Início

Questões de Concursos Professor de Educação Física

Resolva questões de Professor de Educação Física comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


281Q473875 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEDU ES, FCC

Na fase de desaceleração em um chute no futebol, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

282Q473980 | Educação Física, Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Caxias do Sul RS, EXATUS PR, 2018

De acordo com Malina, ao trabalharmos com crianças e adolescentes o termo maturidade se refere ao nível de extensão para qual o indivíduo progrediu ao estado maduro. Quanto a maturação biológica, de acordo com Malina, é INCORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

283Q474255 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEDU ES, FCC

As pesquisas no campo da Educação Física escolar indicam que, em sua grande maioria, os professores realizam suas avaliações com base na aptidão física, assiduidade e participação, cujo instrumento é a observação. A escola como espaço de produção de conhecimento e seus agentes sociais como praticantes dessas produções apontam para a necessidade da elaboração de outras formas de avaliar. Diante desse objetivo, a avaliação deve ser feita por meio da
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

284Q471993 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Sapucaia do Sul RS, FUNDATEC

De acordo com a abordagem desenvolvimentista de Go Tani e colaboradores (1988), analise as seguintes assertivas a respeito do desenvolvimento do sistema motor.

I. O pressuposto básico dessa teoria é que o indivíduo desenvolve seu aparato motor a partir do desenvolvimento hierárquico de habilidades.

II. Entende-se por habilidades básicas uma atividade motora com uma meta geral como o arremessar, sendo ela a base para atividades motoras mais avançadas e altamente específicas, como o andar.

III. A partir dos 10 a 12 anos de idade, as crianças já estão aptas a adquirirem habilidades mais específicas, como arremessar.

IV. O desenvolvimento motor trabalha com duas possibilidades de variação: a diversificação do comportamento (variação da quantidade de elementos motor-comportamentais) e a diversificação da complexidade (variação da interação entre os elementos do comportamento motor).

Quais estão corretas?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

285Q834242 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Educação Física, IBGP, 2021

De acordo com Finck (2011), o esporte possui alto valor na vida das crianças e jovens. Se bem conduzido pelo educador, sua vivência pode possibilitar inúmeras situações que poderão beneficiar o desenvolvimento dos mesmos, tais como, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

286Q332798 | Matemática, Sistemas Lineares, Professor de Educação Física, Prefeitura de Araçatuba SP, CONSULPLAN

Três incógnitas x, y e z representam números naturais. Considere que

• x é igual ao dobro de y.

• a diferença entre x e y é igual a z.

Qual das relações entre essas incógnitas é verdadeira?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

287Q858849 | Informática, Editor de Apresentações PowerPoint e Impress, Professor de Educação Física, FEPESE, 2020

Alguns gráficos do MS Excel do Office 365 em português permitem ao usuário trabalhar com linhas de tendência.
Constituem tipos de linhas de tendência válidos no MS Excel:
1. Linear 2. Logarítmica 3. Média móvel
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

288Q472871 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Quatro Barras PR, ITEDES

A noção de desenvolvimento está atrelada a um contínuo de evolução, em que nós caminharíamos ao longo de todo o ciclo vital. Essa evolução, nem sempre linear, se dá em diversos campos da existência, tais como afetivo, cognitivo, social e motor. Este caminhar contínuo não é determinado apenas por processos de maturação biológicos ou genéticos. O meio (e por meio entenda-se algo muito amplo, que envolve cultura, sociedade, práticas e interações) é fator de máxima importância no desenvolvimento humano. De acordo com a teoria do desenvolvimento de Piaget, é correto afirmar que:

I. dá ênfase ao caráter construtivo, ou seja, das construções realizadas pelo sujeito; 

II. a construção do conhecimento ocorre quando acontecem ações físicas ou mentais sobre objetos que, provocando o desequilíbrio, resultam em assimilação ou, acomodação e assimilação dessas ações e, assim, em construção de esquemas ou conhecimento. Em outras palavras, uma vez que a criança não consegue assimilar o estímulo, ela tenta fazer uma acomodação e após, uma assimilação e o equilíbrio é, então, alcançado;

III. o desenvolvimento cognitivo é um processo de sucessivas mudanças qualitativas e quantitativas das estruturas cognitivas derivando cada estrutura de estruturas precedentes. Ou seja, o indivíduo constrói e reconstrói continuamente as estruturas que o tornam cada vez mais apto ao equilíbrio. Essas construções seguem um padrão dividido em estágios que seguem idades mais ou menos determinadas.

 Estão corretas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

289Q843819 | Educação Física, Anatomia e Fisiologia do Corpo e Movimento, Professor de Educação Física, CPCON, 2020

Todo aprendizado de habilidades motoras envolve uma sequência hierárquica. A progressão sequencial no desenvolvimento e no refinamento de habilidades motoras pode ser classificada em três níveis gerais para “Gallahue”. Desta forma, em se tratando do nível intermediário, é CORRETO afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

290Q472087 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Patis MG, COTEC

À medida que a intensidade do exercício aumenta, aumenta-se a taxa de trocas gasosas e, em consequência, a ventilação pulmonar também será aumentada. Em relação ao aumento da ventilação pulmonar, é INCORRETO afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

291Q472206 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Quatro Barras PR, ITEDES

Embora relacionada à idade, a aquisição de habilidades motoras fundamentais não é dependente dela, devido a numerosos fatores inerentes à tarefa em si, ao indivíduo e ao ambiente. Com base nos estágios do padrão do movimento de chutar, analise as assertivas a seguir:

I. No estágio inicial os movimentos são restritos durante a ação do chute, o tronco permanece ereto e os braços são usados para manter o equilíbrio; o movimento para trás da perna que chuta é limitado e a inclinação para frente é curta.

II. No estágio elementar o movimento preparatório para trás é centrado no joelho, a perna do chute tende a manter-se inclinada durante todo o chute e o acompanhamento da bola é limitado ao movimento do joelho para frente.

III. No estágio maduro os braços oscilam em oposição um ao outro durante a ação do chute e o tronco se inclina durante o acompanhamento; o movimento da perna que chuta se inicia no quadril e a perna de sustentação se inclina levemente ao contato, aumentando a extensão da oscilação da perna.

São verdadeiras:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

292Q841191 | Educação Física, Eventos Esportivos e Culturais, Professor de Educação Física, Prefeitura de Louveira SP, Avança SP, 2020

No que se refere aos jogos cooperativos, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I - Não exigem colaboração de todos os participantes. II - Evitam a eliminação dos participantes. III - Facilitam o progresso criativo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

293Q472079 | Educação Física, Professor de Educação Física, SES SC, UFSC

As fases do desenvolvimento motor são classificadas em reflexiva, rudimentar, fundamental e especializada. Assinale a alternativa que apresenta SOMENTE os estágios da fase motora fundamental.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

294Q473946 | Educação Física, Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Caxias do Sul RS, EXATUS PR, 2018

Para Grosser, o processo de adaptação biológica dos princípios gerais das sobrecargas do treinamento esportivo consiste em quatro princípios, da sobrecarga, da ciclização, da especificidade e da proporcionalização. Quanto ao princípio da ciclização, Grosser destaca três princípios, que são?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

296Q841497 | Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Direitos Fundamentais no ECA, Professor de Educação Física, Prefeitura de Gravatá PE, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:

I. No Brasil, as crianças e os adolescentes têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, ao preparo para o exercício da cidadania e à qualificação para o trabalho, de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente.

II. As crianças e os adolescentes, no Brasil, têm o direito à proteção à vida e à saúde, mediante a efetivação de políticas sociais públicas que permitam o nascimento e o desenvolvimento sadio e harmonioso desses indivíduos, em condições dignas de existência, de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente.

III. No Brasil, as crianças não podem ter preferência na formulação ou na execução de políticas públicas sociais, educacionais ou de saúde, conforme determina o Estatuto da Criança e do Adolescente.

Marque a alternativa CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

298Q841694 | Educação Física, Modalidades Esportivas, Professor de Educação Física, FAUEL, 2020

Quando se pensa sobre o desenvolvimento motor, não se pode desconsiderar a abordagem dos estágios e das fases, pois eles caracterizam os diferentes períodos. Isso não é diferente no caso do desenvolvimento e do aprimoramento de uma habilidade específica, conforme pode ser observado durante um arremesso por cima do ombro. Roberton e Halverson (1984) descrevem o arremesso por cima do ombro, dividindo-o em diferentes estágios. Dentre os estágios apresentados, qual encontra-se ERRADO?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

299Q840506 | Educação Física, Atividade Física, Professor de Educação Física, CPCON, 2020

No contexto da aprendizagem conceituamos “habilidade motora” como uma atividade ou tarefa que tem uma finalidade específica ou um objetivo a ser atingido. Nesse sentido, estabeleça a correlação entre o tipo de habilidade indicado na primeira coluna e sua caracterização descrita na segunda. Sobre os tipos de habilidades preencha a segunda coluna de acordo com a primeira.
1.Habilidade Discreta. 2.Habilidade Seriada. 3. Habilidade Contínua. 4. Habilidade Aberta. 5. Habilidade Fechada.
( ) Envolve movimentos repetitivos. ( ) Envolve um ambiente estável. ( ) Caracterizada por várias ações conectadas em uma sequência. ( ) Tem início e fim bem definidos. ( ) Realizada em ambiente imprevisível.
A ordem CORRETA de preenchimento dos parênteses é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

300Q473557 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Triunfo PE, METTA CeC

Uma competição desportiva ou esportiva precisa conter no seu sistema de organização o tipo de rodízio que irá trabalhar com seus participantes. Com relação aos tipos de rodízio, marque a alternativa CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.