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Questões de Concursos Professor de Educação Especial

Resolva questões de Professor de Educação Especial comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


461Q1029451 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

De acordo com as orientações para a implantação de salas de recursos multifuncionais (SRMs), esses espaços podem ser de dois tipos, contendo equipamentos e materiais pedagógicos específicos.

A esse respeito, assinale a opção que indica equipamentos pedagógicos adicionais encontrados apenas em uma SRM do tipo II.
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462Q1080656 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Direitos Fundamentais no Estatuto da Pessoa com Deficiência, Professor de Educação Especial, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024

Com relação ao Estatuto da Pessoa com Deficiência em seu capítulo IV, Art. 27 diz que “A educação constitui direito da pessoa com deficiência, assegurados sistema educacional inclusivo em todos os níveis e aprendizado ao longo de toda a vida, de forma a alcançar o máximo desenvolvimento possível de seus talentos e habilidades _________, __________, _________ e _________, segundo suas características, interesses e necessidades de aprendizagem”. Com base nessa frase, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta das habilidades
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463Q1079889 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Acessibilidade, Professor de Educação Especial, Prefeitura de São Gonçalo do Amarante CE, CETREDE, 2019

Para fins da aplicação da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, considera-se acessibilidade:
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464Q1080657 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Acessibilidade, Professor de Educação Especial, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024

A Tecnologia Assistiva é retratada no Estatuto da Pessoa com Deficiência em seu Capítulo III, Art.74 e Art.75, onde cita respectivamente a garantia à pessoa com deficiência de acesso a produtos, recursos, estratégias, práticas, processos, métodos e serviços de tecnologia assistiva que maximizem sua autonomia, mobilidade pessoal e qualidade de vida; e, que o poder público desenvolverá plano específico de medidas, a ser renovado em cada período de quatro anos. Parágrafo único. Para fazer cumprir o disposto neste artigo, os procedimentos constantes do plano específico de medidas deverão ser avaliados, pelo menos, a cada
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465Q1089406 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Xangri lá RS, FUNDATEC, 2025

Segundo Jannuzzi (2004), a trajetória histórica da Educação Especial no Brasil foi marcada por diferentes paradigmas e abordagens, que se transformaram ao longo do tempo em consonância com os contextos sociais, políticos e pedagógicos. Considerando essa perspectiva, analise as assertivas abaixo:

I. Até metade do século XX, a Educação Especial esteve fortemente vinculada a práticas assistencialistas e filantrópicas, voltadas principalmente ao cuidado e à proteção social, sem ênfase na escolarização formal.
II. As primeiras iniciativas estatais de atendimento especializado no Brasil remontam ao século XIX, com a criação de instituições voltadas à educação de surdos e cegos, ainda sob forte influência de modelos médico-pedagógicos.
III. A trajetória da Educação Especial no Brasil manteve-se homogênea ao longo do tempo, sem apresentar mudanças significativas em seus paradigmas, independentemente das transformações sociais e políticas do país.

Quais estão INCORRETAS?
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466Q1080776 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Legislação das Pessoas com Deficiência, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Lajeado Grande SC, ACAFE, 2024

Acerca das regras dos elementos de urbanização, previstas na Lei nº 10.098/94, analise as afirmativas a seguir:

I. O planejamento e a urbanização das vias públicas, dos parques e dos demais espaços de uso público deverão ser concebidos e executados de forma a torná-los acessíveis para todas as pessoas, inclusive para aquelas com deficiência ou com mobilidade reduzida.

II. No mínimo 15% (quinze por cento) de cada brinquedo e equipamento de lazer existentes em parques devem ser adaptados e identificados, tanto quanto tecnicamente possível, para possibilitar sua utilização por pessoas com deficiência, inclusive visual, ou com mobilidade reduzida.

III. O passeio público, elemento obrigatório de urbanização e parte da via pública, normalmente segregado e em nível diferente, destina-se somente à circulação de pedestres e, quando possível, à implantação de mobiliário urbano e de vegetação.

Está correto o que se afirma em:

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467Q1081388 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Acessibilidade, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Gaspar SC, IESES, 2023

De acordo com a Lei 13.146/2015, é considerada tecnologia assistiva ou ajuda técnica de produtos, visando à autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social do aluno:
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468Q1089400 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Xangri lá RS, FUNDATEC, 2025

“A inclusão não se restringe ao ato de matricular o estudante, mas implica rever concepções pedagógicas, curriculares e administrativas” (Mantoan, 2003). Considerando a perspectiva da autora e a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (MEC, 2008), é correto afirmar que a efetivação da inclusão:
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469Q1089403 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Xangri lá RS, FUNDATEC, 2025

Considerando a deficiência sob a perspectiva histórico-cultural, que enfatiza a relação entre o desenvolvimento humano e os processos de mediação social, assinale a alternativa que expressa corretamente essa concepção.
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470Q1089405 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Xangri lá RS, FUNDATEC, 2025

A respeito das concepções contemporâneas sobre deficiência intelectual e de suasimplicações para avaliação e atendimento educativo, assinale a alternativa correta.
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471Q1089407 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Xangri lá RS, FUNDATEC, 2025

Considerando os contextos de educação inclusiva e os estudos sobre desenvolvimentoe aprendizagem, sobre a relação entre os aspectos cognitivos, afetivos e sociais, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) O afeto exerce papel central no processo de aprendizagem, pois a relação positiva do estudante com o professor, colegas e conteúdos favorece a motivação, o engajamento e a construção do conhecimento.
( ) A dimensão emocional é inseparável do desenvolvimento cognitivo, influenciando a forma como o aluno processa informações, organiza conceitos e aplica o conhecimento em diferentes contextos.
( ) A aprendizagem resulta da interação de fatores biológicos, cognitivos, sociais e emocionais, sendo mediada por experiências de socialização, contextos educativos e estratégias pedagógicas adequadas.
( ) Transtornos emocionais podem impactar significativamente a trajetória escolar e o desempenho acadêmico, interferindo em atenção, memória, regulação de comportamento e relações interpessoais.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
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472Q1089408 | Pedagogia, Políticas Educacionais, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Xangri lá RS, FUNDATEC, 2025

Através do Programa Educação Inclusiva: direito à diversidade (2003), o MEC secomprometia a fomentar a política de construção de sistemas educacionais inclusivos, reunindo recursos e firmando convênios e parcerias com a comunidade, constituindo como objetivo central:
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473Q1089409 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Xangri lá RS, FUNDATEC, 2025

Considerando a LDBEN e o Decreto nº 7.611/2011, que regulamenta a educaçãoespecial e o Atendimento Educacional Especializado (AEE), analise as assertivas abaixo:

I. O AEE substitui integralmente o ensino regular, pois destina-se exclusivamente a estudantes com deficiência intelectual, sem considerar outros tipos de necessidades educacionais especiais.
II. O AEE substitui parcialmente o ensino regular, devendo ser implantado em instituições especializadas, tendo como foco principal a medicalização da aprendizagem, visando compensar déficits individuais.
III. O AEE é complementar ou suplementar à formação escolar, ocorrendo preferencialmente em salas ou espaços especializados, oferecendo apoio pedagógico especializado dentro ou fora da sala regular.

Quais estão corretas?
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474Q1089411 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Xangri lá RS, FUNDATEC, 2025

Considerando o contexto escolar inclusivo, acerca da deficiência visual (baixa visão ecegueira) e a articulação entre definição diagnóstica, avaliação funcional e adaptações pedagógicas coerentes com as práticas inclusivas, assinale a alternativa correta.
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475Q1081074 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Direitos Fundamentais no Estatuto da Pessoa com Deficiência, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Buritizal SP, Creative Group, 2024

Analise o trecho a seguir da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (LBI): “Incumbe ao poder público assegurar, criar, desenvolver, implementar, incentivar, acompanhar e avaliar: Projeto pedagógico que institucionalize o atendimento educacional especializado, assim como os demais serviços e adaptações razoáveis, para atender às características dos estudantes comdeficiência e garantir o seu pleno acesso ao currículo em condições de igualdade, promovendo a conquista e o exercício de sua autonomia” (Artigo 28, inciso III).

É CORRETO afirmar que este trecho está se referindo a

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476Q1089402 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Xangri lá RS, FUNDATEC, 2025

A educação inclusiva enfrenta tensões entre integração e inclusão. A respeito dasdiferenças entre as duas concepções, analise as assertivas abaixo:

I. A integração busca adequar a escola às diferenças, defendendo a homogeneização do ensino, enquanto a inclusão exige que o aluno se adapte ao padrão escolar.
II. A inclusão implica mudanças sistêmicas na escola para acolher a diversidade, enquanto a integração pressupõe que o aluno se ajuste ao já existente.
III. A inclusão refere-se apenas a deficiências físicas, sendo um movimento recente; a integração, a transtornos intelectuais, sendo praticada desde o século XIX.

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477Q1079970 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Acessibilidade, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Morro Agudo SP, VUNESP, 2020

A Lei n° 13.146/2015 reconhece a “concepção de produtos, ambientes, programas e serviços a serem usados por todas as pessoas, sem necessidade de adaptação ou de projeto específico, incluindo os recursos de tecnologia assistiva”, como sendo a definição de
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478Q1016284 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

A surdez severa se manifesta em diversos graus, sendo importante que o docente reconheça a exata condição do aprendiz para melhor orientá-lo em suas atividades.
Assinale a opção que corresponde à noção de surdo sinalizado.
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479Q1017371 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Águas de Lindóia SP, Avança SP, 2024

Leia os enunciados abaixo e assinale a resposta condizente.

I - Ao abordar a educação de surdos, trata-se da educação bilíngue, independentemente de ela ser realizada no ensino regular ou em uma escola bilíngue para surdos.
II - Toda criança surda, ao ingressar na educação básica, possui conhecimento da língua de sinais, adquirido em contexto familiar.
III - O atendimento educacional especializado favorece efetivamente o melhor ambiente para o ensino da Libras.
IV - A criança que possui boa fluência em Libras não encontra dificuldades de socialização.
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480Q1017372 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Águas de Lindóia SP, Avança SP, 2024

Observe os predicativos abaixo e destaque a alternativa que não condiz com uma das características da Libras.
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