Início Questões de Concursos Professor de Educação Física Resolva questões de Professor de Educação Física comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Professor de Educação Física Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 201Q846632 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Educação Física, FAUEL, 2020Uma definição comum de avaliação indica que avaliar é determinar ou estabelecer o valor de; examinar e julgar. Entretanto, são várias as definições de avaliação encontradas na bibliografia utilizada atualmente no campo da Educação Física, não havendo concordância em torno de uma definição-padrão. Não se pode deixar de reconhecer o fato de que a avaliação progrediu a ponto de agora ser possível dizer que é um caminho profissional em rápido processo de maturação. Porém, é importante que os profissionais avaliadores considerem algumas orientações antes do início dos testes: I. Explicar - e, se possível, demonstrar - ao avaliador como deve ser realizado o teste em questão. II. Efetivar as medições em diferentes horas do dia. III. Realizar atividade física extenuante antes da realização do teste. IV. Não realizar os testes em jejum, em estado de desidratação e/ou em estado de enfermidade (gripe, febre, resfriado). V. Buscar utilizar o mesmo avaliador quando se considera o mesmo teste. É CORRETO o que se afirma em: ✂️ a) Somente I e II estão corretas. ✂️ b) Somente III e IV estão corretas. ✂️ c) Somente IV e V estão corretas. ✂️ d) Somente I e V estão corretas. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 202Q471950 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Crato CE, SERCTAMMarque a alternativa que completa corretamente a frase abaixo: O ______________________ é uma tarefa docente que inclui tanto as previsão das atividades didáticas em termo de sua organização e coordenação em face dos objetivos propostos, quanto a sua revisão e adequação no decorrer do processo de ensino. ✂️ a) Planejamento Curricular. ✂️ b) Planejamento Escolar. ✂️ c) Planejamento Educacional. ✂️ d) Planejamento Anual. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 203Q474276 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Ibiraçu ES, CONSULPLANSobre o salto com vara, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. ( ) É permitido aos atletas, durante a competição, colocar substâncias químicas em suas mãos ou na vara, de modo a obter uma melhor pegada. No entanto, o uso de luvas não é permitido. ( ) Após o atleta ter soltado a vara, a ninguém, incluindo o atleta, será permitido tocá?la, a não ser que ela esteja caindo para fora da barra ou postes. ( ) Se, ao efetuar uma tentativa, a vara do atleta quebrar, isso será considerado como um salto realizado, desta forma, uma nova tentativa não será concedida ao saltador. ( ) Um atleta falha se, após o salto, a barra não permanecer nos suportes devido à ação do atleta durante o salto. A sequência está correta em ✂️ a) V, V, V, V. ✂️ b) V, F, F, V. ✂️ c) F, V, F, V. ✂️ d) V, F, V, F. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 204Q831839 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Educação Física, IBGP, 2021A educação física escolar brasileira se encontra “entre o não mais e o ainda não” segundo González & Fensterseifer (2009). Nesse contexto, é CORRETO afirmar que a reflexão desses autores trata: ✂️ a) Do retrocesso sofrido recentemente na transformação da educação física brasileira, caracterizada pelas perdas na legitimação da educação física no espaço escolar. ✂️ b) Da estagnação do processo de transformação da educação física brasileira, caracterizada pela legitimação da educação física no espaço escolar. ✂️ c) Do momento de transição pelo qual passa a educação física brasileira, caracterizada pelo abandono de um antigo discurso legitimador para a construção de um novo modo de legitimação da educação física no espaço escolar. ✂️ d) Da definição clara do atual estágio de desenvolvimento em que se encontra a educação física brasileira. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 205Q843446 | Educação Física, Modalidades Esportivas, Professor de Educação Física, Gestão de Concursos, 2020O basquete foi trazido para o Brasil em 1896 por um milionário norte-americano chamado Auguste F. Shaw, e foi praticado pela primeira vez na Associação Cristã de Moços, no Rio de Janeiro. Com o passar do tempo, houve um aumento do número de adeptos e da cobrança por uma estrutura mais profissional surgindo, assim, as ligas regionais. Com relação às regras atuais do basquete, assinale a alternativa incorreta. ✂️ a) O jogo consiste de quatro períodos de dez minutos cada, com intervalos de jogo de dois minutos entre o primeiro e segundo período (primeira metade), entre o terceiro e quarto período (segunda metade) e antes de cada período extra. Há, no meio tempo da partida, um intervalo de jogo de 15 minutos. ✂️ b) O primeiro e terceiro períodos de jogo iniciam quando a bola deixa a(s) mão(s) do árbitro principal no lançamento da bola ao alto. Os outros períodos começam com reposição lateral a favor da equipe que realizou a última cesta no período anterior. O jogo não pode iniciar se uma das equipes não estiver na quadra de jogo com cinco jogadores prontos para jogar. ✂️ c) Um jogador não poderá correr com a bola, deliberadamente chutá-la ou bloqueá-la com qualquer parte das pernas ou golpeá-la com o punho. Entretanto, ter contato ou tocar a bola com qualquer parte da perna, acidentalmente, não é uma violação das regras. ✂️ d) Uma cesta é feita quando uma bola viva entra na cesta por cima e permanece ou atravessa através da cesta inteiramente. Considera-se que a bola entrou na cesta quando uma mínima parte da bola está dentro da cesta e abaixo do nível do aro. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 206Q842635 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Educação Física, ADM TEC, 2020Analise as afirmativas a seguir: I. Na educação física adaptada, o educador deve facilitar a independência e a autonomia do aluno. Nesse processo, estimular a independência na locomoção é um passo importante, que poderá se dar com correção da postura, seja no ensino do uso de muletas seja no manejo de cadeira de rodas, por exemplo. II. No contexto da educação física adaptada, propor atividades que envolvam o aluno com deficiência sem estimular a participação dos demais alunos é a melhor maneira de garantir que os objetivos educacionais serão cumpridos sem prejudicar o planejamento da aula. III. Desenvolver velocidade, agilidade, força, equilíbrio, coordenação, ritmo, flexibilidade e capacidades cardiorrespiratórias (aeróbia e anaeróbia) são benefícios no nível motor adquiridos pelo indivíduo com deficiência pela prática da atividade física. Marque a alternativa CORRETA: ✂️ a) Nenhuma afirmativa está correta. ✂️ b) Apenas uma afirmativa está correta. ✂️ c) Apenas duas afirmativas estão corretas. ✂️ d) Todas as afirmativas estão corretas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 207Q843101 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Educação Física, GUALIMP, 2020No Ensino Fundamental, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) - Componente Curricular: Educação Física, aponta o objeto de conhecimento práticas corporais de aventura urbana a ser trabalhada com os alunos do sexto e do sétimo anos do Ensino Fundamental. De tal forma, ao desenvolver este objeto de conhecimento espera-se que os alunos desenvolvam a seguinte habilidade: ✂️ a) Problematizar a prática excessiva de exercícios físicos e o uso de medicamentos para a ampliação do rendimento ou potencialização das transformações corporais. ✂️ b) Experimentar e fruir um ou mais tipos de ginástica de conscientização corporal, identificando as exigências corporais dos mesmos. ✂️ c) Identificar as diferenças e semelhanças entre a ginástica de conscientização corporal e as de condicionamento físico e discutir como a prática de cada uma dessas manifestações pode contribuir para a melhoria das condições de vida, saúde, bem-estar e cuidado consigo mesmo. ✂️ d) Planejar e utilizar estratégias básicas das lutas do Brasil, respeitando o colega como oponente. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 208Q472840 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Triunfo PE, METTA CeCDe acordo com os tipos de eventos desportivos existentes, marque a alternativa que corresponde ao conceito a seguir: “Evento desportivo participativo e informativo, onde visa à integração, promoção da modalidade, e principalmente motivar os participantes e familiares.” ✂️ a) Festival; ✂️ b) Campeonato; ✂️ c) Gincana ✂️ d) Torneio; ✂️ e) Olimpíada. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 209Q842790 | Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Conceito de Criança e Adolescente e Prioridades, Professor de Educação Física, ADM TEC, 2020Analise as afirmativas a seguir: I. À luz do artigo 7º do Estatuto da Criança e do Adolescente, a criança e o adolescente têm direito a proteção à vida e à saúde, mediante a efetivação de políticas sociais públicas que permitam o nascimento e o desenvolvimento sadio e harmonioso, em condições dignas de existência. II. Nos termos do artigo 5º do Estatuto da Criança e do Adolescente, nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, punido na forma da lei qualquer atentado, por ação ou omissão, aos seus direitos fundamentais. Marque a alternativa CORRETA: ✂️ a) As duas afirmativas são verdadeiras. ✂️ b) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa. ✂️ c) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa. ✂️ d) As duas afirmativas são falsas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 210Q846890 | Educação Física, Modalidades Esportivas, Professor de Educação Física, AMEOSC, 2020No futebol de campo, o equipamento obrigatório do jogador compõe-se das seguintes peças separadas, exceto: ✂️ a) Calções. ✂️ b) Palmilhas. ✂️ c) Meias. ✂️ d) Caneleiras. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 211Q472411 | Educação Física, Professor de Educação Física, Furnas, FUNRIOConsiderando as 10 (dez) ferramentas básicas de atuação da Ergonomia nas empresas (Lima, 2003), assinale a opção que NÃO constitui uma dessas ferramentas: ✂️ a) eliminação do movimento crítico. ✂️ b) reorganização do projeto ergonômico. ✂️ c) melhoria do método de trabalho. ✂️ d) melhoria do condicionamento físico. ✂️ e) análise antropométrica do trabalhador. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 212Q837979 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Educação Física, OMNI, 2021A psicomotricidade, nas aulas de Educação Física, pode auxiliar na aprendizagem escolar, contribuindo para um fenômeno cultural que consiste de ações psicomotoras exercidas sobre o ser humano de maneira a favorecer comportamentos e transformações. Por isso, é INCORRETO afirmar que: ✂️ a) É, sobretudo, visando à possibilidade de compreensão da importância de se inserir conhecimentos da psicomotricidade, nas aulas de Educação Física, com o intuito de auxiliar na aprendizagem global dos alunos. ✂️ b) O desenvolvimento psicomotor é importante na prevenção de problemas de aprendizagem. ✂️ c) Sabe-se da importância da psicomotricidade, na aprendizagem e no desenvolvimento global de crianças, em idade escolar, por isso este trabalho contribui tanto para área da Educação Física escolar quanto para a Educação de um modo geral e para que outros profissionais possam a partir deste explorar novas possibilidades. ✂️ d) Nenhuma das alternativas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 213Q473853 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEDU ES, FCCDurante a vivência dos jogos, esportes e lutas, comportamentos pautados em respeito mútuo, justiça, dignidade e solidariedade podem ser exercidos e estabelecidos de forma autônoma pelos alunos. No que tange à aprendizagem atitudinal, é correto afirmar que ✂️ a) ser justo no jogo implica ser justo no transcurso das demais relações sociais. ✂️ b) uma atitude adquirida durante a disputa lúdica pode ser transferida para outras situações. ✂️ c) se deve valorizar o cumprimento das regras estipuladas pelo professor. ✂️ d) a responsabilidade pelas consequências das atitudes vincula-se à participação nos combinados. ✂️ e) as relações intrínsecas às práticas corporais espelham aquelas presentes na sociedade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 214Q836943 | Português, Morfologia Pronomes, Professor de Educação Física, GS Assessoria e Concursos, 2021A respeito da colocação pronominal, assinale a alternativa INCORRETA: ✂️ a) Não se preocupe. ✂️ b) Nunca mais chame-o dessa maneira. ✂️ c) Ele veio para que se possa procurar o documento. ✂️ d) Dar-te-ei todo o meu apoio. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 215Q841230 | Educação Física, Modalidades Esportivas, Professor de Educação Física, AMEOSC, 2020Leia o trecho a seguir: No basquetebol, a linha do meio da quadra deve ser ultrapassada no intervalo de ______ segundos após a saída de bola. Após ser ultrapassada, não é mais permitido cruzá-la de volta.. Assinale a alternativa que preenche, corretamente, a lacuna do texto: ✂️ a) 8 ✂️ b) 5 ✂️ c) 10 ✂️ d) 13 Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 216Q840557 | Educação Física, Patologias e Lesões, Professor de Educação Física, AMEOSC, 2020Dentre os fatores de risco cardiovascular, preveníveis e tratáveis por Atividade Física, o mais importante, afetando 11 a 20% da população adulta (com mais de 20 anos), segundo estudo patrocinado pelo Ministério da saúde é: ✂️ a) Obesidade. ✂️ b) Diabetes. ✂️ c) Hipertensão Arterial. ✂️ d) Tabagismo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 217Q842363 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Educação Física, FAUEL, 2020A Educação Física, apesar de comumente ser entendida como sinônimo de movimento e voltada principalmente a fatores biológicos, constitui-se em um campo de conhecimento e atuação relacionada diretamente ao meio social. Acontece que até hoje pode ocorrer que não seja compreendido de maneira adequada. Para Medina (1987), existem três concepções de Educação Física. Quais são elas? ✂️ a) Educação Física Esportiva, Educação Física Modernizadora e Educação Física Revolucionária. ✂️ b) Educação Física Convencional, Educação Física Modernizadora e Educação Física Revolucionária. ✂️ c) Educação Física Convencional, Educação Física Construtivista e Educação Física Revolucionária. ✂️ d) Educação Física Esportiva, Educação Física Construtivista e Educação Física Revolucionária. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 218Q843839 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Educação Física, ADM TEC, 2020Analise as afirmativas a seguir: I. Estimular a autonomia e a independência, bem como prevenir doenças secundárias, são benefícios relacionados à prática da atividade física por um indivíduo com deficiência. II. No contexto da educação física adaptada, o professor deve considerar se o aluno com deficiência consegue ficar atento ou responder às tarefas por muito tempo, ao mesmo tempo em que deve ignorar se esse aluno tem atenção às atividades ou se cansa fácil. III. A proposta da educação física adaptada não difere dos objetivos da educação física regular, pois a primeira visa a ampliar as possibilidades de aplicação da educação física escolar por meio de metodologias que respeitem a diversidade do grupo, as características e as necessidades do aluno com deficiência. Marque a alternativa CORRETA: ✂️ a) Nenhuma afirmativa está correta. ✂️ b) Apenas uma afirmativa está correta. ✂️ c) Apenas duas afirmativas estão corretas. ✂️ d) Todas as afirmativas estão corretas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 219Q837037 | Português, Ortografia, Professor de Educação Física, GS Assessoria e Concursos, 2021A paronímia é o fenômeno da linguagem que abarca palavras de sonoridade e grafia parecidas, mas de sentidos distintos. Dessa maneira, assinale abaixo a alternativa em que o sentido da frase é comprometido pelo uso equivocado de um vocábulo parônimo: ✂️ a) O guarda de trânsito autuou o carro estacionado em local impróprio em flagrante. ✂️ b) O jogador de futebol infligiu a regra ao tirar a camisa para comemorar o gol. ✂️ c) Esse perfume é de um fragrante intenso. ✂️ d) O juiz infligiu a lei penal sobre o réu. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 220Q846244 | Educação Física, Atividade Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Louveira SP, Avança SP, 2020Como se sabe, a manutenção ou o aumento da aptidão física dependem da realização de atividades físicas que ultrapassem o limiar de estimulação por um longo período. Para um indivíduo destreinado, esse limiar se localiza, em relação à força, em torno de: ✂️ a) 40% da repetição máxima e, em relação à circulação cardiovascular, por volta de 30% da capacidade aeróbia máxima. ✂️ b) 30% da resistência muscular localizada e, em relação à circulação cardiovascular, por volta de 50% da frequência cardíaca máxima. ✂️ c) 30% da força máxima individual e, em relação à circulação cardiovascular, por volta de 50% da capacidade aeróbia máxima. ✂️ d) 50% da resistência muscular localizada e, em relação à circulação cardiovascular, por volta de 30% da frequência cardíaca máxima. ✂️ e) 50% da força máxima individual e, em relação à circulação cardiovascular, por volta de 30% da capacidade aeróbia máxima. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDF← AnteriorPróximo →
201Q846632 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Educação Física, FAUEL, 2020Uma definição comum de avaliação indica que avaliar é determinar ou estabelecer o valor de; examinar e julgar. Entretanto, são várias as definições de avaliação encontradas na bibliografia utilizada atualmente no campo da Educação Física, não havendo concordância em torno de uma definição-padrão. Não se pode deixar de reconhecer o fato de que a avaliação progrediu a ponto de agora ser possível dizer que é um caminho profissional em rápido processo de maturação. Porém, é importante que os profissionais avaliadores considerem algumas orientações antes do início dos testes: I. Explicar - e, se possível, demonstrar - ao avaliador como deve ser realizado o teste em questão. II. Efetivar as medições em diferentes horas do dia. III. Realizar atividade física extenuante antes da realização do teste. IV. Não realizar os testes em jejum, em estado de desidratação e/ou em estado de enfermidade (gripe, febre, resfriado). V. Buscar utilizar o mesmo avaliador quando se considera o mesmo teste. É CORRETO o que se afirma em: ✂️ a) Somente I e II estão corretas. ✂️ b) Somente III e IV estão corretas. ✂️ c) Somente IV e V estão corretas. ✂️ d) Somente I e V estão corretas. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
202Q471950 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Crato CE, SERCTAMMarque a alternativa que completa corretamente a frase abaixo: O ______________________ é uma tarefa docente que inclui tanto as previsão das atividades didáticas em termo de sua organização e coordenação em face dos objetivos propostos, quanto a sua revisão e adequação no decorrer do processo de ensino. ✂️ a) Planejamento Curricular. ✂️ b) Planejamento Escolar. ✂️ c) Planejamento Educacional. ✂️ d) Planejamento Anual. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
203Q474276 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Ibiraçu ES, CONSULPLANSobre o salto com vara, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. ( ) É permitido aos atletas, durante a competição, colocar substâncias químicas em suas mãos ou na vara, de modo a obter uma melhor pegada. No entanto, o uso de luvas não é permitido. ( ) Após o atleta ter soltado a vara, a ninguém, incluindo o atleta, será permitido tocá?la, a não ser que ela esteja caindo para fora da barra ou postes. ( ) Se, ao efetuar uma tentativa, a vara do atleta quebrar, isso será considerado como um salto realizado, desta forma, uma nova tentativa não será concedida ao saltador. ( ) Um atleta falha se, após o salto, a barra não permanecer nos suportes devido à ação do atleta durante o salto. A sequência está correta em ✂️ a) V, V, V, V. ✂️ b) V, F, F, V. ✂️ c) F, V, F, V. ✂️ d) V, F, V, F. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
204Q831839 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Educação Física, IBGP, 2021A educação física escolar brasileira se encontra “entre o não mais e o ainda não” segundo González & Fensterseifer (2009). Nesse contexto, é CORRETO afirmar que a reflexão desses autores trata: ✂️ a) Do retrocesso sofrido recentemente na transformação da educação física brasileira, caracterizada pelas perdas na legitimação da educação física no espaço escolar. ✂️ b) Da estagnação do processo de transformação da educação física brasileira, caracterizada pela legitimação da educação física no espaço escolar. ✂️ c) Do momento de transição pelo qual passa a educação física brasileira, caracterizada pelo abandono de um antigo discurso legitimador para a construção de um novo modo de legitimação da educação física no espaço escolar. ✂️ d) Da definição clara do atual estágio de desenvolvimento em que se encontra a educação física brasileira. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
205Q843446 | Educação Física, Modalidades Esportivas, Professor de Educação Física, Gestão de Concursos, 2020O basquete foi trazido para o Brasil em 1896 por um milionário norte-americano chamado Auguste F. Shaw, e foi praticado pela primeira vez na Associação Cristã de Moços, no Rio de Janeiro. Com o passar do tempo, houve um aumento do número de adeptos e da cobrança por uma estrutura mais profissional surgindo, assim, as ligas regionais. Com relação às regras atuais do basquete, assinale a alternativa incorreta. ✂️ a) O jogo consiste de quatro períodos de dez minutos cada, com intervalos de jogo de dois minutos entre o primeiro e segundo período (primeira metade), entre o terceiro e quarto período (segunda metade) e antes de cada período extra. Há, no meio tempo da partida, um intervalo de jogo de 15 minutos. ✂️ b) O primeiro e terceiro períodos de jogo iniciam quando a bola deixa a(s) mão(s) do árbitro principal no lançamento da bola ao alto. Os outros períodos começam com reposição lateral a favor da equipe que realizou a última cesta no período anterior. O jogo não pode iniciar se uma das equipes não estiver na quadra de jogo com cinco jogadores prontos para jogar. ✂️ c) Um jogador não poderá correr com a bola, deliberadamente chutá-la ou bloqueá-la com qualquer parte das pernas ou golpeá-la com o punho. Entretanto, ter contato ou tocar a bola com qualquer parte da perna, acidentalmente, não é uma violação das regras. ✂️ d) Uma cesta é feita quando uma bola viva entra na cesta por cima e permanece ou atravessa através da cesta inteiramente. Considera-se que a bola entrou na cesta quando uma mínima parte da bola está dentro da cesta e abaixo do nível do aro. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
206Q842635 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Educação Física, ADM TEC, 2020Analise as afirmativas a seguir: I. Na educação física adaptada, o educador deve facilitar a independência e a autonomia do aluno. Nesse processo, estimular a independência na locomoção é um passo importante, que poderá se dar com correção da postura, seja no ensino do uso de muletas seja no manejo de cadeira de rodas, por exemplo. II. No contexto da educação física adaptada, propor atividades que envolvam o aluno com deficiência sem estimular a participação dos demais alunos é a melhor maneira de garantir que os objetivos educacionais serão cumpridos sem prejudicar o planejamento da aula. III. Desenvolver velocidade, agilidade, força, equilíbrio, coordenação, ritmo, flexibilidade e capacidades cardiorrespiratórias (aeróbia e anaeróbia) são benefícios no nível motor adquiridos pelo indivíduo com deficiência pela prática da atividade física. Marque a alternativa CORRETA: ✂️ a) Nenhuma afirmativa está correta. ✂️ b) Apenas uma afirmativa está correta. ✂️ c) Apenas duas afirmativas estão corretas. ✂️ d) Todas as afirmativas estão corretas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
207Q843101 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Educação Física, GUALIMP, 2020No Ensino Fundamental, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) - Componente Curricular: Educação Física, aponta o objeto de conhecimento práticas corporais de aventura urbana a ser trabalhada com os alunos do sexto e do sétimo anos do Ensino Fundamental. De tal forma, ao desenvolver este objeto de conhecimento espera-se que os alunos desenvolvam a seguinte habilidade: ✂️ a) Problematizar a prática excessiva de exercícios físicos e o uso de medicamentos para a ampliação do rendimento ou potencialização das transformações corporais. ✂️ b) Experimentar e fruir um ou mais tipos de ginástica de conscientização corporal, identificando as exigências corporais dos mesmos. ✂️ c) Identificar as diferenças e semelhanças entre a ginástica de conscientização corporal e as de condicionamento físico e discutir como a prática de cada uma dessas manifestações pode contribuir para a melhoria das condições de vida, saúde, bem-estar e cuidado consigo mesmo. ✂️ d) Planejar e utilizar estratégias básicas das lutas do Brasil, respeitando o colega como oponente. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
208Q472840 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Triunfo PE, METTA CeCDe acordo com os tipos de eventos desportivos existentes, marque a alternativa que corresponde ao conceito a seguir: “Evento desportivo participativo e informativo, onde visa à integração, promoção da modalidade, e principalmente motivar os participantes e familiares.” ✂️ a) Festival; ✂️ b) Campeonato; ✂️ c) Gincana ✂️ d) Torneio; ✂️ e) Olimpíada. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
209Q842790 | Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Conceito de Criança e Adolescente e Prioridades, Professor de Educação Física, ADM TEC, 2020Analise as afirmativas a seguir: I. À luz do artigo 7º do Estatuto da Criança e do Adolescente, a criança e o adolescente têm direito a proteção à vida e à saúde, mediante a efetivação de políticas sociais públicas que permitam o nascimento e o desenvolvimento sadio e harmonioso, em condições dignas de existência. II. Nos termos do artigo 5º do Estatuto da Criança e do Adolescente, nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, punido na forma da lei qualquer atentado, por ação ou omissão, aos seus direitos fundamentais. Marque a alternativa CORRETA: ✂️ a) As duas afirmativas são verdadeiras. ✂️ b) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa. ✂️ c) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa. ✂️ d) As duas afirmativas são falsas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
210Q846890 | Educação Física, Modalidades Esportivas, Professor de Educação Física, AMEOSC, 2020No futebol de campo, o equipamento obrigatório do jogador compõe-se das seguintes peças separadas, exceto: ✂️ a) Calções. ✂️ b) Palmilhas. ✂️ c) Meias. ✂️ d) Caneleiras. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
211Q472411 | Educação Física, Professor de Educação Física, Furnas, FUNRIOConsiderando as 10 (dez) ferramentas básicas de atuação da Ergonomia nas empresas (Lima, 2003), assinale a opção que NÃO constitui uma dessas ferramentas: ✂️ a) eliminação do movimento crítico. ✂️ b) reorganização do projeto ergonômico. ✂️ c) melhoria do método de trabalho. ✂️ d) melhoria do condicionamento físico. ✂️ e) análise antropométrica do trabalhador. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
212Q837979 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Educação Física, OMNI, 2021A psicomotricidade, nas aulas de Educação Física, pode auxiliar na aprendizagem escolar, contribuindo para um fenômeno cultural que consiste de ações psicomotoras exercidas sobre o ser humano de maneira a favorecer comportamentos e transformações. Por isso, é INCORRETO afirmar que: ✂️ a) É, sobretudo, visando à possibilidade de compreensão da importância de se inserir conhecimentos da psicomotricidade, nas aulas de Educação Física, com o intuito de auxiliar na aprendizagem global dos alunos. ✂️ b) O desenvolvimento psicomotor é importante na prevenção de problemas de aprendizagem. ✂️ c) Sabe-se da importância da psicomotricidade, na aprendizagem e no desenvolvimento global de crianças, em idade escolar, por isso este trabalho contribui tanto para área da Educação Física escolar quanto para a Educação de um modo geral e para que outros profissionais possam a partir deste explorar novas possibilidades. ✂️ d) Nenhuma das alternativas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
213Q473853 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEDU ES, FCCDurante a vivência dos jogos, esportes e lutas, comportamentos pautados em respeito mútuo, justiça, dignidade e solidariedade podem ser exercidos e estabelecidos de forma autônoma pelos alunos. No que tange à aprendizagem atitudinal, é correto afirmar que ✂️ a) ser justo no jogo implica ser justo no transcurso das demais relações sociais. ✂️ b) uma atitude adquirida durante a disputa lúdica pode ser transferida para outras situações. ✂️ c) se deve valorizar o cumprimento das regras estipuladas pelo professor. ✂️ d) a responsabilidade pelas consequências das atitudes vincula-se à participação nos combinados. ✂️ e) as relações intrínsecas às práticas corporais espelham aquelas presentes na sociedade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
214Q836943 | Português, Morfologia Pronomes, Professor de Educação Física, GS Assessoria e Concursos, 2021A respeito da colocação pronominal, assinale a alternativa INCORRETA: ✂️ a) Não se preocupe. ✂️ b) Nunca mais chame-o dessa maneira. ✂️ c) Ele veio para que se possa procurar o documento. ✂️ d) Dar-te-ei todo o meu apoio. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
215Q841230 | Educação Física, Modalidades Esportivas, Professor de Educação Física, AMEOSC, 2020Leia o trecho a seguir: No basquetebol, a linha do meio da quadra deve ser ultrapassada no intervalo de ______ segundos após a saída de bola. Após ser ultrapassada, não é mais permitido cruzá-la de volta.. Assinale a alternativa que preenche, corretamente, a lacuna do texto: ✂️ a) 8 ✂️ b) 5 ✂️ c) 10 ✂️ d) 13 Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
216Q840557 | Educação Física, Patologias e Lesões, Professor de Educação Física, AMEOSC, 2020Dentre os fatores de risco cardiovascular, preveníveis e tratáveis por Atividade Física, o mais importante, afetando 11 a 20% da população adulta (com mais de 20 anos), segundo estudo patrocinado pelo Ministério da saúde é: ✂️ a) Obesidade. ✂️ b) Diabetes. ✂️ c) Hipertensão Arterial. ✂️ d) Tabagismo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
217Q842363 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Educação Física, FAUEL, 2020A Educação Física, apesar de comumente ser entendida como sinônimo de movimento e voltada principalmente a fatores biológicos, constitui-se em um campo de conhecimento e atuação relacionada diretamente ao meio social. Acontece que até hoje pode ocorrer que não seja compreendido de maneira adequada. Para Medina (1987), existem três concepções de Educação Física. Quais são elas? ✂️ a) Educação Física Esportiva, Educação Física Modernizadora e Educação Física Revolucionária. ✂️ b) Educação Física Convencional, Educação Física Modernizadora e Educação Física Revolucionária. ✂️ c) Educação Física Convencional, Educação Física Construtivista e Educação Física Revolucionária. ✂️ d) Educação Física Esportiva, Educação Física Construtivista e Educação Física Revolucionária. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
218Q843839 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Educação Física, ADM TEC, 2020Analise as afirmativas a seguir: I. Estimular a autonomia e a independência, bem como prevenir doenças secundárias, são benefícios relacionados à prática da atividade física por um indivíduo com deficiência. II. No contexto da educação física adaptada, o professor deve considerar se o aluno com deficiência consegue ficar atento ou responder às tarefas por muito tempo, ao mesmo tempo em que deve ignorar se esse aluno tem atenção às atividades ou se cansa fácil. III. A proposta da educação física adaptada não difere dos objetivos da educação física regular, pois a primeira visa a ampliar as possibilidades de aplicação da educação física escolar por meio de metodologias que respeitem a diversidade do grupo, as características e as necessidades do aluno com deficiência. Marque a alternativa CORRETA: ✂️ a) Nenhuma afirmativa está correta. ✂️ b) Apenas uma afirmativa está correta. ✂️ c) Apenas duas afirmativas estão corretas. ✂️ d) Todas as afirmativas estão corretas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
219Q837037 | Português, Ortografia, Professor de Educação Física, GS Assessoria e Concursos, 2021A paronímia é o fenômeno da linguagem que abarca palavras de sonoridade e grafia parecidas, mas de sentidos distintos. Dessa maneira, assinale abaixo a alternativa em que o sentido da frase é comprometido pelo uso equivocado de um vocábulo parônimo: ✂️ a) O guarda de trânsito autuou o carro estacionado em local impróprio em flagrante. ✂️ b) O jogador de futebol infligiu a regra ao tirar a camisa para comemorar o gol. ✂️ c) Esse perfume é de um fragrante intenso. ✂️ d) O juiz infligiu a lei penal sobre o réu. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
220Q846244 | Educação Física, Atividade Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Louveira SP, Avança SP, 2020Como se sabe, a manutenção ou o aumento da aptidão física dependem da realização de atividades físicas que ultrapassem o limiar de estimulação por um longo período. Para um indivíduo destreinado, esse limiar se localiza, em relação à força, em torno de: ✂️ a) 40% da repetição máxima e, em relação à circulação cardiovascular, por volta de 30% da capacidade aeróbia máxima. ✂️ b) 30% da resistência muscular localizada e, em relação à circulação cardiovascular, por volta de 50% da frequência cardíaca máxima. ✂️ c) 30% da força máxima individual e, em relação à circulação cardiovascular, por volta de 50% da capacidade aeróbia máxima. ✂️ d) 50% da resistência muscular localizada e, em relação à circulação cardiovascular, por volta de 30% da frequência cardíaca máxima. ✂️ e) 50% da força máxima individual e, em relação à circulação cardiovascular, por volta de 30% da capacidade aeróbia máxima. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro