Início Questões de Concursos Professor de Educação Especial Resolva questões de Professor de Educação Especial comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Professor de Educação Especial Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 381Q1014728 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Castanhal PA, CETAP, 2024Assinale a alternativa correta sobre a diversidade linguística da Libras. ✂️ a) A língua de sinais utilizada em Angola é a mesma de Portugal, de Cabo Verde e do Brasil. ✂️ b) A língua de sinais, como qualquer outra língua, difere quanto ao dialeto social e cultural, dentro de um mesmo pais. ✂️ c) As línguas de sinais, como a Libras, desconsideram a localização geográfica na formação dos itens lexicais. ✂️ d) As línguas de sinais são iguais em todo o mundo, portanto a Libras é única e universal. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 382Q1045718 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Tangará da Serra MT, FUNDATEC, 2025“Um currículo é uma tentativa de comunicar os propósitos educativos de tal forma que permaneça aberto à discussão crítica e possa ser efetivamente transladado em prática” (Coll apud Minetto, 2012). A respeito desse tema, analise as assertivas abaixo: I. O currículo deve ser planejado de forma neutra, sem considerar as especificidades culturais ou subjetivas dos envolvidos, para garantir que seja universal e aplicável a qualquer contexto educacional inclusivo. II. Para a elaboração do currículo, é importante buscar as informações provenientes da análise psicológica do indivíduo e do próprio contexto escolar, viabilizando a melhor forma de ensinar e avaliar. III. O planejamento do currículo pelo professor pressupõe analisar as potencialidades, dificuldades e necessidades do aluno, mas também os recursos materiais que terá disponível e o contexto no qual vai utilizá-los. Quais estão corretas? ✂️ a) Apenas I. ✂️ b) Apenas I e III. ✂️ c) Apenas II e III. ✂️ d) I, II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 383Q899047 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Cariacica ES, IDESG, 2024Sobre a Educação Inclusiva, analise a sentença abaixo: A educação inclusiva não possui relevância para a sociedade, somente para o sistema de ensino, afinal é através das pesquisas e estudos realizados no contexto educacional que o mundo avança de forma constante em todos os campos do saber. (1ª PARTE). A educação inclusiva promoveu uma quebra de tabus e paradigmas no ambiente de ensino e por isso é tão importante que esta de fato aconteça na escola. (2ª PARTE). A partir do século XX, gradativamente, alguns cidadãos começaram a valorizar as pessoas com deficiência, e movimentos sociais de luta contra a discriminação emergiram em nível mundial, defendendo uma sociedade inclusiva. (3ª PARTE). A sentença está: ✂️ a) Correta somente em sua 2ª parte. ✂️ b) Correta somente em suas 1ª e 3ª partes. ✂️ c) Correta somente em suas 2ª e 3ª partes. ✂️ d) Correta somente em suas 1ª e 2ª partes. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 384Q911375 | Pedagogia, Educação Especial, Professor de Educação Especial, Prefeitura de São João do Paraíso MA, Instituto JK, 2024A Política Nacional de Educação Especial (1994) define como portadores de altas habilidades / superdotados os educandos que apresentarem notável desempenho e elevada potencialidade em qualquer dos seguintes aspectos, isolados ou combinados: capacidade intelectual geral; aptidão acadêmica especifica; pensamento criativo ou produtivo; capacidade de liderança; talento especial para artes e capacidade psicomotora. Qual tipo específico que apresenta flexibilidade e fluência de pensamento, capacidade de pensamento abstrato para fazer associações, produção ideativa, rapidez do pensamento, compreensão e memória elevada, capacidade de resolver e lidar com problemas? Fonte : portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/altashabilidades.pdf pgs 12 e 13 ✂️ a) Tipo Acadêmico. ✂️ b) Tipo talento especial. ✂️ c) Tipo criativo. ✂️ d) Tipo intelectual. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 385Q1015081 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Rio Branco AC, IBADE, 2018Ter um profissional surdo ou com capacitação profissional entre os demais professores na escola é necessário no processo de inclusão e de aquisição linguística. No planejamento de atividades, este profissional será de grande importância, enfatizando o respeito às condições peculiares dos surdos. A este propósito, Quadros esclarece que a educação de surdos, tendo uma proposta bilíngue, deve gozar de um currículo organizado com perspectiva: ✂️ a) visuosinalizadora. ✂️ b) visual-espacial. ✂️ c) visuomotora. ✂️ d) gestual-visual. ✂️ e) visual-icônica. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 386Q1080875 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Disposições Preliminares, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Passo de Torres SC, PS Concursos, 2025Tendo como base a Lei n° 13.146/15, Estatuto da Pessoa com Deficiência, marque a alternativa INCORRETA: ✂️ a) É dever de todos comunicar à autoridade competente qualquer forma de ameaça ou de violação aos direitos da pessoa com deficiência. ✂️ b) É dever do Estado, da sociedade e da família assegurar à pessoa com deficiência, com prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à sexualidade, à paternidade e à maternidade. ✂️ c) A pessoa com deficiência deverá se submeter a todo procedimento ou intervenção médica, seja ela ambulatorial ou hospitalar que o poder público julgar necessário. ✂️ d) A deficiência não afeta a plena capacidade civil da pessoa. ✂️ e) A pessoa com deficiência será protegida de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, tortura, crueldade, opressão e tratamento desumano ou degradante. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 387Q1080877 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Disposições Preliminares, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Passo de Torres SC, PS Concursos, 2025De acordo com o Art. 6º da Lei 13146/2015: A deficiência não afeta a plena capacidade civil da pessoa, inclusive para: I. Casar-se e constituir união estável. II. Exercer direitos sexuais e reprodutivos.III. Exercer o direito de decidir sobre o número de filhos e de ter acesso a informações adequadas sobre reprodução e planejamento familiar. IV. Conservar sua fertilidade, sendo vedada a esterilização compulsória. V. Exercer o direito à família e à convivência familiar e comunitária. Marque a alternativa CORRETA: ✂️ a) Todas as afirmativas estão corretas ✂️ b) Apenas a I, III e V estão corretas ✂️ c) Apenas a III está incorreta ✂️ d) Apenas a II, III, IV e V estão corretas ✂️ e) Apenas a IV está incorreta Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 388Q1080878 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Disposições Preliminares, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Passo de Torres SC, PS Concursos, 2025Com base no artigo 6º da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015), assinale a alternativa CORRETA: ✂️ a) A deficiência, ainda que não afete a plena capacidade civil da pessoa, pode restringir o exercício do direito ao voto e à participação em processos eleitorais. ✂️ b) O exercício dos direitos sexuais e reprodutivos é garantido a todas as pessoas, inclusive às com deficiência, conforme dispõe o artigo em questão. ✂️ c) A curatela é a medida obrigatória para todas as pessoas com deficiência, visando garantir sua proteção e bem-estar. ✂️ d) O direito à guarda, à tutela e à adoção é restrito às pessoas com deficiência que comprovarem capacidade plena para exercer tais funções. ✂️ e) A deficiência impede o exercício pleno do direito à liberdade de expressão e pensamento. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 389Q911435 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Nova Itaberaba SC, Unoesc, 2024Assinale V para verdadeiro ou F para falso. Quando falamos sobre Educação Especial, a Constituição Federal de 1988 (BRASIL, 1988) define: ( ) Art. 205 “a educação como um direito de todos” ( ) Art. 208, inciso III, garante o “atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino”; ( ) Art. 208, inciso V, o “acesso aos níveis mais elevados do ensino, da pesquisa e da criação artística, segundo a capacidade de cada um”. ( ) Art. 205, §3º a oferta de educação especial, dever constitucional do Estado, tem início na faixa etária de zero a seis anos, durante a educação infantil. Assinale a assertiva correta: ✂️ a) V, V, V e F. ✂️ b) F, F, V e V. ✂️ c) F, V, F e V. ✂️ d) V, V, F e V. ✂️ e) F, V, V e V. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 390Q911437 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Nova Itaberaba SC, Unoesc, 2024De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei n 9394/96, seu Art. 59. garante que, “os sistemas de ensino assegurarão aos educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação: (Redação dada pela Lei nº 12.796,de 2013) I - currículos, métodos, técnicas, recursos educativos e organização específicos, para atender às suas necessidades. Diante da garantia de direitos da pessoa com deficiência, quais são as principais adaptações curriculares que podem ser feitas para atender alunos com deficiência intelectual em uma sala de aula regular? ✂️ a) Simplificação de conteúdos, utilização de materiais concretos e visuais, atividades práticas. ✂️ b) Aumento do número de avaliações e tarefas, para estimular o desenvolvimento contínuo. ✂️ c) Redução do tempo para realização de provas, para incentivar a rapidez de raciocínio. ✂️ d) Exclusão de atividades extracurriculares para focar no currículo básico. ✂️ e) Dispensá-lo das atividades que exigem conhecimento científico. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 391Q899921 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024Considerando os aspectos relacionados aos educadores, qual dos seguintes fatores é considerado o principal desafio na implementação de práticas inclusivas para alunos com Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD) em escolas regulares? ✂️ a) A falta de interesse dos alunos com TGD em participar das atividades escolares. ✂️ b) A falta de formação adequada para lidar com as necessidades específicas dos alunos com TGD. ✂️ c) A ausência de políticas educacionais que apoiem a inclusão de alunos com TGD. ✂️ d) A resistência dos pais em aceitar a inclusão de seus filhos com TGD em escolas comuns. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 392Q911441 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Nova Itaberaba SC, Unoesc, 2024A avaliação escolar de estudantes com deficiência ou transtorno deve ser adaptada para atender às suas necessidades específicas e promover a inclusão educacional. Considerando as diretrizes legais e pedagógicas brasileiras, analise as afirmações abaixo e identifique a alternativa correta: I. A avaliação deve ser contínua, processual e formativa, focando no progresso individual do estudante e não apenas nos resultados finais. II. Instrumentos de avaliação padronizados são suficientes para todos os alunos, independentemente de suas necessidades especiais, desde que sejam aplicados com as devidas adaptações físicas. III. A avaliação deve considerar a utilização de diferentes instrumentos e estratégias, como provas orais, trabalhos práticos e observação direta, de modo a contemplar as diversas formas de expressão e aprendizagem dos estudantes. IV. O planejamento de adaptações curriculares deve envolver uma equipe multidisciplinar, incluindo professores, psicólogos, terapeutas ocupacionais e familiares, garantindo que as necessidades específicas do estudante sejam atendidas de maneira holística. Assinale a correta: ✂️ a) Somente as afirmações I e II estão corretas. ✂️ b) Somente as afirmações I, III e IV estão corretas. ✂️ c) Somente as afirmações II e IV estão corretas. ✂️ d) Somente as afirmações III e IV estão corretas. ✂️ e) Todas as afirmações estão corretas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 393Q899922 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024Gisele, uma aluna com deficiência auditiva, utiliza um aparelho auditivo e está matriculada em uma escola regular que oferece intérprete de Libras. Sobre o assunto, julgue as seguintes afirmações como verdadeiras (V) ou falsas (F): (__) A presença de um intérprete de Libras é uma medida de inclusão prevista na legislação brasileira para garantir que todos os alunos tenham as mesmas condições de aprendizado. (__) A escola deve garantir que todos os materiais didáticos estejam disponíveis em Libras promovendo, assim, a inclusão de todos os alunos em suas aulas. (__) A inclusão de Gisele na escola regular é um direito garantido pela Constituição Federal de 1988, que assegura o atendimento educacional especializado para quem necessita.Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento está correta: ✂️ a) V, V, F. ✂️ b) F, F, F. ✂️ c) V, F, F. ✂️ d) V, V, V. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 394Q1014100 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Rio Branco AC, IV UFG, 2024Na história da educação de surdos, o ano de 1880 está marcado no imaginário coletivo pela narrativa do acontecimento de um evento internacional em que foi deliberado que o método oral seria o ideal para a educação de surdos, proibindo o uso da língua de sinais. Esse evento é popularmente conhecido como ✂️ a) Congresso de Milão. ✂️ b) Conferência de Jomtien. ✂️ c) Congresso de Montréal. ✂️ d) Conferência de Salamanca. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 395Q899932 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024A Lei nº 12.796/2013 alterou a Lei nº 9.394/1996 (LDB - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), trazendo mudanças significativas em relação à educação infantil. Sobre as disposições atuais da LDB referentes à educação infantil, analise as afirmações abaixo: I. A educação infantil passa a ser obrigatória a partir dos 4 anos de idade, garantindo-se a matrícula gratuita na escola pública próxima à residência da criança. II. A avaliação na educação infantil deve ser realizada mediante acompanhamento e registro do desenvolvimento, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao ensino fundamental. III. A carga horária mínima anual da educação infantil é de 800 horas, distribuídas por um mínimo de 200 dias de trabalho educacional. Quais afirmações estão corretas de acordo com a LDB e suas alterações? ✂️ a) I, II e III. ✂️ b) Apenas II e III. ✂️ c) Apenas I e II. ✂️ d) Apenas I e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 396Q988515 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024A Política Nacional de Educação Inclusiva no Brasil é baseada em marcos legais que asseguram o direito à educação para todas as pessoas, com ou sem deficiência, visando à eliminação de barreiras e à promoção da igualdade de oportunidades. Conforme o artigo 58 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Lei n.º 9.394/1996: "A educação especial, para os educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, será oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, em todos os níveis, etapas e modalidades, assegurado o atendimento educacional especializado gratuito aos educandos." Com base no Art. 58 e seus parágrafos, analise as alternativas e assinale a correta. ✂️ a) A LDB prevê que o atendimento educacional especializado deve ser oferecido de forma isolada em instituições exclusivas, como forma de garantir melhor suporte pedagógico aos alunos com deficiência. ✂️ b) De acordo com a LDB, a educação especial deve ser oferecida obrigatoriamente em instituições separadas da rede regular, para que os alunos com deficiência tenham uma atenção mais individualizada. ✂️ c) A LDB estabelece que a educação especial deve ser oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, com o devido suporte especializado, para garantir a inclusão dos alunos com deficiência. ✂️ d) A legislação vigente determina que o atendimento educacional especializado é opcional, sendo oferecido apenas em casos em que as escolas regulares não possuam infraestrutura adequada. ✂️ e) Segundo a LDB, os alunos com deficiência devem ser incluídos em escolas regulares, mas a oferta de apoio especializado é restrita apenas ao ensino fundamental. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 397Q1089401 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Xangri lá RS, FUNDATEC, 2025Considerando as características clínicas do Transtorno do Espectro Autista (TEA) e suas implicações pedagógicas em contexto escolar inclusivo, assinale a alternativa que descreve corretamente a condição e as práticas educativas coerentes com a perspectiva inclusiva. ✂️ a) O TEA caracteriza-se por déficits na comunicação social. Programas intensivos baseados em análise do comportamento (EIBI/ABA) têm evidência de eficácia em idades precoces, sendo necessários como estratégia inicial, antes da inclusão na sala comum. ✂️ b) O TEA resulta principalmente de fatores psicossociais e de estilos parentais. Portanto, intervenções familiares devem preceder intervenções escolares, e a escola tem papel secundário na reabilitação, o que evidencia a importância do papel da família. ✂️ c) As características do TEA são suficientemente previsíveis para que protocolos pedagógicospadronizados (mesmo com pouca adaptação) atendam grande parte dos casos, dispensando planosplanos educacionais amplamente individualizados. ✂️ d) O TEA reúne déficits persistentes na comunicação social e interação. Sua apresentação é heterogênea, por isso a resposta escolar deve ser individualizada, articulando adaptações curriculares e condições para participação plena na classe regular. ✂️ e) Considerando a variabilidade do espectro e possíveis demandas de suporte, a decisão sobre escolarização deve priorizar a oferta em unidades especializadas sempre que houver qualquer diagnóstico de TEA, independentemente da avaliação funcional. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 398Q1017467 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Porto Alegre RS, FUNDATEC, 2025A morfologia da Libras apresenta características distintas das línguas orais, incluindo processos específicos de formação de sinais, como derivação, flexão e composição. Considerando os conceitos da morfologia da Libras, analise as assertivas abaixo: I. A derivação na Libras envolve a adição de morfemas que modificam o significado do sinal base, podendo incluir modificações no movimento, na configuração de mão e na expressão facial. II. A flexão morfológica na Libras é baseada exclusivamente na ordem sequencial dos sinais e não utiliza elementos simultâneos para indicar concordância verbal ou pluralização. III. A composição é um processo no qual dois ou mais sinais se combinam para formar um novo termo lexical, sendo um dos mecanismos de expansão do léxico da Libras. IV. Os morfemas livres em Libras correspondem aos sinais que podem ser usados isoladamente e ainda manter significado completo, enquanto os morfemas presos exigem associação com outros sinais. V. Em Libras, a derivação e a flexão ocorrem da mesma maneira do que nas línguas orais, sem distinções quanto à simultaneidade ou estrutura tridimensional do espaço de sinalização. Quais estão corretas? ✂️ a) Apenas I e IV. ✂️ b) Apenas II e V. ✂️ c) Apenas I, II e III. ✂️ d) Apenas I, III e IV. ✂️ e) Apenas II, III, IV e V. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 399Q1045709 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Tangará da Serra MT, FUNDATEC, 2025Um pediatra está avaliando uma criança de 4 anos que, até os 3 anos e 6 meses, apresentava desenvolvimento típico, incluindo habilidades de comunicação verbal, interação social e autonomia em atividades diárias, como vestir-se e usar o banheiro. Nos últimos meses, os pais notaram que a criança parou de falar palavras que antes utilizava frequentemente, tornou-se socialmente retraída e passou a apresentar comportamentos repetitivos, como balançar o corpo de forma constante. Além disso, perdeu habilidades motoras finas que já havia adquirido, como manipular objetos pequenos. Diante desse quadro, o diagnóstico mais provável para a criança é: ✂️ a) Transtorno do Espectro Autista (TEA), devido à manifestação precoce dos sintomas característicos. ✂️ b) TDAH, devido à dificuldade de manter atenção e a diminuição da interação social. ✂️ c) Síndrome de Heller (Transtorno Desintegrativo da Infância), devido à regressão acentuada de habilidades adquiridas. ✂️ d) Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC), devido aos comportamentos repetitivos observados. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 400Q1015763 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Rio Branco AC, IV UFG, 2024Leia o texto a seguir. São pessoas que possuem graus diferentes de perda sensorial, de visão e de audição, total ou parcial, concomitante. Fazem parte do público da educação bilíngue de surdos aqueles que se comunicam predominantemente pela Libras ou pela Libras tátil. FARIA-NASCIMENTO et al, 2021. Essa definição compreende os estudantes ✂️ a) surdos e com deficiência auditiva sinalizantes. ✂️ b) surdos implantados. ✂️ c) surdos com altas habilidades/superdotação. ✂️ d) surdocegos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDF← AnteriorPróximo →
381Q1014728 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Castanhal PA, CETAP, 2024Assinale a alternativa correta sobre a diversidade linguística da Libras. ✂️ a) A língua de sinais utilizada em Angola é a mesma de Portugal, de Cabo Verde e do Brasil. ✂️ b) A língua de sinais, como qualquer outra língua, difere quanto ao dialeto social e cultural, dentro de um mesmo pais. ✂️ c) As línguas de sinais, como a Libras, desconsideram a localização geográfica na formação dos itens lexicais. ✂️ d) As línguas de sinais são iguais em todo o mundo, portanto a Libras é única e universal. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
382Q1045718 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Tangará da Serra MT, FUNDATEC, 2025“Um currículo é uma tentativa de comunicar os propósitos educativos de tal forma que permaneça aberto à discussão crítica e possa ser efetivamente transladado em prática” (Coll apud Minetto, 2012). A respeito desse tema, analise as assertivas abaixo: I. O currículo deve ser planejado de forma neutra, sem considerar as especificidades culturais ou subjetivas dos envolvidos, para garantir que seja universal e aplicável a qualquer contexto educacional inclusivo. II. Para a elaboração do currículo, é importante buscar as informações provenientes da análise psicológica do indivíduo e do próprio contexto escolar, viabilizando a melhor forma de ensinar e avaliar. III. O planejamento do currículo pelo professor pressupõe analisar as potencialidades, dificuldades e necessidades do aluno, mas também os recursos materiais que terá disponível e o contexto no qual vai utilizá-los. Quais estão corretas? ✂️ a) Apenas I. ✂️ b) Apenas I e III. ✂️ c) Apenas II e III. ✂️ d) I, II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
383Q899047 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Cariacica ES, IDESG, 2024Sobre a Educação Inclusiva, analise a sentença abaixo: A educação inclusiva não possui relevância para a sociedade, somente para o sistema de ensino, afinal é através das pesquisas e estudos realizados no contexto educacional que o mundo avança de forma constante em todos os campos do saber. (1ª PARTE). A educação inclusiva promoveu uma quebra de tabus e paradigmas no ambiente de ensino e por isso é tão importante que esta de fato aconteça na escola. (2ª PARTE). A partir do século XX, gradativamente, alguns cidadãos começaram a valorizar as pessoas com deficiência, e movimentos sociais de luta contra a discriminação emergiram em nível mundial, defendendo uma sociedade inclusiva. (3ª PARTE). A sentença está: ✂️ a) Correta somente em sua 2ª parte. ✂️ b) Correta somente em suas 1ª e 3ª partes. ✂️ c) Correta somente em suas 2ª e 3ª partes. ✂️ d) Correta somente em suas 1ª e 2ª partes. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
384Q911375 | Pedagogia, Educação Especial, Professor de Educação Especial, Prefeitura de São João do Paraíso MA, Instituto JK, 2024A Política Nacional de Educação Especial (1994) define como portadores de altas habilidades / superdotados os educandos que apresentarem notável desempenho e elevada potencialidade em qualquer dos seguintes aspectos, isolados ou combinados: capacidade intelectual geral; aptidão acadêmica especifica; pensamento criativo ou produtivo; capacidade de liderança; talento especial para artes e capacidade psicomotora. Qual tipo específico que apresenta flexibilidade e fluência de pensamento, capacidade de pensamento abstrato para fazer associações, produção ideativa, rapidez do pensamento, compreensão e memória elevada, capacidade de resolver e lidar com problemas? Fonte : portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/altashabilidades.pdf pgs 12 e 13 ✂️ a) Tipo Acadêmico. ✂️ b) Tipo talento especial. ✂️ c) Tipo criativo. ✂️ d) Tipo intelectual. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
385Q1015081 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Rio Branco AC, IBADE, 2018Ter um profissional surdo ou com capacitação profissional entre os demais professores na escola é necessário no processo de inclusão e de aquisição linguística. No planejamento de atividades, este profissional será de grande importância, enfatizando o respeito às condições peculiares dos surdos. A este propósito, Quadros esclarece que a educação de surdos, tendo uma proposta bilíngue, deve gozar de um currículo organizado com perspectiva: ✂️ a) visuosinalizadora. ✂️ b) visual-espacial. ✂️ c) visuomotora. ✂️ d) gestual-visual. ✂️ e) visual-icônica. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
386Q1080875 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Disposições Preliminares, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Passo de Torres SC, PS Concursos, 2025Tendo como base a Lei n° 13.146/15, Estatuto da Pessoa com Deficiência, marque a alternativa INCORRETA: ✂️ a) É dever de todos comunicar à autoridade competente qualquer forma de ameaça ou de violação aos direitos da pessoa com deficiência. ✂️ b) É dever do Estado, da sociedade e da família assegurar à pessoa com deficiência, com prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à sexualidade, à paternidade e à maternidade. ✂️ c) A pessoa com deficiência deverá se submeter a todo procedimento ou intervenção médica, seja ela ambulatorial ou hospitalar que o poder público julgar necessário. ✂️ d) A deficiência não afeta a plena capacidade civil da pessoa. ✂️ e) A pessoa com deficiência será protegida de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, tortura, crueldade, opressão e tratamento desumano ou degradante. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
387Q1080877 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Disposições Preliminares, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Passo de Torres SC, PS Concursos, 2025De acordo com o Art. 6º da Lei 13146/2015: A deficiência não afeta a plena capacidade civil da pessoa, inclusive para: I. Casar-se e constituir união estável. II. Exercer direitos sexuais e reprodutivos.III. Exercer o direito de decidir sobre o número de filhos e de ter acesso a informações adequadas sobre reprodução e planejamento familiar. IV. Conservar sua fertilidade, sendo vedada a esterilização compulsória. V. Exercer o direito à família e à convivência familiar e comunitária. Marque a alternativa CORRETA: ✂️ a) Todas as afirmativas estão corretas ✂️ b) Apenas a I, III e V estão corretas ✂️ c) Apenas a III está incorreta ✂️ d) Apenas a II, III, IV e V estão corretas ✂️ e) Apenas a IV está incorreta Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
388Q1080878 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Disposições Preliminares, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Passo de Torres SC, PS Concursos, 2025Com base no artigo 6º da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015), assinale a alternativa CORRETA: ✂️ a) A deficiência, ainda que não afete a plena capacidade civil da pessoa, pode restringir o exercício do direito ao voto e à participação em processos eleitorais. ✂️ b) O exercício dos direitos sexuais e reprodutivos é garantido a todas as pessoas, inclusive às com deficiência, conforme dispõe o artigo em questão. ✂️ c) A curatela é a medida obrigatória para todas as pessoas com deficiência, visando garantir sua proteção e bem-estar. ✂️ d) O direito à guarda, à tutela e à adoção é restrito às pessoas com deficiência que comprovarem capacidade plena para exercer tais funções. ✂️ e) A deficiência impede o exercício pleno do direito à liberdade de expressão e pensamento. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
389Q911435 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Nova Itaberaba SC, Unoesc, 2024Assinale V para verdadeiro ou F para falso. Quando falamos sobre Educação Especial, a Constituição Federal de 1988 (BRASIL, 1988) define: ( ) Art. 205 “a educação como um direito de todos” ( ) Art. 208, inciso III, garante o “atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino”; ( ) Art. 208, inciso V, o “acesso aos níveis mais elevados do ensino, da pesquisa e da criação artística, segundo a capacidade de cada um”. ( ) Art. 205, §3º a oferta de educação especial, dever constitucional do Estado, tem início na faixa etária de zero a seis anos, durante a educação infantil. Assinale a assertiva correta: ✂️ a) V, V, V e F. ✂️ b) F, F, V e V. ✂️ c) F, V, F e V. ✂️ d) V, V, F e V. ✂️ e) F, V, V e V. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
390Q911437 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Nova Itaberaba SC, Unoesc, 2024De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei n 9394/96, seu Art. 59. garante que, “os sistemas de ensino assegurarão aos educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação: (Redação dada pela Lei nº 12.796,de 2013) I - currículos, métodos, técnicas, recursos educativos e organização específicos, para atender às suas necessidades. Diante da garantia de direitos da pessoa com deficiência, quais são as principais adaptações curriculares que podem ser feitas para atender alunos com deficiência intelectual em uma sala de aula regular? ✂️ a) Simplificação de conteúdos, utilização de materiais concretos e visuais, atividades práticas. ✂️ b) Aumento do número de avaliações e tarefas, para estimular o desenvolvimento contínuo. ✂️ c) Redução do tempo para realização de provas, para incentivar a rapidez de raciocínio. ✂️ d) Exclusão de atividades extracurriculares para focar no currículo básico. ✂️ e) Dispensá-lo das atividades que exigem conhecimento científico. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
391Q899921 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024Considerando os aspectos relacionados aos educadores, qual dos seguintes fatores é considerado o principal desafio na implementação de práticas inclusivas para alunos com Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD) em escolas regulares? ✂️ a) A falta de interesse dos alunos com TGD em participar das atividades escolares. ✂️ b) A falta de formação adequada para lidar com as necessidades específicas dos alunos com TGD. ✂️ c) A ausência de políticas educacionais que apoiem a inclusão de alunos com TGD. ✂️ d) A resistência dos pais em aceitar a inclusão de seus filhos com TGD em escolas comuns. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
392Q911441 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Nova Itaberaba SC, Unoesc, 2024A avaliação escolar de estudantes com deficiência ou transtorno deve ser adaptada para atender às suas necessidades específicas e promover a inclusão educacional. Considerando as diretrizes legais e pedagógicas brasileiras, analise as afirmações abaixo e identifique a alternativa correta: I. A avaliação deve ser contínua, processual e formativa, focando no progresso individual do estudante e não apenas nos resultados finais. II. Instrumentos de avaliação padronizados são suficientes para todos os alunos, independentemente de suas necessidades especiais, desde que sejam aplicados com as devidas adaptações físicas. III. A avaliação deve considerar a utilização de diferentes instrumentos e estratégias, como provas orais, trabalhos práticos e observação direta, de modo a contemplar as diversas formas de expressão e aprendizagem dos estudantes. IV. O planejamento de adaptações curriculares deve envolver uma equipe multidisciplinar, incluindo professores, psicólogos, terapeutas ocupacionais e familiares, garantindo que as necessidades específicas do estudante sejam atendidas de maneira holística. Assinale a correta: ✂️ a) Somente as afirmações I e II estão corretas. ✂️ b) Somente as afirmações I, III e IV estão corretas. ✂️ c) Somente as afirmações II e IV estão corretas. ✂️ d) Somente as afirmações III e IV estão corretas. ✂️ e) Todas as afirmações estão corretas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
393Q899922 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024Gisele, uma aluna com deficiência auditiva, utiliza um aparelho auditivo e está matriculada em uma escola regular que oferece intérprete de Libras. Sobre o assunto, julgue as seguintes afirmações como verdadeiras (V) ou falsas (F): (__) A presença de um intérprete de Libras é uma medida de inclusão prevista na legislação brasileira para garantir que todos os alunos tenham as mesmas condições de aprendizado. (__) A escola deve garantir que todos os materiais didáticos estejam disponíveis em Libras promovendo, assim, a inclusão de todos os alunos em suas aulas. (__) A inclusão de Gisele na escola regular é um direito garantido pela Constituição Federal de 1988, que assegura o atendimento educacional especializado para quem necessita.Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento está correta: ✂️ a) V, V, F. ✂️ b) F, F, F. ✂️ c) V, F, F. ✂️ d) V, V, V. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
394Q1014100 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Rio Branco AC, IV UFG, 2024Na história da educação de surdos, o ano de 1880 está marcado no imaginário coletivo pela narrativa do acontecimento de um evento internacional em que foi deliberado que o método oral seria o ideal para a educação de surdos, proibindo o uso da língua de sinais. Esse evento é popularmente conhecido como ✂️ a) Congresso de Milão. ✂️ b) Conferência de Jomtien. ✂️ c) Congresso de Montréal. ✂️ d) Conferência de Salamanca. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
395Q899932 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024A Lei nº 12.796/2013 alterou a Lei nº 9.394/1996 (LDB - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), trazendo mudanças significativas em relação à educação infantil. Sobre as disposições atuais da LDB referentes à educação infantil, analise as afirmações abaixo: I. A educação infantil passa a ser obrigatória a partir dos 4 anos de idade, garantindo-se a matrícula gratuita na escola pública próxima à residência da criança. II. A avaliação na educação infantil deve ser realizada mediante acompanhamento e registro do desenvolvimento, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao ensino fundamental. III. A carga horária mínima anual da educação infantil é de 800 horas, distribuídas por um mínimo de 200 dias de trabalho educacional. Quais afirmações estão corretas de acordo com a LDB e suas alterações? ✂️ a) I, II e III. ✂️ b) Apenas II e III. ✂️ c) Apenas I e II. ✂️ d) Apenas I e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
396Q988515 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024A Política Nacional de Educação Inclusiva no Brasil é baseada em marcos legais que asseguram o direito à educação para todas as pessoas, com ou sem deficiência, visando à eliminação de barreiras e à promoção da igualdade de oportunidades. Conforme o artigo 58 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Lei n.º 9.394/1996: "A educação especial, para os educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, será oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, em todos os níveis, etapas e modalidades, assegurado o atendimento educacional especializado gratuito aos educandos." Com base no Art. 58 e seus parágrafos, analise as alternativas e assinale a correta. ✂️ a) A LDB prevê que o atendimento educacional especializado deve ser oferecido de forma isolada em instituições exclusivas, como forma de garantir melhor suporte pedagógico aos alunos com deficiência. ✂️ b) De acordo com a LDB, a educação especial deve ser oferecida obrigatoriamente em instituições separadas da rede regular, para que os alunos com deficiência tenham uma atenção mais individualizada. ✂️ c) A LDB estabelece que a educação especial deve ser oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, com o devido suporte especializado, para garantir a inclusão dos alunos com deficiência. ✂️ d) A legislação vigente determina que o atendimento educacional especializado é opcional, sendo oferecido apenas em casos em que as escolas regulares não possuam infraestrutura adequada. ✂️ e) Segundo a LDB, os alunos com deficiência devem ser incluídos em escolas regulares, mas a oferta de apoio especializado é restrita apenas ao ensino fundamental. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
397Q1089401 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Xangri lá RS, FUNDATEC, 2025Considerando as características clínicas do Transtorno do Espectro Autista (TEA) e suas implicações pedagógicas em contexto escolar inclusivo, assinale a alternativa que descreve corretamente a condição e as práticas educativas coerentes com a perspectiva inclusiva. ✂️ a) O TEA caracteriza-se por déficits na comunicação social. Programas intensivos baseados em análise do comportamento (EIBI/ABA) têm evidência de eficácia em idades precoces, sendo necessários como estratégia inicial, antes da inclusão na sala comum. ✂️ b) O TEA resulta principalmente de fatores psicossociais e de estilos parentais. Portanto, intervenções familiares devem preceder intervenções escolares, e a escola tem papel secundário na reabilitação, o que evidencia a importância do papel da família. ✂️ c) As características do TEA são suficientemente previsíveis para que protocolos pedagógicospadronizados (mesmo com pouca adaptação) atendam grande parte dos casos, dispensando planosplanos educacionais amplamente individualizados. ✂️ d) O TEA reúne déficits persistentes na comunicação social e interação. Sua apresentação é heterogênea, por isso a resposta escolar deve ser individualizada, articulando adaptações curriculares e condições para participação plena na classe regular. ✂️ e) Considerando a variabilidade do espectro e possíveis demandas de suporte, a decisão sobre escolarização deve priorizar a oferta em unidades especializadas sempre que houver qualquer diagnóstico de TEA, independentemente da avaliação funcional. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
398Q1017467 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Porto Alegre RS, FUNDATEC, 2025A morfologia da Libras apresenta características distintas das línguas orais, incluindo processos específicos de formação de sinais, como derivação, flexão e composição. Considerando os conceitos da morfologia da Libras, analise as assertivas abaixo: I. A derivação na Libras envolve a adição de morfemas que modificam o significado do sinal base, podendo incluir modificações no movimento, na configuração de mão e na expressão facial. II. A flexão morfológica na Libras é baseada exclusivamente na ordem sequencial dos sinais e não utiliza elementos simultâneos para indicar concordância verbal ou pluralização. III. A composição é um processo no qual dois ou mais sinais se combinam para formar um novo termo lexical, sendo um dos mecanismos de expansão do léxico da Libras. IV. Os morfemas livres em Libras correspondem aos sinais que podem ser usados isoladamente e ainda manter significado completo, enquanto os morfemas presos exigem associação com outros sinais. V. Em Libras, a derivação e a flexão ocorrem da mesma maneira do que nas línguas orais, sem distinções quanto à simultaneidade ou estrutura tridimensional do espaço de sinalização. Quais estão corretas? ✂️ a) Apenas I e IV. ✂️ b) Apenas II e V. ✂️ c) Apenas I, II e III. ✂️ d) Apenas I, III e IV. ✂️ e) Apenas II, III, IV e V. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
399Q1045709 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Tangará da Serra MT, FUNDATEC, 2025Um pediatra está avaliando uma criança de 4 anos que, até os 3 anos e 6 meses, apresentava desenvolvimento típico, incluindo habilidades de comunicação verbal, interação social e autonomia em atividades diárias, como vestir-se e usar o banheiro. Nos últimos meses, os pais notaram que a criança parou de falar palavras que antes utilizava frequentemente, tornou-se socialmente retraída e passou a apresentar comportamentos repetitivos, como balançar o corpo de forma constante. Além disso, perdeu habilidades motoras finas que já havia adquirido, como manipular objetos pequenos. Diante desse quadro, o diagnóstico mais provável para a criança é: ✂️ a) Transtorno do Espectro Autista (TEA), devido à manifestação precoce dos sintomas característicos. ✂️ b) TDAH, devido à dificuldade de manter atenção e a diminuição da interação social. ✂️ c) Síndrome de Heller (Transtorno Desintegrativo da Infância), devido à regressão acentuada de habilidades adquiridas. ✂️ d) Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC), devido aos comportamentos repetitivos observados. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
400Q1015763 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Rio Branco AC, IV UFG, 2024Leia o texto a seguir. São pessoas que possuem graus diferentes de perda sensorial, de visão e de audição, total ou parcial, concomitante. Fazem parte do público da educação bilíngue de surdos aqueles que se comunicam predominantemente pela Libras ou pela Libras tátil. FARIA-NASCIMENTO et al, 2021. Essa definição compreende os estudantes ✂️ a) surdos e com deficiência auditiva sinalizantes. ✂️ b) surdos implantados. ✂️ c) surdos com altas habilidades/superdotação. ✂️ d) surdocegos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro