Início

Questões de Concursos Professor de Educação Especial

Resolva questões de Professor de Educação Especial comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


201Q1046628 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Educação Especial, Prefeitura de São José do Cerrito SC, Instituto Fênix, 2024

Qual das seguintes políticas públicas é voltada especificamente para a promoção da Educação Especial e Inclusão Escolar no Brasil?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

202Q1046152 | Pedagogia, Normas Educacionais dos Estados, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Sananduva RS, Unoesc, 2024

Segundo as Diretrizes para o Atendimento Educacional Especializado (AEE), na Rede Regularde Ensino de Santa Catarina (2021), é assertivo afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

203Q1045650 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Pedro Velho RN, FACET Concursos, 2025

A concepção de neurodiversidade trouxe uma abordagem que valoriza as diferenças neurológicas como parte intrínseca da diversidade humana. Sobre os princípios e implicações desse conceito, escolha a alternativa mais fundamentada:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

204Q1046698 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Florianópolis SC, FEPESE, 2023

Conforme a Portaria n° 122/2016, da Secretaria Municipal de Educação, que estabelece as diretrizes da política de educação especial da rede municipal de ensino de Florianópolis, são exemplos de Atendimento Educacional Especializado:

1. Ensino de orientação e mobilidade.

2. Ensino e produção de recursos da Comunicação Alternativa e Aumentativa (CAA).

3. Realização de provas e atividades pedagógicas não realizadas em sala de aula comum.

4. Estratégias que favoreçam a atividade cognitiva e promovam o desenvolvimento da autonomia intelectual.

5. Ensino da Língua Brasileira de Sinais para estudantes com surdez.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

205Q1046188 | Português, Interpretação de Textos, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Castanhal PA, CETAP, 2024

Texto associado.
O texto seguinte servirá de base para responder à questão.


As receitas


Quando eu era menino, na escola, as professoras me ensinaram que o Brasil estava destinado a um futuro grandioso porque as suas terras estavam cheias de riquezas: ferro, ouro, diamantes, florestas e coisas semelhantes. Ensinaram errado. O que me disseram equivale a predizer que um homem será um grande pintor por ser dono de uma loja de tintas. Mas o que faz um quadro não é a tinta: são as ideias que moram na cabeça do pintor. São as ideias dançantes na cabeça que fazem as tintas dançar sobre a tela.

Por isso, sendo um país tão rico, somos um povo tão pobre. Somos pobres em ideias. Não sabemos pensar. Nisto nos parecemos com os dinossauros, que tinham excesso de massa muscular e cérebros de galinha. Hoje, nas relações de troca entre os países, o bem mais caro, o bem mais cuidadosamente guardado, o bem que não se vende, são as ideias. É com as ideias que o mundo é feito. Prova disso são os tigres asiáticos, Japão, Coreia, Formosa que, pobres de recursos naturais, se enriqueceram por ter se especializado na arte de pensar.

Minha filha me fez uma pergunta: "O que é pensar?" Disse-me que 'esta era uma pergunta que o professor de filosofia havia proposto à classe. Pelo que lhe dou os parabéns. Primeiro por ter ido diretamente à questão essencial. Segundo, por ter tido a sabedoria de fazer a pergunta, sem dar a resposta. Porque, se tivesse dado a resposta, teria com ela cortado as asas do pensamento. O pensamento é como a águia que só alça voo nos espaços vazios do desconhecido. Pensar é voar sobre o que não se sabe. Não existe nada mais fatal para o pensamento que o ensino das respostas certas. Para isso existem as escolas: não para ensinar as respostas, mas para ensinar as perguntas. As respostas nos permitem andar sobre a terra firme. Mas somente as perguntas nos permitem entrar pelo mar desconhecido.

E, no entanto, não podemos viver sem as respostas. As asas, para o impulso inicial do voo, dependem de pés apoiados na terra firme. Os pássaros, antes de saber voar, aprendem a se apoiar sobre os seus pés. Também as crianças, antes de aprender a voar, tem que aprender a caminhar sobre a terra firme. Terra firme: as milhares de perguntas para as quais as gerações passadas já descobriram as respostas. O primeiro momento da educação é a transmissão deste saber. Nas palavras de Roland Barthes: "Há um momento em que se ensina o que se sabe..." E o curioso é que este aprendizado é justamente para nos poupar da necessidade de pensar.

As gerações mais velhas ensinam as mais novas as receitas que funcionam. Sei amarrar os meus sapatos automaticamente, sei dar o nó na minha gravata automaticamente: as mãos fazem o seu trabalho com destreza enquanto as ideias andam por outros lugares. Aquilo que um dia eu não sabia me foi ensinado; eu aprendi com o corpo e esqueci com a cabeça. E a condição para que minhas mãos saibam bem é que a cabeça não pense sobre o que elas estão fazendo. Um pianista que, na hora da execução, pensa sobre os caminhos que seus dedos deverão seguir, tropeçara fatalmente. Há a estória de uma centopeia que andava feliz pelo jardim, quando foi interpelada por um grilo: "Dona Centopeia, sempre tive curiosidade sobre uma coisa: quando a senhora anda, qual, dentre as suas cem pernas, é aquela que a senhora movimenta primeiro?" "Curioso", ela respondeu. "Sempre andei, mas nunca me propus esta questão. Da próxima vez, prestarei atenção." Termina a estória dizendo que a centopeia nunca mais conseguiu andar.

Todo mundo fala, e fala bem. Ninguém sabe como a linguagem foi ensinada e nem como ela foi aprendida. A despeito disto, o ensino foi tão eficiente que não preciso pensar para falar. Ao falar não sei se estou usando um substantivo, um verbo ou um adjetivo, e nem me lembro das regras da gramatica. Quem, para falar, tem de se lembrar destas coisas, não sabe falar. Há um nível de aprendizado em que o pensamento é um estorvo. Só se sabe bem com o corpo aquilo que a cabeça esqueceu. E assim escrevemos, lemos, andamos de bicicleta, nadamos, pregamos pregos, guiamos carros: sem saber com a cabeça, porque o corpo sabe melhor. É um conhecimento que se tornou parte inconsciente de mim mesmo. E isso me poupa do trabalho de pensar o já sabido. Ensinar aqui, é inconscientizar.

O sabido é o não-pensado, que fica guardado, pronto para ser usado como receita, na memória desse computador que se chama cérebro. Basta apertar a tecla adequada para que a receita apareça no vídeo da consciência. Aperto a tecla moqueca. A receita aparece no meu vídeo cerebral: panela de barro, azeite, peixe, tomate, cebola, coentro, cheiro verde, urucum, sal, pimenta, seguidos de uma se série de instruções sobre o que fazer. Não é coisa que eu tenha inventado. Me foi ensinado. Não precisei pensar. Gostei. Foi para a memória. Esta é a regra fundamental desse computador que vive no corpo humano: só vai para a memoria aquilo que e objeto do desejo.

A tarefa primordial do professor: seduzir o aluno para que ele deseje e, desejando, aprenda. E o saber fica memorizado de cor - etimologicamente, no coração -, à espera de que a tecla do desejo de novo o chame do seu lugar de esquecimento. Memória: um saber que o passado sedimentou. Indispensável para se repetir as receitas que os mortos nos legaram. E elas são boas. Téo boas que elas nos fazem esquecer que é preciso voar. Permitem que andemos pelas trilhas batidas. Mas nada tem a dizer sobre mares desconhecidos. Muitas pessoas, de tanto repetir as receitas, metamorfosearam-se de águias em tartarugas. E não são poucas as tartarugas que possuem diplomas universitários. Aqui se encontra o perigo das escolas: de tanto ensinar o que o passado legou - e ensinar bem — fazem os alunos se esquecer de que o seu destino não é o passado cristalizado em saber, mas um futuro que se abre como vazio, um não saber que somente pode ser explorado com as asas do pensamento. Compreende-se então que Barthes tenha dito que, seguindo-se ao tempo em que se ensina o que se sabe, deve chegar o tempo quando se ensina o que não se sabe. —



(Rubem Alves, no livro "A alegria de ensinar”. São Paulo: Ars Poetica Editora Ltda, 1994.)
No 1º parágrafo, o vocábulo que é hiperônimo de: "(...) ferro, ouro, diamante, florestas e coisas semelhantes." é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

206Q898235 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Lajeado Grande SC, ACAFE, 2024

Imagine que uma escola está revisando seu Projeto Político-Pedagógico (PPP) para incluir práticas mais inclusivas e adaptadas às necessidades dos alunos com deficiência. O objetivo é garantir que todos os alunos tenham acesso a uma educação de qualidade e que suas necessidades específicas sejam atendidas. Assim, avalie as proposições:

I.O PPP deve ser um documento flexível, capaz de se adaptar às novas necessidades e desafios que surgem ao longo do tempo.
II.A elaboração do PPP deve ser feita pela equipe gestora da escola e pela Secretaria de Educação.
III.O PPP deve incluir diretrizes pedagógicas que promovam a inclusão e a participação ativa de todos os alunos, independentemente de suas habilidades.

Assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

207Q1045198 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Educação Especial, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC, AMEOSC, 2023

O Artigo 11 da Resolução CNE/CEB nº 4 de 2 de outubro de 2009, estabelece normas específicas para o credenciamento e funcionamento dos centros de Atendimento Educacional Especializado (AEE). Analise as proposições abaixo:

I.Os centros de AEE precisam ser aprovados pela respectiva Secretaria de Educação ou órgão equivalente para funcionar.

II.Os centros de AEE podem funcionar independentemente da aprovação do Conselho de Educação do respectivo sistema de ensino.

Após análise, assinale a alternativa correta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

208Q1045203 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Professor de Educação Especial, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC, AMEOSC, 2023

Em relação aos desafios enfrentados por crianças com distúrbios de aprendizagem, qual das alternativas a seguir retrata uma manifestação comum destes problemas?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

209Q1045766 | Português, Interpretação de Textos, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Presidente Prudente SP, VUNESP, 2025

Texto associado.
Leia o texto para responder à questão.


A guerra contra as guerras

Enquanto o século vinte e um nascia, morria Bertie Felstead, aos cento e seis anos de idade.

Havia atravessado três séculos, e era o único sobrevivente de um insólito jogo de futebol que foi disputado no Natal de 1915. Jogaram aquela partida os soldados britânicos e os soldados alemães, num campo improvisado entre trincheiras. Uma bola apareceu, vinda sabe-se lá de onde, e desandou a rodar, não se sabe como, e então o campo de batalha se transformou num campo de futebol. Os inimigos jogaram para o alto suas armas e correram para disputar a bola.

Os soldados jogaram enquanto puderam, até que os oficiais furiosos fizeram com que se lembrassem de que estavam ali para matar ou morrer.

Passada a trégua do futebol, voltou a carnificina; mas a bola tinha aberto um fugaz espaço de encontro para aqueles homens obrigados a se odiar.

(Eduardo Galeano. O caçador de histórias. Tradução de Eric Nepomuceno. L&PM Editores, 2016.)
Pode-se afirmar corretamente que o autor, ao declarar que aquele foi – um insólito jogo de futebol –, faz referência
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

210Q911372 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor de Educação Especial, Prefeitura de São João do Paraíso MA, Instituto JK, 2024

Sobre a tecnologia assistiva ou ajuda técnica são os produtos, os equipamentos, os dispositivos, os recursos, as metodologias, as estratégias, as práticas e os serviços que objetivem promover a funcionalidade, relacionada à atividade e à participação da pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida, com vistas à sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social.
Fonte: Lei nº 13.146/2015. (Estatuto da Pessoa com Deficiência).

Nesse contexto, qual alternativa corresponde a um dos eixos de atuação do Plano Nacional de Tecnologia Assistiva?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

211Q909363 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Rodeio SC, Instituto Fênix, 2024

Quais são as práticas pedagógicas recomendadas para promover a inclusão de estudantes com deficiência auditiva?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

212Q1029452 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

A respeito dos princípios que norteiam um paradigma de educação inclusiva, analise as afirmativas a seguir.

I. A educação inclusiva é dirigida estritamente para indivíduos com comprometimentos motores e intelectuais e para os dotados de altas habilidades, sendo orientada pelo direito à igualdade e pelo respeito às diferenças.
II. O convívio comum no ambiente escolar é um benefício coletivo, pois a interação entre pessoas diferentes amplia a percepção dos estudantes sobre a pluralidade e estimula o pleno desenvolvimento de todos.
III. Toda pessoa tem potencial de aprender e ensinar, sendo papel da comunidade escolar desenvolver estratégias pedagógicas diversificadas que favoreçam a criação de vínculos afetivos, relações de troca e construção de conhecimento.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

213Q1046625 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Educação Especial, Prefeitura de São José do Cerrito SC, Instituto Fênix, 2024

Em relação à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Lei nº 9.394/96, considere as seguintes assertivas:

I. Institui a descentralização como um dos princípios para a organização da educação nacional, promovendo a autonomia dos estabelecimentos de ensino.
II. Define que a educação básica tem por finalidade o desenvolvimento do educando, incluindo a preparação básica para o trabalho e cidadania.
III. Determina que o ensino da história e cultura afro-brasileira e indígena seja facultativo nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio.

Das assertivas, pode-se afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

214Q1046633 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor de Educação Especial, Prefeitura de São José do Cerrito SC, Instituto Fênix, 2024

A adaptação curricular é uma prática pedagógica na Educação Especial. Qual seu principal propósito?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

215Q1046156 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Sananduva RS, Unoesc, 2024

Qualquer modificação que necessite ser feita, por menor que seja, é considerada uma ___________. Assim, podem existir vários níveis de amplitude para favorecer as necessidades educativas especiais dos alunos. Contudo, o mais importante a destacar é que não se trata de elaborar programas paralelos, mas sim a introdução de medidas capaz de flexibilizar os currículos normais estabelecidos no PPP da escola. São medidas que convertem o currículo num instrumento útil para responder à inevitável diversidade que apresentam os alunos quanto aos seus interesses ou ritmos de aprendizagem.

MINETTO, Maria de Fatima. Currículo na educação inclusiva: entendendo esse desafio. Curitiba: InterSaberes, 2012.

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

216Q1045135 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Lajeado Grande SC, Instituto Fênix, 2023

Qual é a finalidade de um Plano de Ensino Individual (PEI) na educação especial?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

217Q1014695 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Campinas SP, VUNESP, 2025

Oliveira e Prieto (2020) relatam que a orientação bilíngue requer investimentos em políticas de formação de professores para assegurar a aquisição linguística do surdo. Carlinhos é um menino de 5 anos, que apresenta surdez profunda bilateral. Ele foi matriculado na escola comum e na sala de recursos multifuncional para Atendimento Educacional Especializado, com uma proposta educacional bilíngue.
De acordo as autoras, Carlinhos deve aprender
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

218Q1015762 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Rio Branco AC, IV UFG, 2024

Sobre o tema da fonética e fonologia em libras, as expressões não manuais (movimento da face, dos olhos, da cabeça ou do tronco) prestam-se a dois papéis nas línguas de sinais, que são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

219Q899040 | Pedagogia, Lei nº 8069 de 1990, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Cariacica ES, IDESG, 2024

De acordo com a Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990, que institui o Estatuto da Criança e do Adolescente, analise o seguinte trecho:

"A criança e o adolescente têm direito à liberdade, ao respeito e à dignidade como pessoas humanas em processo de desenvolvimento e como sujeitos de direitos civis, humanos e sociais, garantidos na Constituição e nas leis."

Este excerto corresponde a qual artigo do Estatuto da Criança e do Adolescente??
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

220Q899052 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Cariacica ES, IDESG, 2024

No Atendimento Educacional Especializado para alunos com Transtornos do Espectro Autista (TEA), diversos recursos e estratégias pedagógicas são utilizados. Nesse sentido, analise as assertivas a seguir:

I. A criação de um ambiente estruturado, com rotinas visuais, auxilia na compreensão das atividades pelos alunos com TEA.
II. A prática de exclusão de atividades sociais é recomendada para evitar sobrecarga sensorial em alunos com TEA.
III. Recursos como cronogramas visuais e materiais sensoriais são fundamentais para promover a organização e a atenção desses alunos.

Está(ão) CORRETA(S):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.