Início

Questões de Concursos Professor de Educação Física

Resolva questões de Professor de Educação Física comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


321Q473361 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEMAD ES, CESPE CEBRASPE

Em relação aos critérios a serem adotados pelos professores de educação física na seleção de conteúdos e metodologias coerentes com a proposta pedagógica da educação infantil, julgue os próximos itens. A restrição ao uso do material esportivo, como uma bola de voleibol, na realização de outros tipos de brincadeiras é uma medida adequada para evitar um desgaste acentuado de material de custo elevado, que possui um fim específico.
  1. ✂️
  2. ✂️

322Q473900 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Ituiutaba MG

Assinale Verdadeiro (V) ou Falso (F) sobre os requisitos necessário ao montar uma programação de lazer e recreação:

( ) Conhecer o público alvo, local e tipo de atividade.

( ) Conseguir um grande estoque de alimentos.

( ) Ter à disposição atividades alternativas (“plano B”).

( ) Contratar seguranças e guarda costa.

( ) Planejar atividades nos pormenores.

( ) Sintonizar a equipe com a proposta do evento.

Agora, assinale a alternativa que apresente a sequência CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

323Q329115 | Pedagogia, Professor de Educação Física, Prefeitura de Ibiraçu ES, CONSULPLAN

Ao construir o Projeto Político?Pedagógico (PPP), a escola deve realizar três fases bem distintas, mas interligadas entre si: o diagnóstico da escola, a identidade da escola e as ações a executar. De acordo com o exposto, analise.

I. No diagnóstico busca?se uma fundamentação que oriente sua ação conjunta dos segmentos da escola, levantando as concepções do trabalho pedagógico realizado, conhecendo o que cada segmento pensa a respeito da educação, com objetivo de unificar o trabalho coletivo.

 II. Na identidade da escola, trata?se da coleta de dados sobre a realidade escolar, analisando?os do ponto de vista qualitativo e quantitativo.

III. As ações a executar trata?se de como a escola definirá a maneira pela qual superará seus desafios do seu cotidiano, discutindo e analisando as propostas dos participantes.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

324Q846802 | Educação Física, Modalidades Esportivas, Professor de Educação Física, AMEOSC, 2020

No jogo de Handebol, uma falta de substituição deverá ser penalizada com uma exclusão de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

325Q474106 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Patis MG, COTEC

Engloba manifestações da cultura corporal que têm como características comuns a intenção de expressão e comunicação mediante gestos e a presença de estímulos sonoros como referência para o movimento corporal.

Sobre o exposto, é CORRETO afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

326Q471793 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Quatro Barras PR, ITEDES

Acerca dos detalhes técnicos relacionados à prova de Lançamento de Dardo no atletismo, marque a alternativa INCORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

327Q474186 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEDU ES, FCC

A história da educação situa a introdução do esporte na escola brasileira na primeira metade do século XX. Dentre os fatores que contribuíram, destaca-se a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

328Q473651 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Sapucaia do Sul RS, FUNDATEC

Paulo Freire, em seu livro “Pedagogia da Autonomia”, retoma questões que no dia a dia do professor continuam a instigar o conflito e o debate entre os educadores, afirmando:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

329Q474458 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEDU ES, FCC

Para além do suporte de informações de caráter científico, é responsabilidade da Educação Física diversificar, desmistificar, contextualizar e, principalmente, relativizar valores e conceitos da cultura corporal. Assim, o aprendizado das relações entre a prática de atividades corporais e a recuperação, manutenção e promoção da saúde deve considerar
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

330Q474145 | Educação Física, Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Caxias do Sul RS, EXATUS PR, 2018

Os componentes do aprendizado perceptivo-motor na perspectiva desenvolvimentista são subdivididos em mundo espacial e mundo temporal. Ao que se refere ao mundo temporal, pode se afirmar que NÃO faz parte:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

331Q472245 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEE GO, UFGO

Para David (2002), no artigo “ A formação de professores para a educação básica: dilemas atuais para a Educação Física” (RBCE, v. 23 nº 2, p. 122/123), as atuais diretrizes do governo federal direcionam a ação curricular para a racionalidade prática, tendo em vista resolver situações-problemas. Nessa perspectiva, a formação deve ocorrer por meio
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

332Q340429 | Raciocínio Lógico, Professor de Educação Física, Prefeitura de Nepomuceno MG, CONSULPLAN

Cassiano, Pedro e Túlio são amigos e fazem aniversários, respectivamente, em meses consecutivos, todos no dia 28. Considerando que, num certo ano, os aniversários de Cassiano e Pedro caíram numa quarta-feira, então Túlio aniversaria no mês de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

333Q844526 | Educação Física, Anatomia e Fisiologia do Corpo e Movimento, Professor de Educação Física, Prefeitura de Louveira SP, Avança SP, 2020

Que nome se dá à quantidade máxima de oxigênio que o sistema cardiovascular pode transportar para o músculo?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

334Q845433 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Educação Física, Prefeitura de Louveira SP, Avança SP, 2020

No que se refere aos jogos na Educação Física, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I - Todo jogo é necessariamente um antecedente do esporte. II - As brincadeiras não possuem regras e, por essa razão, não são pedagogicamente adequadas ao Ensino Fundamental, cuja finalidade é ensinar aos alunos o regramento em sociedade. III - Os jogos são manifestações da cultura dos povos e podem expressar a religiosidade, a festividade, a colheita ou outras questões. Atualmente, são caracterizados como uma prática cujo objetivo é a diversão e possuem regras flexíveis, que podem ser alteradas pelos participantes.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

335Q474325 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEDU ES, FCC

O lazer e a disponibilidade de espaços para atividades lúdicas e esportivas são necessidades básicas e, por isso, direitos do cidadão. Os alunos podem compreender que os esportes e as demais atividades corporais não devem ser privilégio apenas dos esportistas ou das pessoas em condições de pagar por academias e clubes. Dar valor a essas atividades e reivindicar o acesso a elas para todos é um posicionamento que pode ser adotado a partir dos conhecimentos adquiridos nas aulas de Educação Física mediante situações didáticas que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

336Q845930 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Educação Física, CPCON, 2020

No ambiente escolar existe a prática de vários esportes que tem como finalidade o trabalho da formação do educando num contexto global, focando tanto no desenvolvimento das habilidades motoras, como cognitivas. Sobre o Handebol, é CORRETO afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

338Q473200 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEMAD ES, CESPE CEBRASPE

Considerando os princípios conceituais acerca da criança, do processo ensino-aprendizagem e do currículo escolar, julgue os itens subseqüentes. A sistematização dos conhecimentos relevantes da educação física para a formação integral da criança requer a separação entre as teorias que, por terem elementos convergentes, devem ser associadas e aquelas que possuem posturas educacionais díspares e que, por isso, não devem ser adotadas conjuntamente.
  1. ✂️
  2. ✂️

339Q845969 | Educação Física, Bases Sócio Históricas da Educação Física, Professor de Educação Física, AV MOREIRA, 2020

Não se sabe ao certo onde nasceu o futebol. Alguns dizem que foi na China, outros afirmam ter sido na Inglaterra. No Brasil chegou através de Charles de Millet, no ano de 1894. A habilidade, o ritmo, a versatilidade e a improvisação dos nossos jogadores logo deram destaque ao futebol brasileiro, considerado um dos melhores do mundo.
Assinale a alternativa INCORRETA sobre as regras do futebol a cerca do campo de jogo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

340Q472093 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Araçatuba SP, CONSULPLAN

Sobre a história da educação física e do esporte no Brasil, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.