Início

Questões de Concursos Professor de Educação Física

Resolva questões de Professor de Educação Física comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


101Q472570 | Educação Física, Professor de Educação Física, Furnas, FUNRIO

A ginástica laboral tem como objetivo promover adaptações fisiológicas, físicas e psíquicas por meio de exercícios dirigidos e adequados ao ambiente de trabalho (Lima, 2004). Em relação às adaptações físicas, sua proposta é gerar melhorias nos seguintes aspectos:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

102Q474128 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Ituiutaba MG

As características físicas básicas (força, velocidade, resistência) e suas variantes podem ser treinadas, basicamente pelos seguintes métodos de treinamento:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

103Q839209 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Educação Física, GS Assessoria e Concursos, 2021

A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) o ensino será ministrado com base nos seguintes princípios, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

104Q472531 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEE GO, UFGO

O desejo de possuir um corpo forte e saudável e em um menor tempo possível vem se tornando um sonho da grande maioria da população independente de raça, sexo e classe social. Esse modelo de corpo ocidentalizado, no qual predomina a aparência, o padrão estético corporal e a força de produção denomina-se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

105Q473442 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Alto Araguaia MT, ATAME Grupo

As capacidades motoras condicionais são capacidades ligadas ao processo energético e metabólico determinadas pela obtenção e transformação de energia. Elas referem-se à potencialidade individual para a execução de habilidades motoras, que podem ser desenvolvidas pelo treinamento. Assinale a alternativa que não corresponde a uma capacidade motora condicional:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

106Q842758 | Educação Física, Fisiologia do Exercício, Professor de Educação Física, Gestão de Concursos, 2020

A integração dos sistemas nervoso e hormonal serve de auxílio para que o controle neural regule o controle hormonal em respostas aos estímulos externos e internos. A ligação dos hormônios aos receptores depende totalmente dos níveis de concentração hormonal no sangue, da quantidade de receptores e da sensibilidade dos receptores ao hormônio, que atuam como reguladores fisiológicos responsáveis pela aceleração ou diminuição da velocidade das reações e das funções biológicas que acontecem e que são fundamentais para o funcionamento do corpo durante o exercício.

Com o aumento do exercício moderado a intenso, o hormônio adrenalina

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

107Q474275 | Educação Física, Educação Física, Professor de Educação Física, SEDUC AL, CESPE CEBRASPE, 2018

Ao aprenderem novas habilidades motoras, os alunos passam por fases, conhecidas como inicial/cognitiva, intermediária/associativa e final/autônoma. Na fase intermediária, o aluno apresenta dificuldade de identificar, por si, seus erros, razão por que executa os movimentos de forma inconsistente.
  1. ✂️
  2. ✂️

110Q28730 | Português, Professor de Educação Física, Prefeitura de Bela Vista MG, FUNDEP

Texto associado.
Conpozissão imfãtil

    O mundo é dividido em nações, que é o nome que tem os países como o Brasil, o Japão, etc., mas não Rio de Janeiro, Cuiabá, Pernambuco, que isso não é nação, é cidade. Quase nunca a gente percebe que o mundo é dividido em nações porque aqui no Brasil só tem brasileiro e a gente fica pensando que o mundo é como o Brasil, mas em copas do mundo a gente percebe. Cada nação insiste em falar uma língua diferente. Não sei por que todo mundo não fala português, que é tão fácil que até criança pequena fala, sem precisar estudar, como precisa com todas as outras línguas. Na Suíça e na Bélgica eles falam muitas línguas, além do suíço e do bélgico. Na hora do hino, cada jogador canta numa língua e fica parecendo com a hora do recreio, quando todo mundo grita e ninguém entende, mas eles estão acostumados. Também no jogo cada um fala com o outro numa língua, e isso é uma maneira de confundir o outro time, que não sabe o que eles estão combinando.
   Cada nação tem uma camisa diferente, para a gente saber de que nação a pessoa é, e isso não só os jogadores mas também as pessoas que vão assistir e até as pessoas nas ruas, no ônibus, no avião ou no metrô. A melhor é a de um país chamado Croácia, onde vivem os croatas, que são pessoas que gostam muito de jogar xadrez, por isso a camisa deles é como um tabuleiro de xadrez, como os quadradinhos branco e vermelho. Quando o jogo está chato, os jogadores param de jogar futebol, tiram a camisa, estendem ela no chão e jogam xadrez. O público de lá gosta muito mais, e canta e torce muito mais. A camisa da França é azul e os jogadores são chamados de “azuis”, mas na verdade só a camisa é azul, eles são brancos ou pretos, como todo mundo.
   As nações têm bandeiras e hinos. Acho a bandeira do Brasil a mais bonita de todas, fora algumas, e muito bem feita para o futebol: tem o verde dos gramados, o amarelo da taça que o campeão vai ganhar e a bola. No meio tem uma faixa que quando o Brasil é campeão fica escrito campeão”, e quando não é fca escrito uma bobagem qualquer. Nunca vi tanta bandeira como agora. Algumas são sem graça, como as que têm só duas cores e uma cruz no meio. Outras são interessantes, principalmente para nós, meninas, como as que têm estrelinhas e outros desenhos. A da Costa Rica tem naviozinhos de um lado e do outro de uma terra com vulcões. Mostra como o país é fninho e como é difícil viver nele, todo mundo muito apertado, quase sem poder respirar, e ainda com medo de vulcão. A mais engraçada é a da Argentina, que tem um solzinho com olho, nariz e boca. É uma bandeira amiga das crianças. Meu pai não gosta que eu torça para a Argentina, mas eu torço, por causa do solzinho, e não falo para ele.
    Antes do jogo tem os hinos e a televisão vai traduzindo o que eles estão cantando. Aí eu tenho medo. O da França diz para os filhos da pátria formarem batalhões e atacarem os inimigos. Deve ser terrível viver na França. Lá tem inimigos que querem estrangular as crianças, diz o hino deles. Os franceses cantam essas coisas como se não fosse nada demais, mas eu nunca vou querer ir lá na França. Esses países são muito inseguros. Nos Estados Unidos o hino explica que tem foguetes e bombas voando. Como os jogadores podem ser bonzinhos depois de cantar essas coisas? Teve um que mordeu um outro. Acho que foi pouco, coisas muito piores podiam acontecer. Podia acontecer de morrerem, por exemplo.Tem muito hino que fala de morrer. O da Itália pede que todos estejam prontos para morrer, porque a Itália chamou. Como é que pode chamar os outros para morrer? O do Uruguai pede para escolher a pátria ou o túmulo. O nosso do Brasil, que eu prefro, entre outros, porque não dá para entender as palavras, e por isso não ameaça ninguém, mesmo assim tem um pedaço que diz que a gente não teme a própria morte. A Fifa não devia deixar eles cantarem essas coisas. É um risco no fim do jogo o campo ficar cheio de mortos. Faz bem o jogador da França que não canta o hino deles, ainda mais um hino daqueles. Os nossos cantaram sempre, todos, e choraram muito. Não sei porque. Quem chorou mais, eu acho, foi o Thiago Silva. Aqui em casa até meu pai chorou. Eu não choro. Tenho mais o que fazer.

Toledo, R.P., Veja, 09/07/2014 (texto adaptado)
Assinale a alternativa que NÃO contém um indicativo da ingenuidade revelada pela criança autora da composição.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

111Q474400 | Educação Física, Educação Física, Professor de Educação Física, SEDUC AL, CESPE CEBRASPE, 2018

Tendo como base uma perspectiva crítica de avaliação em educação física, julgue os próximos itens. A avaliação é um processo contínuo que deve expressar o desenvolvimento dos alunos ante os objetivos de aprendizagem, de forma a contemplar competências, habilidades, conhecimentos e atitudes.
  1. ✂️
  2. ✂️

112Q846225 | Educação Física, Patologias e Lesões, Professor de Educação Física, CPCON, 2020

Uma das perguntas que mais atormentam os profissionais de Educação Física e parte dos indivíduos com excesso de peso é qual o poder do exercício físico para promover emagrecimento. No ambiente escolar não é diferente com relação aos alunos com sobrepeso. Com relação ao processo de emagrecimento, é CORRETO afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

113Q319232 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Professor de Educação Física, Prefeitura de Triunfo PE, METTA CeC

Faça a correspondência entre as colunas no que tange as definições:

I. Educação infantil.

II. Ensino Fundamental.

III. Ensino Médio.

IV. Ensino Superior.

( ) Tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança em seus aspectos físico psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.

( ) Tem por objetivo o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o plenodomínio da leitura, da escrita e do cálculo.

( ) Preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando, para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores.

( ) Estimular a criação cultural e o desenvolvimento do espírito científico e do pensamento reflexivo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

114Q836634 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Educação Física, OMNI, 2021

A Educação Física é considerada componente curricular obrigatório da Educação Básica e sua proposta pedagógica deve encontrar-se integrada à proposta da instituição escolar, de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9394/96), que também apresenta a necessidade da educação escolar vincular-se ao mundo do trabalho e à prática social. Diante desse quadro, apresentamos a necessidade de repensar a proposta curricular escolar na sua abrangência na sociedade atual e multicultural e democrática. Contudo, é INCORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

115Q474411 | Educação Física, Educação Física, Professor de Educação Física, SEDUC AL, CESPE CEBRASPE, 2018

Considere os seguintes padrões de conteúdo em educação física.

A – Demonstra competência em muitas formas de movimento.

B – Exibe um estilo de vida fisicamente ativo.

C – Alcança e mantém um nível de melhoria da aptidão física.

Esses padrões de conteúdo podem ser usados para identificar características essenciais em programas de educação física escolar de qualidade e para priorizar os três domínios do comportamento humano: cognitivo, afetivo e motor.

A respeito da relação entre os referidos padrões de conteúdo e os domínios de comportamento mencionados, julgue os itens que se seguem.

Os três padrões de conteúdo apresentados pertencem ao domínio afetivo, pois eles se referem a movimentos aprendidos e a níveis de desenvolvimento da aptidão física.
  1. ✂️
  2. ✂️

116Q474311 | Educação Física, Educação Física, Professor de Educação Física, SEDUC AL, CESPE CEBRASPE, 2018

Ao aprenderem novas habilidades motoras, os alunos passam por fases, conhecidas como inicial/cognitiva, intermediária/associativa e final/autônoma. Na fase intermediária, o aluno apresenta maior capacidade de economizar tempo e energia, maior confiança e diminuição da quantidade de erros.
  1. ✂️
  2. ✂️

117Q838263 | Educação Física, Bases Sócio Históricas da Educação Física, Professor de Educação Física, OMNI, 2021

No Período que compreende após 2ª Guerra Mundial, início do período da Ditadura brasileira, a Educação Física, nas escolas, mantinham o caráter gímnico e calistênico do Brasil República. Com a tomada do Poder Executivo brasileiro, pelos militares, ocorreu um crescimento abrupto do sistema educacional, onde o governo planejou usar as escolas públicas e privadas como fonte de programa do regime militar. O período histórico acima compreende ao:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

118Q848133 | Geografia, Geografia Econômica, Professor de Educação Física, FEPESE, 2020

Organização econômica intergovernamental, fundada em 1961 para estimular o progresso econômico e o comércio mundial.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

119Q845319 | Educação Física, Treinamento Desportivo, Professor de Educação Física, AMEOSC, 2020

Os treinos compostos por circuitos de exercícios de potência, intensidade e força que favorecem a definição muscular, o fortalecimento articular e a diminuição da gordura corporal são chamados de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

120Q472837 | Educação Física, Professor de Educação Física, Furnas, FUNRIO

A introdução de programas de exercícios físicos no âmbito organizacional visa, em ultima análise, a uma mudança no estilo de vida dos trabalhadores de modo que eles incorporem a prática regular à rotina de suas vidas. Esse estágio, segundo o modelo transteorético chama-se:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.