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Questões de Concursos Professor de Educação Especial

Resolva questões de Professor de Educação Especial comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


181Q902411 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Educação Especial, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024

Segue alguns dos objetivos da Agenda 2030:

Garantir que todas as meninas e meninos completem o ensino primário e secundário livre, equitativo e de qualidade, que conduza a resultados de aprendizagem relevantes e eficazes. Garantir que todas as meninas e meninos tenham acesso a um desenvolvimento de qualidade na primeira infância, cuidados e educação pré-escolar, de modo que eles estejam prontos para o ensino primário. Assegurar a igualdade de acesso para todos os homens e mulheres à educação técnica, profissional e superior de qualidade, a preços acessíveis, incluindo universidade. Eliminar as disparidades de gênero na educação e garantir a igualdade de acesso a todos os níveis de educação e formação profissional para os mais vulneráveis, incluindo as pessoas com deficiência, povos indígenas e as crianças em situação de vulnerabilidade.

Com base nas informações, assinale a alternativa que corresponde aos objetivos.
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182Q1045779 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Presidente Prudente SP, VUNESP, 2025

De acordo com a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008), o movimento mundial pela educação inclusiva é uma ação
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183Q899925 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024

A inclusão escolar visa criar um ambiente educacional acolhedor e acessível que promova o desenvolvimento igualitário de todos os alunos, independentemente de suas diferenças ou necessidades especiais. Nesse contexto, assinale a alternativa que apresenta desafios enfrentados pelos professores ao implementar o ensino colaborativo no contexto da inclusão escolar de alunos com deficiência mental:
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184Q899926 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024

A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva destaca a importância da participação de todos os alunos no ambiente escolar, garantindo o direito à educação para todos os alunos, independentemente de suas condições físicas, intelectuais, sociais ou culturais. Qual é a abordagem defendida pela política para superar a exclusão escolar?
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185Q899930 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024

Quais são as práticas pedagógicas que contribuem significativamente para a escolarização de alunos com deficiência intelectual em classes regulares?
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186Q1046155 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Sananduva RS, Unoesc, 2024

Considerando a história da Educação Especial, assinale a afirmativa correta.

Fonte: SILVA, Aline Maria da. Educação especial e inclusão escolar: história e fundamentos. Curitiba. Ibepx, 2010.

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187Q1045649 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Pedro Velho RN, FACET Concursos, 2025

A evolução da Educação Especial no Brasil reflete o desenvolvimento de políticas públicas e legislações que moldaram o direito à educaçãoinclusiva. Sobre esse panorama, selecione a alternativa mais precisa:
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188Q1015764 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Rio Branco AC, IV UFG, 2024

Determinar quais são as unidades mínimas (parâmetros) que formam os sinais e estabelecer quais são os padrões possíveis de combinação entre essas unidades nas línguas sinalizadas é tarefa da
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189Q880597 | Pedagogia, Educação Especial, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Joaçaba SC, Unoesc, 2024

No contexto da Educação Especial, o planejamento pedagógico é uma ferramenta fundamental para garantir a efetividade do processo educacional inclusivo. Dentre os princípios norteadores desse planejamento, destaca-se a forma de avaliação e a necessidade de adaptação e flexibilização curricular, visando atender às especificidades de cada aluno e promover sua plena participação no ambiente escolar. Considerando esse contexto, avalie as afirmativas a seguir.

I. O planejamento pedagógico na Educação Especial deve ser estático, seguindo um modelo único para todos os alunos, a fim de garantir a equidade no processo educacional.
II. A avaliação na Educação Especial deve ser realizada de forma contínua e formativa, considerando os progressos individuais de cada aluno e fornecendo subsídios para o ajuste das estratégias pedagógicas.
III. O currículo na Educação Inclusiva deve ser concebido de maneira inflexível, priorizando o cumprimento dos conteúdos estabelecidos pelos parâmetros curriculares nacionais, independentemente das necessidades dos alunos.
IV. O planejamento pedagógico na Educação Especial deve ser participativo, envolvendo não apenas os professores, mas também os alunos, suas famílias e demais profissionais da equipe multidisciplinar.

Assinale a alternativa correta.
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190Q988638 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

De acordo com a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, a avaliação da deficiência, quando necessária, será biopsicossocial, realizada por equipe:
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191Q899039 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Cariacica ES, IDESG, 2024

Os recursos multimídia têm o potencial de enriquecer o ensino, mas sua aplicação efetiva depende da escolha correta para cada situação. Nesse sentido, analise as assertivas sobre o uso de vídeos, áudios e animações como apoio ao ensino:

I. Os recursos multimídia devem ser integrados ao planejamento pedagógico para complementar, e não substituir, o conteúdo apresentado pelo professor.
II. A utilização de animações interativas é mais eficaz para representar conteúdos abstratos e dinâmicos, como processos químicos ou biológicos.
III. O uso de vídeos educacionais limita-se a transmitir informações, preterindo interação ou reflexão nos alunos.

Está(ão) CORRETA(S):
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192Q1045767 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Presidente Prudente SP, VUNESP, 2025

A Pedagogia de Projetos, no entendimento de Daniela Moura, surge da necessidade de desenvolver uma metodologia de trabalho pedagógico que valorize a participação do educando e do educador no processo ensino/aprendizagem, tornando-os responsáveis pela elaboração e desenvolvimento de cada projeto de trabalho. De acordo com a autora, do ponto de vista metodológico, o instrumento mais apropriado para a avaliação de um Projeto de Trabalho é
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193Q1015834 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Itaiópolis SC, OBJETIVA, 2024

Sobre línguas de sinais e a LIBRAS, assinalar a alternativa CORRETA.
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194Q909349 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Rodeio SC, Instituto Fênix, 2024

O que caracteriza a tecnologia assistiva em contextos educacionais inclusivos?

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195Q1029440 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

A Educação Especial atende às necessidades específicas de estudantes com deficiência, autismo e altas habilidades. De acordo com a legislação, esses estudantes têm direito a uma educação inclusiva.
A respeito do que a Educação Especial deve oferecer aos estudantes, avalie as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) Intérprete de Libras e materiais em Braille.
( ) Acessibilidade para cadeirantes e ajuda de custo para cuidadores.
( ) Atendimento Educacional Especializado (AEE) e atividades adaptadas.
( ) Inserção no sistema regular de ensino, sem a adoção de medidas adaptativas.

As afirmativas são, respectivamente
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196Q899924 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024

Lucas, um aluno com paralisia cerebral, apresenta dificuldades na fala e na coordenação motora. Assim, avalie as proposições:


I. O uso de dispositivos de comunicação alternativa é fundamental para a inclusão de Lucas no ambiente escolar.


II. Lucas deve ser avaliado apenas com base em suas habilidades de fala, desconsiderando o uso de dispositivos de comunicação, pois nem sempre estará com eles para comunicação.


III. A inclusão de Lucas em atividades de grupo pode promover seu desenvolvimento social e acadêmico.


Assinale a alternativa correta:

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197Q899928 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024

Um aluno com deficiência intelectual está no processo de alfabetização e sua professora busca meios de tornar o aprendizado mais acessível para ele. Sobre o assunto, julgue as seguintes afirmações como verdadeiras (V) ou falsas (F):


(__) Práticas diversificadas e significativas são recomendadas para tornar o aprendizado mais acessível para alunos com deficiência intelectual.


(__) A utilização de práticas diversificadas acabaconfundindo e atrapalhando o processo de alfabetização de alunos com deficiência intelectual.


(__) Tornar o aprendizado relevante para os alunos com deficiência intelectual é uma prática pedagógica eficaz.


Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento está correta:

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198Q899931 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024

Considerando as metodologias de ensino de Língua Portuguesa para alunos surdos, qual das seguintes abordagens descreve corretamente a práticarecomendada para facilitar o aprendizado, levando em conta a utilização da Língua de Sinais como primeira língua?
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199Q899935 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024

No contexto do Planejamento de Ensino, a articulação entre os diferentes componentes curriculares é essencial para promover uma aprendizagem significativa. Qual conceito pedagógico descreve essa abordagem de integração entre disciplinas, visando a contextualização do conhecimento?
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200Q1046627 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Educação Especial, Prefeitura de São José do Cerrito SC, Instituto Fênix, 2024

O Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024, estabelecido pela Lei nº 13.005/14, define metas e estratégias para a educação brasileira. Qual dos seguintes objetivos NÃO está contemplado no PNE?
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