Início

Questões de Concursos Professor de Educação Especial

Resolva questões de Professor de Educação Especial comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


301Q1045207 | Direito da Criança e do Adolescente, Direitos Fundamentais no Eca, Professor de Educação Especial, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC, AMEOSC, 2023

No contexto do Estatuto da criança e do adolescente, avalie a seguinte frase: "É dever dos pais ou responsáveis oferecer à criança e adolescente acesso aos níveis mais elevados do ensino, da pesquisa e da criação artística, segundo a capacidade de cada um.":

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

302Q1045720 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Tangará da Serra MT, FUNDATEC, 2025

“(...) na segunda metade do século XVIII, o religioso Charles Michel de L'Épée criou um método diferente, com base no emprego de sinais, que alcançou imenso sucesso na década de 1780 e que se estendeu a centenas de Surdos por toda a Europa” (Fernandes, 2012). Sobre o tema, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

303Q988642 | Pedagogia, Educação Especial, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

De acordo com a Portaria 007/2014, ao professor auxiliar de educação especial, assumir estudantes com deficiência ou com transtorno do espectro autista que não necessitam de seus serviços é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

304Q899042 | Pedagogia, Educação Especial, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Cariacica ES, IDESG, 2024

Acerca do Atendimento Educacional Especializado, analise as assertivas.

I. Alunos com transtornos globais do desenvolvimento: aqueles que apresentam um quadro de alterações no desenvolvimento neuropsicomotor, comprometimento nas relações sociais, na comunicação ou estereotipias motoras. Incluem-se nesta definição alunos com autismo clássico, síndrome de Asperger, síndrome de Rett, transtorno desintegrativo da infância (psicoses) e transtornos invasivos sem outra especificação.
II. Alunos com altas habilidades/superdotação: aqueles que apresentam um potencial elevado e grande envolvimento com as áreas do conhecimento humano, isoladas ou combinadas, como intelectual, liderança, psicomotora, artes e criatividade.
III. Alunos com deficiência: aqueles que têm impedimentos de natureza física, intelectual ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade com as demais pessoas.

Estão CORRETAS:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

305Q988643 | Pedagogia, Currículo, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

É o conceito que propõe a integração de temas e práticas de forma que perpassam e conectam diferentes áreas do conhecimento, promovendo uma visão mais ampla e holística do aprendizado. Ao abordar questões como ética, cidadania, meio ambiente, diversidade cultural e saúde, permite que esses temas sejam trabalhados de maneira contínua e interligada em diversas disciplinas, favorecendo uma compreensão contextualizada e aplicável à realidade dos alunos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

306Q1045255 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Capivari do Sul RS, FUNDATEC, 2024

“Sobre a educação de surdos, há muitas versões históricas que podem ser relatadas, a depender do ponto de vista do narrador” (Fernandes, 2012). A respeito do tema, analise a sentença abaixo:
De acordo com vários autores que colocam em evidência os sujeitos surdos, o que menos interessa é o grau de perda auditiva ou a patologia que a originou, mas sim os laços identitários que se constituem na comunicação e na cultura visuais, simbolizadas pela língua dos sinais(1ª parte). Seguindo essa análise, compreender os conflitos e as tensões que constituem a história cultural dos surdos requer entender os interesses que estão em jogo ao se perpetuar o mito de que os surdos são deficientes e incapazes (2ª parte). Ainda dentro dessa lógica, podemos considerar os estudantes com perda auditiva como um grupo homogêneo, interligados por sua inabilidade para se comunicar e aprender com os demais (3ª parte).
Quais partes estão corretas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

307Q1045773 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Presidente Prudente SP, VUNESP, 2025

Moran (2004), no texto “Os novos espaços de atuação do professor com as tecnologias”, afirma que, para falarmos de qualidade na educação e de uma nova didática, é fundamental
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

308Q1080875 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Disposições Preliminares, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Passo de Torres SC, PS Concursos, 2025

Tendo como base a Lei n° 13.146/15, Estatuto da Pessoa com Deficiência, marque a alternativa INCORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

309Q1029445 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Leia o texto a seguir.

Os estudos contemporâneos apontam novos rumos teóricos, tendo como diferencial básico o papel interativo do avaliador no processo, influenciando e sofrendo influências do contexto avaliado. Esse fato confere ao educador uma grande responsabilidade, por considerá-lo indelevelmente comprometido com o objeto da avaliação e com a sua própria aprendizagem do processo de avaliar. Para colocar a avaliação a serviço da ação educativa é necessário refletir sobre os objetivos da prática avaliativa, selecionar as modalidades pertinentes, identificar as condições técnicas para sua realização, executá-la de modo contínuo e compartilhado na escola e considerar a deontologia do trabalho dos avaliadores.

Adaptado de HOFFMANN, J. Avaliar para promover: as setas do caminho. Porto Alegre: Mediação, 2001, p. 18 e HADJI, C. Avaliação Desmistificada. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001, p. 82-84.

Com base no texto, assinale a opção que apresenta os deveres éticos inerentes ao processo avaliativo proposto pelo docente.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

310Q1014097 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Rio Branco AC, IV UFG, 2024

Perlin (2004) afirma que, a longo da história, houve uma imposição do modelo que identidade ouvinte, acarretando trucidamento da identidade surda. A autora tipifica esse tipo de violência como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

311Q1046629 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor de Educação Especial, Prefeitura de São José do Cerrito SC, Instituto Fênix, 2024

O ensino colaborativo, como estratégia inclusiva, envolve a cooperação entre professores do ensino regular e especial. Qual é o principal objetivo desta abordagem?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

312Q988518 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

No livro "Educação Inclusiva: A Construção de um Novo Olhar", o autor Silva (2019) discute a importância das tecnologias assistivas no Atendimento Educacional Especializado (AEE). Analise o trecho a seguir e assinale a alternativa correta.
“As tecnologias assistivas desempenham um papel crucial na promoção da inclusão escolar, pois oferecem recursos adaptáveis que permitem aos alunos com deficiência acessar o conteúdo curricular e participar ativamente das atividades de aprendizagem, contribuindo para sua autonomia e desenvolvimento.”
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

313Q1045353 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Palhoça SC, FEPESE, 2024

É objetivo da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva:

1. assegurar a inclusão escolar de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, orientando os sistemas de ensino para garantir: acesso ao ensino regular, com participação, aprendizagem e continuidade nos níveis mais elevados do ensino.

2. garantir a formação de professores para o atendimento educacional especializado e demais profissionais da educação para a inclusão.

3. garantir o atendimento educacional especializado substitutivo ao ensino comum.

4. garantir a acessibilidade arquitetônica, nos transportes, nos mobiliários, nas comunicações e informação.

5. garantir que a educação especial seja organizada de forma paralela à educação comum de modo a atender de forma mais adequada os estudantes.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

314Q1046634 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor de Educação Especial, Prefeitura de São José do Cerrito SC, Instituto Fênix, 2024

Qual das seguintes práticas NÃO é recomendada ao implementar a diferenciação curricular na Educação Especial?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

315Q994924 | Pedagogia, Interdisciplinaridade e Contextualização, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

É um campo interdisciplinar que tem como objetivo promover o desenvolvimento de competências comunicativas e de leitura crítica dos meios. A ideia central é usar as linguagens e tecnologias da comunicação para transformar o ambiente educacional, favorecendo a participação ativa dos alunos e o exercício da cidadania. Essa é a compreensão de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

316Q1045371 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Santarém PA, IVIN, 2024

Com objetivo de assegurar à pessoa com necessidades educativas especiais tanto o atendimento educacional geral quanto o especializado, desde a educação infantil até a educação superior, inclusive disponibilizando todos os recursos, serviços e orientações que se fizerem necessários para o melhor interesse do educando, a educação especial foi introduzida na Lei da Educação em 1996 (LDB), que a identifica corretamente como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

318Q1046703 | Pedagogia, Aspectos Sociológicos da Educação, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Florianópolis SC, FEPESE, 2023

Assinale a alternativa que indica corretamente o modelo que propõe o rompimento de concepções sobre a deficiência que reduzem a compreensão do fenômeno aos impedimentos do corpo, incorporando questões sociais e políticas. Nesse modelo, a deficiência não é considerada uma tragédia individual e a crítica é direcionada para uma sociedade que não é acessível para a diversidade humana.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

319Q898227 | Pedagogia, Ética Profissional, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Lajeado Grande SC, ACAFE, 2024

A prática ética do professor é essencial para a construção de um ambiente educacional justo e igualitário. Com base nessa premissa, julgue as seguintes afirmações:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

320Q1046195 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Castanhal PA, CETAP, 2024

Com base na Politica Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008), marque a alternativa correta sobre os alunos atendidos pela educação especial.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.