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Questões de Concursos Professor de Educação Especial

Resolva questões de Professor de Educação Especial comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


221Q911371 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Educação Especial, Prefeitura de São João do Paraíso MA, Instituto JK, 2024

De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), observa-se uma ampla abertura em termos de oportunidade para educação inclusiva, um olhar para o aluno e suas singularidades. Fica evidente que essas políticas se destacaram com a BNCC em virtude da legislação em vigor, de documentos elaborados e de projetos realizados tanto na esfera federal quanto estadual e municipal. Sendo assim, a BNCC abriu novas possibilidades para que as escolas busquem novas alternativas para ensinar a todos (SILVA; VIANA; MORAES, 2020).
Assim, de acordo com o documento “A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar: abordagem bilíngue na escolarização de pessoas com surdez” (2010) é correto afirmar, exceto:
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222Q1013539 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Laranjal Paulista SP, Avança SP, 2022

Este é um recurso muito usado na LIBRAS quando os surdos estão desenvolvendo a narrativa. O sinalizador coloca-se na posição dos personagens referidos na narrativa, alternando com eles em situações de diálogo ou ação.
Trata-se de:
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223Q1029441 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

De acordo com a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, assinale a opção que indica os estudantes que demandam recursos pedagógicos diferenciados.
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224Q1014102 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Lajeado Grande SC, ACAFE, 2024

Nos termos da Lei nº 10.436/02, entende-se como Língua Brasileira de Sinais − Libras:
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225Q988521 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

A Portaria 122/2016 estabelece diretrizes para a política de Educação Especial na rede municipal de ensino de Florianópolis, visando a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais. Assinale a alternativa correta sobre as diretrizes contidas nesta portaria:
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226Q1045652 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Pedro Velho RN, FACET Concursos, 2025

A avaliação psicopedagógica é um processo que subsidia o planejamento educacional ao identificar barreiras e potenciais no aprendizado dos alunos. Sobre essa prática, analise as proposições e assinale a alternativa mais consistente:
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227Q1045653 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Pedro Velho RN, FACET Concursos, 2025

O método TEACCH é amplamente reconhecido por sua eficácia no ensino de alunos com transtorno do espectro autista (TEA). Sobre os fundamentos e práticas desse método, escolha a alternativa mais precisa:
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228Q1045654 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Pedro Velho RN, FACET Concursos, 2025

A análise do comportamento aplicada (ABA) é uma metodologia amplamente utilizada no contexto educacional, especialmente no ensino de alunos com TEA. Sobre sua aplicação e princípios, assinale a alternativa mais adequada:
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229Q1045658 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Pedro Velho RN, FACET Concursos, 2025

A participação ativa da família no processo de inclusão escolar é considerada uma prática essencial para o sucesso educacional dos alunos com necessidades específicas. Sobre esse tema, escolha a alternativa que melhor reflete essa perspectiva:
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230Q1014694 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Formigueiro RS, MS CONCURSOS, 2024

Sobre o Bilinguismo, é correto afirmar:
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231Q1045710 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Tangará da Serra MT, FUNDATEC, 2025

De acordo com o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM, 2013), para a elaboração de um diagnóstico de TDAH do tipo predominantemente desatento, “deve ser usado de seis ou mais sintomas de desatenção (mas menos de seis sintomas de hiperatividade-impulsividade) que persistam há pelo menos seis meses (...)”. São indicativos para a formação do diagnóstico de uma criança com TDAH do tipo desatento, EXCETO:
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232Q880593 | Pedagogia, Plano Nacional de Educação PNE, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Joaçaba SC, Unoesc, 2024

A Lei Complementar n.º 307, de 09 de junho de 2015, aprova o Plano Municipal de Educação do município de Joaçaba–SC, instrumento legal que visa estabelecer metas e estratégias para o desenvolvimento da educação no âmbito municipal, alinhando-se às diretrizes nacionais estabelecidas pelo Plano Nacional de Educação (PNE).
O PME apresenta as metas propostas para a melhoria da qualidade do ensino, inclusão educacional, formação de professores, infraestrutura escolar, entre outros.
Quantas metas compõem o Plano Municipal de Educação?
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233Q1045202 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Educação Especial, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC, AMEOSC, 2023

De acordo com as diretrizes para a Educação, qual das seguintes afirmações representa a relação entre teoria e prática no contexto de metodologias de ensino diferenciadas?

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234Q1045721 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Tangará da Serra MT, FUNDATEC, 2025

“Segundo Mantoan (2003), a inclusão questiona as políticas e a organização da educação especial e regular, bem como tem por objetivo não deixar ‘ninguém’ fora do ensino regular, impulsionando as modificações na formação oferecida aos professores” (Minetto, 2012). A respeito dos desafios a serem vencidos pelo sistema educacional, dentro da perspectiva de uma educação inclusiva, assinale a alternativa INCORRETA.
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235Q899042 | Pedagogia, Educação Especial, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Cariacica ES, IDESG, 2024

Acerca do Atendimento Educacional Especializado, analise as assertivas.

I. Alunos com transtornos globais do desenvolvimento: aqueles que apresentam um quadro de alterações no desenvolvimento neuropsicomotor, comprometimento nas relações sociais, na comunicação ou estereotipias motoras. Incluem-se nesta definição alunos com autismo clássico, síndrome de Asperger, síndrome de Rett, transtorno desintegrativo da infância (psicoses) e transtornos invasivos sem outra especificação.
II. Alunos com altas habilidades/superdotação: aqueles que apresentam um potencial elevado e grande envolvimento com as áreas do conhecimento humano, isoladas ou combinadas, como intelectual, liderança, psicomotora, artes e criatividade.
III. Alunos com deficiência: aqueles que têm impedimentos de natureza física, intelectual ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade com as demais pessoas.

Estão CORRETAS:
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236Q899046 | Pedagogia, Problemas de Aprendizagem na Escola, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Cariacica ES, IDESG, 2024

Acerca dos Transtornos Globais de Desenvolvimento, analise as assertivas.

I. É importante compreender que todos os estudantes diagnosticados com algum tipo de transtorno mental são estudantes da Educação Especial, área dos Transtornos Globais do Desenvolvimento.
II. Os Transtornos Globais do Desenvolvimento representam uma categoria na qual estão agrupados transtornos que têm em comum as funções do desenvolvimento afetadas.
III. O Autismo e a Síndrome de Asperger compõem um grupo de problemas que abrange os desvios nos campos do relacionamento social e da comunicação, denominados de Transtornos Globais do Desenvolvimento.

Estão CORRETAS:
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237Q1045778 | Matemática, Aritmética e Problemas, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Presidente Prudente SP, VUNESP, 2025

Um banco propôs a um cliente que deve R$ 1,2 milhão que pagasse a dívida em 4 parcelas, sendo uma primeira parcela imediatamente, com valor igual a 2/5 da dívida, e as demais em 30, 60 e 90 dias. Na segunda parcela, o cliente pagaria R$ 550 mil mais um acréscimo igual a 1/50 desta parcela, acréscimo este que não seria considerado para fins de abatimento da dívida. Após o pagamento das duas primeiras parcelas, o valor ainda devido seria dividido igualmente nas duas últimas parcelas e, em cada uma delas, haveria um acréscimo de 1/25 sobre seus respectivos valores, acréscimos estes que não seriam considerados para fins de abatimento da dívida. Desconsiderando-se a inflação ou qualquer outra correção monetária nos valores, os acréscimos propostos pelo banco totalizariam
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238Q911436 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Nova Itaberaba SC, Unoesc, 2024

Diante do contexto educacional vivenciado, percebemos que muitas práticas pedagógicas são complexas, em especial quando se trata da inclusão e da integração de pessoas com deficiência. Qual das alternativas está correta, quanto ao conceito de inclusão e integração?
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239Q1014099 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Rio Branco AC, IV UFG, 2024

A Libras evoluiu no século XIX através de registros históricos e entrou em contato com a Língua de Sinais Francesa (LSF) nas mãos do professor surdo francês E. Huet (Diniz, 2010). Segundo a autora, ele veio ao Rio de Janeiro em 1855 com a intenção de fundar uma escola para surdos hoje denominada
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240Q1046626 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Educação Especial, Prefeitura de São José do Cerrito SC, Instituto Fênix, 2024

Referente à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), avalie as assertivas a seguir sobre suas disposições específicas:

I. Estabelece que o ensino de língua inglesa como língua estrangeira é obrigatório a partir do ensino fundamental.
II. Determina que a educação em direitos humanos deve ser transversal, integrando todas as áreas do conhecimento.
III. Exige que a educação financeira seja incorporada ao currículo escolar apenas no ensino médio, como disciplina isolada.

Das assertivas, pode-se afirmar que:
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