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Questões de Concursos Professor de Educação Especial

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421Q1080845 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Legislação das Pessoas com Deficiência, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Tangará da Serra MT, FUNDATEC, 2025

São diretrizes da Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência:

I. Estabelecer mecanismos que acelerem e favoreçam a inclusão social da pessoa portadora de deficiência.
II. Fomentar procedimentos assistencialistas à pessoa portadora de deficiência, tanto no aspecto econômico quanto no político.
III. Viabilizar a participação da pessoa portadora de deficiência em todas as fases de implementação dessa Política, por intermédio de suas entidades representativas.

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422Q1013538 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Laranjal Paulista SP, Avança SP, 2022

Segundo Ferreira Brito (1990), a LIBRAS tem sua estrutura gramatical organizada a partir de alguns parâmetros que estruturam sua formação nos diferentes níveis linguísticos. Três são seus parâmetros principais ou maiores, são eles:
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423Q1029449 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

As Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial (2009) estabelecem que os sistemas de ensino devem matricular os alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação nas classes comuns do ensino regular e no Atendimento Educacional Especializado (AEE). Além disso, o MEC recomenda que as atividades do AEE aconteçam em ambientes adequados.

As afirmativas a seguir listam corretamente onde o AEE pode ser realizado, à exceção de uma. Assinale-a.
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424Q911433 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Nova Itaberaba SC, Unoesc, 2024

Entende-se por educação especial, para os efeitos desta Lei, a modalidade de educação escolar oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação. O conceito apresentado corresponde a:
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425Q911434 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Nova Itaberaba SC, Unoesc, 2024

Na Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015, em seu
Art. 2º - Considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.
§1º A avaliação da deficiência, quando necessária, será biopsicossocial, realizada por equipe multiprofissional e interdisciplinar e considerará:
I. Os impedimentos nas funções e nas estruturas do corpo. II. Os fatores socioambientais, psicológicos e pessoais. III. A limitação no desempenho de atividades. IV. A restrição de participação.

Assinale a correta:
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426Q1079887 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Disposições Preliminares, Professor de Educação Especial, Prefeitura de São Gonçalo do Amarante CE, CETREDE, 2019

Analise as afirmativas a seguir, em relação aos direitos da pessoa com deficiência, conquistados através de um processo de luta ao longo da História.

I. A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva visa efetivar o acesso e a plena participação de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação nas escolas de ensino regular.

II. A Declaração de Salamanca tem como princípio orientador que as crianças com necessidades educacionais especiais sejam incluídas em escolas especializadas.

III. A Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência é destinada a assegurar e a promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoa com deficiência, visando à sua inclusão social e cidadania.

IV. A Constituição Federal de 1988 garante: A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

Marque a opção que indica a(s) afirmativa(s) CORRETA(S).

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427Q1081423 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Disposições Preliminares, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Laranjal Paulista SP, Avança SP, 2023

Analise os itens a seguir de acordo com a Lei nº 13. 146, 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da pessoa com deficiência.

I - Considera-se discriminação em razão da deficiência toda forma de distinção, restrição ou exclusão, por ação ou omissão, que tenha o propósito ou o efeito de prejudicar, impedir ou anular o reconhecimento ou o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais de pessoa com deficiência, excluindo a recusa de adaptações razoáveis e de fornecimento de tecnologias assistivas.
II - A pessoa com deficiência tem direito a receber atendimento prioritário, sobretudo com a finalidade de proteção e socorro em quaisquer circunstâncias.
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428Q1081424 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Disposições Preliminares, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Laranjal Paulista SP, Avança SP, 2023

A pessoa com deficiência tem direito a receber atendimento prioritário, sobretudo em consonância às seguintes finalidades, à exceção de uma. Assinale-a.
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429Q911440 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Nova Itaberaba SC, Unoesc, 2024

Assinale a alternativa que apresenta estratégias pedagógicas que podem ser eficazes no ensino de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
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430Q1081425 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Legislação das Pessoas com Deficiência, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Laranjal Paulista SP, Avança SP, 2023

Quais requisitos mínimos de acessibilidade devem ser atendidos em edifícios com mais de um pavimento?
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431Q1045367 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Santarém PA, IVIN, 2024

Visto que a deficiência física envolve a alteração completa ou parcial de um ou mais segmentos do corpo humano que acarrete comprometimento da função física, enumere a segunda coluna de acordo com a primeira, associando cada uma dessas formas de comprometimento (do gr. plegia, “paralisia”) à sua correta e respectiva definição técnica:

Coluna 1

1. Paraplegia.

2. Tetraplegia.

3. Hemiplegia.

4. Monoplegia.

Coluna 2

( ) Paralisia que atinge simultaneamente os quatro membros.

( ) Paralisia das pernas e da parte inferior do tronco.

( ) Paralisia que acomete um só membro ou grupo muscular.

( ) Paralisia total ou parcial da metade lateral do corpo.

Assinale a sequência da correta relação:
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432Q1017464 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Porto Alegre RS, FUNDATEC, 2025

Segundo o art. 6º, parágrafo único, da Lei nº 14.704/2023, são atribuições do profissional tradutor, intérprete e guia-intérprete da Libras:

I. Intermediar a comunicação entre surdos e ouvintes por meio da Libras para a língua oral e vice-versa.
II. Intermediar a comunicação entre surdos e por meio da Libras para outra língua de sinais e vice-versa.
III. Traduzir textos escritos, orais ou sinalizados da língua portuguesa para a Libras e outras línguas de sinais e viceversa.

Quais estão corretas?
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433Q1089410 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Xangri lá RS, FUNDATEC, 2025

As necessidades educacionais especiais podem, em alguns casos, surgir de situaçõestransitórias que afetam o processo de aprendizagem. Considerando essa concepção e os contextos que podem gerar necessidades educacionais especiais temporárias, assinale a alternativa correta.
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434Q1045660 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Pedro Velho RN, FACET Concursos, 2025

Sobre o desenvolvimento emocional e social de crianças neurodivergentes, analise as afirmativas abaixo, considerando as contribuições de Vygotsky (1993) sobre mediação social e emocional e pesquisas contemporâneas na área de neurodesenvolvimento:

I. A interação social mediada é essencial para o desenvolvimento emocional em crianças neurodivergentes, promovendo a construção de habilidades sociais a partir de experiências guiadas.

II. Estratégias de ensino baseadas em modelos de comportamento, como o Treinamento de Habilidades Sociais (THS), não são eficazes para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

III. A inclusão social de crianças neurodivergentes em grupos heterogêneos de aprendizagem favorece o desenvolvimento de competências emocionais por meio da troca entre pares.

IV. Técnicas de mindfulness adaptadas à educação especial têm demonstrado eficácia na redução de estresse e ansiedade em alunos com TDAH.

V. As intervenções educativas para o desenvolvimento social devem priorizar a independência total do aluno, sem necessidade de apoio externo a longo prazo.

Assinale a alternativa correta:

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435Q1079969 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Legislação das Pessoas com Deficiência, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Morro Agudo SP, VUNESP, 2020

Texto associado.
Considere o texto constante da Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva para responder à questão.
Impulsionando a inclusão educacional e social, o Decreto n° 5.296/04 regulamentou as leis n°10.048/00 e n° 10.098/00, estabelecendo normas e critérios para a promoção da acessibilidade
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436Q1031599 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Sobre a participação da família de crianças com deficiência no processo educacional, assinale a afirmativa correta.
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437Q1015769 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Rio Branco AC, IV UFG, 2024

De acordo com os Decretos nº 5.626/2005 e nº 890/2014, considera-se deficiência auditiva a perda bilateral, parcial ou total, aferida por audiograma nas frequências de 500 Hz, 1.000 Hz, 2.000 Hz e 3.000 Hz, que apresenta
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438Q899049 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Cariacica ES, IDESG, 2024

Com base na Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, analise as afirmativas a seguir, marcando (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas. Em seguida, escolha a alternativa que apresenta a sequência correta:

(__) O atendimento educacional especializado disponibiliza programas de enriquecimento curricular, o ensino de linguagens e códigos específicos de comunicação e sinalização, ajudas técnicas e tecnologia assistiva, dentre outros. Ao longo de todo processo de escolarização, esse atendimento deve estar articulado com a proposta pedagógica do ensino comum.
(__) Em 1973, é criado no MEC, o Centro Nacional de Educação Especial - CENESP, responsável pela gerência da educação especial no Brasil, que, sob a égide integracionista, impulsionou ações educacionais voltadas às pessoas com deficiência e às pessoas com superdotação; ainda configuradas por campanhas assistenciais e ações isoladas do Estado.
(__) Na perspectiva da educação inclusiva, a educação especial passa a constituir a proposta pedagógica da escola, definindo como seu público-alvo os alunos com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. Nestes casos e outros, que implicam em transtornos funcionais específicos, a educação especial atua de forma articulada com o ensino comum, orientando para o atendimento às necessidades educacionais especiais desses alunos.
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439Q1018376 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Castanhal PA, CETAP, 2024

Assinale a alternativa que completa corretamente a seguinte frase: "A aquisição de duas línguas, como, por exemplo, o Português e a Libras, é chamada de ___________" .
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440Q1015078 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Rio Branco AC, IBADE, 2018

A Libras não pode ser estudada tendo como base a Língua Portuguesa, porque tem gram ática diferenciada, independente da língua oral. A ordem dos sinais na construção de um enunciado obedece regras próprias que refletem a forma de o surdo processar suas ideias, com base em sua percepção:
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