sonoros são recursos fundamentais para alunos com baixa visão, pois ampliam o som de instruções em sala.

Está(ão) CORRETA(S):
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179Q899053 | Pedagogia, Educação Especial, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Cariacica ES, IDESG, 2024

Nos termos da Resolução nº 4/2009 - CNE/CEB, analise as partes que seguem sobre Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica:

(1ª PARTE): Em casos de Atendimento Educacional Especializado em ambiente hospitalar ou domiciliar, será ofertada aos alunos, pelo respectivo sistema de ensino, a Educação Especial de forma complementar ou suplementar.
(2ª PARTE): Os alunos com altas habilidades/superdotação terão suas atividades de enriquecimento curricular desenvolvidas no âmbito de escolas públicas de ensino regular em interface com os núcleos de atividades para altas habilidades/superdotação e com as instituições de ensino superior e institutos voltados ao desenvolvimento e promoção da pesquisa, das artes e dos esportes.

Das partes, pode-se afirmar que:
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180Q1045510 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Cariacica ES, IDESG, 2024

De acordo com a Resolução nº 04/2009 - CNE/CEB, uma das atribuições do professor do Atendimento Educacional Especializado (AEE) é:
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