Início

Questões de Concursos Professor de Educação Física

Resolva questões de Professor de Educação Física comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


201Q846632 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Educação Física, FAUEL, 2020

Uma definição comum de avaliação indica que avaliar é “determinar ou estabelecer o valor de; examinar e julgar”. Entretanto, são várias as definições de avaliação encontradas na bibliografia utilizada atualmente no campo da Educação Física, não havendo concordância em torno de uma definição-padrão. Não se pode deixar de reconhecer o fato de que a avaliação progrediu a ponto de agora ser possível dizer que é um caminho profissional em rápido processo de maturação. Porém, é importante que os profissionais avaliadores considerem algumas orientações antes do início dos testes:
I. Explicar - e, se possível, demonstrar - ao avaliador como deve ser realizado o teste em questão. II. Efetivar as medições em diferentes horas do dia. III. Realizar atividade física extenuante antes da realização do teste. IV. Não realizar os testes em jejum, em estado de desidratação e/ou em estado de enfermidade (gripe, febre, resfriado). V. Buscar utilizar o mesmo avaliador quando se considera o mesmo teste.
É CORRETO o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

202Q471950 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Crato CE, SERCTAM

Marque a alternativa que completa corretamente a frase abaixo:

O ______________________ é uma tarefa docente que inclui tanto as previsão das atividades didáticas em termo de sua organização e coordenação em face dos objetivos propostos, quanto a sua revisão e adequação no decorrer do processo de ensino.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

203Q474276 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Ibiraçu ES, CONSULPLAN

Sobre o salto com vara, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) É permitido aos atletas, durante a competição, colocar substâncias químicas em suas mãos ou na vara, de modo a obter uma melhor pegada. No entanto, o uso de luvas não é permitido.

( ) Após o atleta ter soltado a vara, a ninguém, incluindo o atleta, será permitido tocá?la, a não ser que ela esteja caindo para fora da barra ou postes.

( ) Se, ao efetuar uma tentativa, a vara do atleta quebrar, isso será considerado como um salto realizado, desta forma, uma nova tentativa não será concedida ao saltador.

( ) Um atleta falha se, após o salto, a barra não permanecer nos suportes devido à ação do atleta durante o salto.

A sequência está correta em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

204Q831839 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Educação Física, IBGP, 2021

A educação física escolar brasileira se encontra “entre o não mais e o ainda não” segundo González & Fensterseifer (2009).
Nesse contexto, é CORRETO afirmar que a reflexão desses autores trata:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

205Q843446 | Educação Física, Modalidades Esportivas, Professor de Educação Física, Gestão de Concursos, 2020

O basquete foi trazido para o Brasil em 1896 por um milionário norte-americano chamado Auguste F. Shaw, e foi praticado pela primeira vez na Associação Cristã de Moços, no Rio de Janeiro. Com o passar do tempo, houve um aumento do número de adeptos e da cobrança por uma estrutura mais profissional surgindo, assim, as ligas regionais.

Com relação às regras atuais do basquete, assinale a alternativa incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

206Q842635 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Educação Física, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:

I. Na educação física adaptada, o educador deve facilitar a independência e a autonomia do aluno. Nesse processo, estimular a independência na locomoção é um passo importante, que poderá se dar com correção da postura, seja no ensino do uso de muletas seja no manejo de cadeira de rodas, por exemplo.

II. No contexto da educação física adaptada, propor atividades que envolvam o aluno com deficiência sem estimular a participação dos demais alunos é a melhor maneira de garantir que os objetivos educacionais serão cumpridos sem prejudicar o planejamento da aula.

III. Desenvolver velocidade, agilidade, força, equilíbrio, coordenação, ritmo, flexibilidade e capacidades cardiorrespiratórias (aeróbia e anaeróbia) são benefícios no nível motor adquiridos pelo indivíduo com deficiência pela prática da atividade física.

Marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

207Q843101 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Educação Física, GUALIMP, 2020

No Ensino Fundamental, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) - Componente Curricular: Educação Física, aponta o objeto de conhecimento “práticas corporais de aventura urbana” a ser trabalhada com os alunos do sexto e do sétimo anos do Ensino Fundamental. De tal forma, ao desenvolver este objeto de conhecimento espera-se que os alunos desenvolvam a seguinte habilidade:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

208Q472840 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Triunfo PE, METTA CeC

De acordo com os tipos de eventos desportivos existentes, marque a alternativa que corresponde ao conceito a seguir: “Evento desportivo participativo e informativo, onde visa à integração, promoção da modalidade, e principalmente motivar os participantes e familiares.”

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

209Q842790 | Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Conceito de Criança e Adolescente e Prioridades, Professor de Educação Física, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:

I. À luz do artigo 7º do Estatuto da Criança e do Adolescente, a criança e o adolescente têm direito a proteção à vida e à saúde, mediante a efetivação de políticas sociais públicas que permitam o nascimento e o desenvolvimento sadio e harmonioso, em condições dignas de existência.

II. Nos termos do artigo 5º do Estatuto da Criança e do Adolescente, nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, punido na forma da lei qualquer atentado, por ação ou omissão, aos seus direitos fundamentais.

Marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

211Q472411 | Educação Física, Professor de Educação Física, Furnas, FUNRIO

Considerando as 10 (dez) ferramentas básicas de atuação da Ergonomia nas empresas (Lima, 2003), assinale a opção que NÃO constitui uma dessas ferramentas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

212Q837979 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Educação Física, OMNI, 2021

A psicomotricidade, nas aulas de Educação Física, pode auxiliar na aprendizagem escolar, contribuindo para um fenômeno cultural que consiste de ações psicomotoras exercidas sobre o ser humano de maneira a favorecer comportamentos e transformações. Por isso, é INCORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

213Q473853 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEDU ES, FCC

Durante a vivência dos jogos, esportes e lutas, comportamentos pautados em respeito mútuo, justiça, dignidade e solidariedade podem ser exercidos e estabelecidos de forma autônoma pelos alunos. No que tange à aprendizagem atitudinal, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

215Q841230 | Educação Física, Modalidades Esportivas, Professor de Educação Física, AMEOSC, 2020

Leia o trecho a seguir: “No basquetebol, a linha do meio da quadra deve ser ultrapassada no intervalo de ______ segundos após a saída de bola. Após ser ultrapassada, não é mais permitido cruzá-la de volta.”.
Assinale a alternativa que preenche, corretamente, a lacuna do texto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

216Q840557 | Educação Física, Patologias e Lesões, Professor de Educação Física, AMEOSC, 2020

Dentre os fatores de risco cardiovascular, preveníveis e tratáveis por Atividade Física, o mais importante, afetando 11 a 20% da população adulta (com mais de 20 anos), segundo estudo patrocinado pelo Ministério da saúde é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

217Q842363 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Educação Física, FAUEL, 2020

A Educação Física, apesar de comumente ser entendida como sinônimo de movimento e voltada principalmente a fatores biológicos, constitui-se em um campo de conhecimento e atuação relacionada diretamente ao meio social. Acontece que até hoje pode ocorrer que não seja compreendido de maneira adequada. Para Medina (1987), existem três concepções de Educação Física. Quais são elas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

218Q843839 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Educação Física, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:

I. Estimular a autonomia e a independência, bem como prevenir doenças secundárias, são benefícios relacionados à prática da atividade física por um indivíduo com deficiência.

II. No contexto da educação física adaptada, o professor deve considerar se o aluno com deficiência consegue ficar atento ou responder às tarefas por muito tempo, ao mesmo tempo em que deve ignorar se esse aluno tem atenção às atividades ou se cansa fácil.

III. A proposta da educação física adaptada não difere dos objetivos da educação física regular, pois a primeira visa a ampliar as possibilidades de aplicação da educação física escolar por meio de metodologias que respeitem a diversidade do grupo, as características e as necessidades do aluno com deficiência.

Marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

219Q837037 | Português, Ortografia, Professor de Educação Física, GS Assessoria e Concursos, 2021

A paronímia é o fenômeno da linguagem que abarca palavras de sonoridade e grafia parecidas, mas de sentidos distintos. Dessa maneira, assinale abaixo a alternativa em que o sentido da frase é comprometido pelo uso equivocado de um vocábulo parônimo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

220Q846244 | Educação Física, Atividade Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Louveira SP, Avança SP, 2020

Como se sabe, a manutenção ou o aumento da aptidão física dependem da realização de atividades físicas que ultrapassem o limiar de estimulação por um longo período. Para um indivíduo destreinado, esse limiar se localiza, em relação à força, em torno de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.