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Questões de Concursos Professor de Educação Especial

Resolva questões de Professor de Educação Especial comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


241Q1045354 | Pedagogia, Educação Infantil, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Palhoça SC, FEPESE, 2024

Analise o texto abaixo de acordo com a Política Nacional de Alfabetização. Brasília (2019).

Aos alunos surdos e com deficiência auditiva, o Ministério da Educação pretende promover a oferta de .................................................. .

Para cegos e surdos-cegos, deve-se adotar...................................................

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.

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242Q1045360 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Palhoça SC, FEPESE, 2024

Assinale a alternativa que indica corretamente a abordagem que procura minimizar as barreiras metodológicas de aprendizagem, tornando o currículo acessível para todos os alunos, pois possibilita a utilização de diversos meios de representação do conteúdo, de execução e de engajamento na tarefa.
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243Q1045369 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Santarém PA, IVIN, 2024

De acordo com os arts. 16, 17 e 18, da LDB (Lei nº 9.394/1996), o sistema educacional brasileiro se subdivide em três sistemas: o federal, o estadual/distrital e o municipal. Fazem parte do sistema estadual/distrital os seguintes órgãos e instituições, exceto:
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244Q1045656 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Pedro Velho RN, FACET Concursos, 2025

Ambientes de aprendizagem inclusivos são fundamentais para atender às demandas de alunos com diferentes necessidades educacionais. Sobre os princípios para a construção de um espaço inclusivo, analise as proposições e assinale a alternativa mais apropriada:
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245Q1045661 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Pedro Velho RN, FACET Concursos, 2025

Leia o trecho a seguir:

"A promoção do bem-estar emocional em crianças neurodivergentes requer estratégias específicas que incluem a redução de estressores, o fortalecimento de habilidades emocionais e a construção de uma autoimagem positiva. Segundo o estudo de Humphrey (2018), a implementação de práticas de suporte emocional no ambiente escolar pode reduzir significativamente a ansiedade e melhorar o desempenho acadêmico."

Com base no texto e nas práticas contemporâneas, assinale a alternativa que melhor reflete uma estratégia eficaz para promover o bem-estar emocional de crianças neurodivergentes:

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246Q1046695 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Florianópolis SC, FEPESE, 2023

De acordo com a Lei Brasileira de Inclusão (LBI), as barreiras enfrentadas pelas pessoas com deficiência podem ser de natureza:
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247Q898239 | Pedagogia, Tendências Pedagógicas, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Lajeado Grande SC, ACAFE, 2024

A Tendência Tecnicista, influenciada pelo behaviorismo de Skinner, tem uma visão específica sobre o papel do aluno e do professor. Qual é a principal característica dessa tendência?
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248Q988629 | Pedagogia, Educação Especial, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

Uma Escola Municipal de Florianópolis está em um dia de atividades normais, quando a professora auxiliar de educação especial não pode comparecer. Marília, uma estudante com transtorno do espectro autista (TEA), frequenta a escola e costuma contar com o apoio dessa professora para suas atividades diárias. Tendo como parâmetro a Portaria Municipal nº 007/2014 a unidade educativa deve:
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249Q1045719 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Tangará da Serra MT, FUNDATEC, 2025

Na história da educação especial no Brasil, duas vertentes pedagógicas foram observadas, a médico-pedagógica e a psicopedagógica. A respeito desta última, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) No que diz respeito à vertente psicopedagógica, as principais influências do campo da psicologia foram os testes de inteligência, que buscavam apenas reforçar classificações preconceituosas, sem considerar os critérios do aproveitamento escolar.
( ) Dentro desta concepção, passaram a ser considerados normais todos os alunos que eram capazes de se adaptar às condições de vida diária, sendo que a capacidade era identificada através do comportamento dos alunos.
( ) Os ideais da Escola Nova facilitaram a penetração da psicologia no campo educacional e, além disso, disseminaram o uso dos testes de inteligência para identificar alunos com deficiência mental.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
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250Q1045224 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Novo Cabrais RS, FUNDATEC, 2023

De acordo com Sassaki (2020), existem seis dimensões de barreiras que precisam ser superadas dentro da acessibilidade no ambiente escolar, com o objetivo de que o aprendizado e o convívio ocorram para todos em condições de igualdade. Assinale a alternativa que NÃO contempla uma das dimensões citadas pelo autor.

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251Q1045256 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Capivari do Sul RS, FUNDATEC, 2024

De acordo com o texto presente na Política Nacional De Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008), “A educação inclusiva constitui um paradigma educacional fundamentado na concepção de Direitos Humanos, que conjuga ______________________ como valores indissociáveis, e que avança em relação à ideia de equidade formal ao contextualizar as circunstâncias históricas da produção da exclusão dentro e fora da escola”.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.
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252Q994828 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

Leia o trecho abaixo, de uma reportagem sobre educação especial na perspectiva de educação inclusiva, e analise as afirmativas a seguir:
Trecho da reportagem:
"A educação especial na perspectiva da educação inclusiva busca promover a escolarização de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação no ensino comum, com o suporte necessário para que esses alunos possam participar ativamente do processo de aprendizagem ao lado de seus colegas. O objetivo é construir uma escola para todos, que valorize as diferenças e combata a exclusão." (SILVA, M. Educação especial e inclusão: desafios e avanços. Revista Educação Inclusiva, 2021, p. 15)
I. A educação especial na perspectiva inclusiva promove a escolarização de alunos com deficiência apenas em classes e instituições segregadas, com o objetivo de proporcionar um ambiente mais adequado às suas necessidades;
II. Um dos princípios da educação inclusiva é garantir que os alunos com necessidades educacionais especiais participem do ensino comum, juntamente com os demais colegas, com o suporte necessário para seu desenvolvimento;
III. A inclusão escolar também busca combater a exclusão, criando uma escola que valoriza as diferenças e promove a equidade entre todos os alunos, independentemente de suas características.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta.
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253Q911376 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor de Educação Especial, Prefeitura de São João do Paraíso MA, Instituto JK, 2024

Foi sancionada e publicada no Diário Oficial da União no dia 9 de janeiro, a Lei nº 13.977/20, que trouxe importantes avanços ao reconhecimento dos direitos dos portadores de Transtorno do Espectro Autista e ficou conhecida como:
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254Q1015077 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Rio Branco AC, IBADE, 2018

O processo de significação se dá da Língua de Sinais para a Língua Portuguesa escrita ao invés de ser da Língua Portuguesa oral para a Língua Portuguesa escrita. Certamente, nos dois casos são necessários ajustes às diferenças e às peculiaridades estruturais de cada uma dessas modalidades (oral x escrita e gestual x escrita). Entretanto, no caso dos surdos, essas diferenças se acentuam, pois não se restringem apenas à modalidade da língua e, sim, à própria língua. Conceituam e comunicam-se em uma língua, mas irão se alfabetizar em outra, diferentes uma da outra:
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255Q1029444 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Entre os recursos pedagógicos para uma Comunicação Alternativa e Ampliada constam o uso de gestos, sinais da língua de sinais, expressões faciais, o uso de pranchas de alfabeto ou símbolos pictográficos, comunicadores, assim como o uso de sistemas sofisticados como o computador com voz sintetizada e tablets.

As afirmativas a seguir indicam corretamente aspectos que o docente deve considerar para avaliar o aluno e a situação na qual o recurso será utilizado, à exceção de uma. Assinale-a.
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256Q988518 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

No livro "Educação Inclusiva: A Construção de um Novo Olhar", o autor Silva (2019) discute a importância das tecnologias assistivas no Atendimento Educacional Especializado (AEE). Analise o trecho a seguir e assinale a alternativa correta.
“As tecnologias assistivas desempenham um papel crucial na promoção da inclusão escolar, pois oferecem recursos adaptáveis que permitem aos alunos com deficiência acessar o conteúdo curricular e participar ativamente das atividades de aprendizagem, contribuindo para sua autonomia e desenvolvimento.”
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257Q1046630 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor de Educação Especial, Prefeitura de São José do Cerrito SC, Instituto Fênix, 2024

O Desenho Universal de Aprendizagem (DUA) é uma abordagem que busca remover barreiras na aprendizagem. Qual princípio NÃO está associado ao DUA?
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258Q988519 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

A Lei Brasileira de Inclusão (Lei nº 13.146/2015) estabelece diretrizes importantes para a inclusão de pessoas com deficiência no sistema educacional. O papel do mediador escolar é fundamental nesse processo. Analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta, indicando se são verdadeiras (V) ou falsas (F):
( ) O mediador escolar tem a função de facilitar a comunicação e a interação entre alunos com deficiência e seus colegas, promovendo um ambiente de inclusão e respeito mútuo;
( ) Como mostra a literatura, o mediador deveria ser visto como um profissional que assume o papel principal na inclusão do aluno com deficiência tendo o papel de professor principal da criança;
( ) O papel do mediador escolar é o de auxiliar os alunos com deficiência em suas atividades acadêmicas, favorecer interações saudáveis e, quando necessário, intervir em comportamentos que possam prejudicar alguém no ambiente escola.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
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259Q1045352 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Palhoça SC, FEPESE, 2024

A Base Curricular de Palhoça afirma que é fundamental orientar, acompanhar e avaliar de maneira adequada os estudantes atendidos pela Educação Especial, disponibilizando os recursos de acessibilidade para que eles tenham acesso ao conhecimento formal.

Para tanto, orienta-se:

1. flexibilizar a avaliação quando necessário.

2. adaptar e adequar o currículo de acordo com o planejamento pedagógico.

3. disponibilizar material pedagógico acessível, ou seja, mais simplificado para os estudantes com deficiência.

4. utilizar materiais concretos e com recursos visuais durante a aplicação dos conteúdos curriculares.

5. planejar de maneira que o estudante seja considerado por suas potencialidades e particularidades.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

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260Q1045359 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Palhoça SC, FEPESE, 2024

Assinale a alternativa que indica corretamente o sistema de comunicação que enfatiza o relacionamento interpessoal, onde a comunicação entre os indivíduos acontece através de troca de figuras. Muito utilizado no trabalho com estudantes com Transtorno do Espectro Autista que apresentam déficits na fala.
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