Questões de Concursos Professor de Educação Física

Resolva questões de Professor de Educação Física comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q1034294 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Educação Física, SEEC RN, FGV, 2025

Na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), cada uma das práticas corporais tematizadas integra uma das seis unidades temáticas que são trabalhadas ao longo do Ensino Fundamental. A unidade temática Esportes engloba tanto as manifestações mais formais dessa prática quanto suas variações. Para a estruturação dessa unidade temática, a BNCC utiliza um modelo de classificação fundamentado na lógica interna dos esportes, considerando critérios como cooperação, interação com o adversário, desempenho motor e objetivos táticos das ações.
Sobre o assunto, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) São exemplos de esporte de invasão ou territorial o voleibol de quadra, voleibol de praia e o tênis de campo.
( ) O modelo em questão possibilita a distribuição das modalidades esportivas em categorias, privilegiando as ações motoras intrínsecas, reunindo esportes que apresentam exigências motrizes semelhantes no desenvolvimento de suas práticas.
( ) O esporte de marca se refere ao conjunto de modalidades que se caracterizam por comparar os resultados registrados em segundos, metros ou quilos.

As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q1034295 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Educação Física, SEEC RN, FGV, 2025

Com o objetivo de aumentar a flexibilidade na delimitação dos currículos e propostas curriculares ao longo do Ensino Fundamental, tendo em vista a sua adequação às realidades locais, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) propõe a organização e a distribuição das unidades temáticas de Educação Física, seus objetos de conhecimento e suas respectivas habilidades, ao longo de diferentes blocos dos anos iniciais e finais de formação.
A esse respeito, analise as afirmativas a seguir.
I. A unidade temática Brincadeiras e Jogos tem seus objetos de conhecimento explorados durante todos os anos (blocos dos Anos Iniciais e Anos Finais) do Ensino Fundamental.
II. A unidade temática Lutas tem seus objetos de conhecimento explorados a partir do bloco do 3º - 5º anos do Ensino Fundamental, terminando no bloco 8º - 9º anos.
III. A unidade temática Práticas Corporais de Aventura e seus objetos de conhecimento começam a ser explorados a partir do bloco 6º - 7º anos, sendo desenvolvidos até o final do Ensino Fundamental.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q1034296 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor de Educação Física, SEEC RN, FGV, 2025

Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), a Educação Física, dentro da sua especificidade, deverá abordar os temas transversais, apontados como temas de urgência para o país como um todo, além de poder tratar outros relacionados às necessidades específicas de cada região.
Sobre temas transversais, analise as afirmativas a seguir, e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) São temas transversais indicados nos PCN: Pluralidade cultural, Meio ambiente, Trabalho e consumo.
( ) As relações entre o tema transversal Saúde e a Educação Física são quase imediatas e automáticas, dada a proximidade e a relevância dos objetos de conhecimento abordados em ambas as áreas.
( ) Durante uma partida de futebol, um aluno simula ter sofrido um pênalti para enganar o árbitro. Apesar da possível vantagem auferida, a ação não foi honesta e pode ser abordada pelo professor por meio da discussão de um tema transversal, que é a Ética.

As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q1034297 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor de Educação Física, SEEC RN, FGV, 2025

A Educação Física é responsável por abrir um espaço de produção de conhecimento no ambiente escolar. Neste sentido, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) propõem que o processo de ensino e aprendizagem nos ciclos finais do Ensino Fundamental considere simultaneamente a aplicação de três elementos para seu desenvolvimento.
Assinale a opção que apresenta tais elementos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q1029453 | Educação Física, Modalidades Esportivas, Professor de Educação Física, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Assinale a opção que indica, corretamente, a modalidade de ginástica que se caracteriza por uma grande variedade de movimentos repetitivos dos membros superiores e inferiores, e que tem como principal objetivo o de promover a sobrecarga dos sistemas cardiovascular e respiratório, incrementando a absorção de oxigênio pelo organismo por meio do aumento do ritmo respiratório e dos batimentos cardíacos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q1029454 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Educação Física, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Ao considerar a questão da inclusão na Educação Física, é importante que o professor procure planejar e estruturar as adaptações necessárias à participação de todos os alunos nas aulas.
Ao ajustar suas observações e conceituação sobre o rendimento do aluno a partir do seu progresso e conquistas individuais, com base nos objetivos propostos para a disciplina, a adaptação está ocorrendo
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q1029455 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Educação Física, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (Brasil, 2008) é um marco pedagógico na educação do país. Seu objetivo é o de assegurar a inclusão escolar de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades – superdotação.

Segundo esta e as demais legislações sobre o tema, os sistemas de ensino devem proporcionar a esses alunos
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q1029456 | Educação Física, Competições e Organizações de Eventos Esportivos e Culturais, Professor de Educação Física, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

A organização de eventos esportivos pressupõe a criação de comissões com tarefas específicas, encarregadas das diferentes áreas relevantes para a execução do evento. A quantidade de comissões e o número de membros de cada uma delas estão relacionados com o tamanho do evento, natureza, objetivos, metas e suas características.
Sobre as atribuições dessas comissões, aquela estruturada com as funções de escolher e preparar adequadamente os locais de competição e de treinamento, bem como o material a ser usado (bolas, redes, apitos etc.), e de indicar os diretores de prova, entre outras, é a comissão
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q986201 | Pedagogia, Aspectos Sociológicos da Educação, Professor de Educação Física, Prefeitura de Rolim de Moura RO, IBADE, 2025

Em relação ao esporte, educação e sociedade, analise as afirmativas e assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q986202 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Rolim de Moura RO, IBADE, 2025

Sobre doping e recursos ergogênicos no esporte, analise as afirmativas e assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q986203 | Pedagogia, Professor de Educação Física, Prefeitura de Rolim de Moura RO, IBADE, 2025

Em relação à Educação Física no currículo da Educação Básica, considerando as diferentes tendências pedagógicas da Educação Física na escola, analise as afirmativas e assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q986204 | Relações Humanas, Professor de Educação Física, Prefeitura de Rolim de Moura RO, IBADE, 2025

Sobre os esportes coletivos, analise as afirmativas e assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q986205 | Pedagogia, Educação e Filosofia, Professor de Educação Física, Prefeitura de Rolim de Moura RO, IBADE, 2025

Em relação à Educação Física contemporânea, sua visão crítica e transformadora, analise as afirmativas e assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q986206 | Educação Física, Consciência Corporal, Professor de Educação Física, Prefeitura de Rolim de Moura RO, IBADE, 2025

Sobre o conceito de consciência corporal no contexto da Educação Física e sua aplicação pedagógica, analise as afirmativas e assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q986207 | Estatuto da Pessoa com Deficiência PCD, Professor de Educação Física, Prefeitura de Rolim de Moura RO, IBADE, 2025

De acordo com o Art. 6º da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015), a deficiência não afeta a plena capacidade civil da pessoa.

Analise as afirmativas e assinale a alternativa que está de acordo com esse artigo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q1069921 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Professor de Educação Física, Prefeitura de Brejo Santo CE, CEV URCA, 2025

O exercício do serviço público exige, entre outras coisas, a constante observação e o exercício de uma conduta ética. A ética pode ser compreendida como “o que marca a fronteira da nossa convivência. [...] É aquela perspectiva para olharmos os nossos princípios e os nossos valores para existirmos juntos [...] é o conjunto de seus princípios e valores que orientam a minha conduta”. (Cortella, 2009, p. 102)

No que tange à adequada interpretação da ética, assinale a opção correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q1031602 | Pedagogia, Educação Infantil, Professor de Educação Física, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Leia o trecho a seguir.

Ser letrado digital implica saber se comunicar em diferentes situações, com propósitos variados para fins pessoais ou profissionais. Uma situação seria a troca eletrônica de mensagens, via e-mail, SMS, WhatsApp.
A busca de informações na internet também implica saber encontrar textos e compreendê-los, o que pressupõe selecionar as informações pertinentes e avaliar sua credibilidade.

Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita. “Letramento digital”. Disponível em: https://www.ceale.fae.ufmg.br/glossarioceale/

Assinale a opção que apresenta corretamente o conceito deletramento digital.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q1031603 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Educação Física, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Leia o fragmento a seguir.

A Educação Física escolar, até a década de 1930, visava ao desenvolvimento da saúde física e moral, assim como a prevenção de doenças por meio da prática de exercícios físicos, com ênfase nos hábitos de higiene e saúde.

No campo da Educação Física, o fragmento refere-se à(ao)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q1031604 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Educação Física, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) para o ensino de Educação Física no Ensino Médio definem competências e habilidades essenciais que os alunos devem desenvolver ao longo do processo educativo.
Sobre as competências e as habilidades previstas nos PCN para essa disciplina, avalie as afirmativas a seguir.

I. Assumir uma postura ativa, na prática das atividades físicas, e consciente da importância delas na vida do cidadão.
II. Desenvolver as noções conceituais de esforço, intensidade e frequência, aplicando-as em suas práticas corporais.
III. Realizar pesquisas e estudos científicos sobre a influência da prática de atividades físicas na saúde do cidadão.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q1031605 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Educação Física, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

O professor de Educação Física dividiu sua turma em duas equipes para uma partida de futebol de salão, com adaptações nas regras. Entre as mudanças estão: cada jogador do time deve tocar na bola pelo menos uma vez antes que se possa chutar a gol; a cada cinco minutos todos os jogadores mudam de posição e alguns, de equipe; e a partida termina quando ambos os times atingirem, em conjunto, um número determinado de gols.
Entre as diferentes concepções de jogos na Educação Física, assinale a opção que indica aquela em que a estratégia usada pelo professor pode ser enquadrada.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.