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Questões de Concursos Professor de Educação Especial

Resolva questões de Professor de Educação Especial comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


281Q1046192 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Castanhal PA, CETAP, 2024

Segundo a Lei n. 12.764/2012, marque a alternativa a que se refere a seguinte descrição.

"Pessoa portadora de síndrome clinica caracterizada por padrões restritivos e repetitivos de comportamentos, interesses e atividades, manifestados por comportamentos motores ou verbais estereotipados ou por comportamentos sensoriais incomuns; excessiva aderência a rotinas e padrões de comportamento ritualizados; interesses restritos e fixos."

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282Q1046193 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Castanhal PA, CETAP, 2024

Conforme o Decreto n. 7.611/2011, o que são salas de recursos multifuncionais?
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283Q1046194 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Castanhal PA, CETAP, 2024

Segundo o Decreto 5.626/05, assinale a alternativa com as terminologias que completam adequadamente as lacunas.

"Em termos legais, considera-se _____________ a perda bilateral, parcial ou total, de quarenta e um decibéis (dB) ou mais, aferida por audiograma (...)"

e

"considera-se ___________ aquela que, por ter perda auditiva, compreende e interage com o mundo por meio de experiências visuais, manifestando sua cultura principalmente pelo uso da Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS".

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284Q1045200 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Educação Especial, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC, AMEOSC, 2023

No contexto das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica e suas bases legais, analise as seguintes proposições:

I.O regimento escolar e o projeto político-pedagógico são documentos independentes da aplicação das Diretrizes Curriculares Nacionais.

II.A flexibilização educacional visa conceber a passagem dos estudantes pela escola como um momento contínuo e linear de crescimento.

III.A autonomia da instituição escolar é restrita a definir ou adaptar seu próprio currículo a métodos de avaliação da aprendizagem.

Após análise, assinale a alternativa correta.

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285Q1045715 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Tangará da Serra MT, FUNDATEC, 2025

“Grande parte dos conhecimentos que adquirimos ao longo da vida é obtida através da visão. Quando um aluno tem comprometido esse canal de aprendizagem, deverá desenvolver outras formas de interação com os estímulos para que possa compensar essa deficiência” (Kleina, 2012). Considerando estudantes que apresentem baixa visão ou visão subnormal, os professores poderiam utilizar como recursos didáticos, EXCETO:
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286Q1045206 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Educação Especial, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC, AMEOSC, 2023

Conforme a Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional (LDB), de que forma o Estado brasileiro deve garantir a educação básica e a educação infantil?

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287Q1045207 | Direito da Criança e do Adolescente, Direitos Fundamentais no Eca, Professor de Educação Especial, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC, AMEOSC, 2023

No contexto do Estatuto da criança e do adolescente, avalie a seguinte frase: "É dever dos pais ou responsáveis oferecer à criança e adolescente acesso aos níveis mais elevados do ensino, da pesquisa e da criação artística, segundo a capacidade de cada um.":

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288Q1045209 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Educação Especial, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC, AMEOSC, 2023

No contexto do Plano Nacional de Educação (PNE), avalie as afirmações abaixo quanto à responsabilidade pelo monitoramento e cumprimento das metas do PNE, julgando-as como verdadeiras (V) ou falsas (F):

(__)A execução do PNE e o cumprimento de suas metas serão objeto de monitoramento contínuo e de avaliações periódicas, realizados exclusivamente pelo Ministério da Educação − MEC.

(__)O Fórum Nacional de Educação, assume juntamente com o município diretamente responsável, divulgar os resultados do monitoramento e das avaliações nos respectivos sítios institucionais da internet.

(__)Conselho Nacional de Educação − CNE é um dos responsáveis por analisar e propor a revisão do percentual de investimento público em educação.

Após análise, assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento está correta:

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289Q988640 | Pedagogia, Educação Especial, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

Segundo a Portaria 007/2014, na desistência ou transferência do estudante com deficiência ou com transtorno do espectro autista, o professor auxiliar de educação especial deverá ter sua portaria:
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290Q988641 | Pedagogia, Educação Especial, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

A Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis contempla Atendimento Educacional Especializado (AEE) como parte integrante do processo educacional.
Sobre os exemplos de AEE analise as afirmativas verdadeiras e assinale (V) e as falsas (F).

( ) Atividades que auxiliam no uso de recursos aquáticos e não aquáticos.
( ) Estimulação visual.
( ) Indicação para aquisição e adequação de mobiliário escolar e de cadeiras de rodas, em parceria com profissionais da área da assistência.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo:
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291Q994830 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

A educação inclusiva no Brasil tem sido construída ao longo de décadas por meio de diversos marcos legais, políticos e educacionais que estabeleceram as bases para a promoção da inclusão escolar de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. Assinale a alternativa que relaciona corretamente essa trajetória histórica.
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292Q1045542 | Matemática, Aritmética e Problemas, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Lajeado Grande SC, ACAFE, 2024

Lúcia está preparando uma receita de bolo que serve 10 pessoas, mas quer adaptar para servir a 5 pessoas. A receita leva:

3/4 de xícara de leite. 1 xícara e 1/2 de farinha de trigo. 0,25 xícara de óleo.

Quais são as quantidades necessárias de cada ingrediente?

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293Q1029442 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Considerando as noções de acessibilidade e de barreira constantes na Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, relacione as dimensões de acessibilidade listadas a seguir ao tipo de barreira que obstaculiza cada uma delas.

1. Atitudinal
2. Metodológica
3. Programática
4. Comunicacional

( ) Comportamentos de segregação, preconceito e discriminação.
( ) Dificuldade ou impossibilidade de interagir com outras pessoas, no mundo físico ou digital.
( ) Dificuldade ou impossibilidade de compreender as normas de serviço, os avisos e o regulamento escolar.
( ) Dificuldade ou impossibilidade de compreender conteúdos educacionais, conceitos teóricos e métodos de trabalho.

Assinale a opção que apresenta a relação correta, segundo a ordem apresentada.
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294Q1029448 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Analise as atribuições a seguir.

1. Organizar o tipo e o número de atendimentos aos alunos na sala de recursos multifuncional.
2. Orientar professores e famílias sobre os recursos pedagógicos e de acessibilidade utilizados pelo aluno.
3. Promover atividades e espaços de participação da família e a interface com os serviços setoriais da saúde, da assistência social, entre outros.

Essas atribuições competem
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295Q1014097 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Rio Branco AC, IV UFG, 2024

Perlin (2004) afirma que, a longo da história, houve uma imposição do modelo que identidade ouvinte, acarretando trucidamento da identidade surda. A autora tipifica esse tipo de violência como
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296Q988516 | Pedagogia, Educação Especial, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

O Atendimento Educacional Especializado (AEE) é um serviço da educação especial que visa garantir a inclusão escolar de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, conforme estabelecido pela legislação brasileira. Com base nos princípios e características do AEE, assinale a alternativa correta:
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297Q988522 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

As concepções de deficiência são fundamentais para entender as diferentes abordagens e políticas de inclusão na educação e na sociedade. Assinale a alternativa correta que melhor identifica uma das principais concepções de deficiência.
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298Q1045357 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Palhoça SC, FEPESE, 2024

São estratégias possíveis, amparadas pela legislação e literatura da área, para serem utilizadas com estudantes com altas habilidades/superdotação:

1. Agrupamento.

2. Aceleração.

3. Terminalidade específica.

4. Enriquecimento Curricular.

5. Comunicação Aumentativa Alternativa (CAA).

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

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299Q1045358 | Psicologia, Psicopatologia, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Palhoça SC, FEPESE, 2024

De acordo com o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5) (AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION, 2014), o Transtorno do Espectro Autista TEA é entendido como um transtorno do neurodesenvolvimento e pode ser definido da seguinte forma:

1. caracteriza-se por déficits persistentes na comunicação social e na interação social em múltiplos contextos.

2. é um transtorno degenerativo, sendo comum que a aprendizagem e as compensações individuais diminuam ao longo da vida.

3. para o diagnóstico é necessário a presença de padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses ou atividades.

4. é um transtorno neurobiológico crônico que se caracteriza por desatenção, hiperatividade e impulsividade.

5. inclui déficits na reciprocidade social, em comportamentos não verbais de comunicação usados para interação social e em habilidades para desenvolver, manter e compreender relacionamentos.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

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300Q1045370 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Santarém PA, IVIN, 2024

Com base na constatação de que toda escola deve ter, por lei, um documento chamado proposta pedagógica ou projeto político-pedagógico – PPP, cuja finalidade é orientar as ações da instituição e definir as metas que se pretende para a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças e adolescentes que nela são educados e cuidados (VASCONCELLOS, Celso. Planejamento: projeto de ensino-aprendizagem e pol tico-pedagógico. São Paulo: Libertad, 2002.), julgue as afirmativas abaixo como verdadeiras (V) ou falsas (F).

( ) O PPP deve ser elaborado num processo coletivo, envolvendo apenas o diretor, o coordenador pedagógico, o orientador educacional e o corpo docente.

( ) Instrumento teórico-metodológico para a intervenção e mudança da realidade, o PPP apresenta como objetivo maior a promoção da autonomia e da independência dos espaços educativos.

( ) O PPP envolve a sistematização, sempre definitiva, de um processo de planejamento participativo, que se aperfeiçoa e se concretiza ao longo da caminhada.

Assinale a alternativa que indica a sequência do correto julgamento:
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