Início

Questões de Concursos Professor de Educação Especial

Resolva questões de Professor de Educação Especial comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


81Q375258 | Português, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Vila Velha ES, IBADE, 2020

Leia o texto abaixo e responda ao que se pede.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

82Q323574 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor de Educação Especial, Secretaria de Estado de Educação AM, CESPE CEBRASPE

A respeito das formas de ensino e de avaliação no âmbito da educação especial, julgue os itens subsecutivos.

Os alunos com deficiência intelectual necessitam de escolas separadas das regulares e que ofereçam metodologias e material pedagógico apropriado para atender a essas limitações.

  1. ✂️
  2. ✂️

83Q321231 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor de Educação Especial, Secretaria de Estado de Educação AM, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens que se seguem, referentes à função social da alfabetização na atualidade.

Entre as funções da escola, inclui-se a relativa à promoção do letramento, por meio do qual os alunos tornam-se capazes de ler, interpretar e produzir diferentes tipos de textos nas mais variadas situações comunicativas. O domínio do letramento não representa, todavia, um diferencial nas relações interpessoais e na efetiva participação social.

  1. ✂️
  2. ✂️

84Q806302 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Professor de Educação Especial, Secretaria de Estado de Educação AM, CESPE CEBRASPE

Considerando o que dispõe a LDB sobre a educação especial, julgue os itens seguintes.

A LDB prevê a manutenção de classes, escolas ou serviços especializados para o atendimento de alunos que, em virtude de suas condições específicas, não puderem ser integrados nas classes comuns do ensino regular.

  1. ✂️
  2. ✂️

85Q832416 | Português, Interpretação de Textos, Professor de Educação Especial, IESES, 2021

Um ambiente ideal para fazer as refeições é sem dúvida aquele harmônico e tranquilo. O prazer de se sentar à mesa e desfrutar esse momento com a família é tão importante quanto o valor nutricional que a refeição contempla. O estresse gera a liberação de determinados hormônios que em nada ajudam na absorção e assimilação dos nutrientes ingeridos. Alguns estudos mostram que o estresse está diretamente relacionado a riscos cardíacos, dificuldade de concentração, baixa na resistência do organismo, propiciando o aparecimento de outras doenças como asma, alergia e algumas doenças gastrointestinais. Portanto, se você está começando a introdução alimentar do seu bebê, procure ajuda, informação e orientação para não entrar no estresse e acabar desandando o que pode ser uma experiência deliciosa.

(Gabriela Kapim. “O estresse e suas consequências durante a introdução alimentar”. Adaptado. Revista Isto É. 2021). 
Com base nas ideias do texto e na posição que a autora assume, leia as assertivas:
I. A tese que a autora defende pode ser identificada na primeira frase do texto. II. Não há, no texto, nenhum argumento convincente que reforce a tese defendida pela autora. III. Na última frase do texto, a autora utiliza um tom de diálogo com o seu interlocutor.
Pode-se afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

86Q321089 | Pedagogia, Professor de Educação Especial, SEDUC AM, CESPE CEBRASPE

A respeito da Convenção Interamericana para a Eliminação de todas as Formas de Discriminação contra a Pessoa Portadora de Deficiência, julgue os itens de 112 a 114.

Entre as medidas convencionadas pelos Estados-partes, incluem-se as medidas para a eliminação de obstáculos arquitetônicos, de transporte e de comunicação existentes, com a finalidade de facilitar o acesso e uso pelas pessoas portadoras de deficiência.

  1. ✂️
  2. ✂️

88Q328190 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Professor de Educação Especial, SEDUC AM, CESPE CEBRASPE

A perspectiva inclusiva propõe uma nova organização do ensino, exigindo, por meio de documentos, adaptações do ambiente e do trabalho pedagógico da escola. Essas mudanças ocorrem em diversas esferas: no âmbito internacional, pelas agências multilaterais, e, no Brasil, a partir do Ministério da Educação, do Conselho Nacional de Educação, dos conselhos estaduais de educação e das secretarias estaduais e municipais de educação. Acerca da organização da educação na perspectiva da inclusão, julgue os próximos itens.

O atendimento educacional especializado público e gratuito é garantido até o ensino fundamental.

  1. ✂️
  2. ✂️

89Q832744 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Saúde, Professor de Educação Especial, IESES, 2021

Em 2020 o mundo foi atacado por um vírus, o COVID19. Os sintomas podem variar de um resfriado até uma pneumonia severa. Assinale a alternativa que contém um dos sintomas mais comuns:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

90Q319315 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor de Educação Especial, SEDUC AM, CESPE CEBRASPE

A respeito das formas de ensino e de avaliação no âmbito da educação especial, julgue os itens subsecutivos.

A presença de professor exclusivo em sala de aula, para acompanhar o aluno com deficiência, garante a aprendizagem desse aluno.

  1. ✂️
  2. ✂️

91Q832462 | Português, Interpretação de Textos, Professor de Educação Especial, IESES, 2021

O desenho dos espaços, sejam eles físicos ou virtuais, afetam diretamente como as pessoas interagem dentro dele. Assim como nos comportamos de maneiras distintas em um estádio de futebol e numa biblioteca, também mudamos nossa postura do LinkedIn para o WhatsApp. São nos espaços públicos como parques, bibliotecas e praças que pessoas das mais variadas tribos se encontram, reconhecem as desigualdades e criam um senso de pertencimento e identidade. Eles são parte fundamental para o funcionamento de sociedades plurais. E o que as redes sociais podem aprender com espaços públicos físicos? Essa é a pergunta que a organização não governamental Civic Signal se propôs a responder. O objetivo da ONG é não só fornecer subsídios para que engenheiros, designers e empresas de tecnologia formem ambientes digitais mais inclusivos, como também estabelecer critérios objetivos para avaliar o quão amigáveis as plataformas já existentes são.

(Clara Becker. “Como construir espaços digitais públicos mais saudáveis?”. Adaptado. Jornal El País. 2021).
Conforme o texto:
I. A postura das pessoas não muda entre uma rede social e outra. II. O desenho dos espaços públicos não afeta a interação das pessoas. III. Nos espaços públicos as pessoas criam um senso de pertencimento e de identidade.
Pode-se afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

92Q909357 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Rodeio SC, Instituto Fênix, 2024

Dentro das políticas públicas de educação especial e inclusão escolar, o que caracteriza o Atendimento Educacional Especializado (AEE)?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

93Q319557 | Pedagogia, Professor de Educação Especial, SEDUC AM, CESPE CEBRASPE

A respeito da Convenção Interamericana para a Eliminação de todas as Formas de Discriminação contra a Pessoa Portadora de Deficiência, julgue os itens de 112 a 114.

O termo deficiência expressa restrição física, mental ou sensorial, de caráter permanente ou transitório, limitadora da capacidade de exercer uma ou mais atividades essenciais da vida diária, causada ou agravada pelo ambiente econômico e social.

  1. ✂️
  2. ✂️

94Q902407 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor de Educação Especial, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024

O desenho universal para a aprendizagem surgiu, inicialmente, na Carolina do Norte. Ron Mace arquiteto americano, usuário de cadeira de rodas e respirador artificial, criou o Universal Design, acreditando na ideia de que tudo que é projetado e utilizado precisa ser acessível a todos os indivíduos, sem distinção. É a acessibilidade plena. O ano de surgimento do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

95Q909361 | Pedagogia, Currículo e Diversidade, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Rodeio SC, Instituto Fênix, 2024

Dentro do contexto de adaptação curricular, qual é uma estratégia eficaz para estudantes com dificuldades de mobilidade?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

96Q880595 | Psicologia, CID10 e DSM, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Joaçaba SC, Unoesc, 2024

Transtornos de aprendizagem e comportamento são condições que afetam a capacidade de uma pessoa aprender, interagir socialmente e regular seu comportamento de maneira adequada. Identificar e compreender esses transtornos é fundamental para uma intervenção educacional eficaz. Associe o transtorno às suas respectivas características.

I. ( ) Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)
II. ( ) Dislexia
III. ( ) Transtorno do Espectro Autista (TEA)
IV. ( ) Transtorno de Conduta

a. Dificuldade na compreensão da linguagem escrita, dificuldade em decodificar palavras e problemas de fluência na leitura.
b. Dificuldades em manter a atenção, agitação e impulsividade, interferindo na concentração e no desempenho acadêmico.
c. Dificuldades na interação social, comunicação verbal e não verbal e padrões restritos e repetitivos de comportamento.
d. Padrões persistentes de comportamento agressivo, desafiador e desrespeitoso com normas sociais e autoridades escolares.


Assinale a correspondência correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

97Q911378 | Pedagogia, Problemas de Aprendizagem na Escola, Professor de Educação Especial, Prefeitura de São João do Paraíso MA, Instituto JK, 2024

O autismo é um transtorno global do desenvolvimento da criança e se caracteriza por problemas na comunicação, na interação social e por comportamentos repetitivos e interesses restritos. Em alguns casos, são observados comportamentos atípicos, repetitivos e estereotipados severos, os quais indicam a necessidade de encaminhamento para avaliação diagnóstica.
Fonte: NEY, T.; HUBNER, L. C. 2022

Sendo assim, assinale a alternativa que compreenda um distúrbio caracterizado pela repetição daquilo que a própria criança acabou de dizer ou pelo que seu interlocutor falou há pouco tempo, como suspeita de autismo, denomina-se:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

98Q994824 | Pedagogia, Piaget, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

A teoria do desenvolvimento cognitivo de Piaget é uma referência e frequentemente utilizada para compreender as fases de aprendizagem ao longo da vida e seus impactos no processo educativo. Cada fase do desenvolvimento está relacionada a capacidades cognitivas específicas, que influenciam a forma como crianças, adolescentes, adultos e idosos aprendem.
Sobre as identidades que configuram o processo educativo na perspectiva desse clássico autor avalie as afirmativas e assinale a correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

99Q988634 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva tem como objetivo o acesso, a participação e a aprendizagem dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação nas escolas regulares, orientando os sistemas de ensino para promover respostas às necessidades educacionais especiais, garantindo:

1. transversalidade da educação especial desde a educação médio até a educação superior;
2. atendimento educacional especializado;
3. descontinuidade da escolarização nos níveis mais elevados do ensino;
4. formação de professores para o atendimento educacional especializado e demais profissionais da educação para a inclusão escolar.

Sobre as garantias da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

100Q909360 | Pedagogia, Avaliação Escolar e suas Implicações Pedagógicas, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Rodeio SC, Instituto Fênix, 2024

Qual adaptação curricular pode ser considerada para estudantes com dificuldades de aprendizagem significativas?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.