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Questões de Concursos Professor de Educação Especial

Resolva questões de Professor de Educação Especial comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


341Q1046190 | Português, Morfologia, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Castanhal PA, CETAP, 2024

Texto associado.
O texto seguinte servirá de base para responder à questão.


As receitas


Quando eu era menino, na escola, as professoras me ensinaram que o Brasil estava destinado a um futuro grandioso porque as suas terras estavam cheias de riquezas: ferro, ouro, diamantes, florestas e coisas semelhantes. Ensinaram errado. O que me disseram equivale a predizer que um homem será um grande pintor por ser dono de uma loja de tintas. Mas o que faz um quadro não é a tinta: são as ideias que moram na cabeça do pintor. São as ideias dançantes na cabeça que fazem as tintas dançar sobre a tela.

Por isso, sendo um país tão rico, somos um povo tão pobre. Somos pobres em ideias. Não sabemos pensar. Nisto nos parecemos com os dinossauros, que tinham excesso de massa muscular e cérebros de galinha. Hoje, nas relações de troca entre os países, o bem mais caro, o bem mais cuidadosamente guardado, o bem que não se vende, são as ideias. É com as ideias que o mundo é feito. Prova disso são os tigres asiáticos, Japão, Coreia, Formosa que, pobres de recursos naturais, se enriqueceram por ter se especializado na arte de pensar.

Minha filha me fez uma pergunta: "O que é pensar?" Disse-me que 'esta era uma pergunta que o professor de filosofia havia proposto à classe. Pelo que lhe dou os parabéns. Primeiro por ter ido diretamente à questão essencial. Segundo, por ter tido a sabedoria de fazer a pergunta, sem dar a resposta. Porque, se tivesse dado a resposta, teria com ela cortado as asas do pensamento. O pensamento é como a águia que só alça voo nos espaços vazios do desconhecido. Pensar é voar sobre o que não se sabe. Não existe nada mais fatal para o pensamento que o ensino das respostas certas. Para isso existem as escolas: não para ensinar as respostas, mas para ensinar as perguntas. As respostas nos permitem andar sobre a terra firme. Mas somente as perguntas nos permitem entrar pelo mar desconhecido.

E, no entanto, não podemos viver sem as respostas. As asas, para o impulso inicial do voo, dependem de pés apoiados na terra firme. Os pássaros, antes de saber voar, aprendem a se apoiar sobre os seus pés. Também as crianças, antes de aprender a voar, tem que aprender a caminhar sobre a terra firme. Terra firme: as milhares de perguntas para as quais as gerações passadas já descobriram as respostas. O primeiro momento da educação é a transmissão deste saber. Nas palavras de Roland Barthes: "Há um momento em que se ensina o que se sabe..." E o curioso é que este aprendizado é justamente para nos poupar da necessidade de pensar.

As gerações mais velhas ensinam as mais novas as receitas que funcionam. Sei amarrar os meus sapatos automaticamente, sei dar o nó na minha gravata automaticamente: as mãos fazem o seu trabalho com destreza enquanto as ideias andam por outros lugares. Aquilo que um dia eu não sabia me foi ensinado; eu aprendi com o corpo e esqueci com a cabeça. E a condição para que minhas mãos saibam bem é que a cabeça não pense sobre o que elas estão fazendo. Um pianista que, na hora da execução, pensa sobre os caminhos que seus dedos deverão seguir, tropeçara fatalmente. Há a estória de uma centopeia que andava feliz pelo jardim, quando foi interpelada por um grilo: "Dona Centopeia, sempre tive curiosidade sobre uma coisa: quando a senhora anda, qual, dentre as suas cem pernas, é aquela que a senhora movimenta primeiro?" "Curioso", ela respondeu. "Sempre andei, mas nunca me propus esta questão. Da próxima vez, prestarei atenção." Termina a estória dizendo que a centopeia nunca mais conseguiu andar.

Todo mundo fala, e fala bem. Ninguém sabe como a linguagem foi ensinada e nem como ela foi aprendida. A despeito disto, o ensino foi tão eficiente que não preciso pensar para falar. Ao falar não sei se estou usando um substantivo, um verbo ou um adjetivo, e nem me lembro das regras da gramatica. Quem, para falar, tem de se lembrar destas coisas, não sabe falar. Há um nível de aprendizado em que o pensamento é um estorvo. Só se sabe bem com o corpo aquilo que a cabeça esqueceu. E assim escrevemos, lemos, andamos de bicicleta, nadamos, pregamos pregos, guiamos carros: sem saber com a cabeça, porque o corpo sabe melhor. É um conhecimento que se tornou parte inconsciente de mim mesmo. E isso me poupa do trabalho de pensar o já sabido. Ensinar aqui, é inconscientizar.

O sabido é o não-pensado, que fica guardado, pronto para ser usado como receita, na memória desse computador que se chama cérebro. Basta apertar a tecla adequada para que a receita apareça no vídeo da consciência. Aperto a tecla moqueca. A receita aparece no meu vídeo cerebral: panela de barro, azeite, peixe, tomate, cebola, coentro, cheiro verde, urucum, sal, pimenta, seguidos de uma se série de instruções sobre o que fazer. Não é coisa que eu tenha inventado. Me foi ensinado. Não precisei pensar. Gostei. Foi para a memória. Esta é a regra fundamental desse computador que vive no corpo humano: só vai para a memoria aquilo que e objeto do desejo.

A tarefa primordial do professor: seduzir o aluno para que ele deseje e, desejando, aprenda. E o saber fica memorizado de cor - etimologicamente, no coração -, à espera de que a tecla do desejo de novo o chame do seu lugar de esquecimento. Memória: um saber que o passado sedimentou. Indispensável para se repetir as receitas que os mortos nos legaram. E elas são boas. Téo boas que elas nos fazem esquecer que é preciso voar. Permitem que andemos pelas trilhas batidas. Mas nada tem a dizer sobre mares desconhecidos. Muitas pessoas, de tanto repetir as receitas, metamorfosearam-se de águias em tartarugas. E não são poucas as tartarugas que possuem diplomas universitários. Aqui se encontra o perigo das escolas: de tanto ensinar o que o passado legou - e ensinar bem — fazem os alunos se esquecer de que o seu destino não é o passado cristalizado em saber, mas um futuro que se abre como vazio, um não saber que somente pode ser explorado com as asas do pensamento. Compreende-se então que Barthes tenha dito que, seguindo-se ao tempo em que se ensina o que se sabe, deve chegar o tempo quando se ensina o que não se sabe. —



(Rubem Alves, no livro "A alegria de ensinar”. São Paulo: Ars Poetica Editora Ltda, 1994.)
"(...) estava destinado (..)", no parágrafo 1º, não apresenta análise correta em:
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342Q1046702 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Florianópolis SC, FEPESE, 2023

Visam o atendimento ao público-alvo da Educação Especial, considerando o ritmo de aprendizagem dos estudantes, possibilitando, em um contexto inclusivo, práticas de acesso, complementação e/ou suplementação ao currículo comum.

O conceito descrito se refere:

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343Q1031600 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

O processo inclusivo valoriza as diversidades, difunde a cultura do respeito e incrementa as oportunidades para todos, baseando-se no princípio da equidade.

Sobre esse princípio, assinale a afirmativa que define corretamente equidade em relação à educação inclusiva.
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344Q1014727 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Castanhal PA, CETAP, 2024

Marque a alternativa correta sobre o ensino de língua materna (L1) para surdos.
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345Q1045706 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Tangará da Serra MT, FUNDATEC, 2025

De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica, fica estabelecido que a avaliação do aluno, no Ensino Fundamental, NÃO deve assumir o seguinte caráter:
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346Q1045707 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Tangará da Serra MT, FUNDATEC, 2025

Uma vez diagnosticado o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), o aluno deve ser considerado como uma criança com necessidades educacionais especiais, pois para que tenha garantidas as mesmas oportunidades de aprender que os demais colegas de sala de aula, serão necessárias algumas adaptações visando diminuir a ocorrência dos comportamentos indesejáveis que possam prejudicar seu progresso pedagógico” (Seno, 2010). Com base no texto sobre estratégias pedagógicas para alunos com TDAH, qual das alternativas a seguir descreve a abordagem mais adequada para promover o progresso pedagógico desses estudantes em sala de aula?
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347Q1045708 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Tangará da Serra MT, FUNDATEC, 2025

“Na perspectiva da educação inclusiva, a educação especial passa a integrar a proposta pedagógica da escola regular, promovendo o atendimento às necessidades educacionais especiais de alunos com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. Nestes casos e outros, que implicam em transtornos funcionais específicos, a educação especial atua de forma articulada com o ensino comum, orientando para o atendimento às necessidades educacionais especiais desses alunos” (Brasil, 2008). A respeito desse tema, relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando os transtornos funcionais às suas respectivas características.

Coluna 1
1. Dislexia.
2. Dislalia.
3. Disortografia.
4. Disgrafia.

Coluna 2
( ) Dificuldades na articulação, omissões ou trocas de um ou vários fonemas.
( ) Dificuldades com a estrutura escrita, sintaxe, posição de letras, pontuação, etc.
( ) Déficit no reconhecimento e na compreensão de textos escritos.
( ) Alteração que afeta a funcionalidade da escrita desenvolvida pela criança.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
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348Q1045713 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Tangará da Serra MT, FUNDATEC, 2025

“Nós, os delegados da Conferência Mundial de Educação Especial, representando 88 governos e 25 organizações internacionais em assembleia aqui em Salamanca, Espanha, entre 7 e 10 de junho de 1994, reafirmamos o nosso compromisso para com a Educação para Todos, reconhecendo a necessidade e urgência do providenciamento de educação para as crianças, jovens e adultos com necessidades educacionais especiais dentro do sistema regular de ensino e reendossamos a Estrutura de Ação em Educação Especial, em que, pelo espírito de cujas provisões e recomendações governo e organizações sejam guiados” (Nações Unidas, 1994). Sobre o tema, analise a sentença abaixo:

O princípio que orienta esta Estrutura é o de que escolas deveriam acomodar todas as crianças independentemente de suas condições físicas, intelectuais, sociais, emocionais, linguísticas ou outras (1ª parte). Aquelas deveriam incluir crianças deficientes e superdotadas, crianças de rua e que trabalham, crianças de origem remota ou de população nômade, crianças pertencentes a minorias linguísticas, étnicas ou culturais, e crianças de outros grupos desavantajados ou marginalizados. Tais condições geram uma variedade de diferentes desafios aos sistemas escolares (2ª parte). No contexto desta Estrutura, o termo “necessidades educacionais especiais” refere-se a todas aquelas crianças ou jovens cujas necessidades educacionais especiais se originam em função de deficiências ou dificuldades de aprendizagem. Muitas crianças experimentam dificuldades de aprendizagem e, portanto, possuem necessidades educacionais especiais em algum ponto durante a sua escolarização (3ª parte).

Quais partes estão corretas?
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349Q1045717 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Tangará da Serra MT, FUNDATEC, 2025

A reflexão de como a inclusão escolar pode ser efetivada demanda discussões entre profissionais da área, estudantes e familiares. Embora cada instituição de ensino seja influenciada por uma determinada realidade, Salend (2008) apresenta princípios fundamentais gerais com o propósito de contribuir para o alcance desse objetivo. Considerando esse tema, são princípios fundamentais os apresentados abaixo, EXCETO:
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350Q988637 | Pedagogia, Educação Especial, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

De acordo com a Lei de Diretrizes e Base da Educação, a oferta de educação especial tem início:
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351Q1015773 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Rio Branco AC, IV UFG, 2024

Leia o texto a seguir.

Na década de 1980, no Brasil, as concepções de Educação Bilíngue para surdos começaram a chegar às escolas e a serem pesquisadas por profissionais como uma nova possibilidade para a educação de surdos.

CRUZ; MEIRELES, 2019.


Para as autoras, nessa perspectiva de educação, o surdo deverá aprender

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352Q1015774 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Rio Branco AC, IV UFG, 2024

Perlin e Strobel (2014), ao fazerem um resgate histórico da cultura surda, considerada pelas autoras uma cultura contestada e periférica, afirmam que, assim como ocorrem com as diferentes culturas, a cultura surda é definida
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353Q988643 | Pedagogia, Currículo, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

É o conceito que propõe a integração de temas e práticas de forma que perpassam e conectam diferentes áreas do conhecimento, promovendo uma visão mais ampla e holística do aprendizado. Ao abordar questões como ética, cidadania, meio ambiente, diversidade cultural e saúde, permite que esses temas sejam trabalhados de maneira contínua e interligada em diversas disciplinas, favorecendo uma compreensão contextualizada e aplicável à realidade dos alunos.
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354Q994826 | Pedagogia, Currículo, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

A transversalidade e a interdisciplinaridade são abordagens pedagógicas que contribuem para a formação integral dos alunos na educação básica, promovendo uma visão mais ampla e conectada da realidade.
Correlacione as colunas, ligando cada item da coluna A com sua descrição ou objetivo correspondente na coluna B:
Coluna A:
1. Transversalidade; 2. Interdisciplinaridade; 3. Formação Cidadã; 4. Competências socioemocionais.

Coluna B:
( ) Estimula o pensamento crítico e o diálogo entre diferentes áreas do conhecimento, favorecendo uma compreensão mais ampla e holística;
( ) Promove uma educação voltada para a vivência dos valores democráticos, o respeito às diferenças e a participação ativa na sociedade;
( ) Aborda temas como ética, cidadania, e sustentabilidade em diversas disciplinas, integrando-os ao cotidiano dos alunos;
( )Fortalece o desenvolvimento de habilidades como empatia, cooperação, e resiliência, essenciais para a convivência e para a resolução de conflitos.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta.
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355Q911373 | Pedagogia, Educação Especial, Professor de Educação Especial, Prefeitura de São João do Paraíso MA, Instituto JK, 2024

Ao longo dos séculos, houveram inúmeros esforços para se criar um método em que os deficientes visuais pudessem ler e escrever de forma sistemática, porém, o sistema onde as pessoas cegas tiveram seu processo de leitura e escrita assegurados aconteceu somente com a regulamentação em 1825, através da criação do sistema Braille, por Louis Braille.

O Sistema Braille é conhecido universalmente como código ou meio de leitura e escrita das pessoas cegas. Baseia-se na combinação de 63 pontos que representam as letras do alfabeto, os números e outros símbolos gráficos. Sendo assim, uma Cela Braille é composta por quantos pontos?
Fonte: OLIVEIRA, Josélia De Jesus Araujo Braga De. MELO, José Carlos De. 2019.
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356Q994831 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

A educação inclusiva no município de Florianópolis é regulamentada por um conjunto de documentos que estabelecem diretrizes para o atendimento de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.
Com base nisso, qual é o documento oficial que regulamenta a educação inclusiva na rede municipal de ensino de Florianópolis?
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357Q1029445 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Leia o texto a seguir.

Os estudos contemporâneos apontam novos rumos teóricos, tendo como diferencial básico o papel interativo do avaliador no processo, influenciando e sofrendo influências do contexto avaliado. Esse fato confere ao educador uma grande responsabilidade, por considerá-lo indelevelmente comprometido com o objeto da avaliação e com a sua própria aprendizagem do processo de avaliar. Para colocar a avaliação a serviço da ação educativa é necessário refletir sobre os objetivos da prática avaliativa, selecionar as modalidades pertinentes, identificar as condições técnicas para sua realização, executá-la de modo contínuo e compartilhado na escola e considerar a deontologia do trabalho dos avaliadores.

Adaptado de HOFFMANN, J. Avaliar para promover: as setas do caminho. Porto Alegre: Mediação, 2001, p. 18 e HADJI, C. Avaliação Desmistificada. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001, p. 82-84.

Com base no texto, assinale a opção que apresenta os deveres éticos inerentes ao processo avaliativo proposto pelo docente.
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358Q1029446 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

O Atendimento Educacional Especializado (AEE) é “um serviço da Educação Especial que identifica, elabora e organiza recursos pedagógicos e de acessibilidade destinados a eliminar as barreiras à participação e à aprendizagem dos estudantes, considerando suas necessidades e especificidades.”

MANTOAN, Maria Teresa E. (org.). A escola e suas transformações, a partir da educação especial, na perspectiva inclusiva. Campinas, SP, Librum Editora, 2014, p. 13.

Com base no trecho, assinale a opção que apresenta corretamente um aspecto do AEE.
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359Q1029447 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Quando uma família chega à escola com laudo médico afirmando que o estudante precisa do Profissional de Apoio Escolar (PAE), o gestor analisa a necessidade desse serviço, em diálogo com as partes envolvidas e em parceria com a equipe pedagógica.
A respeito das atribuições e do perfil do PAE, assinale a afirmativa correta.
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360Q911438 | Pedagogia, Educação Especial, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Nova Itaberaba SC, Unoesc, 2024

O que é um Plano de Ensino Individualizado (PEI)?
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