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Questões de Concursos Professor de Educação Especial

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41Q835123 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Educação Especial, OMNI, 2021

Conforme a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva , complete a lacuna a seguir: Na perspectiva da educação inclusiva, ____________passa a integrar a proposta pedagógica da escola regular, promovendo o atendimento aos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.
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42Q657240 | Não definido, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Vila Velha ES, IBADE, 2020

A Lei nº 4.100, de 22 de outubro de 2003, que institui o Sistema Municipal de Ensino do Município de Vila Velha/ES, e disciplina seu funcionamento, expressa em seu Capítulo III, Da Educação Infantil e Do Ensino Fundamental, no art. 29 que, na rede pública municipal, o atendimento em creches deverá fazer-se, prioritariamente, a partir de:
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43Q834922 | Pedagogia, Normas Educacionais dos Estados, Professor de Educação Especial, IESES, 2021

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Município de Palhoça como modalidade de ensino, garante o acesso dos indivíduos à escolarização básica. Assinale a alternativa INCORRETA, de acordo com a Base Curricular da Rede Municipal de Ensino da Palhoça:
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44Q809840 | Legislação Federal, Lei n 8069 1990 Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Professor de Educação Especial, Secretaria de Estado de Educação AM, CESPE CEBRASPE

Considerando o disposto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), julgue os seguintes itens.

Os pais ou responsáveis têm a obrigação de encaminhar a criança ou o adolescente para tratamento especializado, caso este seja necessário.

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45Q831829 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Educação Especial, OMNI, 2021

No Atendimento Educacional Especializado – AEE para o aluno com deficiência auditiva/surdez, o professor especializado deverá atender as suas especificidades sempre em colaboração com o professor da escola comum, com os demais profissionais e com a família. Analise as afirmativas abaixo sobre algumas funções do professor especialista de AEE e marque verdadeiro (V) ou falso (F):
( ) Identificar, elaborar, produzir e organizar serviços, recursos pedagógicos, de acessibilidade e estratégias considerando as necessidades específicas dos alunos público-alvo da Educação Especial. ( )Elaborar e executar plano de Atendimento Educacional Especializado, avaliando a funcionalidade e a aplicabilidade dos recursos pedagógicos e de acessibilidade. ( ) Utilizar todas as formas de linguagens e expressões para estabelecer a melhor comunicação possível, falar as palavras bem articuladas de frente para o aluno em intensidade média, apoiar sua explicação em imagens ou objetos concretos. ( ) Estabelecer articulação com os professores da sala de aula comum, visando à disponibilização dos serviços, dos recursos pedagógicos e de acessibilidade e das estratégias que promovem a participação dos alunos nas atividades escolares.
Assinale alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
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47Q657696 | Não definido, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Vila Velha ES, IBADE, 2020

A Lei nº 5.629, de 24 de junho de 2015, do Município de Vila Velha, Estado do Espírito Santo, que Aprova o Plano Municipal de Educação - PME e dá outras providências, apresenta como Meta 5: alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do 3º (terceiro) ano do Ensino Fundamental.
Dentro da referida Meta, a Estratégia 5.6 diz que os alunos que, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental, não estiverem alfabetizados:
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49Q832560 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Educação Especial, IESES, 2021

Na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional constam informações em relação aos Profissionais da Educação, assinale a alternativa correta:
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50Q328633 | Pedagogia, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Uruguaiana RS, FUNDATEC

“Houve um tempo em que era extremamente nítida a separação entre o brincar e o aprender. Os momentos de uma atividade e os momentos de outra eram separados por rígido abismo e não se concebia que fosse possível aprender quando se brincava.”

Qual dos autores abaixo formulou essa ideia sobre o aprender brincando?

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51Q328094 | Pedagogia, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Uruguaiana RS, FUNDATEC

Para Fávero, uma instituição especializada, ou escola especial, é assim reconhecida justamente pelo tipo de atendimento que oferece, ou seja, o atendimento educacional especializado. Logo, as escolas especiais não podem ser substitutivas, mas ___________ à escola comum __________. E, ainda, conforme a LDBEN, artigo 60, as instituições especializadas são aquelas com atuação exclusiva em educação especial, para fins de apoio técnico e _________ do poder público.

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52Q834354 | Português, Interpretação de Textos, Professor de Educação Especial, IESES, 2021

Leia o texto abaixo:
De maneira que o trigo que caiu na boa terra, nasceu e frutificou; o trigo que caiu na terra, não frutificou, mas nasceu; porque a palavra de Deus é tão funda, que nos bons faz muito fruto e é tão eficaz que nos maus ainda que não faça fruto, faz efeito; lançada nos espinhos, não frutificou, mas nasceu até nos espinhos; lançada nas pedras, não frutificou, mas nasceu até nas pedras.
(Pe. Antônio Vieira. “Sermão da Sexagésima”. Pregado na Capela Real, no ano de 1655).
Considerando os termos sublinhados no texto, pode-se afirmar que a construção de sentidos perpassa pelo emprego de:
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53Q375250 | Português, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Vila Velha ES, IBADE, 2020

Leia o texto abaixo e responda ao que se pede.
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54Q832252 | Informática, Planilhas Eletrônicas Microsoft Excel e BrOfficeorg Calc, Professor de Educação Especial, IESES, 2021

Sobre o programa Microsoft Excel, verifique as assertivas e assinale a correta.
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55Q322640 | Pedagogia, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Uruguaiana RS, FUNDATEC

Para atuar na Educação Infantil, os profissionais devem ter, no mínimo, o magistério em nível médio, tendo em vista que o trabalho direto com crianças pequenas exige que o professor tenha uma competência polivalente. É considerado polivalente, o professor que:

I. Trabalha com conteúdos de naturezas diversas que abrangem desde cuidados básicos essenciais até conhecimentos específicos provenientes das diversas áreas do conhecimento.

II. Reflete constantemente sobre sua prática, debatendo com seus pares, dialogando com as famílias e a comunidade e buscando informações necessárias para o trabalho que desenvolve.

III. Utiliza instrumentos essenciais para observação, registro, planejamento e avaliação na reflexão sobre a prática direta com as crianças.

Quais estão corretas?

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56Q325382 | Pedagogia, Professor de Educação Especial, SEDUC AM, CESPE CEBRASPE

A respeito da Convenção Interamericana para a Eliminação de todas as Formas de Discriminação contra a Pessoa Portadora de Deficiência, julgue os itens de 112 a 114.

A expressão discriminação contra as pessoas portadoras de deficiência significa toda e qualquer forma de desatenção às demandas educacionais de alunos com necessidades especiais, como a não criação de condições para o acesso e a permanência desses alunos na escola.

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57Q832955 | Geografia, Geografia Econômica, Professor de Educação Especial, IESES, 2021

Os blocos econômicos consistem especialmente no processo de facilitação do desenvolvimento da atividade comercial entre os membros. Dessa forma, os países-membros realizam entre si a venda de produtos e permitem o tráfego de informações, bens e pessoas, além de dificultaram a entrada de produtos de países que não são membros por meio da criação de barreiras comerciais. Assinale a alternativa correta onde informa como os primeiros blocos surgiram:
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58Q832552 | Português, Interpretação de Textos, Professor de Educação Especial, IESES, 2021

O desenho dos espaços, sejam eles físicos ou virtuais, afetam diretamente como as pessoas interagem dentro dele. Assim como nos comportamos de maneiras distintas em um estádio de futebol e numa biblioteca, também mudamos nossa postura do LinkedIn para o WhatsApp. São nos espaços públicos como parques, bibliotecas e praças que pessoas das mais variadas tribos se encontram, reconhecem as desigualdades e criam um senso de pertencimento e identidade. Eles são parte fundamental para o funcionamento de sociedades plurais. E o que as redes sociais podem aprender com espaços públicos físicos? Essa é a pergunta que a organização não governamental Civic Signal se propôs a responder. O objetivo da ONG é não só fornecer subsídios para que engenheiros, designers e empresas de tecnologia formem ambientes digitais mais inclusivos, como também estabelecer critérios objetivos para avaliar o quão amigáveis as plataformas já existentes são.

(Clara Becker. “Como construir espaços digitais públicos mais saudáveis?”. Adaptado. Jornal El País. 2021).
A coesão textual consiste na conexão linguística eficiente das ideias que compõem um texto. Sendo assim, considerando os tipos de coesão textual, o termo sublinhado no texto indica a:
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59Q835174 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Educação Especial, IESES, 2021

Assinale a alternativa correta referente à Educação Profissional Técnica de Nível Médio que consta na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional:
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60Q319683 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Educação Especial, SEDUC AM, CESPE CEBRASPE

Acerca das práticas da língua portuguesa, como a leitura, produção e escrita do texto, a análise linguística e a sistematização do código, julgue os itens seguintes.

Em virtude de as atividades de produção de textos terem o objetivo de tornar o aluno apto a construir textos coesos e coerentes, é dispensável, na realização dessas atividades, considerar as características específicas do gênero textual que está sendo trabalhado.

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