Início

Questões de Concursos Professor de Educação Física

Resolva questões de Professor de Educação Física comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


301Q473873 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Ituiutaba MG

A qual ginástica pertence os seguintes aparelhos: arco, bola, maças, fitas e cordas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

302Q471940 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEDU ES, CESPE CEBRASPE

Acerca de alimentação, exercício físico, exercício resistido e aumento de massa muscular, julgue os itens que se seguem.

Indivíduos cuja ingestão calórica é inferior ao gasto usual de energia utilizam um maior percentual de proteínas como substrato energético, apresentando, frequentemente, diminuição da massa corporal magra, da força e da resistência.

  1. ✂️
  2. ✂️

303Q473265 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEE GO, UFGO

Segundo o Coletivo de Autores (1992), o processo de ensino e de aprendizagem dos alunos deve articular-se com
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

304Q474149 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEDU ES, FCC

A historiografia da Educação Física produzida nos anos 1980 atribui ao movimento higienista, ocorrido no Brasil nas primeiras décadas do século XX, uma preocupação em conservar a cultura dominante. No entanto, nos últimos anos novas pesquisas historiográficas têm produzido outros olhares ao mesmo movimento, enfatizando a existência de correntes higienistas do início do século XX que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

305Q839855 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Educação Física, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:

I. O planejamento e a criatividade são essenciais para a realização de uma atividade de educação física adaptada de sucesso. Nesse contexto, o planejamento deve contemplar as necessidades dos alunos, a disponibilidade de recursos na escola e os objetivos educacionais a fim de reduzir a qualidade da experiência da pessoa com deficiência na escola.

II. Na educação física adaptada, o professor deve facilitar a independência e a autonomia do aluno, eliminando barreiras arquitetônicas e observando se no caminho percorrido pelo aluno para chegar à quadra existem pedras, ondulações ou degraus, O professor também deve verificar se o acesso aos banheiros e aos espaços onde normalmente as atividades de Educação Física ocorrem são favoráveis à locomoção do aluno.

III. Jogos, esportes e ritmos adequados aos interesses e capacidades da pessoa com deficiência compõem as atividades de educação física adaptada no ambiente escolar. Seu objetivo é tornar a atividade física intrincada e inacessível para esses alunos com necessidades especiais, estimulando, assim, hábitos saudáveis e a busca pelo conhecimento corporal.

Marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

306Q841702 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Educação Física, AMEOSC, 2020

De acordo com Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN, a prática da Educação Física na escola poderá favorecer a autonomia dos alunos para:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

307Q472318 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Natal RN, CONSULPLAN

Resultante do processo de esportivização de elementos da cultura corporal de movimento das classes populares, surge o esporte moderno, decorrente da cultura

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

308Q835865 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Educação Física, GS Assessoria e Concursos, 2021

Um professor de educação física decidiu trabalhar com categorias de esportes, ampliando o cardápio esportivo e cativando mais os estudantes. Desta forma iniciou por esportes de precisão, que são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

309Q841329 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Educação Física, AMEOSC, 2020

De acordo com os PCNs, o conjunto de capacidades, tais como força, resistência e velocidade, que o indivíduo deveria ter para estar apto a praticar atividades físicas denomina-se:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

310Q472020 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Sapucaia do Sul RS, FUNDATEC

Analise as afirmações a seguir, no que diz respeito a perspectivas teóricas, finalidades, conteúdos e forma para uma proposta de avaliação do processo de ensino-aprendizagem da Educação Física, de acordo com Castellani Filho et al (2009), no livro “Metodologia de Ensino da Educação Física”, e assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

311Q845024 | Educação Física, Bases Sócio Históricas da Educação Física, Professor de Educação Física, AV MOREIRA, 2020

A educação brasileira tem apresentado várias concepções histórico-pedagógicas ao longo dos tempos, as quais retratam principalmente o momento político. A Educação Física no Brasil também sofre a influência desses momentos históricos e tem apresentado ao longo de sua história tendências próprias, dentre estas, analise as alternativas abaixo e identifique a tendência pedagógica que teve como características a utilização da ginástica calistênica , onde os professores eram da área médica, as atividades não tinham nenhuma interação com as questões pedagógicas da escola, e os mais fracos e doentes eram excluídos das aulas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

312Q333819 | Matemática, Porcentagem, Professor de Educação Física, Prefeitura de Caxias do Sul RS, EXATUS PR, 2018

O preço cobrado por um serviço de manutenção A de R$520,00 sofreu um aumento de R$140,00 e outro serviço B, de R$380,00 sofreu um aumento de R$40,00. Sobre isso, podemos afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

313Q472667 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Natal RN, CONSULPLAN

Independentemente do grau de dificuldade de uma habilidade motora, para que haja a aprendizagem, deve haver, obrigatoriamente, o(a)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

314Q846237 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Educacao Fisica, FEPESE, 2020

“A educação para um estilo de vida ativo representa uma das tarefas educacionais fundamentais que a Educação Física tem que realizar” (NAHAS, 2013).
O autor apresenta algumas mensagens para os adolescentes e adultos jovens com relação à prática de atividades físicas.
1. Adolescentes e adultos jovens, de ambos os sexos, podem beneficiar-se com atividades físicas regulares. 2. A atividade física precisa ser intensa para trazer benefícios à saúde. 3. Mais benefícios podem ser derivados da atividade física regular se esta for de intensidade e duração progressivamente crescente, respeitadas as características individuais. 4. Somente as atividades intensas, realizadas na maioria dos dias da semana, trazem benefícios à saúde de adolescentes e adultos jovens. 5. Para obter benefícios substanciais à saúde, todo adolescente e adulto jovem deve acumular ao longo da semana no mínimo 1500 a 3000 METs de atividades físicas.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

315Q473710 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Triunfo PE, METTA CeC

O futebol de areia é uma modalidade idealizada para motivar o espectador. Por isso, embora com base no futebol jogado no campo tradicional, tem regras muito específicas. Marque a alternativa CORRETA com relação as características dessa modalidade:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

317Q473590 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEDU ES, CESPE CEBRASPE

A respeito das relações sociais presentes nos jogos utilizados em aulas de educação física, julgue os itens seguintes.

Em uma aula que tenha como tema o futebol, estabelecer a regra de obrigatoriedade de passar a bola para todos os componentes da equipe antes de tentar um gol não garante a solidariedade e o espírito de equipe em uma turma com meninos e meninas.

  1. ✂️
  2. ✂️

318Q474368 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEDU ES, FCC

Na perspectiva do currículo cultural da Educação Física, as atividades de aprofundamento referem-se às possibilidades de os alunos acessarem conhecimentos a respeito da temática investigada, que lhes permitam compreender, por exemplo, as condições de origem da prática corporal objeto de estudo, as forças que a mantém em situações hegemônicas ou subordinadas, os discursos que marcam seus praticantes, suas formas de regulação e resistência, as identidades que produzem etc. Considerando essa definição, seria uma atividade de aprofundamento
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

319Q472215 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Crato CE, SERCTAM

Paulo Freire, no seu livro Pedagogia da Autonomia afirma que ensinar requer do professor alguns saberes necessários. Marque a alternativa que NÃO corresponde a esses saberes.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

320Q838814 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Educação Física, GS Assessoria e Concursos, 2021

A avaliação em educação física deve ser utilizada sobretudo como instrumento de melhoria na aprendizagem. Considerando esse aspecto, qual das alternativas a seguir seria a melhor opção para um professor de educação física avaliar seus alunos utilizando um jogo de voleibol:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.