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Questões de Concursos Professor de Educação Especial

Resolva questões de Professor de Educação Especial comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q658555 | Não definido, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Vila Velha ES, IBADE, 2020

De acordo com o Decreto nº 258, de 29 de dezembro de 2014, que estabelece critérios para implantação, organização e funcionamento do projeto de educação em tempo integral e normatiza medidas a serem adotadas pelas Unidades de Ensino, em seu artigo 3º, estabelece que a carga horária diária das Unidades Escolares participantes do Projeto de Educação em Tempo Integral é de, no mínimo:
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22Q834380 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor de Educação Especial, IESES, 2021

Segundo a Educação Infantil, assinale a alternativa correta:
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23Q833161 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Educação Especial, OMNI, 2021

De acordo com o Decreto nº 10502 de 30 de setembro de 2020.São princípios da Política Nacional de Educação Especial: Equitativa, Inclusiva e com Aprendizado ao Longo da Vida: Analise as afirmativas abaixo conforme o artigo citado acima:
I- desenvolvimento pleno das potencialidades do educando. II- aprendizado ao longo da vida. III- garantia dos direitos constitucionais de educação e de atendimento educacional especializado aos educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação. IV- participação de equipe multidisciplinar no processo de decisão da família ou do educando quanto à alternativa educacional mais adequada. V- garantia de implementação de escolas bilíngues de surdos e surdocegos.
Estão CORRETAS apenas as afirmativas:
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24Q834974 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Educação Especial, IESES, 2021

A “Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva” é um documento que reconhece a necessidade de superar as práticas discriminatórias no sistema de ensino e colocar a educação inclusiva no centro das discussões das políticas educacionais. Sobre este documento, assinale a alternativa INCORRETA:
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25Q322269 | Pedagogia, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Uruguaiana RS, FUNDATEC

Coll, Marchesi e Palácios citam Wallon, um psicólogo evolutivo francês, o qual afirma que a relação que as crianças mantêm com os estímulos é, em grande parte, mediada pela intervenção dos adultos. Nesse contexto, esses autores afirmam que os meios considerados mais importantes para o desenvolvimento infantil são o ___________, o ___________ e não o ___________.

Assinale a alternativa cujos termos completam correta e respectivamente as lacunas da frase acima.

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26Q322601 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Professor de Educação Especial, SEDUC AM, CESPE CEBRASPE

A perspectiva inclusiva propõe uma nova organização do ensino, exigindo, por meio de documentos, adaptações do ambiente e do trabalho pedagógico da escola. Essas mudanças ocorrem em diversas esferas: no âmbito internacional, pelas agências multilaterais, e, no Brasil, a partir do Ministério da Educação, do Conselho Nacional de Educação, dos conselhos estaduais de educação e das secretarias estaduais e municipais de educação. Acerca da organização da educação na perspectiva da inclusão, julgue os próximos itens.

Os alunos com altas habilidades/superdotação têm garantido o direito à aceleração de estudos para a conclusão escolar.

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27Q833868 | Informática, Internet, Professor de Educação Especial, IESES, 2021

Sobre o uso da internet como fonte de pesquisa, verifique as assertivas e assinale a correta.
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28Q322828 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Professor de Educação Especial, SEDUC AM, CESPE CEBRASPE

Com relação à função da comunidade escolar e aos atendimentos especializados, julgue os itens que se seguem.

A avaliação processual e formativa considera não só as aprendizagens atuais, mas também suas possibilidades de aprendizagens futuras.

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29Q658399 | Legislação Federal, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Vila Velha ES, IBADE, 2020

A formação inicial de professores é de responsabilidade das universidades e teve mudanças importantes a partir da Lei de Diretrizes e Bases nº 9394/96. Uma delas foi a criação dos Institutos Superiores de Educação, que deveriam ser centros formadores, disseminadores, sistematizadores e produtores do conhecimento referente ao processo de ensino, de aprendizagem e de educação escolar, com o objetivo de promover a formação geral dos futuros professores de educação básica e, ainda, favorecer o conhecimento e o domínio dos conteúdos específicos ensinados nas diversas etapas da educação básica e das metodologias e tecnologias a eles associados, bem como desenvolver habilidades para a condução dos demais aspectos inerentes ao trabalho coletivo da escola.
A outra mudança, foi:
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30Q817452 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Professor de Educação Especial, Secretaria de Estado de Educação AM, CESPE CEBRASPE

Considerando o que dispõe a LDB sobre a educação especial, julgue os itens seguintes.

São princípios subjacentes à educação especial a crença na possibilidade de desenvolvimento do ser humano e o compromisso com a educação para todos, considerando-se as diferenças individuais como condicionantes do processo de escolarização.

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31Q319701 | Pedagogia, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Uruguaiana RS, FUNDATEC

Uma professora assim se expressou: “Quando a gente fala da inclusão, eu não consigo entender. A gente se diz educador e ao mesmo tempo só quer ensinar alunos que não tenham nenhum tipo de problema. É isso que é ser educador?”. Sobre o assunto, é importante ressaltar que o acolhimento das diferenças só terá sentido quando o professor:

I. Desempenhar o seu papel formador de ensinar unicamente os alunos especiais

II. Adotar práticas escolares que implicam um ensino adaptado para alguns alunos.

III. Romper com suas ideias positivas sobre o desempenho padronizado e homogêneo dos alunos.

Quais estão corretas?

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32Q832705 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor de Educação Especial, OMNI, 2021

Assinale a alternativa que corresponde a um fundamento psicológico da Educação Inclusiva:
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33Q326662 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor de Educação Especial, SEDUC AM, CESPE CEBRASPE

Acerca da organização do tempo e do espaço na educação infantil, julgue os itens subsequentes.

As sequências de atividades, derivadas de um conteúdo curricular, devem oferecer graus diferentes de complexidade, oportunizando às crianças a resolução paulatina de desafios e problemas a partir de diferentes proposições.

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34Q320572 | Pedagogia, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Uruguaiana RS, FUNDATEC

A competência profissional dos professores, sua capacidade para planejar situações de aprendizagem, realizar processos de adaptação de currículo, elaborar pontos de trabalho em equipe (...) adquire uma grande relevância, que parece decisiva para o êxito ou para o fracasso do processo educativo. Conforme Torres Gonzáles, algumas características organizativas podem favorecer uma escola aberta à diversidade, EXCETO:

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35Q832789 | Português, Interpretação de Textos, Professor de Educação Especial, IESES, 2021

Um ambiente ideal para fazer as refeições é sem dúvida aquele harmônico e tranquilo. O prazer de se sentar à mesa e desfrutar esse momento com a família é tão importante quanto o valor nutricional que a refeição contempla. O estresse gera a liberação de determinados hormônios que em nada ajudam na absorção e assimilação dos nutrientes ingeridos. Alguns estudos mostram que o estresse está diretamente relacionado a riscos cardíacos, dificuldade de concentração, baixa na resistência do organismo, propiciando o aparecimento de outras doenças como asma, alergia e algumas doenças gastrointestinais. Portanto, se você está começando a introdução alimentar do seu bebê, procure ajuda, informação e orientação para não entrar no estresse e acabar desandando o que pode ser uma experiência deliciosa.

(Gabriela Kapim. “O estresse e suas consequências durante a introdução alimentar”. Adaptado. Revista Isto É. 2021). 
A frase do texto que apresenta um elemento de afirmação entre os seus elementos textuais é:
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36Q327506 | Pedagogia, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Uruguaiana RS, FUNDATEC

Antunes afirma que, na aquisição da lecto-escrita e da leitura, é de grande relevância a implementação de metodologias diversificadas, pois é o momento em que o educador tem de oferecer aos pequenos atividades com caráter lúdico sem perder o objetivo, que é o desenvolvimento da leitura e da escrita. Mas para esse desenvolvimento é necessário que as atividades das crianças sejam

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37Q328449 | Pedagogia, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Uruguaiana RS, FUNDATEC

Segundo Teberosky e Colomer, as crianças aprendem a ler e a escrever da mesma forma que aprendem outros aspectos do mundo. Na concepção dessas autoras, as crianças aprendem da seguinte forma:

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38Q832070 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Educação Especial, OMNI, 2021

A articulação entre Educação Especial e escola comum, na perspectiva da inclusão, ocorre em todos os níveis e etapas do ensino básico e do superior, sendo assim os professores da escola comum e os da Educação Especial precisam se envolver para que seus objetivos específicos de ensino sejam alcançados, compartilhando um trabalho interdisciplinar e colaborativo. Com base no contexto acima assinale a alternativa que NÃO corresponde aos eixos de articulação:
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39Q834079 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Educação Especial, IESES, 2021

A permanente atenção às condições que permitam uma real inclusão deve estar presente em diversos contextos sociais. Foram muitas as terminologias utilizadas no contexto da Educação Especial e que atualmente não são mais cabíveis. Sobre a temática assinale a alternativa correta:
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40Q322182 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Professor de Educação Especial, SEDUC AM, CESPE CEBRASPE

Com relação à educação infantil na perspectiva histórica, julgue os itens de 110 a 113.

As primeiras ações do Ministério da Educação e Cultura destinadas à educação infantil se deram em 1975 e foram desenvolvidas em parceria com a Legião Brasileira de Assistência.

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