Início Questões de Concursos Professor de Educação Especial Resolva questões de Professor de Educação Especial comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Professor de Educação Especial Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 321Q1045363 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Santarém PA, IVIN, 2024Depois de analisar as sugestões éticas indicadas nas alternativas abaixo atinentes às formas de implementar a educação inclusiva no espaço escolar, assinale a única que se mostra incompatível. ✂️ a) Promover uma atitude crítica e reflexiva acerca das práticas escolares. ✂️ b) Construir uma postura radical e impositiva a favor do pluralismo étnico e cultural. ✂️ c) Mobilizar a compreensão do conceito de justiça social. ✂️ d) Usar o diálogo como forma de gestão de conflito e de tomada de decisões. ✂️ e) Desenvolver atitudes solidárias, acolhedoras e não discriminatórias. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 322Q1045368 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Santarém PA, IVIN, 2024Em seu livro Inclusão escolar: O que é? Por que? Como fazer? (São Paulo: Moderna, 2003), Maria Teresa MANTOAN dá a entender que nossas ações educativas, para serem includentes, devem apresentar dois eixos básicos: (1) a aprendizagem como experiência relacionada, participativa, que produz sentido para o aluno, pois contempla sua subjetividade, embora construída no coletivo das salas de aula; e (2) o convívio com: ✂️ a) A coletividade. ✂️ b) A singularidade. ✂️ c) A diferença. ✂️ d) A igualdade. ✂️ e) A individualidade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 323Q1017465 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Porto Alegre RS, FUNDATEC, 2025A literatura surda é uma forma de expressão artística que se manifesta principalmente por meio da ___________ e da experiência visual dos surdos. De acordo com Lodenir Karnopp (2008), a literatura surda tem uma tradição histórica semelhante à literatura ___________ das comunidades ouvintes, mas se diferencia pelo uso da ___________ e pelo forte componente ____________ na sua transmissão. Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima. ✂️ a) escrita – formal – linguagem acadêmica – textual ✂️ b) expressão facial – escrita – adaptação textual ✂️ c) leitura – escrita – língua portuguesa – narrativo ✂️ d) tradução – tradicional – narração – simbólico ✂️ e) língua de sinais – oral – comunicação visual – expressivo Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 324Q1045371 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Santarém PA, IVIN, 2024Com objetivo de assegurar à pessoa com necessidades educativas especiais tanto o atendimento educacional geral quanto o especializado, desde a educação infantil até a educação superior, inclusive disponibilizando todos os recursos, serviços e orientações que se fizerem necessários para o melhor interesse do educando, a educação especial foi introduzida na Lei da Educação em 1996 (LDB), que a identifica corretamente como: ✂️ a) Uma área de estudos. ✂️ b) Uma etapa de ensino ✂️ c) Um nível de ensino. ✂️ d) Um segmento educacional. ✂️ e) Uma modalidade educativa. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 325Q1045651 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Pedro Velho RN, FACET Concursos, 2025As adaptações curriculares são ferramentas essenciais para garantir o acesso e a permanência de alunos com necessidades educacionais específicas em ambientes inclusivos. Sobre essa prática, selecione a alternativa mais condizente: ✂️ a) As adaptações curriculares devem priorizar ajustes mínimos no conteúdo, mantendo o currículo uniforme para assegurar equidade entre todos os alunos. ✂️ b) A diferenciação pedagógica sugere que estratégias devem ser personalizadas, mas sem comprometer os objetivos gerais do currículo ou a dinâmica da turma. ✂️ c) A utilização de tecnologias assistivas é um recurso que pode ser implementado eventualmente, sendo uma prática complementar às adaptações curriculares convencionais. ✂️ d) As adaptações devem ser padronizadas entre os alunos com necessidades educacionais especiais para evitar disparidades nos resultados pedagógicos. ✂️ e) A individualização das adaptações exige laudo médico específico, sendo aplicável apenas em casos de diagnósticos previamente definidos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 326Q1045659 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Pedro Velho RN, FACET Concursos, 2025Os Planos Educacionais Individualizados (PEIs) são documentos fundamentais para garantir o atendimento às necessidades de alunos com dificuldades específicas. Sobre os PEIs, analise as alternativas e selecione a mais precisa: ✂️ a) A elaboração do PEI deve ser um processo colaborativo, envolvendo professores, família e outros profissionais, com revisões periódicas conforme o progresso do aluno. ✂️ b) Os PEIs são ferramentas rígidas e inalteráveis, elaboradas no início do ano letivo e aplicadas durante todo o período escolar sem revisões. ✂️ c) O PEI deve ser elaborado por especialistas externos, sendo necessária a contribuição de professores e familiares no processo. ✂️ d) Os PEIs aplicam-se exclusivamente a alunos com laudos médicos formais, não podendo ser utilizados para atender alunos com dificuldades de aprendizagem ainda não diagnosticadas. ✂️ e) O PEI é dispensável quando a escola possui práticas pedagógicas padronizadas, que se mostram suficientes para atender a maioria das demandas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 327Q1045705 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Tangará da Serra MT, FUNDATEC, 2025Conforme o art. 16 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), o sistema federal de ensino compreende as instituições de: 1. Ensino mantidas pela União. 2. Educação Infantil criadas e mantidas pela iniciativa privada. 3. Ensino Fundamental e Médio criadas e mantidas pela iniciativa privada. 4. Educação Superior mantidas pela iniciativa privada. O resultado da somatória dos números correspondentes às afirmações corretas é: ✂️ a) 05. ✂️ b) 07. ✂️ c) 09. ✂️ d) 10. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 328Q1045199 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Educação Especial, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC, AMEOSC, 2023Conforme a Lei nº 13.005/14, que aprova o Plano Nacional de Educação (PNE), como é realizado o monitoramento do cumprimento das metas estabelecidas? ✂️ a) O monitoramento é feito pelos estados e municípios, que publica relatórios anuais, baseados em indicadores de desempenho escolar. ✂️ b) A cada dois anos, o INEP publica estudos para aferir a evolução no cumprimento das metas, com informações organizadas por ente federado e consolidadas em âmbito nacional. ✂️ c) O Conselho Nacional de Educação (CNE) é o responsável pela realização e publicação dos estudos anuais que aferem o cumprimento das metas do PNE, que são organizadas por ente federado e consolidadas em âmbito nacional. ✂️ d) O Ministério da Educação (MEC) publica relatórios anuais, baseados apenas em indicadores de desempenho escolar, para monitorar o cumprimento das metas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 329Q1045711 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Tangará da Serra MT, FUNDATEC, 2025Sobre ações pedagógicas para crianças com TEA, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas. ( ) É fundamental que o planejamento pedagógico para crianças com TEA inclua estratégias visuais, como cronogramas, pictogramas e instruções passo a passo, para facilitar a compreensão das atividades. ( ) Utilizar jogos de mímica e imaginativos, como os de faz de conta para promover a integração do estudante com os demais colegas. ( ) O uso de reforçadores positivos, como elogios e recompensas, é uma prática eficaz para estimular comportamentos desejados em crianças com TEA. A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: ✂️ a) F – F – V. ✂️ b) V – F – V. ✂️ c) V – V – F. ✂️ d) F – V – F. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 330Q1045201 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Educação Especial, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC, AMEOSC, 2023No contexto da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e seu enfoque no desenvolvimento de competências, julgue as seguintes afirmações como verdadeiras (V) ou falsas (F): (__)A BNCC enfatiza o "saber fazer" ao incorporar a mobilização de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores. (__)O foco no desenvolvimento de competências é uma abordagem exclusiva da BNCC e não é adotado por organizações internacionais. (__)As competências na BNCC servem como referência para o fortalecimento de ações educativas e garantem que os alunos adquiram aprendizagens essenciais. Após análise, assinale a alternativa cuja ordem de julgamento de cima para baixo está correta: ✂️ a) V − F − V. ✂️ b) F − F − V. ✂️ c) V − V − F. ✂️ d) F − V − F. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 331Q988628 | Pedagogia, Educação Especial, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024De acordo com a Portaria nº 007/2014 observe as afirmativas sobre a destinação da hora/atividade do professor auxiliar de educação especial e assinale V (verdadeira) e F (Falso). ( ) A hora/atividade do professor auxiliar de educação especial é destinada a momentos de interação com o professor de sala multimeios e o professor de sala de aula; ( ) A hora/atividade do professor auxiliar de educação especial é destinada ao planejamento dos horários de acompanhamento aos grupos de estudantes, a partir das necessidades apresentadas por cada um, respeitadas suas especificidades; ( ) A hora/atividade do professor auxiliar de educação especial não pode ser destinada a estudos individuais e formação continuada centralizada. Assinale a alternativa que indica a sequência correta. ✂️ a) V – V – V ✂️ b) V – V – F ✂️ c) F – F – V ✂️ d) F – V – F ✂️ e) V – F – V Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 332Q1045723 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Tangará da Serra MT, FUNDATEC, 2025A respeito de estudantes com Deficiência-Físico Motora (DFM), assinale a alternativa correta. ✂️ a) Podem apresentar diferentes níveis de comprometimento motor, sendo essencial avaliarhabilidades sensoriais, cognitivas e motoras para o planejamento pedagógico adequado. ✂️ b) Apresentam comprometimento apenas na área física e motora, não necessitando de adaptações pedagógicas. ✂️ c) A inclusão de estudantes com DFM exige exclusivamente a implementação de recursos tecnológicos avançados para garantir seu aprendizado. ✂️ d) Para identificar estudantes que apresentam DFM, devem ser observadas as habilidades de comunicação e a escolaridade da família. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 333Q899048 | Pedagogia, Educação Especial, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Cariacica ES, IDESG, 2024Sobre o Atendimento Educacional Especializado, assinale a alternativa INCORRETA. ✂️ a) O Atendimento Educacional Especializado (AEE), não complementa ou suplementa a formação dos alunos com vistas à autonomia e independência na escola e fora dela. ✂️ b) A sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE) funciona como mediador da relação de aprendizado em sala de aula regular e desenvolvimento das competências, sendo assim um recurso da educação especial na rede regular de ensino. ✂️ c) O professor de Atendimento Educacional Especializado, deve identificar, elaborar, produzir e organizar serviços, recursos pedagógicos, de acessibilidade e estratégias considerando as necessidades específicas dos alunos público-alvo da educação especial. ✂️ d) Consideram-se serviços e recursos da educação especial àqueles que asseguram condições de acesso ao currículo por meio da promoção da acessibilidade aos materiais didáticos, aos espaços e equipamentos, aos sistemas de comunicação e informação e ao conjunto das atividades escolares. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 334Q899054 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Cariacica ES, IDESG, 2024A sexualidade das pessoas com deficiência intelectual é frequentemente ignorada ou reprimida. No contexto educacional, qual das práticas abaixo é mais adequada para trabalhar esse tema com os alunos? ✂️ a) Reforçar a necessidade de supervisão constante sobre as interações interpessoais. ✂️ b) Evitar discussões sobre sexualidade para proteger os alunos de constrangimentos. ✂️ c) Criar um ambiente inclusivo que promova a autonomia, respeito e compreensão sobre o próprio corpo. ✂️ d) Promover atividades que reforcem estereótipos de gênero para facilitar o entendimento. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 335Q1045255 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Capivari do Sul RS, FUNDATEC, 2024“Sobre a educação de surdos, há muitas versões históricas que podem ser relatadas, a depender do ponto de vista do narrador” (Fernandes, 2012). A respeito do tema, analise a sentença abaixo: De acordo com vários autores que colocam em evidência os sujeitos surdos, o que menos interessa é o grau de perda auditiva ou a patologia que a originou, mas sim os laços identitários que se constituem na comunicação e na cultura visuais, simbolizadas pela língua dos sinais(1ª parte). Seguindo essa análise, compreender os conflitos e as tensões que constituem a história cultural dos surdos requer entender os interesses que estão em jogo ao se perpetuar o mito de que os surdos são deficientes e incapazes (2ª parte). Ainda dentro dessa lógica, podemos considerar os estudantes com perda auditiva como um grupo homogêneo, interligados por sua inabilidade para se comunicar e aprender com os demais (3ª parte). Quais partes estão corretas? ✂️ a) Apenas a 1ª parte. ✂️ b) Apenas a 3ª parte. ✂️ c) Apenas a 1ª e a 2ª partes. ✂️ d) Apenas a 2ª e a 3ª partes. ✂️ e) Todas as partes. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 336Q1080876 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Disposições Preliminares, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Passo de Torres SC, PS Concursos, 2025O artigo 2º da Lei 13.146/2015, conhecida como Estatuto da Pessoa com Deficiência, define o que é uma pessoa com deficiência. Ele destaca que a deficiência não é apenas uma condição individual, mas sim uma interação entre um impedimento de longo prazo e as barreiras existentes na sociedade. De acordo com este artigo, a pessoa com deficiência é aquela que: ✂️ a) Possui qualquer tipo de limitação física ou mental, independentemente de sua duração. ✂️ b) Apresenta um impedimento de longo prazo que, por si só, limita sua participação na sociedade. ✂️ c) Tem um impedimento de longo prazo que, em interação com barreiras, impede sua plena participação na sociedade. ✂️ d) Sofre de alguma doença crônica que a incapacita para o trabalho. ✂️ e) Necessita de cuidados especiais e assistência permanente. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 337Q988517 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024A Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, adotada pela ONU em 2006, é um importante marco legal que visa promover, proteger e garantir os direitos das pessoas com deficiência. Com base nas disposições da convenção, assinale a alternativa correta: ✂️ a) a convenção estabelece que as pessoas com deficiência devem ser tratadas de maneira diferente da população em geral, a fim de garantir que suas necessidades específicas sejam atendidas. ✂️ b) a convenção afirma que a inclusão social das pessoas com deficiência deve ser promovida em todos os aspectos da vida, incluindo educação, saúde, trabalho e cultura, garantindo acesso em igualdade de condições com as demais pessoas. ✂️ c) a convenção proíbe qualquer forma de assistência às pessoas com deficiência, uma vez que essa assistência pode ser considerada discriminatória e em desacordo com os direitos humanos. ✂️ d) a convenção permite que os países signatários adotem legislações que restrinjam os direitos das pessoas com deficiência, desde que essas restrições sejam justificadas por questões de segurança nacional. ✂️ e) a convenção determina que a educação das pessoas com deficiência deve ser oferecida apenas em instituições especiais, excluindo a possibilidade de inclusão em escolas regulares. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 338Q1045372 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Santarém PA, IVIN, 2024Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais Para a Educação e Jovens e Adultos (Parecer CNE/CEB nº 11/2000), três são as funções atribuídas a essa modalidade de ensino (EJA), a saber: ✂️ a) Supletiva, continuada e profissionalizante. ✂️ b) Qualificadora, niveladora e reparadora. ✂️ c) Supletiva, isonômica e corretiva. ✂️ d) Qualificadora, equalizadora e reparadora. ✂️ e) Andragógica, pedagógica e sistemática. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 339Q1045662 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Pedro Velho RN, FACET Concursos, 2025Sobre o trabalho colaborativo na educação especial, com base nas Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (MEC, 2008), analise as afirmativas: I. A colaboração entre professores e especialistas é opcional, desde que o professor titular seja capacitado em educação especial. II. O trabalho colaborativo com a família deve ser contínuo, com foco em fortalecer a participação ativa no desenvolvimento do aluno. III. A integração de serviços de saúde e assistência social é essencial para atender às múltiplas necessidades das crianças neurodivergentes. IV. As estratégias educacionais desenvolvidas em equipe devem priorizar exclusivamente o atendimento às necessidades acadêmicas do aluno. V. O plano de atendimento educacional especializado (AEE) deve ser construído de forma colaborativa, respeitando as individualidades do aluno. Assinale a alternativa correta: ✂️ a) Apenas os itens I, II e IV estão corretos. ✂️ b) Apenas os itens I, II e III estão corretos. ✂️ c) Apenas os itens III, IV e V estão corretos. ✂️ d) Apenas os itens II, III e V estão corretos. ✂️ e) Todos os itens estão corretos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 340Q1014693 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Formigueiro RS, MS CONCURSOS, 2024No Atendimento Educacional Especializado voltado aos alunos com surdez, destacam-se três momentos didático-pedagógicos importantes. Sobre este atendimento é correto afirmar, exceto: ✂️ a) Momento do Atendimento Educacional Especializado em Libras na escola comum, em que todos os conhecimentos dos diferentes conteúdos curriculares, são explicados nessa língua por um professor, sendo o mesmo, preferencialmente, surdo. Esse trabalho é realizado todos os dias, e destina-se aos alunos com surdez. ✂️ b) Momento em que os alunos com surdez terão aulas de Libras, favorecendo o conhecimento e a aquisição, principalmente, de termos científicos. ✂️ c) Momento do Atendimento Educacional Especializado para o ensino da Língua Portuguesa, no qual são trabalhadas as especificidades dessa língua para pessoas com surdez. Este trabalho é realizado todos os dias para os alunos com surdez, no momento das aulas da turma comum. ✂️ d) Este trabalhado é realizado pelo professor e/ ou instrutor de Libras, (preferencialmente surdo), de acordo com o estágio de desenvolvimento da Língua de Sinais em que o aluno se encontra. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDF← AnteriorPróximo →
321Q1045363 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Santarém PA, IVIN, 2024Depois de analisar as sugestões éticas indicadas nas alternativas abaixo atinentes às formas de implementar a educação inclusiva no espaço escolar, assinale a única que se mostra incompatível. ✂️ a) Promover uma atitude crítica e reflexiva acerca das práticas escolares. ✂️ b) Construir uma postura radical e impositiva a favor do pluralismo étnico e cultural. ✂️ c) Mobilizar a compreensão do conceito de justiça social. ✂️ d) Usar o diálogo como forma de gestão de conflito e de tomada de decisões. ✂️ e) Desenvolver atitudes solidárias, acolhedoras e não discriminatórias. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
322Q1045368 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Santarém PA, IVIN, 2024Em seu livro Inclusão escolar: O que é? Por que? Como fazer? (São Paulo: Moderna, 2003), Maria Teresa MANTOAN dá a entender que nossas ações educativas, para serem includentes, devem apresentar dois eixos básicos: (1) a aprendizagem como experiência relacionada, participativa, que produz sentido para o aluno, pois contempla sua subjetividade, embora construída no coletivo das salas de aula; e (2) o convívio com: ✂️ a) A coletividade. ✂️ b) A singularidade. ✂️ c) A diferença. ✂️ d) A igualdade. ✂️ e) A individualidade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
323Q1017465 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Porto Alegre RS, FUNDATEC, 2025A literatura surda é uma forma de expressão artística que se manifesta principalmente por meio da ___________ e da experiência visual dos surdos. De acordo com Lodenir Karnopp (2008), a literatura surda tem uma tradição histórica semelhante à literatura ___________ das comunidades ouvintes, mas se diferencia pelo uso da ___________ e pelo forte componente ____________ na sua transmissão. Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima. ✂️ a) escrita – formal – linguagem acadêmica – textual ✂️ b) expressão facial – escrita – adaptação textual ✂️ c) leitura – escrita – língua portuguesa – narrativo ✂️ d) tradução – tradicional – narração – simbólico ✂️ e) língua de sinais – oral – comunicação visual – expressivo Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
324Q1045371 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Santarém PA, IVIN, 2024Com objetivo de assegurar à pessoa com necessidades educativas especiais tanto o atendimento educacional geral quanto o especializado, desde a educação infantil até a educação superior, inclusive disponibilizando todos os recursos, serviços e orientações que se fizerem necessários para o melhor interesse do educando, a educação especial foi introduzida na Lei da Educação em 1996 (LDB), que a identifica corretamente como: ✂️ a) Uma área de estudos. ✂️ b) Uma etapa de ensino ✂️ c) Um nível de ensino. ✂️ d) Um segmento educacional. ✂️ e) Uma modalidade educativa. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
325Q1045651 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Pedro Velho RN, FACET Concursos, 2025As adaptações curriculares são ferramentas essenciais para garantir o acesso e a permanência de alunos com necessidades educacionais específicas em ambientes inclusivos. Sobre essa prática, selecione a alternativa mais condizente: ✂️ a) As adaptações curriculares devem priorizar ajustes mínimos no conteúdo, mantendo o currículo uniforme para assegurar equidade entre todos os alunos. ✂️ b) A diferenciação pedagógica sugere que estratégias devem ser personalizadas, mas sem comprometer os objetivos gerais do currículo ou a dinâmica da turma. ✂️ c) A utilização de tecnologias assistivas é um recurso que pode ser implementado eventualmente, sendo uma prática complementar às adaptações curriculares convencionais. ✂️ d) As adaptações devem ser padronizadas entre os alunos com necessidades educacionais especiais para evitar disparidades nos resultados pedagógicos. ✂️ e) A individualização das adaptações exige laudo médico específico, sendo aplicável apenas em casos de diagnósticos previamente definidos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
326Q1045659 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Pedro Velho RN, FACET Concursos, 2025Os Planos Educacionais Individualizados (PEIs) são documentos fundamentais para garantir o atendimento às necessidades de alunos com dificuldades específicas. Sobre os PEIs, analise as alternativas e selecione a mais precisa: ✂️ a) A elaboração do PEI deve ser um processo colaborativo, envolvendo professores, família e outros profissionais, com revisões periódicas conforme o progresso do aluno. ✂️ b) Os PEIs são ferramentas rígidas e inalteráveis, elaboradas no início do ano letivo e aplicadas durante todo o período escolar sem revisões. ✂️ c) O PEI deve ser elaborado por especialistas externos, sendo necessária a contribuição de professores e familiares no processo. ✂️ d) Os PEIs aplicam-se exclusivamente a alunos com laudos médicos formais, não podendo ser utilizados para atender alunos com dificuldades de aprendizagem ainda não diagnosticadas. ✂️ e) O PEI é dispensável quando a escola possui práticas pedagógicas padronizadas, que se mostram suficientes para atender a maioria das demandas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
327Q1045705 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Tangará da Serra MT, FUNDATEC, 2025Conforme o art. 16 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), o sistema federal de ensino compreende as instituições de: 1. Ensino mantidas pela União. 2. Educação Infantil criadas e mantidas pela iniciativa privada. 3. Ensino Fundamental e Médio criadas e mantidas pela iniciativa privada. 4. Educação Superior mantidas pela iniciativa privada. O resultado da somatória dos números correspondentes às afirmações corretas é: ✂️ a) 05. ✂️ b) 07. ✂️ c) 09. ✂️ d) 10. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
328Q1045199 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Educação Especial, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC, AMEOSC, 2023Conforme a Lei nº 13.005/14, que aprova o Plano Nacional de Educação (PNE), como é realizado o monitoramento do cumprimento das metas estabelecidas? ✂️ a) O monitoramento é feito pelos estados e municípios, que publica relatórios anuais, baseados em indicadores de desempenho escolar. ✂️ b) A cada dois anos, o INEP publica estudos para aferir a evolução no cumprimento das metas, com informações organizadas por ente federado e consolidadas em âmbito nacional. ✂️ c) O Conselho Nacional de Educação (CNE) é o responsável pela realização e publicação dos estudos anuais que aferem o cumprimento das metas do PNE, que são organizadas por ente federado e consolidadas em âmbito nacional. ✂️ d) O Ministério da Educação (MEC) publica relatórios anuais, baseados apenas em indicadores de desempenho escolar, para monitorar o cumprimento das metas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
329Q1045711 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Tangará da Serra MT, FUNDATEC, 2025Sobre ações pedagógicas para crianças com TEA, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas. ( ) É fundamental que o planejamento pedagógico para crianças com TEA inclua estratégias visuais, como cronogramas, pictogramas e instruções passo a passo, para facilitar a compreensão das atividades. ( ) Utilizar jogos de mímica e imaginativos, como os de faz de conta para promover a integração do estudante com os demais colegas. ( ) O uso de reforçadores positivos, como elogios e recompensas, é uma prática eficaz para estimular comportamentos desejados em crianças com TEA. A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: ✂️ a) F – F – V. ✂️ b) V – F – V. ✂️ c) V – V – F. ✂️ d) F – V – F. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
330Q1045201 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Educação Especial, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC, AMEOSC, 2023No contexto da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e seu enfoque no desenvolvimento de competências, julgue as seguintes afirmações como verdadeiras (V) ou falsas (F): (__)A BNCC enfatiza o "saber fazer" ao incorporar a mobilização de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores. (__)O foco no desenvolvimento de competências é uma abordagem exclusiva da BNCC e não é adotado por organizações internacionais. (__)As competências na BNCC servem como referência para o fortalecimento de ações educativas e garantem que os alunos adquiram aprendizagens essenciais. Após análise, assinale a alternativa cuja ordem de julgamento de cima para baixo está correta: ✂️ a) V − F − V. ✂️ b) F − F − V. ✂️ c) V − V − F. ✂️ d) F − V − F. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
331Q988628 | Pedagogia, Educação Especial, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024De acordo com a Portaria nº 007/2014 observe as afirmativas sobre a destinação da hora/atividade do professor auxiliar de educação especial e assinale V (verdadeira) e F (Falso). ( ) A hora/atividade do professor auxiliar de educação especial é destinada a momentos de interação com o professor de sala multimeios e o professor de sala de aula; ( ) A hora/atividade do professor auxiliar de educação especial é destinada ao planejamento dos horários de acompanhamento aos grupos de estudantes, a partir das necessidades apresentadas por cada um, respeitadas suas especificidades; ( ) A hora/atividade do professor auxiliar de educação especial não pode ser destinada a estudos individuais e formação continuada centralizada. Assinale a alternativa que indica a sequência correta. ✂️ a) V – V – V ✂️ b) V – V – F ✂️ c) F – F – V ✂️ d) F – V – F ✂️ e) V – F – V Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
332Q1045723 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Tangará da Serra MT, FUNDATEC, 2025A respeito de estudantes com Deficiência-Físico Motora (DFM), assinale a alternativa correta. ✂️ a) Podem apresentar diferentes níveis de comprometimento motor, sendo essencial avaliarhabilidades sensoriais, cognitivas e motoras para o planejamento pedagógico adequado. ✂️ b) Apresentam comprometimento apenas na área física e motora, não necessitando de adaptações pedagógicas. ✂️ c) A inclusão de estudantes com DFM exige exclusivamente a implementação de recursos tecnológicos avançados para garantir seu aprendizado. ✂️ d) Para identificar estudantes que apresentam DFM, devem ser observadas as habilidades de comunicação e a escolaridade da família. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
333Q899048 | Pedagogia, Educação Especial, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Cariacica ES, IDESG, 2024Sobre o Atendimento Educacional Especializado, assinale a alternativa INCORRETA. ✂️ a) O Atendimento Educacional Especializado (AEE), não complementa ou suplementa a formação dos alunos com vistas à autonomia e independência na escola e fora dela. ✂️ b) A sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE) funciona como mediador da relação de aprendizado em sala de aula regular e desenvolvimento das competências, sendo assim um recurso da educação especial na rede regular de ensino. ✂️ c) O professor de Atendimento Educacional Especializado, deve identificar, elaborar, produzir e organizar serviços, recursos pedagógicos, de acessibilidade e estratégias considerando as necessidades específicas dos alunos público-alvo da educação especial. ✂️ d) Consideram-se serviços e recursos da educação especial àqueles que asseguram condições de acesso ao currículo por meio da promoção da acessibilidade aos materiais didáticos, aos espaços e equipamentos, aos sistemas de comunicação e informação e ao conjunto das atividades escolares. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
334Q899054 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Cariacica ES, IDESG, 2024A sexualidade das pessoas com deficiência intelectual é frequentemente ignorada ou reprimida. No contexto educacional, qual das práticas abaixo é mais adequada para trabalhar esse tema com os alunos? ✂️ a) Reforçar a necessidade de supervisão constante sobre as interações interpessoais. ✂️ b) Evitar discussões sobre sexualidade para proteger os alunos de constrangimentos. ✂️ c) Criar um ambiente inclusivo que promova a autonomia, respeito e compreensão sobre o próprio corpo. ✂️ d) Promover atividades que reforcem estereótipos de gênero para facilitar o entendimento. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
335Q1045255 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Capivari do Sul RS, FUNDATEC, 2024“Sobre a educação de surdos, há muitas versões históricas que podem ser relatadas, a depender do ponto de vista do narrador” (Fernandes, 2012). A respeito do tema, analise a sentença abaixo: De acordo com vários autores que colocam em evidência os sujeitos surdos, o que menos interessa é o grau de perda auditiva ou a patologia que a originou, mas sim os laços identitários que se constituem na comunicação e na cultura visuais, simbolizadas pela língua dos sinais(1ª parte). Seguindo essa análise, compreender os conflitos e as tensões que constituem a história cultural dos surdos requer entender os interesses que estão em jogo ao se perpetuar o mito de que os surdos são deficientes e incapazes (2ª parte). Ainda dentro dessa lógica, podemos considerar os estudantes com perda auditiva como um grupo homogêneo, interligados por sua inabilidade para se comunicar e aprender com os demais (3ª parte). Quais partes estão corretas? ✂️ a) Apenas a 1ª parte. ✂️ b) Apenas a 3ª parte. ✂️ c) Apenas a 1ª e a 2ª partes. ✂️ d) Apenas a 2ª e a 3ª partes. ✂️ e) Todas as partes. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
336Q1080876 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Disposições Preliminares, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Passo de Torres SC, PS Concursos, 2025O artigo 2º da Lei 13.146/2015, conhecida como Estatuto da Pessoa com Deficiência, define o que é uma pessoa com deficiência. Ele destaca que a deficiência não é apenas uma condição individual, mas sim uma interação entre um impedimento de longo prazo e as barreiras existentes na sociedade. De acordo com este artigo, a pessoa com deficiência é aquela que: ✂️ a) Possui qualquer tipo de limitação física ou mental, independentemente de sua duração. ✂️ b) Apresenta um impedimento de longo prazo que, por si só, limita sua participação na sociedade. ✂️ c) Tem um impedimento de longo prazo que, em interação com barreiras, impede sua plena participação na sociedade. ✂️ d) Sofre de alguma doença crônica que a incapacita para o trabalho. ✂️ e) Necessita de cuidados especiais e assistência permanente. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
337Q988517 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024A Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, adotada pela ONU em 2006, é um importante marco legal que visa promover, proteger e garantir os direitos das pessoas com deficiência. Com base nas disposições da convenção, assinale a alternativa correta: ✂️ a) a convenção estabelece que as pessoas com deficiência devem ser tratadas de maneira diferente da população em geral, a fim de garantir que suas necessidades específicas sejam atendidas. ✂️ b) a convenção afirma que a inclusão social das pessoas com deficiência deve ser promovida em todos os aspectos da vida, incluindo educação, saúde, trabalho e cultura, garantindo acesso em igualdade de condições com as demais pessoas. ✂️ c) a convenção proíbe qualquer forma de assistência às pessoas com deficiência, uma vez que essa assistência pode ser considerada discriminatória e em desacordo com os direitos humanos. ✂️ d) a convenção permite que os países signatários adotem legislações que restrinjam os direitos das pessoas com deficiência, desde que essas restrições sejam justificadas por questões de segurança nacional. ✂️ e) a convenção determina que a educação das pessoas com deficiência deve ser oferecida apenas em instituições especiais, excluindo a possibilidade de inclusão em escolas regulares. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
338Q1045372 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Santarém PA, IVIN, 2024Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais Para a Educação e Jovens e Adultos (Parecer CNE/CEB nº 11/2000), três são as funções atribuídas a essa modalidade de ensino (EJA), a saber: ✂️ a) Supletiva, continuada e profissionalizante. ✂️ b) Qualificadora, niveladora e reparadora. ✂️ c) Supletiva, isonômica e corretiva. ✂️ d) Qualificadora, equalizadora e reparadora. ✂️ e) Andragógica, pedagógica e sistemática. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
339Q1045662 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Pedro Velho RN, FACET Concursos, 2025Sobre o trabalho colaborativo na educação especial, com base nas Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (MEC, 2008), analise as afirmativas: I. A colaboração entre professores e especialistas é opcional, desde que o professor titular seja capacitado em educação especial. II. O trabalho colaborativo com a família deve ser contínuo, com foco em fortalecer a participação ativa no desenvolvimento do aluno. III. A integração de serviços de saúde e assistência social é essencial para atender às múltiplas necessidades das crianças neurodivergentes. IV. As estratégias educacionais desenvolvidas em equipe devem priorizar exclusivamente o atendimento às necessidades acadêmicas do aluno. V. O plano de atendimento educacional especializado (AEE) deve ser construído de forma colaborativa, respeitando as individualidades do aluno. Assinale a alternativa correta: ✂️ a) Apenas os itens I, II e IV estão corretos. ✂️ b) Apenas os itens I, II e III estão corretos. ✂️ c) Apenas os itens III, IV e V estão corretos. ✂️ d) Apenas os itens II, III e V estão corretos. ✂️ e) Todos os itens estão corretos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
340Q1014693 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Formigueiro RS, MS CONCURSOS, 2024No Atendimento Educacional Especializado voltado aos alunos com surdez, destacam-se três momentos didático-pedagógicos importantes. Sobre este atendimento é correto afirmar, exceto: ✂️ a) Momento do Atendimento Educacional Especializado em Libras na escola comum, em que todos os conhecimentos dos diferentes conteúdos curriculares, são explicados nessa língua por um professor, sendo o mesmo, preferencialmente, surdo. Esse trabalho é realizado todos os dias, e destina-se aos alunos com surdez. ✂️ b) Momento em que os alunos com surdez terão aulas de Libras, favorecendo o conhecimento e a aquisição, principalmente, de termos científicos. ✂️ c) Momento do Atendimento Educacional Especializado para o ensino da Língua Portuguesa, no qual são trabalhadas as especificidades dessa língua para pessoas com surdez. Este trabalho é realizado todos os dias para os alunos com surdez, no momento das aulas da turma comum. ✂️ d) Este trabalhado é realizado pelo professor e/ ou instrutor de Libras, (preferencialmente surdo), de acordo com o estágio de desenvolvimento da Língua de Sinais em que o aluno se encontra. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro