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Questões de Concursos Professor de Educação Especial

Resolva questões de Professor de Educação Especial comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


63Q833744 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Educação Especial, IESES, 2021

No que diz respeito às finalidades da educação superior de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, assinale a alternativa INCORRETA:
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64Q831959 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Educação Especial, IESES, 2021

Analise as informações abaixo relacionadas à Política Nacional de Educação – Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996 no que diz respeito as universidades mantidas pelo Poder Público e identifique a sequência correta:
As universidades mantidas pelo Poder Público gozarão, na forma da lei, de estatuto jurídico especial para atender às peculiaridades de sua estrutura, organização e financiamento pelo Poder Público, assim como dos seus planos de carreira e do regime jurídico do seu pessoal. No exercício da sua autonomia, além das atribuições asseguradas pelo artigo anterior, as universidades públicas poderão:
I. Adotar regime financeiro e contábil que atenda às suas peculiaridades de organização e funcionamento. II. Aprovar e executar planos, programas e projetos de investimentos referentes a obras, serviços e aquisições em geral, de acordo com os recursos alocados pelo respectivo Poder mantenedor. III. Efetuar transferências, quitações e tomar outras providências de ordem orçamentária, financeira e patrimonial necessárias ao seu bom desempenho. IV. Elaborar seus orçamentos semestralmente e plurianuais.
A sequência correta é:
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65Q832214 | Pedagogia, Normas Educacionais dos Estados, Professor de Educação Especial, IESES, 2021

Segundo a Base Curricular da Rede Municipal de Ensino da Palhoça assinale a alternativa correta em relação à contextualização e perspectivas do componente curricular:
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66Q323210 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Educação Especial, SEDUC AM, CESPE CEBRASPE

Com relação à alfabetização e ao letramento, julgue os itens a seguir.

De acordo com as teorias acerca de alfabetização e letramento, são distintas a aprendizagem do sistema de escrita — entendida como alfabetização — e as práticas efetivas de leitura e escrita — entendidas como letramento.

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67Q326526 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor de Educação Especial, Secretaria de Estado de Educação AM, CESPE CEBRASPE

Com relação à pedagogia da infância, julgue os itens seguintes.

Na educação infantil, a aprendizagem é realizada exclusivamente em sala de aula, em razão de este ser o espaço seguro onde o professor dedica-se de forma integral às crianças.

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68Q832600 | Português, Interpretação de Textos, Professor de Educação Especial, IESES, 2021

O desenho dos espaços, sejam eles físicos ou virtuais, afetam diretamente como as pessoas interagem dentro dele. Assim como nos comportamos de maneiras distintas em um estádio de futebol e numa biblioteca, também mudamos nossa postura do LinkedIn para o WhatsApp. São nos espaços públicos como parques, bibliotecas e praças que pessoas das mais variadas tribos se encontram, reconhecem as desigualdades e criam um senso de pertencimento e identidade. Eles são parte fundamental para o funcionamento de sociedades plurais. E o que as redes sociais podem aprender com espaços públicos físicos? Essa é a pergunta que a organização não governamental Civic Signal se propôs a responder. O objetivo da ONG é não só fornecer subsídios para que engenheiros, designers e empresas de tecnologia formem ambientes digitais mais inclusivos, como também estabelecer critérios objetivos para avaliar o quão amigáveis as plataformas já existentes são.

(Clara Becker. “Como construir espaços digitais públicos mais saudáveis?”. Adaptado. Jornal El País. 2021).
No trecho O objetivo da ONG é não só fornecer subsídios para que engenheiros, designers e empresas de tecnologia formem ambientes digitais mais inclusivos, como também estabelecer critérios objetivos para avaliar o quão amigáveis as plataformas já existentes são, os termos sublinhados expressam uma relação de:
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69Q320350 | Pedagogia, Professor de Educação Especial, SEDUC AM, CESPE CEBRASPE

A respeito das formas de ensino e de avaliação no âmbito da educação especial, julgue os itens subsecutivos.

O desempenho escolar deve ser avaliado, considerando-se os avanços de cada aluno em comparação consigo mesmo e não com os outros estudantes.

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70Q835190 | Português, Interpretação de Textos, Professor de Educação Especial, IESES, 2021

O desenho dos espaços, sejam eles físicos ou virtuais, afetam diretamente como as pessoas interagem dentro dele. Assim como nos comportamos de maneiras distintas em um estádio de futebol e numa biblioteca, também mudamos nossa postura do LinkedIn para o WhatsApp. São nos espaços públicos como parques, bibliotecas e praças que pessoas das mais variadas tribos se encontram, reconhecem as desigualdades e criam um senso de pertencimento e identidade. Eles são parte fundamental para o funcionamento de sociedades plurais. E o que as redes sociais podem aprender com espaços públicos físicos? Essa é a pergunta que a organização não governamental Civic Signal se propôs a responder. O objetivo da ONG é não só fornecer subsídios para que engenheiros, designers e empresas de tecnologia formem ambientes digitais mais inclusivos, como também estabelecer critérios objetivos para avaliar o quão amigáveis as plataformas já existentes são.

(Clara Becker. “Como construir espaços digitais públicos mais saudáveis?”. Adaptado. Jornal El País. 2021).
A alternativa que melhor exprime as ideias do texto é:
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71Q805594 | Legislação e Decretos, Decreto n 5296 2004 Regulamenta as Leis nos 10048 2000, Professor de Educação Especial, SEDUC AM, CESPE CEBRASPE

No que se refere ao disposto na Lei Federal n.º 10.098/2000, julgue os itens que se seguem.

É considerada portadora de deficiência ou com mobilidade reduzida apenas a pessoa que necessita permanentemente de ajuda especializada para acessar espaços e serviços públicos e utilizá-los.

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72Q320148 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor de Educação Especial, Secretaria de Estado de Educação AM, CESPE CEBRASPE

Acerca da organização do tempo e do espaço na educação infantil, julgue os itens subsequentes.

A rotina na educação infantil pode ser facilitadora ou cerceadora dos processos de aprendizagem, que são estabelecidos tão somente por meio de atividades coletivas.

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73Q812929 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Professor de Educação Especial, Secretaria de Estado de Educação AM, CESPE CEBRASPE

Considerando o que dispõe a LDB sobre a educação especial, julgue os itens seguintes.

A LDB dispõe que o poder público deve adotar, como alternativa preferencial, o atendimento dos educandos com necessidades especiais na rede regular de ensino, independentemente do apoio técnico e financeiro prestado a instituições privadas especializadas em educação especial.

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74Q320246 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Professor de Educação Especial, SEDUC AM, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens subsecutivos, referentes aos direitos da infância e à relação entre creche e família.

O plano de expansão das creches, em quantidade e localização, deve ser elaborado em consonância com as necessidades das crianças e de seus familiares.

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75Q328443 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor de Educação Especial, Secretaria de Estado de Educação AM, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens que se seguem, referentes à função social da alfabetização na atualidade.

No processo de alfabetização, é fundamental proporcionar o contato dos alunos com os diversos tipos de textos que circulam na sociedade.

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76Q322771 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor de Educação Especial, Secretaria de Estado de Educação AM, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens que se seguem, referentes à função social da alfabetização na atualidade.

O domínio da língua oficial do país tem estreita relação com a possibilidade de plena participação social, uma vez que garante aos alunos o acesso aos saberes linguísticos necessários para o exercício da cidadania.

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77Q816887 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Professor de Educação Especial, SEDUC AM, CESPE CEBRASPE

Considerando o que dispõe a LDB sobre a educação especial, julgue os itens seguintes.

A LDB não trata expressamente da certificação da escolaridade de alunos com necessidades especiais que não atingirem o nível de exigência para a conclusão do ensino fundamental ou que frequentarem apenas serviços de educação especial.

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78Q807249 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Professor de Educação Especial, Secretaria de Estado de Educação AM, CESPE CEBRASPE

Considerando o que dispõe a LDB sobre a educação especial, julgue os itens seguintes.

Os sistemas de ensino devem assegurar aos alunos com necessidades especiais professores com especialização adequada para o atendimento especializado e professores com capacitação específica para a integração desses alunos em classes comuns.

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79Q805273 | Legislação e Decretos, Decreto n 5296 2004 Regulamenta as Leis nos 10048 2000, Professor de Educação Especial, Secretaria de Estado de Educação AM, CESPE CEBRASPE

No que se refere ao disposto na Lei Federal n.º 10.098/2000, julgue os itens que se seguem.

Nas áreas de estacionamento de veículos localizadas em espaços públicos, não há reserva de vagas para os veículos que transportem pessoas portadoras de deficiência com dificuldade de locomoção nem sinalização específica, segundo a Lei da Acessibilidade.

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80Q325542 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor de Educação Especial, SEDUC AM, CESPE CEBRASPE

Com relação ao papel social da educação infantil, julgue os itens subsecutivos.

Para garantir um ambiente acolhedor, todos os conflitos entre as crianças devem ser eliminados, uma vez que a presença de conflitos dificulta a relação afetiva entre professor e aluno.

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