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Questões de Concursos Professor de Educação Especial

Resolva questões de Professor de Educação Especial comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


381Q1014728 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Castanhal PA, CETAP, 2024

Assinale a alternativa correta sobre a diversidade linguística da Libras.
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382Q1045718 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Tangará da Serra MT, FUNDATEC, 2025

“Um currículo é uma tentativa de comunicar os propósitos educativos de tal forma que permaneça aberto à discussão crítica e possa ser efetivamente transladado em prática” (Coll apud Minetto, 2012). A respeito desse tema, analise as assertivas abaixo:

I. O currículo deve ser planejado de forma neutra, sem considerar as especificidades culturais ou subjetivas dos envolvidos, para garantir que seja universal e aplicável a qualquer contexto educacional inclusivo.
II. Para a elaboração do currículo, é importante buscar as informações provenientes da análise psicológica do indivíduo e do próprio contexto escolar, viabilizando a melhor forma de ensinar e avaliar.
III. O planejamento do currículo pelo professor pressupõe analisar as potencialidades, dificuldades e necessidades do aluno, mas também os recursos materiais que terá disponível e o contexto no qual vai utilizá-los.

Quais estão corretas?
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383Q899047 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Cariacica ES, IDESG, 2024

Sobre a Educação Inclusiva, analise a sentença abaixo:

A educação inclusiva não possui relevância para a sociedade, somente para o sistema de ensino, afinal é através das pesquisas e estudos realizados no contexto educacional que o mundo avança de forma constante em todos os campos do saber. (1ª PARTE). A educação inclusiva promoveu uma quebra de tabus e paradigmas no ambiente de ensino e por isso é tão importante que esta de fato aconteça na escola. (2ª PARTE). A partir do século XX, gradativamente, alguns cidadãos começaram a valorizar as pessoas com deficiência, e movimentos sociais de luta contra a discriminação emergiram em nível mundial, defendendo uma sociedade inclusiva. (3ª PARTE).

A sentença está:
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384Q911375 | Pedagogia, Educação Especial, Professor de Educação Especial, Prefeitura de São João do Paraíso MA, Instituto JK, 2024

A Política Nacional de Educação Especial (1994) define como portadores de altas habilidades / superdotados os educandos que apresentarem notável desempenho e elevada potencialidade em qualquer dos seguintes aspectos, isolados ou combinados: capacidade intelectual geral; aptidão acadêmica especifica; pensamento criativo ou produtivo; capacidade de liderança; talento especial para artes e capacidade psicomotora. Qual tipo específico que apresenta flexibilidade e fluência de pensamento, capacidade de pensamento abstrato para fazer associações, produção ideativa, rapidez do pensamento, compreensão e memória elevada, capacidade de resolver e lidar com problemas?
Fonte : portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/altashabilidades.pdf pgs 12 e 13
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385Q1015081 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Rio Branco AC, IBADE, 2018

Ter um profissional surdo ou com capacitação profissional entre os demais professores na escola é necessário no processo de inclusão e de aquisição linguística. No planejamento de atividades, este profissional será de grande importância, enfatizando o respeito às condições peculiares dos surdos. A este propósito, Quadros esclarece que a educação de surdos, tendo uma proposta bilíngue, deve gozar de um currículo organizado com perspectiva:
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386Q1080875 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Disposições Preliminares, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Passo de Torres SC, PS Concursos, 2025

Tendo como base a Lei n° 13.146/15, Estatuto da Pessoa com Deficiência, marque a alternativa INCORRETA:
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387Q1080877 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Disposições Preliminares, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Passo de Torres SC, PS Concursos, 2025

De acordo com o Art. 6º da Lei 13146/2015: A deficiência não afeta a plena capacidade civil da pessoa, inclusive para:



I. Casar-se e constituir união estável.


II. Exercer direitos sexuais e reprodutivos.


III. Exercer o direito de decidir sobre o número de filhos e de ter acesso a informações adequadas sobre reprodução e planejamento familiar.


IV. Conservar sua fertilidade, sendo vedada a esterilização compulsória.


V. Exercer o direito à família e à convivência familiar e comunitária.



Marque a alternativa CORRETA:

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388Q1080878 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Disposições Preliminares, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Passo de Torres SC, PS Concursos, 2025

Com base no artigo 6º da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015), assinale a alternativa CORRETA:
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389Q911435 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Nova Itaberaba SC, Unoesc, 2024

Assinale V para verdadeiro ou F para falso. Quando falamos sobre Educação Especial, a Constituição Federal de 1988 (BRASIL, 1988) define:

( ) Art. 205 “a educação como um direito de todos”

( ) Art. 208, inciso III, garante o “atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino”;

( ) Art. 208, inciso V, o “acesso aos níveis mais elevados do ensino, da pesquisa e da criação artística, segundo a capacidade de cada um”.

( ) Art. 205, §3º a oferta de educação especial, dever constitucional do Estado, tem início na faixa etária de zero a seis anos, durante a educação infantil.


Assinale a assertiva correta:
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390Q911437 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Nova Itaberaba SC, Unoesc, 2024

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei n 9394/96, seu Art. 59. garante que, “os sistemas de ensino assegurarão aos educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação: (Redação dada pela Lei nº 12.796,de 2013) I - currículos, métodos, técnicas, recursos educativos e organização específicos, para atender às suas necessidades.

Diante da garantia de direitos da pessoa com deficiência, quais são as principais adaptações curriculares que podem ser feitas para atender alunos com deficiência intelectual em uma sala de aula regular?
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391Q899921 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024

Considerando os aspectos relacionados aos educadores, qual dos seguintes fatores é considerado o principal desafio na implementação de práticas inclusivas para alunos com Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD) em escolas regulares?
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392Q911441 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Nova Itaberaba SC, Unoesc, 2024

A avaliação escolar de estudantes com deficiência ou transtorno deve ser adaptada para atender às suas necessidades específicas e promover a inclusão educacional. Considerando as diretrizes legais e pedagógicas brasileiras, analise as afirmações abaixo e identifique a alternativa correta:

I. A avaliação deve ser contínua, processual e formativa, focando no progresso individual do estudante e não apenas nos resultados finais.

II. Instrumentos de avaliação padronizados são suficientes para todos os alunos, independentemente de suas necessidades especiais, desde que sejam aplicados com as devidas adaptações físicas.

III. A avaliação deve considerar a utilização de diferentes instrumentos e estratégias, como provas orais, trabalhos práticos e observação direta, de modo a contemplar as diversas formas de expressão e aprendizagem dos estudantes.

IV. O planejamento de adaptações curriculares deve envolver uma equipe multidisciplinar, incluindo professores, psicólogos, terapeutas ocupacionais e familiares, garantindo que as necessidades específicas do estudante sejam atendidas de maneira holística.

Assinale a correta:
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393Q899922 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024

Gisele, uma aluna com deficiência auditiva, utiliza um aparelho auditivo e está matriculada em uma escola regular que oferece intérprete de Libras. Sobre o assunto, julgue as seguintes afirmações como verdadeiras (V) ou falsas (F):


(__) A presença de um intérprete de Libras é uma medida de inclusão prevista na legislação brasileira para garantir que todos os alunos tenham as mesmas condições de aprendizado.


(__) A escola deve garantir que todos os materiais didáticos estejam disponíveis em Libras promovendo, assim, a inclusão de todos os alunos em suas aulas.


(__) A inclusão de Gisele na escola regular é um direito garantido pela Constituição Federal de 1988, que assegura o atendimento educacional especializado para quem necessita.


Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento está correta:

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394Q1014100 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Rio Branco AC, IV UFG, 2024

Na história da educação de surdos, o ano de 1880 está marcado no imaginário coletivo pela narrativa do acontecimento de um evento internacional em que foi deliberado que o método oral seria o ideal para a educação de surdos, proibindo o uso da língua de sinais. Esse evento é popularmente conhecido como
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395Q899932 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024

A Lei nº 12.796/2013 alterou a Lei nº 9.394/1996 (LDB - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), trazendo mudanças significativas em relação à educação infantil. Sobre as disposições atuais da LDB referentes à educação infantil, analise as afirmações abaixo:


I. A educação infantil passa a ser obrigatória a partir dos 4 anos de idade, garantindo-se a matrícula gratuita na escola pública próxima à residência da criança.


II. A avaliação na educação infantil deve ser realizada mediante acompanhamento e registro do desenvolvimento, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao ensino fundamental.


III. A carga horária mínima anual da educação infantil é de 800 horas, distribuídas por um mínimo de 200 dias de trabalho educacional.


Quais afirmações estão corretas de acordo com a LDB e suas alterações?

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396Q988515 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

A Política Nacional de Educação Inclusiva no Brasil é baseada em marcos legais que asseguram o direito à educação para todas as pessoas, com ou sem deficiência, visando à eliminação de barreiras e à promoção da igualdade de oportunidades.
Conforme o artigo 58 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Lei n.º 9.394/1996: "A educação especial, para os educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, será oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, em todos os níveis, etapas e modalidades, assegurado o atendimento educacional especializado gratuito aos educandos."
Com base no Art. 58 e seus parágrafos, analise as alternativas e assinale a correta.
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397Q1089401 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Xangri lá RS, FUNDATEC, 2025

Considerando as características clínicas do Transtorno do Espectro Autista (TEA) e suas implicações pedagógicas em contexto escolar inclusivo, assinale a alternativa que descreve corretamente a condição e as práticas educativas coerentes com a perspectiva inclusiva.
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398Q1017467 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Porto Alegre RS, FUNDATEC, 2025

A morfologia da Libras apresenta características distintas das línguas orais, incluindo processos específicos de formação de sinais, como derivação, flexão e composição. Considerando os conceitos da morfologia da Libras, analise as assertivas abaixo:

I. A derivação na Libras envolve a adição de morfemas que modificam o significado do sinal base, podendo incluir modificações no movimento, na configuração de mão e na expressão facial.
II. A flexão morfológica na Libras é baseada exclusivamente na ordem sequencial dos sinais e não utiliza elementos simultâneos para indicar concordância verbal ou pluralização.
III. A composição é um processo no qual dois ou mais sinais se combinam para formar um novo termo lexical, sendo um dos mecanismos de expansão do léxico da Libras.
IV. Os morfemas livres em Libras correspondem aos sinais que podem ser usados isoladamente e ainda manter significado completo, enquanto os morfemas presos exigem associação com outros sinais.
V. Em Libras, a derivação e a flexão ocorrem da mesma maneira do que nas línguas orais, sem distinções quanto à simultaneidade ou estrutura tridimensional do espaço de sinalização.

Quais estão corretas?
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399Q1045709 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Tangará da Serra MT, FUNDATEC, 2025

Um pediatra está avaliando uma criança de 4 anos que, até os 3 anos e 6 meses, apresentava desenvolvimento típico, incluindo habilidades de comunicação verbal, interação social e autonomia em atividades diárias, como vestir-se e usar o banheiro. Nos últimos meses, os pais notaram que a criança parou de falar palavras que antes utilizava frequentemente, tornou-se socialmente retraída e passou a apresentar comportamentos repetitivos, como balançar o corpo de forma constante. Além disso, perdeu habilidades motoras finas que já havia adquirido, como manipular objetos pequenos. Diante desse quadro, o diagnóstico mais provável para a criança é:
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400Q1015763 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Rio Branco AC, IV UFG, 2024

Leia o texto a seguir.

São pessoas que possuem graus diferentes de perda sensorial, de visão e de audição, total ou parcial, concomitante. Fazem parte do público da educação bilíngue de surdos aqueles que se comunicam predominantemente pela Libras ou pela Libras tátil. FARIA-NASCIMENTO et al, 2021.

Essa definição compreende os estudantes
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