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Questões de Concursos Professor de Educação Especial

Resolva questões de Professor de Educação Especial comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


441Q1080872 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Direitos Fundamentais no Estatuto da Pessoa com Deficiência, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Presidente Prudente SP, VUNESP, 2025

De acordo com a Lei no 13.146/2015, que institui a Lei Brasileira de Inclusão (LBI), considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimentos
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442Q1015082 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Rio Branco AC, IBADE, 2018

Na ausência de uma língua comum com seus familiares, indivíduos surdos acabam por desenvolver um sistema linguístico restrito, que serve para comunicação familiar. Como o indivíduo não adquiriu plenamente o Português nem a Libras, utiliza essa “língua” para se comunicar. No entanto, essa língua não é compartilhada em seu contexto social e restringe o indivíduo à interação com um sujeito determinado, na maior parte das vezes, somente com membros de sua família. Com a limitação linguística, sua vivência também diminui, assim como sua compreensão de mundo. Estudos de autores como Fernandes mostram que surdos que tem convivência tardia com a Libras apresentam problemas:
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443Q1029443 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Leia o trecho a seguir.

Pessoas com deficiência podem participar das várias esferas da sociedade, desde que se mostrem aptas a isso, por méritos próprios. Ou seja, sem exigir alterações nos ambientes e nas práticas de convivência social. Para tanto, são submetidas a avaliações médicas.

Fonte: diversa.org.br

Assinale a opção que indica corretamente o paradigma histórico relacionado às pessoas com deficiência ao qual o trecho se refere.
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444Q1089413 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Xangri lá RS, FUNDATEC, 2025

O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é uma condição doneurodesenvolvimento que pode impactar significativamente o desempenho escolar, a organização detarefas e as interações sociais. Considerando a perspectiva da educação inclusiva, analise a sentençaabaixo:

O reconhecimento do TDAH deve se basear exclusivamente em observações comportamentais em sala de aula, sem necessidade de avaliação multidisciplinar ou entrevistas com família e profissionais desaúde, pois estudantes com TDAH podem apresentar dificuldades em manter atenção sustentada,controlar impulsos e organizar tarefas, situações perceptíveis pelos professores no meio escolar (1ª parte). Nesses casos, são necessárias flexibilização curricular, estratégias pedagógicas diferenciadas e acompanhamento individualizado, assim como intervenções pedagógicas efetivas que incluem divisão de atividades em etapas menores, uso de recursos visuais, reforço positivo e instruções claras, visando minimizar impactos do déficit de atenção sem reduzir expectativasacadêmicas (2ª parte). Estudantes com TDAH apresentam potencial de aprendizagem, não exigindo, na maioria das vezes, adaptações pedagógicas específicas, pois a única medida necessária é a aplicação de medicação prescrita por profissional de saúde (3ª parte).

Quais partes estão corretas?
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445Q1080775 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Legislação das Pessoas com Deficiência, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Lajeado Grande SC, ACAFE, 2024

Acerca das disposições previstas na Lei nº 7.853/89, que instituiu o CORDE, marque V, para as afirmativas verdadeiras, e F, para as falsas:

(__) O Ministério Público poderá instaurar, sob sua presidência, inquérito civil, ou requisitar, de qualquer pessoa física ou jurídica, pública ou particular, certidões, informações, exame ou perícias, no prazo que assinalar, não inferior a 30 dias úteis.

(__) Ao Poder Público e seus órgãos cabe assegurar às pessoas portadoras de deficiência o pleno exercício de seus direitos básicos, inclusive dos direitos à educação, à saúde, ao trabalho, ao lazer, à previdência social, ao amparo à infância e à maternidade, e de outros que, decorrentes da Constituição e das leis, propiciem seu bem-estar pessoal, social e econômico.

(__) Esgotadas as diligências, caso se convença o órgão do Ministério Público da inexistência de elementos para a propositura de ação civil, promoverá fundamentadamente o arquivamento do inquérito civil, ou das peças informativas. Neste caso, deverá remeter a reexame os autos ou as respectivas peças, em 15 (quinze) dias, ao Conselho Superior do Ministério Público, que os examinará, deliberando a respeito, conforme dispuser seu Regimento.

(__) O Ministério Público intervirá obrigatoriamente nas ações públicas, coletivas ou individuais, em que se discutam interesses relacionados à deficiência das pessoas.

A sequência está correta em:

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446Q1015761 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Rio Branco AC, IV UFG, 2024

Na perspectiva da educação inclusiva, o processo educacional tem como objetivo promover o atendimento às necessidades educacionais especiais de alunos com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. Para isso, a educação especial passa a integrar a proposta pedagógica da escola
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447Q1015767 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Rio Branco AC, IV UFG, 2024

Brito (1995) separa as unidades mínimas constitutivas dos sinais em parâmetros primários e parâmetros secundários. Para a autora, são considerados primários:
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448Q1015772 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Rio Branco AC, IV UFG, 2024

Leia o texto a seguir.

No Atendimento Educacional Especializado para o trabalho pedagógico com alunos surdos, destacam-se três momentos didático-pedagógicos: Atendimento Educacional Especializado em Libras, Atendimento Educacional Especializado para o ensino de Libras e Atendimento Educacional Especializado para o ensino da Língua Portuguesa.

DAMÁZIO, Mirlene Ferreira Macedo. Atendimento Educacional Especializado: pessoas com surdez. Brasília: MEC/SEESP, 2007. p. 38-46


No momento do Atendimento Educacional Especializado para o ensino de Libras,

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449Q1018375 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Castanhal PA, CETAP, 2024

Analise as assertivas sobre a gramatica de Libras e marque a alternativa correta.

I - A gramatica da Libras apresenta uma dependência com a gramatica do português brasileiro.

II - A gramática da Libras difere da gramatica da língua portuguesa quanto à ordem básica das palavras na frase

IIl - A Libras pode apresentar tanto a linearidade como a simultaneidade na apresentação dos fonemas e morfemas que constituem os sinais na sinalização.

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450Q1081126 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Disposições Preliminares, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Sananduva RS, Unoesc, 2024

A Lei nº 13.146 de 06 de julho de 2015, que institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência), traz em seu Art. 2º: “Considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza ______, _______, _________ou _______, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena eefetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas”.

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas.

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451Q1081389 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Direitos Fundamentais no Estatuto da Pessoa com Deficiência, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Gaspar SC, IESES, 2023

São direitos da pessoa com transtorno do espectro autista:

I. A vida digna, a integridade física e moral, o livre desenvolvimento da personalidade, a segurança e o lazer.
II. O acesso a ações e serviços de saúde, com vistas à atenção integral às suas necessidades de saúde.
III. A proteção contra qualquer forma de abuso e exploração.
IV. O acesso à educação e ao ensino profissionalizante, à moradia, inclusive à residência protegida, ao mercado de trabalho e à previdência social e à assistência social.

Assinale a alternativa correta:
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452Q1081147 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Disposições Preliminares, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Castanhal PA, CETAP, 2024

Assinale a alternativa que identifica corretamente a pessoa a que se refere a descrição seguinte, conforme a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (2015).

"Pessoa que exerce atividades de alimentação, higiene e locomoção do estudante com deficiência e atua em todas as atividades escolares nas quais se fizer necessária, em todos os níveis e modalidades de ensino, em instituições públicas e privadas, excluídas as técnicas ou os procedimentos identificados com profissões legalmente estabelecidas."

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453Q1080655 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Disposições Preliminares, Professor de Educação Especial, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024

Acerca dos problemas atuais da avaliação da deficiência encontrados nos Modelos médico e biopsicossocial de deficiência, assinale a alternativa que está de acordo com a Lei Brasileira de Inclusão, Lei nº 13.146/2015.
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454Q1079888 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Disposições Preliminares, Professor de Educação Especial, Prefeitura de São Gonçalo do Amarante CE, CETREDE, 2019

A educação da pessoa com deficiência sofreu processos que foram construídos socialmente ao longo dos anos. A inclusão da "educação de deficientes", da "educação dos excepcionais" ou da "educação especial" na política educacional brasileira vem a ocorrer somente no final dos anos cinquenta e início da década de sessenta no século XX.

Sobre os paradigmas de cada época da sociedade e seus aportes oferecidos às pessoas com deficiência, faça a correspondência da coluna B pela coluna A.

COLUNA A

I. Exclusão.

II. Integração.

III. Inclusão.

COLUNA B

( ) Paradigma de Suportes, Centros de AEE, Escola Inclusiva, SRM...

( ) Extermínio, segregação, institucionalização, ensino domiciliar, escola especial.

( ) Normalização, paradigma de serviços, classe comum e classe especial.

Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.

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455Q1089404 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Xangri lá RS, FUNDATEC, 2025

As flexibilizações curriculares são estratégias pedagógicas destinadas a garantir queestudantes com Necessidades Educacionais Especiais (NEE) tenham acesso efetivo ao currículo epossam desenvolver aprendizagens significativas. A respeito das práticas de flexibilização curricular, assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Reorganizar objetivos, conteúdos, metodologias e estratégias de ensino para atender aos diferentes modos de aprender dos estudantes com NEE.
( ) Estabelecer expectativas realistas e negociadas com a família e a equipe pedagógica, sem reduzir a função formadora da escola.
( ) Criar um currículo paralelo, desvinculado do projeto pedagógico da escola regular, de forma a melhor atender às aprendizagens do estudante com NEE.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
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456Q1079971 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Disposições Preliminares, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Morro Agudo SP, VUNESP, 2020

Considere o disposto na Lei n° 13.146/2015 quanto aos tipos de barreiras (1; 2; 3; 4) e os relacione aos seus significados (a; b; c; d), assinalando a alternativa correta.
1. Barreiras urbanísticas; 2. Barreiras atitudinais; 3. Barreiras arquitetônicas; 4. Barreiras nas comunicações.
a. As que impeçam ou prejudiquem a participação social da pessoa com deficiência em igualdade de condições e oportunidades com as demais pessoas; b. São as existentes nos edifícios públicos e privados; c. São as existentes nas vias e nos espaços públicos e privados abertos ao público ou de uso coletivo; d. As que dificultem ou impossibilitem a expressão ou o recebimento de mensagens e de informações por intermédio de sistemas de comunicação e de tecnologia da informação.
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457Q1031601 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

O conceito de deficiência vigente foi proposto pela Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência da ONU (2006) e incorporado à legislação brasileira com a Lei Brasileira de Inclusão, conhecida como Estatuto da Pessoa com Deficiência (2015).

Neste contexto, sobre a condição de deficiência, assinale a afirmativa correta.
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458Q1015768 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Rio Branco AC, IV UFG, 2024

Leia o texto a seguir.

Os surdos, quando usuários da Língua de Sinais, sentem necessidade de um conforto linguístico na cultura visual-motora. VILHALVA. O despertar do silêncio. 2004.

Isso significa que a concepção de mundo, logo, de linguagem, da pessoa surda está fundamentada
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459Q1018374 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Castanhal PA, CETAP, 2024

Marque a alternativa que apresenta o que não é pertinente afirmar acerca da cultura do sujeito surdo.
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460Q1017370 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Águas de Lindóia SP, Avança SP, 2024

Alguns aspectos da língua brasileira de sinais – Libras – foram destacados abaixo. Marque a alternativa que traz um dado impreciso.
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