Início

Questões de Concursos Professor de Educação Física

Resolva questões de Professor de Educação Física comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


341Q474546 | Educação Física, Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Caxias do Sul RS, EXATUS PR, 2018

A educação física escolar contemporânea apresenta diversas tendências com diferentes objetivos de formação, ou seja, cada tendência traz um ponto de vista diferente ao que se refere ao aprendiz. Qual tendência impõe a ideia do movimento como principal meio e fim da educação física?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

342Q474579 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEDU ES, FCC

Na concepção participativa do planejamento educacional, o professor de Educação Física deve tomar como referência
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

343Q472769 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Lagoa da Prata MG, FGR

Durante a aula de Educação Física, um aluno apresentou o quadro de crise convulsiva. Diante desta situação, em relação a postura e ação do pronto socorrista, marque a alternativa INCORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

344Q473355 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEE GO, UFGO

Segundo o Coletivo de Autores (1992) num programa de jogos para diversas séries é importante que os conteúdos destes sejam selecionados, considerando
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

345Q472839 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEDU ES, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, no que se refere à capoeira.

Como prática corporal típica da tradição da cultura negra, a capoeira deve fazer parte do conteúdo apenas das escolas que estejam inseridas em comunidades de maioria afrodescendente.

  1. ✂️
  2. ✂️

346Q473646 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEE GO, UFGO

Na abordagem crítico-superadora (COLETIVO DE AUTORES, 1992), a aula aproxima o aluno da percepção da totalidade das suas atividades. Nesse sentido, a organização da aula permite que se articule
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

347Q473653 | Educação Física, Professor de Educação Física, SES SC, UFSC

Assinale a denominação CORRETA da qualidade física que permite controlar a execução de movimentos, por meio de uma integração progressiva de cooperações intra e intermusculares, favorecendo uma ação com o máximo de eficiência e economia energética.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

348Q471792 | Educação Física, Professor de Educação Física, Furnas, FUNRIO

A existência de programas de qualidade de vida dos colaboradores de uma empresa está relacionada à fase do processo de gestão de pessoas proposto por Chiavenato (2004) de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

349Q474085 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Ituiutaba MG

A recreação surge como uma atividade de lazer propiciando formas de experiências lúdicas que o indivíduo ou grupo participa por “livre” escolha, pelo prazer e a satisfação pessoal, atendendo as necessidades:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

350Q474103 | Educação Física, Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Caxias do Sul RS, EXATUS PR, 2018

Monteiro ressalta a resposta para a intensidade do estímulo no organismo no que se refere ao princípio da adaptação. De acordo com o autor é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

351Q472099 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEE GO, UFGO

Quando os conteúdos e os métodos de ensino da educação física escolar tratam do corpo de forma exteriorizada ao mundo onde cada aluno vive corporalmente sua existência e se realiza socialmente, está se desenvolvendo um saber
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

352Q473970 | Educação Física, Professor de Educação Física, HUGG UNIRIO RJ, IBFC, 2017

A dança como linguagem corporal está presente em todas as sociedades e é parte integrante da cultura que se apresenta a partir de corpos, movimentos, crenças, ritmos, desejos e emoções. Nesta perspectiva analise as proposições analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. Por meio das danças e brincadeiras, os alunos poderão conhecer as qualidades do movimento expressivo, como leve/pesado, forte/fraco, rápido/lento, intensidade, duração, direção sendo capaz de analisá-los a partir destes referenciais. Assim,

II. O conhecimento das técnicas associadas à dança proporcionará ao aluno a capacidade de construir coreografias, forma principal de construção a apresentação dos movimentos de ordem expressiva.

De acordo com Caio e Góis (2013) pode-se afirmar com relação às afirmativas que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

353Q844671 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Educação Física, CPCON, 2020

No esporte escolar é importante conhecermos alguns conceitos da fisiologia para entendermos o comportamento dos nossos alunos mediante a presença do esforço físico. Em se tratando de recuperação após um exercício, julgue as afirmações e assinale (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.
( ) A restauração das reservas musculares de ATP/PC é no mínimo de 4 minutos de recuperação pós atividade. ( ) A redução da fase de recuperação rápida é no mínimo 3 minutos de recuperação pós atividade. ( ) O reabastecimento de glicogênio hepático acontece de 12 a 24 horas pós recuperação. ( ) A remoção do ácido láctico do sangue acontece no mínimo 40 minutos de recuperação. ( ) A ressíntese de glicogênio muscular ocorre no mínimo 15 horas após a recuperação.
A sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

354Q474313 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Ibiraçu ES, CONSULPLAN

Sobre os saltos verticais, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Um atleta pode começar a saltar em qualquer altura previamente anunciada pelo árbitro chefe e pode saltar, à sua escolha, em qualquer altura subsequente. 

 ) Se um atleta rejeita uma tentativa em certa altura, ele não pode saltar qualquer tentativa subsequente naquela altura, exceto no caso de empate no primeiro lugar.

( ) No caso do salto em altura e salto com vara, se um atleta não se apresentar quando todos os demais que estão presentes tenham terminado de competir, o árbitro geral julgará que tal atleta abandonou a competição, uma vez que o período para uma nova tentativa já se expirou.

( ) Após um atleta ter vencido a competição, a altura ou alturas para a qual a barra será elevada deve ser decidida pelo atleta, após consulta com o árbitro ou árbitro geral.

A sequência está correta em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

355Q840930 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Educação Física, AMEOSC, 2020

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), a Educação Física tem uma história de pelo menos um século e meio no mundo ocidental moderno, possui uma tradição e um saber-fazer e tem buscado a formulação de um recorte epistemológico próprio. Assim, a área de Educação Física hoje contempla múltiplos conhecimentos produzidos e usufruídos pela sociedade a respeito:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

356Q474093 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEDU ES, FCC

Em termos metodológicos, quando o professor de Educação Física elege como objetivo da aula a aprendizagem dos movimentos, deve evitar situações que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

357Q473358 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Lagoa da Prata MG, FGR

Com relação ao Ensino Fundamental, é CORRETO afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

358Q832802 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor de Educação Física, PS Concursos, 2021

Em relação ao questionamento do que ensinar, o principal instrumento que os Parâmetros Curriculares Nacionais trazem nesta direção é a abordagem dos conteúdos escolares em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

359Q474059 | Educação Física, Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Caxias do Sul RS, EXATUS PR, 2018

Qual o conceito de controle motor?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

360Q474352 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEDU ES, FCC

Os esportes nas aulas do componente curricular Educação Física podem ser abordados de diversas maneiras. As diferenças ocorrem conforme a proposta curricular em que ele é desenvolvido. Dessa forma, na proposta
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.